terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Desertores do Exército sírio “abatidos” ao fugirem das posições militares

Dezenas de soldados sírios foram mortos a tiro quando tentavam fugir, na província de Idlib, para se juntarem ao movimento de oposição ao Presidente Bashar al-Assad, foi denunciado por um dos militares sobreviventes ao Observatório sírio de Direitos Humanos.
A organização relata, apoiada naquele testemunho, que entre 60 e 70 desertores foram “abatidos” ontem a tiro de metralhadoras quando escaparam das suas posições militares numa zona entre as vilas de Kensafra e Kefer Quaid, na montanha de Zawya.
Segundo a Comissão Geral da Revolução Síria – coligação de 40 grupos de oposição –, o número de soldados mortos na tentativa de deserção em Idlib foram 72, e mais três militares ainda ao combaterem os soldados rebeldes naquela mesma província, um bastião do cada vez maior braço armado da revolta contra o regime sírio.
No total terão morrido, segundo activistas dos direitos humanos, mais de 110 pessoas no país ontem.
In:Público.pt

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Confrontos no Egito entram no quarto dia e preocupam os EUA

Mulher é agredida no sábado (17) por oficiais na praça Tahrir, no Cairo (Foto: Reuters)



As forças egípcias de segurança entraram em confronto com manifestantes no Cairo pelo quarto dia consecutivo nesta segunda-feira (19), e os Estados Unidos, preocupados com a violência, pediram à junta militar do país que respeite os direitos humanos.
Fontes médicas disseram que o número de mortos subiu para 13 desde sexta-feira (17), quando os confrontos começaram. Centenas de pessoas ficaram feridas.
Durante a noite, policiais e soldados usando cassetetes e gás lacrimogêneo expulsaram manifestantes que atiravam pedras da praça Tahrir, epicentro da revolução que em fevereiro derrubou o governo de Hosni Mubarak.
Pela manhã, as forças de segurança recuaram para atrás de barricadas nas ruas que dão acesso ao Parlamento, à sede do gabinete e ao Ministério do Interior. Aproveitando-se disso, centenas de pessoas voltaram à praça.
In:Globo.com