sábado, 3 de maio de 2008

Brasil: avião desapareceu com quatro turistas

Um pequeno avião de turismo com quatro passageiros britânicos e dois tripulantes brasileiros desapareceu sexta-feira quando sobrevoava a costa do estado da Baía, Brasil, anunciou este sábado a companhia aérea proprietária do aparelho, refere a Lusa.
O bimotor da Aero Star partira da cidade da Baía em direcção a Ilhéus e o último contacto foi mantido ao anoitecer, indicou um porta-voz da companhia.
O consulado britânico pediu para não serem reveladas identidades dos passageiros, mas segundo o mesmo porta-voz aparentemente trata-se de empresários.

Turquia anuncia morte de mais de 150 rebeldes curdos no Norte do Iraque

Mais de 150 rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) foram mortos durante ataques aéreos ocorridos na quinta e sexta-feira no Norte do Iraque, anunciou hoje o Exército turco, indicando que entre os separatistas mortos estarão comandantes do PKK.“Segundo as primeiras estimativas, a operações permitiu neutralizar mais de 150 terroristas”, indica um comunicado publicado no site do Exército turco, sublinhando que entre os mortos poderão figurar elementos dos comandos dos rebeldes e que a ofensiva aérea provocou um “grande movimento de pânico entre os membros” do PKK.Segundo o mesmo comunicado das tropas turcas, a operação desenvolvida nos dois dias tiveram 43 alvos, entre abrigos e um centro de comunicações do PKK, que ficaram destruídos nos bombardeamentos que se centraram na região montanhosa de Qandil, uma zona de difícil acesso que se reparte pelo território iraquiano, iraniano e turco.O PKK, considerado uma organização terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia, luta desde 1984 pela autonomia do sudeste da Turquia, ocupada maioritariamente por curdos. O conflito já fez mais de 37 mortos.Desde Dezembro, o Exército turco já bombardeou por doze vezes as posições do PKK no Norte do Iraque. Durante uma semana de Fevereiro, a Turquia realizou raides aéreos e uma operação terrestre no Norte do território iraquiano onde estão refugiados mais de dois mil rebeldes curdos, segundo números do Governo de Ancara. O Executivo tem uma autorização dada pelo Parlamento, que permite operações militares transfronteiriças contra o PKK até Outubro, altura em que o prazo dessa permissão termina.Desde o início das operações turcas contra os rebeldes curdos no Iraque que os Estados Unidos, aliado da Turquia na Nato, manifestam o seu apoio a Ancara fornecendo informações sobre as movimentações do PKK em território iraquiano. Ontem, a Casa Branca aprovou os ataques aéreos turcos, lembrando que os “Estados Unidos, Iraque e Turquia estão empenhados para resolver este problema”.
PUBLICO.PT

GNR - Comandante diz que objectivos da GNR foram sempre alcançados

O comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, tenente-general Mourato Nunes, disse hoje que «todos os objectivos operacionais da GNR foram largamente alcançados e alguns ultrapassados» nos últimos cinco anos.
Mourato Nunes fez hoje o seu último discurso público como comandante-geral da GNR, nas cerimónias do 97º aniversário da Guarda Nacional Republicana, em Lisboa.
O comandante-geral da GNR, que termina domingo o seu mandato de cinco anos à frente da corporação, vai ser substituído pelo tenente-general Nelson dos Santos que toma possa na próxima terça-feira.
«Hoje, e porque é um dia especial para mim, a última oportunidade de me dirigir como comandante-geral da GNR, quero agradecer algumas conquistas alcançadas», disse Mourato Nunes fazendo um balanço da sua actividade à frente da Guarda Nacional Republicana.
Na sua intervenção, destacou a diminuição dos níveis de criminalidade desde 2003, a redução na sinistralidade rodoviária, o combate à fraude e à invasão fiscal e ainda o trabalho desenvolvido ao longo da costa portuguesa nomeadamente no combate a droga, imigração ilegal e tráfico de seres humanos.
Mourato Nunes, que foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Grande Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, sublinhou ainda a cooperação internacional nomeadamente o trabalho desenvolvido em Timor-leste pela GNR.
Nas comemorações do 97º aniversário da GNR, presididas por Cavaco Silva e que decorreram na Praça do Império, em Lisboa, estiveram ainda presentes os ministros da Administração Interna, Rui Pereira, e da Defesa, Nuno Severiano Teixeira.
Sol

Nuclear : Seis concordam em fazer nova oferta ao Irão

As seis grandes potências envolvidas nas discussões sobre o programa nuclear iraniano acordaram apresentar uma nova oferta a Teerão, anunciou hoje, em Londres, o chefe da diplomacia britânico, David Miliband.
«Estou contente de anunciar que chegámos a um acordo sobre uma oferta que será apresentada ao governo iraniano», declarou Miliband no final de uma reunião em Londres dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos Seis (Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha.
O ministro britânico não precisou os pormenores desta oferta, indicando apenas que se trata de uma versão «actualizada» dos incentivos apresentados em 2006 ao regime iraniano para que este renuncie ao seu programa nuclear.
O ministro britânico indicou que estas propostas deverão mostrar a Teerão «os benefícios de uma cooperação com a comunidade internacional».
Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha procuram persuadir a República islâmica a parar com o enriquecimento de urânio.
Diário Digital

ETA volta a atacar no País Basco

Horas depois de o juiz Baltazar Garzón ter enviado para a prisão a presidente da Câmara de Mondragón, Inocência Galparsoro (ANV), por colaboração com os terroristas bascos, a ETA fez explodir três bombas no País Basco, as quais causaram apenas prejuízos materiais.
A primeira explosão ocorreu na noite de quarta-feira num edifício do Ministério espanhol do Trabalho, na localidade biscaína de Arrigorriaga. Duas outras bombas rebentaram pouco depois, junto de um edifício governamental basco – o Instituto de Segurança e Saúde Laboral. Estes dois engenhos continham três quilos de amonal e o que explodiu em Arrigorriaga foi fabricado com cinco quilos do mesmo explosivo – segundo fontes da Ertzaintza (polícia autónoma basca). As explosões em San Sebastián foram antecedidas por telefonemas de alerta da ETA.
Correio da Manhã

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Na cidade de Saná, Iémen - Explosão perto de embaixada italiana

Uma forte explosão abalou esta quarta-feira um bairro residencial e administrativo do centro de Saná, Iémen, onde se encontra a embaixada italiana.
As forças de segurança cercaram de imediato o bairro, que alberga também serviços governamentais. A explosão, cuja origem ainda não foi apurada, ocorreu pouco antes da abertura dos escritórios.Não há registo de vítimas.A cidade de Saná tem sido palco, desde Março, de vários atentados.

Combates entre unidades norte-americanas e milícias xiitas - Dois soldados dos EUA mortos

Os combates entre as unidades norte-americanas e as milícias xiitas causaram ontem a morte de dois soldados norte-americanos, em Bagdad (Iraque), anunciou esta quarta-feira o comando norte-americano através de dois comunicados.
De acordo com esses comunicados, um dos soldados perdeu a vida quando foi alvejado por rebeldes, ao início da noite de ontem, no noroeste de Bagdad. O outro morreu, um pouco mais tarde no mesmo bairro, quando o seu veículo foi atingido pela explosão de uma mina.
As duas mortes elevam para 46, o número de militares norte-americanos mortos no Iraque, no mês corrente, por sua vez o mais mortífero desde Setembro último, durante o qual pelo menos 65 soldados dos EUA sucumbiram.
Segundo uma contagem baseada em números de um site independe, desde o início da presença norte-americana na frente de batalha, iniciada em Março de 2003, o número de militares norte-americanos mortos no Iraque é de 4.058.

