domingo, 17 de fevereiro de 2008

Cavaco Silva manifesta “apreço” pelas tropas portuguesas no Líbano

Cavaco Silva visitou de surpresa o contingente militar português. A visita foi mantida em segredo, por razões de segurança e devido ao clima de instabilidade no país.
“O Líbano atravessa uma situação interna particularmente delicada”, afirmou o Presidente da República, apontado que o país está localizado numa região de “grandes conflitos e divergências”. Cavaco Silva disse estar “muito surpreendido” com o aspecto normalizado de Beirute. O chefe de Estado chegou às 9h, em Lisboa, à capital do Líbano, e reuniu-se durante meia-hora, no aeroporto com o primeiro-ministro do país. As dificuldades do Governo libanês e a instabilidade política foram temas da conversa.
O poder no Líbano é partilhado entre a maioria e a oposição, o que contribui para que a actual crise política e de segurança seja considerada a mais grave desde o fim da guerra civil, que terminou em 1990.
O líder xiita libanês declarou, quinta-feira, “guerra aberta” a Israel, responsabilizando este país pela morte do chefe militar do seu movimento e ameaçou com represálias.
Cavaco Silva foi, depois, transportado para o Sul do país, onde se reuniu com o contingente português. À sua espera tinha o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas e o comandante da base portuguesa no Líbano.
“Como comandante supremo das Forças Armadas, quero manifestar-vos o meu grande apreço e fazer votos para que regressem todos de boa saúde a Portugal”, declarou às tropas.
Leia mais em:
In RTP

Sem comentários: