quinta-feira, 20 de maio de 2010

Detido alegado líder da ETA

Foram detidos esta quinta-feira no sul de França quatro alegados etarras, entre os quais se encontra Mikel Kabikoitz Karrera Sarobe, considerado o chefe militar do grupo separatista basco.
A operação realizada polícia judicial inter-regional de Bordéus, em conjunto com a Direcção Nacional Anti-terrorista (Dnat), efectuou a detenção de três dos suspeitos, todos de nacionalidade espanhola, pelas 6h15 (5h15 em Lisboa), num privado em Bayonne.
Fonte próxima da investigação afirma que entre os suspeitos detidos juntamente com Sarobe, Arkaitz Agirregabiria del Barrio e Maite Aranalde Ijurco, se encontra ainda o número dois do aparelho militar da ETA.
Numa outra povoação francesa foi ainda detida uma quarta pessoa, Benoit Aramendi, considerado cúmplice do grupo separatista.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tailândia: Cinco mortos em confrontos

As vítimas dos confrontos entre ‘camisas vermelhas’ e as autoridades tailandesas continuam a aumentar. A polícia informou que pelo menos cinco pessoas foram mortas, incluindo um jornalista italiano, nas primeiras horas da operação dos militares contra o reduto dos grupos que protestavam no centro de Banguecoque.
As tropas tailandesas, que durante a manhã desta quarta-feira desencadearam o ataque final ao reduto dos ‘camisas vermelhas’, têm autorização para "disparar de imediato" contra pessoas que estejam a provocar incêndios ou a fazer pilhagens.
In:Correiodamanha

terça-feira, 18 de maio de 2010

Afeganistão: Ataque suicida mata 20

Mais de 20 pessoas morreram esta terça-feira após um atentado suicida na região ocidental de Cabul, no Afeganistão, que tinha como objectivo atingir uma coluna da NATO.
O ataque foi já reivindicado pelas talibans, através de um dos seus porta-voz, Zabiullah Mujahid.
Mujahid assegura que seis veículos da NATO ficaram destruídos no ataque que provocou a morte de 20 pessoas e um número ainda indeterminado de feridos.
In:Correiodamanha

Alemanha - Abutres em vez de cães-pisteiros

A polícia alemã vai apostar nos abutres, em detrimento dos tradicionais cães-pisteiros, para tentar localizar cadáveres. Uma unidade especial passará a utilizar aquelas aves, conhecidas por detectarem o cheiro a cadáver a grandes distâncias. Uma delas, ‘Sherlock’, será o primeiro de muitos abutres recrutados para ajudar em investigações em áreas remotas. No seu trabalho, ‘Sherlock’ transportará um GPS atado a uma das patas.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Afeganistão - Dois soldados italianos morrem e 2 ficam feridos num atentado

Dois soldados italianos morreram nesta segunda-feira (17) em um atentado sofrido no noroeste do Afeganistão e outros dois ficaram feridos, informaram à Agência Efe fontes do Ministério da Defesa.
Os quatro soldados viajavam em um veículo blindado Lince que fazia parte de um comboio que saiu da cidade de Herat e se dirigia para Bala Murghab, na província de Badghis, no oeste do país, e não ao contrário como se informou de início.
Pelas primeiras informações, uma bomba explodiu durante a passagem do veículo, que ocupava o quarto lugar no comboio e estava a 25 quilômetros ao sul de Bala Murghab.
Os dois feridos graves foram levados para o hospital de campo de Herat em helicópteros da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).
In:Gazeta OnLine