Iraque: pelo menos 925 mortos desde início combates Sadr City

Pelo menos 925 pessoas morreram e 2.605 ficaram feridas desde o início dos combates em Sadr City, um grande bairro pobre da zona nordeste de Bagadá que é um reduto da milícia xiita do clérigo Moqtada al-Sadr, indicou o porta-voz civil do plano de segurança da capital iraquiana, Tahsin Cheijli.
Os combates envolvem as milícias do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr contra as tropas iraquianas e unidades militares norte-americanas na zona, que tem quase 2 milhões de habitantes.
«Houve 925 mártires em Sadr City e outras 2.605 pessoas foram feridas desde 25 de Março nos combates que prosseguem. As autoridades estão a proporcionar os devidos cuidados», disse Cheijli.
O porta-voz não descriminou o número de civis e combatentes entre as vítimas.
O governo iraquiano e o comando norte-americano afirmam que a meta da operação é impor a autoridade do Estado na zona, reduto do exército de Majdi, de Moqtada al-Sadr, e insistem para que os arsenais das milícias passem ao controlo do governo.
Os sadristas acusam o governo de Nuri al-Maliki e as tropas dos Estados Unidos de querer debilitar e até eliminar a milícia antes das eleições de Outubro.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Militares praticam operações tácticas

A Unidade de Engenharia 4, da Brigada de Intervenção, termina amanhã, emVila Real, o exercício militar “Shama 081”, correspondente ao final do seu aprontamento, antes de partir para o Líbano onde cumprirá missão sob responsabilidade da UNIFIL. O exercício tem como finalidade praticar o planeamento, controlo e conduta de operações tácticas, associadas às
Operações de Apoio à Paz.
http://www.meiahora.pt/
O Comando Motard deseja a todos os militares as maiores felicidades no cumprimento da missão.
Mama Sume

Lassa: tibetanos condenados a prisão perpétua

A justiça chinesa condenou esta terça-feira a penas de prisão que vão de três anos a perpétua 17 tibetanos envolvidos nos motins de Lassa ocorridos a 14 de Março, anunciou a agência oficial Nova China.
O tribunal da capital tibetana considerou que os 17 condenados estiveram envolvidos - com graus variados de responsabilidade - na morte de 18 civis e de um polícia, ferindo 382 civis e 241 polícias nos tumultos ocorridos em Lassa.
Tibete: China reconhece apenas 19 mortos
China recusa diálogo com Dalai Lama
A sentença atribui aos condenados o incêndio de sete escolas, cinco hospitais e 120 habitações, pilhando 908 lojas, com prejuízos totais na ordem dos 244 milhões de yuans (mais de 22 milhões de euros).
A China acusa o Dalai Lama de ter fomentado os tumultos, o que é negado pelo líder espiritual tibetano.
PortugalDiario

Afeganistão: 15 afegãos mortos e 25 feridos em explosão

Pelo menos 15 afegãos morreram hoje e 25 ficaram feridos numa explosão, provavelmente provocada por um atentado suicida, numa pequena localidade do leste do Afeganistão, segundo a NATO.
De acordo com o Major Martin O'Donnell, porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da NATO, o incidente ocorreu na província de Nangarhar.

Iraque - Operação contra milícias em Bagdad

Tropas norte-americanas travaram esta terça-feira combates com elementos das milícias xiitas leais ao clérigo radical Moqtada al-Sadr em Bagdad e Sadr City, nos subúrbios da capital iraquiana, durante os quais foram abatidos pelo menos 28 milicianos.
De acordo com um porta-voz do Exército dos EUA, tenente-coronel Steven Stover, as forças norte-americanas responderam a ataques lançados pelas milícias xiitas. Pouco depois da meia-noite (hora local), dois atiradores abriram fogo sobre um grupo de soldados. Na resposta a este ataque, um dos atiradores foi abatido. Cerca de uma hora mais tarde, uma coluna militar foi atacada e um veículo de combate Bradley respondeu ao fogo inimigo matando cinco militantes. Desde então, o número de vítimas dos confrontos tem vindo a aumentar.
Os combates com as milícias do clérigo Moqtada al-Sadr têm prosseguido nas últimas semanas, apesar de este ter apelado aos seus seguidores para que cessem as hostilidades. Segundo números divulgados pelo Exército dos EUA, desde domingo à noite, os confrontos já causaram mais de meia centena de mortos entre as fileiras leais ao clérigo radical xiita. Correio da Manhã

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Iraque acusa Irão de ingerência

As autoridades iraquianas acusaram o vizinho Irão de interferir nos assuntos internos, com o propósito de desestabilizar o país, afirmou o general Qassem Ata, porta-voz do plano de segurança “Aplicamos a Lei”, adoptado em Bagdad.
Ata é um dos oficiais com maior relevância pública do seu país. Em declarações, publicadas esta segunda-feira pela imprensa iraquiana, o general mencionou que as suas forças terão apreendido armas de origem iraniana em diferentes pontos do Iraque.
O mesmo adianta, sem detalhes específicos, que foram também detidas várias pessoas sob a acusação de estarem por trás das tentativas iranianas de prejudicar a segurança no país, incluindo a facilitação a grupos terroristas de armamentos sofisticados.

Tropas da ONU acusadas de armar rebeldes no Congo

Um investigação realizada pela cadeia de televisão norte-americana ‘BBC’, encontrou provas de que as forças de paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo teriam fornecido armas para milícias e contrabandeado ouro e marfim.
Nesta investigação de 18 meses, constam fontes confidenciais da ONU que foram ouvidas e há provas de que a organização “ignorou ou encobriu” denúncias envolvendo soldados paquistaneses e indianos.
A BBC avança que as tropas de paz do Paquistão, a operar na cidade de Mongbwalu, no leste do país africano, envolveram-se no comércio ilegal de ouro e forneceram armas aos rebeldes da milícia FNI para garantir a segurança das minas.
As investigações constatam ainda que soldados indianos na cidade de Goma, no leste do Congo, estiveram directamente envolvidos com milícias responsáveis pelo genocídio de Ruanda. As forças indianas teriam contrabandeado ouro, comprado droga de membros das milícias e viajado num helicóptero da ONU até ao Parque Nacional de Virunga, onde transaccionavam munição por marfim.
De igual modo, também as Nações Unidas disseram ter investigado algumas acusações contra os soldados paquistaneses, em 2007, e concluíram que um deles ter-se-á envolvido com comércio ilegal de ouro ao permitir que os negociantes usassem um avião da ONU para chegar até à base da organização, na cidade de Mongbwalu.
No entanto, fontes da ONU informaram a BBC que essas mesmas investigações não foram levadas adiante por medo de isolar a Índia e o Paquistão, pois ambos fornecem quase um quarto do total de tropas de paz da ONU.
A operação de paz da ONU, em curso no Congo, é a maior do mundo, com 17 mil soldados espalhados por todo aquele país.
Correio da Manhã

Espaço: Satélite de telecomunicações israelita lançado com sucesso pela Rússia

Um satélite de telecomunicações israelita foi hoje lançado com sucesso pela Rússia, a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, segundo imagens transmitidas pela televisão russa.
O satélite AMOS-3, que pesa 1,3 toneladas, foi lançado com quatro dias de atraso devido a problemas técnicos, segundo Moscovo.
O satélite deverá ser colocado em orbita a 36.000 quilómetros a Terra.
rtp.pt

Mar Negro - Queda de helicóptero provoca 19 mortos

(Mar Negro)
Um helicóptero ucraniano caiu no Mar Negro esta segunda-feira. O acidente provocou 19 mortos, mas de acordo com a companhia estatal de gás da Ucrânia, uma pessoa sobreviveu.
TVI

Iraque - Combates em Bagdad fazem 39 mortos

Bagdad voltou a ser palco de intensos combates. De um lado, forças iraquianas apoiadas por tropas americanas. Do outro, combatentes radicais xiitas. Foram abatidos 39 elementos das milícias de Moqtada al-Sadr, garantem fontes militares norte-americanas. Os combates deixaram um rasto de destruição, sobretudo em Sadr City. Os radicais xiitas terão lançado vários ataques coordenados na capital, aproveitando em alguns casos tempestades de areia que impediram o uso de helicópteros por parte das forças americanas.
Continua assim o braço-de-ferro entre o governo iraquiano e o clérigo radical xiita e anti-americano Moqtada al-Sadr, cujas milícias insistem em não se render.
TVI

domingo, 27 de abril de 2008

Irão: Condução perigosa dá direito a chicotada.

