segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Egipto - Ataque terrorista no Cairo mata 4 turistas

A bomba foi lançada por uma motorizada para o meio do grupo de turistas. Quatro pessoas tiveram morte imediata, incluindo um cidadão francês e outro de outra nacionalidade não especificada. O ataque aconteceu junto do mercado Khan el-Khalili, num bairro histórico do cairo, muito procurado por turistas para compras e também conhecido pelos seus cafés e esplanadas.
Outras dezassete pessoas ficaram feridas, incluindo dez turistas franceses, um alemão e três sauditas. Seis dos feridos correm perigo de vida. Um outro engenho explosivo foi lançado por uma segunda motorizada, mas aparentemente não terá explodido. Elementos duma brigada de minas e armadilhas procuram ainda desactivar o engenho.
As suspeitas vão para grupos extremistas islâmicos que nos últimos anos cometeram vários ataques contra turistas estrangeiros. Só em 2008, após o reforço da segurança interna, o Egipto recuperou de uma forte quebra no número de visitantes. Mas em Setembro extremistas armados sequestram 19 pessoas, incluindo onze estrangeiros, durante um safari numa área deserta perto da fronteira com o Sudão e a Líbia. Mais tarde, acabaram por ser libertados.
TVI

Sem comentários: