sábado, 25 de agosto de 2007

Afeganistão: Sete feridos em ataque suicida em Cabul

Três soldados estrangeiros e quatro civis afegãos ficaram hoje feridos num ataque suicida contra uma coluna das forças da coligação em Cabul.


O ataque ocorreu numa estrada da zona leste da capital quando um veículo ligeiro, armadilhado se lançou contra a coluna de dois veículos todo-o-terreno da coligação.
Dois dos soldados feridos foram transportados para a base militar de Bagram, a norte de Cabul, e o outro foi tratado na base de Camp Phoenix, uma base mais pequena na nona leste da capital, segundo um porta-voz da coligação, o coronel norte-americano Johnson, recusando indicar a nacionalidade ou tipo de ferimentos das vítimas.
No ataque ficaram também feridos quatro transeuntes afegãos, segundo indicou o chefe da unidade de investigações da polícia de Cabul, general Alishah Paktiawal.
Diário Digital/Lusa

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

ETA pode ter estrutura em Portugal

Operacionais fugiram em carro com matrícula portuguesa após atentado
O director-geral da Guarda Civil espanhola afirmou esta sexta-feira que o uso de um carro com matrícula portuguesa pelos responsáveis pelo atentado de hoje no País Basco «parece confirmar que a ETA pode ter algum tipo de infra-estrutura em Portugal», noticia a Lusa.


Joan Mesquida falava à imprensa depois de uma visita ao quartel de Durango, na província basca de Biscaia, alvo esta madrugada de um atentado com um carro armadilhado que causou dois feridos ligeiros.
Mesquida disse que os responsáveis pelo atentado roubaram há dois dias a furgoneta usada no atentado, deixando-a estacionada junto ao quartel, antes de fugirem num carro com matrícula portuguesa que fizeram explodir, menos de uma hora depois, na localidade vizinha de Amorebieta.
O director-geral da Guarda Civil explicou aos jornalistas que a possibilidade da ETA ter uma infra-estrutura em Portugal «é uma hipótese que tem vindo a ser analisada», em particular depois da descoberta, em Junho, de um veículo com matrícula portuguesa com 100 quilos de explosivos em Ayamonte, próximo da fronteira com Portugal.
Adiantou ainda que o carro armadilhado usado em Durango tinha entre 80 e 100 quilos de explosivo e que as duas viaturas, tanto a do atentado como a da fuga, estão já a ser analisadas.
Desconhece-se, para já, mais pormenores sobre o veículo com matrícula portuguesa, com alguma imprensa espanhola a afirmar que a placa é falsa, informação ainda não confirmada oficialmente.
In: Portugal Diário

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Richard Anthony - Donne moi ma chance



No decorrer dos Cursos Comandos, há músicas que ficam marcadas para sempre nas nossas vidas.
Donne moi ma chance, de Richard Anthony, é no meu ponto de vista, a mais marcante de todas.
Esta música inicialmente usada pela Legião Estrangeira, na sua acção psicológica, foi adoptada pelos Comandos Portugueses para o mesmo fim.
Mama Sume

Iraque: Sobe para 27 o número de mortos em atentado

O atentado suicida com um camião-bomba perpetrado hoje contra uma esquadra da polícia no norte do Iraque causou pelo menos 27 mortos e 65 feridos, de acordo com um novo balanço feito pelas autoridades.


O atentado, que se registou na cidade de Beiji, perto de Mossul e 250 quilómetros a norte de Bagdad, saldou-se até à data com pelo menos 9 civis mortos e outros 45 feridos.
Segundo um porta-voz do exército norte-americano em Bagdad, tudo aponta para que o atentado suicida tenha sido cometido pela rede terrorista Al Qaeda.
In:

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Radares


(Clique na imagem para aumentar)

Distintivos e Brasão de Armas "COMANDO"


Clique na imagem para aumentar

Estes são os símbolos que diferenciam o Militar "COMANDO" em relação aos restantes Militares do Exército Português.
Mama Sume

Porto: mulheres atacam polícias após multa

Uma das envolvidas foi detida. Um dos agentes ficou com hematomas.


Uma multa de estacionamento originou hoje desacatos entre um grupo de mulheres e quatro agentes policiais na zona da Ribeira, no Porto, que culminou com a detenção de uma jovem de 26 anos, disse fonte da PSP, noticia a Lusa.
O incidente ocorreu cerca das 16:10, quando os agentes policiais localizaram um veículo estacionado de forma irregular naquela zona ribeirinha da Cidade do Porto.
«Quando os agentes se preparavam para autuar o condutor, aproximou-se um grupo de mulheres, aparentemente todas familiares do condutor, que tentaram impedir os agentes de o fazer», revelou a fonte policial.
Segundo esta fonte, gerou-se alguma confusão no local, com algumas das mulheres a agarrarem os agentes da PSP, tendo «rasgado a camisa e provocado hematomas» num dos efectivos policiais que se encontravam no local.
Na sequência deste incidente, acabou por ser detida uma mulher de 26 anos, tendo ainda sido identificadas mais duas mulheres e o condutor do veículo, que era o único homem do grupo que contestou a medida policial.
A fonte da PSP/Porto acrescentou que todos os envolvidos neste incidente são familiares e moradores da zona da Ribeira.
In; PDíario

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Hino "COMANDO"


Em homenagem aos Comandos Portugueses, aqui fica o nosso Hino.
Mama Sume

Eles «cheiram» pirataria

Dois cães receberam medalhas pelo bom desempenho das suas funções na polícia.


