sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Kosovo: Rússia ameaça usar força se NATO desafiar ONU

O representante da Rússia na NATO, Dmitri Rogozin, afirmou esta sexta-feira que a Rússia pode «utilizar a força» se a Aliança Atlântica ou a União Europeia (UE) «desafiarem» a ONU a respeito de Kosovo.
«Se hoje a UE adoptar uma posição unida ou a NATO ultrapassar o seu mandato no Kosovo, estas organizações desafiarão a ONU e nós também partiremos do princípio de que devemos utilizar uma força brutal, que chamamos de força armada, para que sejamos respeitados», afirmou Rogozin em videoconferência em Bruxelas, segundo a agência Interfax.
In:DiárioDigital

Espanha activa nível máximo de alerta anti-terrorista

O governo espanhol activou o nível máximo de alerta anti-terrorista, tendo em conta que amanhã tem início a campanha eleitoral para as eleições legislativas de 09 de Março.
Segundo o Ministério do Interior, o nível três do Plano de Prevenção e Protecção Anti-terrorista implica a mobilização total das Forças e Corpos de Segurança do Estado (FCSE), que contarão ainda com o apoio das Forças Armadas para vigiar grandes infra-estruturas de transporte, zonas estratégicas e o espaço aéreo.
O secretário de Estado da Segurança espanhol, Antonio Camacho, enviou instruções aos Delegados do Governo e à Direcção Geral da Polícia e Guarda Civil para que implementem de imediato todas as medidas previstas no plano.
Entre as medidas contam-se um aumento da segurança e da protecção nos acontecimentos relacionados com o processo eleitoral, nas sedes dos partidos em pontos de actos eleitorais públicos e nos pontos de votação.
As FCSE vigiarão e protegerão pontos de grande concentração de pessoas bem como os "objectivos estratégicos" imprescindíveis para o normal funcionamento da actividade dos cidadãos, incluindo grandes superfícies comerciais, infra-estruturas de transporte, eventos desportivos e edifícios emblemáticos das cidades, onde se possa registar grande afluência de público.
Infra-estruturas relacionadas com o sector energético e de telecomunicações estão entre os objectivos estratégicos prioritários, aos quais se somam infra-estruturas de transportes e o espaço aéreo.
In JN Online

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Kfor reabre fronteira norte do Kosovo

Missão de paz da NATO acusa líderes sérvios de promoverem distúrbios
A missão de paz da NATO no Kosovo, Kfor, reabriu, esta tarde, a fronteira norte do Kosovo com a Sérvia, que tinha sido encerrada depois de, ontem, dois postos fronteiriços terem sido incendiados. O comandante da Kfor acusou os líderes locais da minoria sérvia de estarem a agitar a população para que participe em acções violentas.
A força da NATO, a KFOR, acusou directamente os líderes sérvios do norte do Kosovo de terem organizado os violentos ataques, ontem, contra dois postos fronteiriços com a Sérvia, incendiados por um milhar de sérvios em fúria.
"Certos líderes (sérvios) locais tiveram uma responsabilidade enorme (...)", disse o comandante da KFOR, o general Xavier Bout de Marnhac, após uma reunião com o presidente kosovar, Fatmir Sedjiu, e o primeiro-ministro, Hashim Thaçi.
Um dos principais líderes dos sérvios do norte do Kosovo qualificou a acusação de "ridícula". "Estas acusações são ridículas, mas não estou surpreendido. Já fomos acusados no passado", disse o nacionalista Milan Ivanovic à agência noticiosa francesa AFP.
Os dois postos fronteiriços, encerrados após os ataques, foram reabertos hoje à tarde, indicou a polícia do Kosovo (KPS) num comunicado.
Cerca de 40 mil sérvios vivem no norte do Kosovo, num total de 120 mil, face a perto de dois milhões de albaneses.

Manifestação e crítica diplomática
O Governo sérvio convocou para amanhã uma grande manifestação contra a independência kosovar, decalarada no passado dia 17. O clima na capital, Belgrado, está tenso mas as autoridades dizem que o protesto deverá decorrer de forma pacífica.
"Não pode haver violência ou colocação de vidas em risco. Os únicos argumentos que nos dão o direito de defender o nosso Kosovo são a paz e acções razoáveis", sublinhou hoje o presidente Boris Tadic.
Perante o Parlamento Europeu, o chefe da diplomacia sérvia, Vuk Jeremic, afirmou que o futuro europeu da Sérvia está "comprometido" devido ao reconhecimento da independência do Kosovo por alguns Estados membros da União Europeia (UE).
"As relações entre a Sérvia e alguns membros da UE estão comprometidas e não vejo como podemos acelerar os nossos esforços em direcção à Europa", disse.
A UE deve enviar em breve para o Kosovo uma missão para acompanhar a independência. Pieter Feith, o holandês que ficará à frente do Gabinete Civil Internacional da UE, que apoiará as instituições kosovares, disse hoje ter iniciado o seu mandato.
A Sérvia considera a missão "ilegal" dado não ter tido o aval da ONU, o que pode atrasar a assinatura do Acordo de Estabilização e Associação com Bruxelas, primeiro passo para a sua integração na UE.
Por outro lado, a Sérvia continuou o seu "contra-ataque" diplomático à independência do Kosovo, chamando os seus embaixadores na Alemanha e na Áustria, depois dos da França, dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Para reafirmar a presença sérvia no Kosovo, vários ministros sérvios deslocaram-se hoje ao norte do Kosovo, assim como a diversos enclaves sérvios.
In:Sic Online

Três soldados mortos em Bagdade - Mina faz explodir veículo militar

Três soldados norte-americanos foram mortos terça-feira por um engenho explosivo no sector noroeste de Bagdade, anunciou hoje o comando norte-americano no Iraque.
Um comunicado militar indica que o veículo no qual se encontravam explodiu quando passou sobre uma mina improvisada. Estas mortes elevam a 3.966 o número de militares norte-americanos mortos no Iraque desde a intervenção de 2003, segundo um balanço estabelecido a partir de números do site de Internet independente http://www.icasualties.org/.
In:Sic online

Novo caça russo Su-35 efectua primeiro vôo de teste

O novo caça multiuso russo Su-35, que deveria entrar em serviço em 2010-2011, iniciou com sucesso o programa de vôos de teste, informou hoje o presidente da companhia Sukhoi, Mikhail Pogosyan.
O dirigente da empresa fabricante mostrou-se "muito contente" com os resultados do primeiro teste real do protótipo Su-35, que na terça-feira cumpriu diversas missões durante um vôo de 55 minutos.
O primeiro vôo do Sukhoi Su-35 "superou todas as expectativas dos criadores" do aparelho, afirmou Pogosyan, citado pela agência "Interfax".
Um relatório emitido pelo consórcio Sukhoi precisou que o programa do primeiro vôo do Su-35 foi 100% cumprido: o sistema propulsor e todo o equipamento do aparelho funcionaram de acordo com o programado.
Outros dois Su-35 se encontram em fase de construção na empresa aeronáutica na cidade de Komsomolsk-on-Amur, no extremo leste da Rússia, e espera-se que "este ano ambos os aviões se juntem ao programa de testes", indicou o consórcio.
Pogosyan mostrou-se convencido de que o Sukhoi Su-35 terá um futuro promissor também no exterior e anunciou os planos do consórcio de promover o aparelho nos mercados do sudeste de Ásia, África, Oriente Médio e inclusive da América do Sul.
O consórcio Sukhoi, em cumprimento aos correspondentes contratos, planeia fornecer este ano em torno de 40 aviões aos seus clientes estrangeiros.
Entre os compradores do caça Su-30MK estão China, Índia, Malásia, Argélia e Venezuela.
In:uol

Espanha é o terceiro país ocidental com mais mulheres presas, depois dos EUA e Rússia

