sábado, 28 de fevereiro de 2009

Bangladesh: Valas comuns descobertas

As buscas por militares desaparecidos no Bangladesh, após o motim de guardas de fronteira desta semana, levou à descoberta este sábado de pelo menos três novas valas comuns.
Nas valas, descobertas numa horta do quartel da guarda fronteiriça, foram encontrados 10 corpos, entre os quais o da mulher de um dos oficiais.
Os corpos foram incinerados, o que dificultou o trabalho de identificação, mas as autoridades acreditam que sejam de vítimas dos amotinados.
Na sexta-feira já tinha sido encontrada outra vala comum onde estavam 58 corpos. O governo já anunciou que não vai haver amnistia para os assassínios.
Apesar das descobertas, cerca de 70 militares continuam desaparecidos desde o motim e as autoridades ainda não conseguiram contabilizar o número total de mortos no confronto.
O motim, iniciado na capital Daca na quarta-feira, teve na sua origem uma disputa espontânea sobre pagamento e condições salariais.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Grécia - Fugiram da prisão de helicóptero

Vassilios Palaikostas é o criminoso mais famoso da Grécia e protagonizou, este domingo, nova fuga de uma prisão de segurança máxima em Atenas, informa o El Mundo.
Um helicóptero sobrevoou o pátio da prisão e lançou uma escada. Palaiokostas e outro preso subiram e fugiram com sucesso. Um guarda prisional ficou ligeiramente ferido, ao ser atingido por uma bala de raspão.
A polícia grega encontrou, mais tarde, o helicóptero no norte da capital, mas não encontrou os fugitivos.
O mais «curioso» é que já em Junho de 2006 este criminoso tinha escapado da mesma prisão exactamente da mesma forma.
TVI

Forças dos EUA treinam no Paquistão

Mais de 70 conselheiros militares e especialistas técnicos norte-americanos encontram-se a treinar secretamente o Exército e os pára-quedistas paquistaneses.
As Forças Especiais do Exército dos EUA estão a fornecer aos militares paquistaneses dados secretos e conselhos sobre tácticas de combate à al-Qaeda e aos talibãs, nas zonas tribais do país.
Os militares norte-americanos não entram em operações de combate, constituindo antes uma força secreta que é coordenada pelo Comando Central dos EUA e pelo Comando de Operações Especiais.
O treino, iniciado no Verão, tem como objectivo acabar com as operações da al-Qaeda e dos talibãs contra os soldados norte-americanos no Afeganistão.
CorreioManhã

Coreia do Norte termina instalação de mísseis

A Coreia do Norte concluiu a instalação de mísseis de médio alcance e conta, neste momento, com um exército de 1,19 milhões de homens, de acordo com as autoridades sul-coreanas que consideraram a situação uma ameaça “directa e grave”.
Os mísseis norte-coreanos têm um alcance de 3000 quilómetros e capacidade de transporte de carga até 650 quilos. O número de soldados da Coreia do Norte aumentou de 20.000 para 1,19 milhões nos últimos três anos e as forças especiais encarregues de se infiltrar no Sul em caso de conflito já aumentaram em 50 por cento para 180.000.
A publicação surge numa altura em que Pyongyang comunicou oficialmente o lançamento de um míssil no âmbito do programa espacial, situação que poderá resultar num teste de um projéctil de longo alcance do tipo Taepodong-2 que, teoricamente, poderá atingir o Alasca.
À “BEIRA DE UMA GUERRA”
A Coreia do Norte advertiu, esta segunda-feira, a Coreia do Sul de que as relações bilaterais estão à “beira de uma guerra”, ao mesmo tempo que acusa Lee Myung-bak, presidente sul-coreano, de estar a promover uma política de “confrontação”.
O presidente conservador Lee defende uma política de “linha dura” com a coreia do Norte, colocando em causa mais de 10 anos de uma política de reconciliação praticada por outros governantes.
CorreioManhã

Egipto - Ataque terrorista no Cairo mata 4 turistas

A bomba foi lançada por uma motorizada para o meio do grupo de turistas. Quatro pessoas tiveram morte imediata, incluindo um cidadão francês e outro de outra nacionalidade não especificada. O ataque aconteceu junto do mercado Khan el-Khalili, num bairro histórico do cairo, muito procurado por turistas para compras e também conhecido pelos seus cafés e esplanadas.
Outras dezassete pessoas ficaram feridas, incluindo dez turistas franceses, um alemão e três sauditas. Seis dos feridos correm perigo de vida. Um outro engenho explosivo foi lançado por uma segunda motorizada, mas aparentemente não terá explodido. Elementos duma brigada de minas e armadilhas procuram ainda desactivar o engenho.
As suspeitas vão para grupos extremistas islâmicos que nos últimos anos cometeram vários ataques contra turistas estrangeiros. Só em 2008, após o reforço da segurança interna, o Egipto recuperou de uma forte quebra no número de visitantes. Mas em Setembro extremistas armados sequestram 19 pessoas, incluindo onze estrangeiros, durante um safari numa área deserta perto da fronteira com o Sudão e a Líbia. Mais tarde, acabaram por ser libertados.
TVI