Lucky e Flo, são dois cães labradores pretos treinados para detectar produtos químicos usados na produção de DVDs. De acordo com o site brasileiro Estadão são os primeiros animais, na Malásia, a receber uma condecoração por serviços prestados junto das autoridades.
Os dois encontraram recentemente um armazém de produção de DVDs piratas. O seu trabalho resultou na prisão de 26 pessoas e na apreensão de produtos piratas avaliados em quase 5 milhões de euros.
A Malásia tem intensificado a sua luta contra esta forma de contrafacção enuqnto negoceia um acordo com os Estados Unidos sobre comércio.
O sucesso do trabalho destes cães levou o ministério do Consumo e Comércio Interior da Malásia a criar a sua própria unidade canina para combater a pirataria.
In: PDiário

Vamos lá a trabalhar



Pois é, está na hora de actualizar o Blog, portátil ligado, página aberta, e estou pronto para dar a volta pelas novas, nacionais e internacionais, há procura de notícias que se encaixem no espírito do ComandoMotard.

Arábia Saudita: Execução eleva a 109 nº decapitados este ano

Um cidadão saudita declarado culpado de matar a tiro a madrasta, quando ainda era menor de idade, foi decapitado hoje com um sabre na cidade santa islâmica de Meca, ascendendo a 109 o número de pessoas decapitadas este ano na Arábia Saudita.


Abdullah Bin Mohammed al Otaibi foi executado por ter assassinado a tiro a madrasta, Wadha Bint Dhwehi Bint Shafi, depois de uma discussão, indicou hoje um comunicado do Ministério do Interior, citado pela agência oficial SPA.
A execução de Otaibi foi adiada até atingir a maioria de idade, aos 18 anos.
Esta execução eleva para 109 o número de pessoas decapitadas este ano na Arábia Saudita, onde é aplicada estritamente a sharia (lei islâmica), que ordena a execução em público dos culpados de assassínio, violação, tráfico de drogas ou assalto à mão armada.
In:

domingo, 19 de agosto de 2007

Avisa conselheiro militar - Retirada britânica do Iraque vai ser “feia”

Os resistentes iraquianos contra o exército aliado vão aumentar os seus ataques contra as forças britânicas, quando estas retirarem do Iraque de modo a dar a ideia de que foram derrotadas.


O aviso foi dado por Stephen Biddle, conselheiro militar norte-americano, que acessorou o general norte-americano David Petraeus no Iraque.
O especialista, numa entrevista ao Sunday Times, classificou mesmo que o Reino Unido vai encarar uma retirada “feia e embaraçosa”, onde os rebeldes planeiam atacar com emboscadas, bombas na estrada e rockets.
O mesmo jornal citou também um oficial britânico de alta patente que terá dito que as tropas britânicas já perderam o controlo em Bassorá, no sul do Iraque.
O Ministério da defesa britânico, por seu lado, afasta a hipótese de derrota. Desde a invasão do Iraque, em Março de 2003, já morreram 168 soldados britânicos.
In: Correio da Manhã

Violência e morte de volta a Bagdad

Atentados num bairro xiita e num parque de estacionamento causaram 13 mortos
Um violento ataque com cinco granadas de morteiro, este domingo, num bairro xiita dos arredores de Bagdad, causou pelo menos 12 vítimas mortais e 31 feridos, revelaram fontes iraquianas de segurança.


O ataque aconteceu numa altura em que se registavam confrontos entre milícias xiitas e soldados norte-americanos.
Num outro atentado, também no centro de Bagdad, morreu uma pessoa e seis ficaram feridas, após a explosão de uma viatura armadilhada num parque de estacionamento, informou a polícia.
Por sua vez em Kirkut, 250 quilómetros a norte de Bagdade, duas pessoas ficaram feridas na explosão de uma mina colocada numa estrada.
In: PDiário

MotoGP: Stoner reforça liderança com vitória em Brno

O piloto australiano Casey Stoner (Ducati) consolidou este domingo a liderança no Mundial de MotoGP ao vencer o GP da República Checa, em Brno.


O norte-americano John Hopkins (Suzuki) foi segundo e o seu compatriota Nicky Hayden (Honda) fechou o pódio.

O italiano Valentino Rossi (Yamaha) foi apenas sétimo.

Stoner lidera agora a classificação do Mundial com 246 pontos, mais 60 do que Rossi.