Espanha é o terceiro país do mundo ocidental com a percentagem mais elevada de mulheres presas, com 7,4 por cento do total dos reclusos no país, valor apenas inferior aos dos EUA e da Rússia.
O secretário dos Serviços Penitenciários da região da Catalunha (nordeste), Albert Batlle, divulgou estes dados durante a inauguração do XII Fórum Europeu Penitenciário - "As vias para a inserção laboral", que pela primeira vez se celebra em Espanha e onde foi apresentado o livro "O trabalho nas prisões europeias".
Durante a sua intervenção, Battle destacou que em Espanha existem 22 reclusas por cada 100.000 mulheres, enquanto o quarto país nesta classificação é a Lituânia, que conta com 14 presas por cada 100.000 mulheres.
Também comentou o "contínuo crescimento" da população reclusa nos países europeus, assinalando que, entre 1984 e 2007, a taxa de encarceramento no país passou de 32 para 152 presos por cada 100.000 habitantes.
Segundo Batlle, em Espanha, há quase 70.000 reclusos, numa população de 40 milhões de habitantes.
Leia mais em:
In RTP

Defesa: Severiano Teixeira participa na Eslovénia em reunião de ministros da Defesa da UE sobre missões no Kosovo e Chade

O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, participa quinta e sexta-feira na reunião informal de ministros da Defesa da União europeia em Brdo, na Eslovénia, para debater as missões europeias em curso no Kosovo e no Chade.
As missões europeias e a segurança nos Balcãs Ocidentais (missão Althea na Bósnia Herzegovina e missão civil com polícias e juízes Eulex no Kosovo), assim como a missão militar da EUFOR TCHAD/RCA no Chade, que visa apoiar as operações das Nações Unidas na crise do Darfur, são os principais assuntos da reunião que decorre sob a Presidência Eslovena da União Europeia.
Nuno Severiano Teixeira recordou, no momento do anúncio da participação de um contingente militar português, que a operação foi autorizada pelo Conselho Superior de Defesa Nacional.
"Estando asseguradas todas as condições de legalidade internacional, ou seja, uma resolução do conselho de segurança das Nações Unidas, um mandato do conselho de segurança das Nações Unidas e uma acção comum da União Europeia, havendo razões humanitárias, e razões de interesse estratégico e de prioridade da politica externa portuguesa, o governo entendeu, depois de um parecer positivo do Conselho Superior de Defesa Nacional, autorizar o envio desta força para o Chade que se traduzirá num avião C130 e a sua tripulação durante dois meses", adiantou na ocasião.
Leia mais em:

Força Aérea: Esquadra de voo 601 começa a operar em Março a partir da Base de Beja

A Esquadra 601 "Lobos" de patrulhamento marítimo, guerra anti-superfície e anti-submarina, anteriormente sedeada na Base Aérea nº 6 (Montijo), vai começar a operar, a 03 de Março, a partir da Base Aérea nº 11 (Beja).
Os 86 militares e cinco das sete aeronaves Lockheed (duas P3-P e cinco P3-C) que integram o dispositivo dos "Lobos" já estão na Base Aérea nº 11, onde se vão instalar para começar a operar, disse hoje à agência Lusa o comandante daquela unidade militar alentejana, o coronel Joaquim de Almeida.
De acordo com o oficial, que falava à Lusa após a cerimónia de transferência da Esquadra 601, hoje, na Base Aérea de Beja, as restantes duas aeronaves do dispositivo dos "Lobos" serão transferidas para a unidade alentejana após a inspecção a que estão a ser sujeitas na Base Aérea do Montijo.
A transferência dos "Lobos" para Beja, prevista nas alterações ao dispositivo da Força Aérea Portuguesa (FAP), foi decidida em 2007 pelo Chefe-do-Estado-Maior daquele ramo das Forças Armadas.
As alterações ao dispositivo da FAP prevê também a transferência da Esquadra 502 "Elefantes", sedeada na Base Aérea nº 1 (Sintra) e equipada com o novo sistema de armas C-295M, para a Base Aérea nº 6, disse à Lusa o tenente-coronel António Seabra, relações públicas da FAP.
Leia o resto da notícia em:
In RTP

Polícias da ONU pedem ajuda às tropas da NATO - Sérvios atacam postos fronteiriços

Centenas de populares sérvios atacaram ontem dois postos fronteiriços no norte do Kosovo, forçando os polícias e funcionários da ONU que ali trabalhavam a pedir a protecção das tropas da NATO, num dos incidentes mais graves desde a proclamação da independência do Kosovo. Os incidentes não provocaram feridos.Segundo testemunhas, mais de mil populares atacaram ao final da manhã o posto de Jarinje, na fronteira entre o Kosovo e a Sérvia, forçando os poucos polícias da ONU e funcionários presentes a refugiarem-se num túnel. Pouco depois, outra multidão atacou o posto fronteiriço de Zubin Potok, tendo as tropas da NATO sido chamadas a intervir para proteger os funcionários da ONU. De acordo com jornalistas no local, os funcionários destruíram documentos e removeram computadores antes de abandonarem o edifício sob escolta das tropas da NATO. O posto fronteiriço foi depois incendiado pelos manifestantes, como já antes havia acontecido em Jarinje.Os ataques não provocaram feridos e as forças da NATO não chegaram a usar a força, mas não deixam de ser uma preocupante escalada nos protestos da minoria sérvia contra a proclamação da independência do Kosovo, no domingo. Um diplomata ocidental afirmou ontem que a tensão está ao rubro na dividida cidade de Kosovska Mitrociva, e admitiu que as forças da NATO poderão ser obrigadas em breve a cortar as pontes que separam as duas comunidades, sérvia e albanesa.Entretanto, o alto representante para a Política Externa da UE, Javier Solana, tornou-se ontem no primeiro responsável internacional a visitar o novo Estado, no mesmo dia em que o Parlamento de Pristina aprovou as suas primeiras leis.
In:CorreiodaManhã

Cabo Verde: Contentor com armamento

Seis pistolas e uma metralhadora foi o armamento encontrado pela polícia cabo-verdiana num contentor enviado para um cidadão norte-americano residente na ilha de Santo Antão. O contentor fora importado da África do Sul.
In.CorreiodaManhã

NATO acusa líderes sérvios Kosovo dos distúrbios na fronteira

O comandante da força da NATO no Kosovo (KFOR) acusou hoje os líderes locais sérvios do norte de Kosovo de terem organizado os ataques de terça-feira contra dois postos da fronteira entre a nova república e a Sérvia.
«Alguns líderes locais assumiram uma grande responsabilidade ontem ao envolver crianças e mulheres nesta operação, colocando os mesmos em risco», declarou à imprensa o general Xavier Bout de Marnhac, após uma reunião com o presidente kosovar Fatmir Sedjiu e com o primeiro-ministro Hashim Taçhi.
«Os líderes deveriam pensar seriamente na sua responsabilidade quando provocam este tipo de manifestações», acrescentou.
«Quero que todo o mundo esteja consciente da minha determinação em manter e restabelecer a segurança em todo o Kosovo. Ninguém deve duvidar disso», frisou.
Mais de mil sérvios atacaram e destruíram na terça-feira dois postos fronteiriços entre a Sérvia e o norte de Kosovo, levando a uma intervenção da KFOR.
In:DiárioDigital

Argélia: Exército mata cinco membros da Al Qaeda

Unidades especiais do exército argelino mataram cinco alegados membros da organização terrorista Al Qaeda para o Magrebe Islâmico, entre os quais três estrangeiros, noticiou hoje o jornal árabe Ennahar.
As mortes dos cinco alegados membros da rede terrorista Al Qaeda ocorreram durante uma operação que as forças de segurança do país realizaram domingo na região de Tebessa, no extremo leste da Argélia.
Entre os cinco homens, entre os 27 e os 34 anos, estão um libanês, um tunisino e um marroquino, enquanto os outros dois são argelinos.
A ofensiva do exército ocorreu na noite do domingo e teve como alvo três refúgios dos terroristas nas montanhas da região.
Os militares suspeitam que os cinco participaram na emboscada em que foram mortos oito polícias a 8 de Fevereiro, na província de Oued, perto da fronteira com a Tunísia.
Os soldados apreenderam armas e munições, bem como medicamentos e roupa de cama encontrados nos três refúgios, segundo o jornal.
In:DiárioDigital

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Novo ataque suicida deixa 80 mortos no Afeganistão

