quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Hezbolah tem mísseis para atacar Israel

Em 2006, a sangrenta guerra travada pelo Exército israelita e o Hezbolah (Partido de Deus) no Líbano causou a morte a 1.191 libaneses e a 165 israelitas. Actualmente, teme-se que, em caso de hostilidade, estes números possam ser ultrapassados, já que tudo indica que a guerrilha radical islâmica do Líbano está muito melhor preparada do que há três anos.
De acordo com dados recolhidos por Israel e pela ONU, confirmados por elementos do Hezbolah, a milícia poderá ter preparados cerca de 40 mil mísseis e forças terrestres para atacar Telavive, bem como mísseis antiaéreos que poderão desafiar a força aérea do Estado hebreu.
Em declarações ao jornal ‘The Times’, Alon Friedman, chefe adjunto do Comando Norte de Israel, assegura que a paz dos últimos três anos pode “explodir a qualquer momento”. Uma preocupação baseada nas ameaças que têm vindo a ser lançadas por parte da guerrilha radical islâmica.
A confirmar os receios do responsável militar israelita, ainda no passado mês de Julho, o xeque Hassan Nasrallah, líder da milícia, advertiu que se os subúrbios de Beirute fossem bombardeados como aconteceu em 2006, o Hezbolah contra-atacaria contra Telavive.
Fontes militares próximas da guerrilha islâmica confirmam que o grupo, que está a receber treino na Síria, pretende aumentar o número e a eficácia dos seus sistemas de defesa aérea, podendo ter adquirido um grande número de mísseis SA18 que poderá usar para atacar os helicópteros e aviões israelitas em voo baixo.
In:Correiodamanhã

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Afeganistão: Violência aumenta

Vinte e uma pessoas, entre as quais 16 rebeldes, um polícia e quatro civis, morreram, esta terça-feira, em vários actos violentos no Afeganistão.
Na província de Zabul, um ataque suicida matou quatro civis e um agente de informações e na província de Helamnd, um confronto entre o exército afegão e rebeldes provocou a morte a 15 destes.
Na capital afegã, nove “rockets” foram lançados, tendo por alvos uma base do exército afegão e o aeroporto internacional da Cabul, provocando apenas ferimentos num homem e numa criança.
in:Correiodamanhã

Avião derrapa durante a aterragem e bate em torre de controle na Tailândia

Um avião da Bangkok Airways se chocou contra a torre de controle do Aeroporto da ilha turística de Koh Samui, ao sul da Tailândia, nesta terça-feira (4), informam as agências internacionais de notícias. O acidente ocorreu durante a aterragem, depois de a aeronave - ATR-72 Twin turbo hélice - derrapar e sair da pista.
No momento da aterragem chovia muito na região, segundo as redes de TVs locais. A aeronave colidiu de frente com o edifício.
In:Globo.com

Irão - À espera de ordem para bomba atómica

O Irão aperfeiçoou a sua tecnologia para produzir ogivas nucleares e aguarda apenas por uma ordem directa do líder supremo da nação, o ayatollah Ali Khamenei, para avançar com o seu programa atómico, noticiou o jornal britânico ‘The Times’, que cita fontes dos Serviços Secretos dos EUA.
Segundo o diário, o Irão concluiu em 2003 um programa de investigação para produzir armas nucleares, e este poderá culminar dentro de um ano com o fabrico da bomba atómica. As mesmas fontes asseguraram que Teerão suspendeu o programa nuclear por não ter conseguido encontrar uma forma de detonar uma ogiva, que poderia ser lançada com um míssil de longo alcance.
In:Correiodamanhã

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Afeganistão: 17 rebeldes e dois polícias morreram em ataques

Esta segunda-feira cerca de 140 militares franceses que conduziam operações de reconhecimento tendo em vista as eleições na província de Kapisa (centro) foram atacados por rebeldes na aldeia de Jalokheyl, no distrito de Alasay, segundo um comunicado do exército francês.
Os franceses receberam apoio aéreo e de artilharia e "os insurgentes recuaram após uma meia hora de combate", com quatro mortos e um ferido, enquanto um soldado francês ficou ferido, adianta o comunicado, precisando que este ferido não corre risco de vida.
Sábado, um soldado francês morreu a alguns quilómetros daquele local, no vale de Ghayne, durante combates contra rebeldes, cinco dos quais foram mortos.
Domingo, os "inimigos da paz e da estabilidade", termo habitualmente empregue pelas autoridades para designar os talibãs, atacaram um posto da polícia na cidade de Baghlan, na província com o mesmo nome, anunciou o Ministério do Interior afegão.
Durante confrontos que se seguiram, dois polícias e oito talibãs morreram, enquanto três rebeldes ficaram feridos, segundo um comunicado do ministério.
Também no domingo, na província de Helmand (sul), rebeldes atacaram uma patrulha conjunta do exército afegão e das forças internacionais, que replicou, matando cinco insurgentes e ferindo três, de acordo com o Ministério da Defesa.
Helmand é uma das províncias mais violentas do país, onde as tropas norte-americanas e britânicas realizam vastas operações militares para retomar o controlo de bastiões talibãs até às eleições presidenciais e provinciais do próximo dia 20.
Diário Digital / Lusa

Turbulência em voo faz 26 feridos

Vinte e seis pessoas ficaram feridas na madrugada desta segunda-feira durante um voo da companhia aérea Continental Airlines, que foi atingido por uma forte turbulência.
O aparelho, que fazia a ligação entre o Rio de Janeiro, no Brasil, e Houston, nos EUA, teve que aterrar de emergência em Miami, uma hora após o incidente.
Das 26 pessoas feridas, quatro delas foram transportadas para um hospital devido à gravidade dos ferimentos.
A bordo seguiam 167 pessoas.
In:Correiodamanhã