sábado, 26 de dezembro de 2009

Militares dos EUA já podem engravidar em zonas de guerra

O exército dos Estados Unidos anulou as regras anunciadas em Novembro pelo general Anthony Cucolo, comandante das tropas no Iraque, sancionando as mulheres militares que fiquem grávidas em zona de combate e os soldados responsáveis pela sua gravidez.
«No quadro da passagem (da Força Multinacional no Iraque) a Força dos Estados Unidos no Iraque (USF-I) passámos em revista todas as regras e ordens estabelecidas pelos diferentes comandos. A questão da gravidez não figura nas novas regras das USF-I», afirmou a tenente Elizabeth Feste, porta-voz das forças norte-americanas.
A Força Multinacional torna-se em USF-I a partir de 01 Janeiro de 2010 porque nessa altura da coligação que invadiu o Iraque em 2003 subsistirá apenas o exército norte-americano.
Diário Digital / Lusa

Força Aérea Portuguesa envia militares para missões de combate no Afeganistão


A Força Aérea vai enviar militares para missões de combate no Afeganistão. Os controladores aéreos avançados irão apoiar a companhia de comandos no terreno, ficando responsáveis pelos pedidos de apoio aéreo contra alvos talibã.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Passageiro acende fogo-de-artifício em avião

Um passageiro que voava de Amesterdão para os Estados Unidos, a bordo da Delta Airlines, causou o pânico ao lançar foguetes quando o aparelho, que transportava 278 pessoas, se preparava para aterrar no aeroporto de Detroit.
Segundo a ‘CNN’, o passageiro foi detido e o FBI apressou-se a investigar os contornos do caso. Na sequência do fogo-de-artifício alguns passageiros sofreram ferimentos, mas não se conhecem casos com gravidade.
In:Correiodamanha

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Ataque aéreo deixa 30 membros da Al Qaeda mortos

Um ataque aéreo nesta quinta-feira deixou 30 membros da rede terrorista Al Qaeda mortos na província oriental de Shabwa, no Iêmen, informou um oficial de segurança. Outros 17 integrantes da milícia foram presos em Abyan e Arhab, a nordeste da capital Sanaa.
O bombardeio ocorreu enquanto os terroristas estavam reunidos para planejar um ataque a empresas petrolíferas do país e estrangeiras, diz o oficial.
In:eBAND

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Avião da American Airlines despista-se e parte-se em dois

Um avião da American Airlines, um Boeing 737, despistou-se esta madrugada e partiu-se em dois quando aterrava na Jamaica. A bordo seguiam 154 pessoas, não havendo mortos a registar, mas 40 pessoas ficaram feridas, referem as agências internacionais.
O aparelho partira de Miami, nos Estados Unidos, em direcção a Kingston, na Jamaica, e sofreu um acidente no aeroporto de internacional de Norman Manley, segundo informações do jornal «Jamaica Observer».
In:PortugalDiário

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Paquistão: Juiz ordena corte de orelhas e nariz a dois homens

O juiz do tribunal Lahore, no Paquistão, atribuiu esta terça-feira uma pena no mínimo invulgar a dois homens, ordenando que cortassem as orelhas e o nariz a esta dupla que supostamente mutilou assim uma mulher que se recusou a casar com um deles. Além da mutilação que os espera, os suspeitos foram também condenados a prisão perpétua.
Sher Mohammad e Amanat, dois irmãos, terão sequestrado e mutilado Fazeelat Bibi de 20anos, prima de ambos, no mês de Setembro, quando esta voltava do trabalho. A dupla levou Bibi para uma fábrica de tijolos em Raiwind, Lahore, para consumar o alegado crime sem interrupções.
'Eles colocaram uma corda à volta do pescoço da vítima e depois cortaram as suas orelhas e o seu nariz', disse Ehtisham Qadir à BBC.
A sentença do juiz baseia-se numa lei islâmica muito rara que entrou em vigor nos anos 80, por altura do regime militar do general Zlaul Haq.
In:Correiodamanha