Um ataque promovido por um militante suicida durante uma rinha de cães no sul do Afeganistão provocou a morte de pelo menos 80 pessoas neste domingo, informaram autoridades locais. Cerca de 70 pessoas ficaram feridas.
O aparente alvo do homem-bomba era um comandante de milícia que insurgiu-se contra o Taleban e morreu no ataque de hoje. Caso os números se confirmem, este será o pior ataque suicida perpetrado no país desde a queda do regime liderado pela milícia fundamentalista islâmica Taleban, no fim de 2001.
Centenas de pessoas, inclusive diversos líderes milicianos, encontravam-se no local onde ocorria a rinha de cães, no extremo oeste da cidade de Kandahar, no sul afegão.
De acordo com testemunhas, tiros foram disparados por guarda-costas depois da explosão. Não se sabe ao certo quantas pessoas perderam a vida na explosão e quantas foram mortas pelos guarda-costas.
O governador de Kandahar, Asadullah Khalid, disse que 80 pessoas morreram no ataque. Abdullah Fahum, porta-voz do Ministério da Saúde, disse que 70 ficaram feridas.
Leia mais em:
In JC Online

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Abkhazia e a Ossétia do Sul querem independência

A Abkhazia e a Ossétia do Sul, regiões separatistas da Geórgia, anunciarem este domingo que vão pedir o reconhecimento da sua independência à Rússia e à ONU, depois de o Kosovo ter declarado hoje a sua independência.
O ‘presidente’ de Abkhazia, território pró-russo, afirmou ao início da tarde que, “a situação do Kosovo constitui um precedente. Não se pode falar de um caso único, a Abkhazia solicitará em breve ao Parlamento da Rússia e ao Conselho de Segurança da ONU o reconhecimento da sua independência”, divulgou a agência noticiosa Interfax.Por seu turno, Eduard Kokoity, ‘presidente’ da Ossétia do Sul, anunciou que também pedirá a independência do território, sustentando que, “o que o Kosovo fez hoje já ocorreu na Abkhazia e na Ossétia do Sul há sete anos”.
In:Correio da Manhã

Kosovo: Explosão perto do tribunal da ONU

Uma explosão ocorreu este domingo perto do Tribunal da ONU em Mitrovica, no Norte do Kosovo, poucas horas depois da proclamação da independência da antiga província.
Segundo a Polícia, a explosão, de origem desconhecida, ocorreu perto do bairro onde deverá ser instalada a futura missão da união Europeia no Kosovo.As autoridades já abriram um inquérito ao sucedido.
In: Correio da Manhã

NASCEU UM PAÍS

O Kosovo declarou a independência unilateralmente esta tarde. Do lado da Sérvia e da Rússia, o contra. Do lado da União Europeia e dos Estados Unidos, o apoio. Os dados estão lançados.
In RTP

Cavaco Silva manifesta “apreço” pelas tropas portuguesas no Líbano

Cavaco Silva visitou de surpresa o contingente militar português. A visita foi mantida em segredo, por razões de segurança e devido ao clima de instabilidade no país.
“O Líbano atravessa uma situação interna particularmente delicada”, afirmou o Presidente da República, apontado que o país está localizado numa região de “grandes conflitos e divergências”. Cavaco Silva disse estar “muito surpreendido” com o aspecto normalizado de Beirute. O chefe de Estado chegou às 9h, em Lisboa, à capital do Líbano, e reuniu-se durante meia-hora, no aeroporto com o primeiro-ministro do país. As dificuldades do Governo libanês e a instabilidade política foram temas da conversa.
O poder no Líbano é partilhado entre a maioria e a oposição, o que contribui para que a actual crise política e de segurança seja considerada a mais grave desde o fim da guerra civil, que terminou em 1990.
O líder xiita libanês declarou, quinta-feira, “guerra aberta” a Israel, responsabilizando este país pela morte do chefe militar do seu movimento e ameaçou com represálias.
Cavaco Silva foi, depois, transportado para o Sul do país, onde se reuniu com o contingente português. À sua espera tinha o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas e o comandante da base portuguesa no Líbano.
“Como comandante supremo das Forças Armadas, quero manifestar-vos o meu grande apreço e fazer votos para que regressem todos de boa saúde a Portugal”, declarou às tropas.
Leia mais em:
In RTP