Depois do governo iraniano ter recebido um estudo, em que se chegou à conclusão de que, nos últimos cinco anos cerca de 100.000 pessoas morreram nas estradas do Irão, decidiu aprovar uma lei que a partir de agora vai permitir a punição, com 74 chicotadas, a quem for apanhado a conduzir de forma perigosa.
De cada vez que pensar em queixar-se dos radares de controlo de velocidade ou do polícia que multou alguém por causa de não cumprir o código da estrada, pense nos condutores no Irão!
In http://www.motociclismo.pt/

Casal vítima de carjaking

Um casal de namorados foi vítima de "carjaking" (roubo de carro sob ameaça), na madrugada deste domingo, em Vila Real.
Segundo informação da PSP, os dois jovens foram abordados cerca das 02h00 num parque de estacionamento, junto ao cemitério de Santa Iria, por dois homens que os obrigaram a sair do carro sob a ameaça de uma arma. Para além do carro, os assaltantes levaram ainda as botas e a camisa do rapaz.

Controlo de fronteiras reforçado

A vigilância e controlo das fronteiras portuguesas vai ser reforçada ainda este ano com dois novos postos mistos em Bragança e Castelo Branco para combater a criminalidade transnacional, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.
Rui Pereira não adiantou datas, mas explicou que ficarão localizados no lado português e “abrirão praticamente em simultâneo”.Os dois novos postos estão previstos para a fronteira de Quintanilha, em Bragança, e Monfortinho, no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, tendo como finalidade "combater os vários fenómenos de criminalidade transnacional, nomeadamente os diferentes tráficos (de droga e pessoas) e o auxílio à imigração ilegal, explicou o ministro.Actualmente existem quatro ao longo da fronteira, dois do lado português em Castro Marim e Vilar Formoso e outros dois no lado espanhol, em Caya e Tuy. Estes postos mistos de fronteira funcionam com elementos da Guarda e do serviço de estrangeiros e fronteiras portugueses e espanhóis.

Afeganistão - Presidente escapa a ataque

O presidente do Afeganistão saiu ileso de um ataque reivindicado pelos Talibã. O atentado aconteceu este domingo de manhã, na comemoração anual do fim da invasão soviética que reunia membros do governo e do parlamento e dignitários estrangeiros em Cabul.
Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas, entre as quais dois deputados que estavam a 30 metros do presidente Hamid Karzai.
Dezasseis anos depois do fim da invasão soviética, a televisão afegã transmite em directo a cerimónia anual que junta o presidente, membros do governo e do parlamento afegãos e dignitários estrangeiros numa parada militar em Cabul.
Na fase inicial do ataque, os primeiros disparos são ignorados na bancada presidencial. Mas é ao lado, a escassos metros, que os primeiros feridos começam a cair. A emissão televisiva em directo é cortada de repente.
Numa questão de minutos já não é só o som de metralhadoras que atravessa o ar, mas também o da explosão de morteiros. Nessa altura, o presidente Hamid Karzai já tinha sido evacuado pela segurança e os embaixadores presentes na cerimónia tinham também abandonado o local ilesos.
Duas horas depois do ataque, o presidente voltou a aparecer na televisão. Hamid Karzai disse estar bem e deu conta da detenção de vários suspeitos no local.
Um porta-voz dos Talibã reivindicou o ataque que, segundo disse, envolvia seis suicidas com cintos de explosivos que, ao que tudo indica, não chegaram a detonar a carga. Três morreram durante o ataque e três foram detidos pelas autoridades.
O porta-voz dos Talibã avançou que o ataque não tinha como objectivo atingir o presidente directamente, mas antes provar que os Talibã conseguem chegar até à mais protegida das cerimónias governamentais.
TVI