Duas prisões secretas da CIA existiram na Lituânia

Duas prisões secretas da CIA ter existido em território lituano, reconheceu hoje o presidente de uma comissão parlamentar de inquérito, Arvydas Anusauskas, encarregue desta investigação.
«Dois locais existiram, as fronteiras lituanas podem ter sido transpostas, aviões aterraram», declarou Anusauskas à imprensa depois de ter apresentado as conclusões do inquérito parlamentar, aberto no início de Novembro.
«No que diz respeito à carga, nada posso dizer porque os serviços lituanos não podiam efectuar os controlos habituais, e portanto o que era transportado não era conhecido», adiantou.
In:Diário Digital / Lusa

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pyongyang cria área militar na fronteira marítima com Seul

A Coreia do Norte anunciou hoje a criação de uma zona de manobras militares na disputada linha fronteiriça do Mar Ocidental (Mar Amarelo), onde em Novembro foi registado um confronto naval com a Coreia do Sul, informou a agência sul-coreana Yonhap.
Um porta-voz do Exército norte-coreano afirmou que a zona de manobras tem como objectivo fazer frente às «provocações» militares da Coreia do Sul, país acusado por Pyongyang de realizar explosões submarinas perto da fronteira marítima.
O porta-voz, segundo a Yonhap, disse que será considerada área para manobras militares «em tempos de paz» as águas dentro da linha de demarcação fixada unilateralmente por Pyongyang em 1999 e que entra pelo sul da fronteira marítima estabelecida no fim da Guerra da Coreia (1950-53).
As forças navais e a artilharia controlada pelo Exército norte-coreano poderão disparar nas águas reivindicadas pelo regime da Coreia do Norte.
Segundo o porta-voz norte-coreano, os navios pesqueiros e militares da Coreia do Sul deverão tomar medidas de protecção nessas águas.
In:Diariodigital

domingo, 20 de dezembro de 2009

EUA liberta 12 detidos em Guantanamo

O Estados Unidos libertaram este domingo 12 detidos da prisão norte-americana de Guantanamo, em Cuba. Os presos já regressaram aos seus países de origem: Iémen, Afeganistão e Somália.
De acordo com um comunicado do Ministério da Justiça dos EUA, as transferências decorrem de um entendimento formal entre os Estados Unidos e as autoridades de cada Estado.
In:Correiodamanha

Israel: Computador de turista destruído a tiro

Uma estudante norte-americana assistiu atónita à destruição do seu computador portátil por parte da polícia fronteiriça de Israel que, sem dar qualquer explicação válida à jovem, disparou três vezes contra o aparelho. Após o sucedido, Lily Sussman confessou sentir-se "sortuda", uma vez que conseguiu recuperar todos os dados.
O insólito aconteceu há duas semanas, quando a estudante, de 21 anos, se preparava para entrar em Israel, por terra, através da fronteira com o Egipto. Impedida de o fazer pela polícia, a jovem foi ainda submetida a um interrogatório de duas horas, no qual as autoridades a 'bombardearam' com uma série de questões: "Quem conhece? Tem namorado? Ele é árabe, egípcio, palestiniano? Porque vive no Egipto? O que sabe sobre o conflito interno? O que pensa sobre isso?", conta Lily no seu blog, onde relata a "terrível experiência".
Passadas as duas horas de 'tormenta', os agentes de armas em punho disseram: "Não fique alarmada com as armas, mas a segurança de Israel é obrigada a destruir a bagagem suspeita dos passageiros. Desculpe, mas vamos fazer explodir o seu computador".
Lily explica que os agentes nem sequer lhe perguntaram o conteúdo do aparelho e que usaram a expressão 'explodir' para lhe darem a entender que o seu portátil seria completamente destruído. "Não percebo, então, porque só dispararam três tiros", desabafa a jovem.
A norte-americana conta ainda que as autoridades viram todas as suas fotos que estavam na máquina digital e que a questionaram sobre um mapa onde estavam assinalados vários locais.
In:Correiodamanhã