sexta-feira, 4 de junho de 2010

Barco que tentará furar bloqueio a Gaza pode chegar nesta sexta-feira

Israel advertiu que não permitirá entrada de embarcação; Gaza prepara festa para receber missão.
O barco de bandeira irlandesa Rachel Corrie, que tentará furar o bloqueio de Israel e entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, pode chegar à zona de exclusão determinada por Israel ainda nesta sexta-feira.
O Rachel Corrie fazia parte da frota atacada pelo Exército israelita na segunda-feira passada, mas acabou ficando para trás por causa de problemas mecânicos.
Israel, no entanto, já avisou que não vai permitir a chegada do barco e insiste que ele seja desviado para um porto israelita ou para o Egipto, onde a carga poderia ser inspecionada antes de seguir para o território palestino por terra.
Israel alega temer que a carga - que inclui cimento e cadeiras de roda - também seja usada para fins militares pelo grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.
In:Globo

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Israel rejeita investigação da ONU ao ataque

Israel rejeitou esta quinta-feira uma resolução do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), que aprova uma investigação internacional sobre o ataque israelita, na segunda-feira, contra uma frota humanitária que se dirigia a Gaza.
«A autoridade do Conselho, que é obsessiva uma vez mais contra Israel, chegou a zero absoluto», disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, Yigal Palmor, em Jerusalém, acrescentando que o Conselho não tem «autoridade moral». Segundo Palmor, países como a «República do Djibuti, Paquistão, Cuba e Arábia Saudita estão em má posição para se apresentarem como defensores dos direitos humanos, que violam massivamente».
A Comissão de Direitos Humanos da ONU adotou, na quarta-feira, em Genebra, uma resolução que aprova a abertura de uma investigação internacional «sobre a ação militar de segunda-feira contra a frota humanitária» que matou nove pessoas e provocou dezenas de feridos. Esta resolução foi aprovada por 32 dos 47 membros do Conselho. Três países votaram contra, incluindo os Estados Unidos. A União Europeia (UE) votou de forma dispersa, tendo a França e o Reino Unido optado por se abster.
In:Diáriodigital

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Contingente de 141 militares parte amanhã para sul do Líbano

A Unidade de Engenharia nº8, com 141 militares, parte na quinta-feira rumo ao sul do Líbano, para integrar a UNIFIL (United Nations Interim Force in Lebanon), a missão da Organização das Nações Unidas (ONU) naquele país.
Esta unidade, que irá a bordo de um avião fretado pela ONU, é comandada pelo tenente-coronel de Engenharia Francisco António Amado Monteiro Fernandes. O contingente permanecerá em Shama, no sul do país, até ao início de Novembro deste ano.
Portugal integra a missão da UNIFIL, que está naquele país há mais de 30 anos, desde Novembro de 2006.
In:Diário Digital / Lusa

Mais barcos para desafiar Israel

Um dia após comandos israelitas terem levado a cabo um massacre num barco humanitário para travar a sua chegada a Gaza, o ‘Movimento Libertem Gaza’, que organizou a iniciativa, manteve o desafio a Israel e anunciou que mais dois navios estão a caminho de região para furar o bloqueio àquele território palestiniano.
Em resposta, um comando israelita não identificado fez saber, através da rádio do Exército, que a sua unidade está preparada para bloquear também esse navio.
In:Correiodamanha

domingo, 30 de maio de 2010

Chefe militar da NATO acusa Irão de treinar militantes do Afeganistão

O comandante das forças da NATO e dos EUA no Afeganistão afirmou neste domingo (30) que insurgentes afegãos estão sendo treinados em território iraniano.
O general Stanley McChrystal afirmou, em entrevista em Cabul, que as tropas ocidentais no Afeganistão estão trabalhando para tentar impedir que o Irão dê apoio material aos rebeldes Taliban.
"O treino de que sabemos ocorre dentro do Irão, com combatentes que entram no Irão. E também vemos armamento que chega do Irão ao Afeganistão", disse.
In:Globo