sábado, 13 de dezembro de 2008

Afeganistão: Destacamento português fez 59 missões em 4 meses

O contingente português de 40 militares a operar a partir do aeroporto de Cabul com uma aeronave C-130 realizou nos últimos quatro meses quase 60 missões, desde transporte aéreo até operações de resgate de militares feridos.
Ao longo dos quatro meses da sua missão, iniciada em Setembro e com fim marcado para o próximo domingo, o destacamento instalado no Aeroporto Internacional de Cabul (KAIA, sigla em inglês) teve como principal função o «transporte aéreo e táctico de militares».
No entanto, como explicou à Lusa o capitão Carlos Rodrigues - que integra o destacamento -, as necessidades das forças internacionais levaram a que as tropas portuguesas tivessem de fazer o resgate de um militar afegão ferido em combate contra os talibãs.
Com base no aeroporto da capital afegã e a partilhar o mesmo espaço com cerca de 1.000 militares de 25 nacionalidades, o destacamento do C-130 executou missões em todo o país, com especial incidência nas zonas de Herat, a oeste, Jalalabad, um dos principais focos de insurgência dos talibãs situado a leste junto ao Paquistão e a sul, em Kandahar.
CONTINUA ...
http://diariodigital.sapo.pt/

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Grécia enfrenta sétimo dia consecutivo de confrontos de rua

Novos protestos de rua pela morte de um adolescente baleado pela polícia agitaram o centro de Atenas, capital da Grécia, nesta sexta-feira (12). É o sétimo dia seguido de confrontos que questionam o impopular governo de Costas Caramanlis.
Na manhã desta sexta, centenas de estudantes marcharam pelas ruas e protagonizaram confrontos isolados contra policias. Segundo a TV estatal, as principais avenidas foram fechadas, provocando caos no trânsito e prejudicando o funcionamento do comércio.
Professores universitários formaram uma cadeia humana em torno do edifício da Universidade de Atenas. Dezenas de escolas e faculdades estão ocupadas desde segunda-feira, segundo o Ministério da Educação.
No início da tarde, durante uma manifestação estudantil, jovens lançaram coquetéis molotov contra a polícia, que respondeu com gás lacrimogéneo. A situação logo voltou a se acalmas, mas a tensão persistia.
As fachadas de duas agências bancárias foram danificados por pedradas.
Jovens também fizeram ato em frente ao Parlamento e bloquearam a avenida Syggrou, que une o sul ao centro da capital.
globo.com

Para 2009 Portugal reforça contingente no Afeganistão

O secretário de Estado da Defesa, João Mira Gomes, revelou esta sexta-feira que Portugal vai reforçar o seu contigente militar no Afeganistão, aumentando de 74 para 110 os soldados estacionados naquele país.
“Em 2009, vamos reforçar os efectivos em relação ao número que temos actualmente no Afeganistão, através de uma equipa de ligação e de elementos médicos. Actualmente temos cerca de 70 elementos, o C-130 (destacamento de cerca de 40 elementos e uma aeronave) vai retirar mas, em 2009, esse número subirá para cerca de 110 elementos, portanto vai haver um reforço efectivo da nossa presença”, afirmou Mira Gomes.
O governo português está em Cabul numa visita de um dia às tropas portuguesas na missão da Aliança Atlântica. Estão também agendados encontros com o comandante da NATO-ISAF, o general norte-americano McKiernan, e com o representante da missão das Nações Unidas (UNAMA), Christopher Alexander.
CorreioManhã

Atentado no Iraque mancha fim da festa de Eid Al Adha, com 55 mortos

"Pelo menos 55 pessoas morreram e 95 ficaram feridas", disse à AFP o general Torhane Yussef, número dois da polícia de Kirkuk. Um balanço anterior indicava 45 mortos e 93 feridos.
O ataque aconteceu nas primeiras horas da tarde no restaurante Abdala, um dos maiores da cidade, freqüentado por membros de todas as comunidades locais - sunitas, curdos e turcomanos -, no último dia da festa de Eid Al Adha, a principal do calendário muçulmano. O estabelecimento fica em uma estrada controlada pelos peshmergas (combatentes curdos).
No momento do atentado, vários chefes tribais almoçavam com representantes do presidente iraquiano, Jalal Talabani, que é curdo, para falar sobre a situação em Kirkuk. Nenhum deles ficou ferido, uma vez que a reunião acontecia em outro salão do restaurante, informou à AFP o chefe Ali Hussein al-Juburi. Quatro guarda-costas dos líderes ficaram feridos.
Segundo Abbas Fadel, funcionário do restaurante, um terrorista suicida detonou o cinto de explosivos que trazia junto ao corpo em um salão onde almoçavam várias famílias.
In: AFP

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Bélgica - Autoridades detêm 14 suspeitos da Al-Qaida

As autoridades da Bélgica detiveram, esta quinta-feira, 14 pessoas suspeitas de ligações à Al-Qaida. De acordo com a polícia belga, três dos suspeitos estavam a preparar um atentado suicida. Não se sabe o local do presumível ataque. As autoridades dizem que tanto poderia ser no Iraque ou no Afeganistão como na Europa. Eventualmente, a cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Europeia que tem início em Bruxelas, esta quinta-feira. Razão para terem precipitados as detenções.
Os detidos pertencem a um grupo islamista belga e terão sido treinados na região do Afeganistão ou Paquistão.
TVI

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

EUA - Queda de avião de combate mata três civis

A queda de um avião de combate sobre uma zona residencial causou a morte a três civis em San Diego, nos Estados Unidos.
Imagens captadas por um vídeo-amador, logo a seguir ao acidente, mostram que o F-18 Hornet se preparava para aterrar numa base aérea quando uma aparente falha mecânica forçou o piloto a ejectar-se.
O avião acabou por cair em cima de duas casas. Três pessoas que estavam no interior das casas morreram e uma outra está desaparecida.
O piloto conseguiu ejectar-se a tempo e ficou pendurado pelo pára-quedas numa árvore. O homem foi internado, mas não corre perigo de vida.
Devido aos fumos tóxicos, 20 habitações foram evacuadas, ainda que o avião não transportasse qualquer tipo de armamento.
TVI

Iraque: Londres retira tropas até Junho

O governo britânico está a preparar a retirada total das tropas destacadas no Iraque até ao final de Junho de 2009, revelam as edições desta quarta-feira dos jornais britânicos 'The Guardian' e 'The Daily Mail'.
O jornal 'The Guardian' cita um alto responsável da Defesa, que assegura que Londres começará a retirar o contigente em Março e que os últimos soldados sairão de Bassorá em Junho. O jornal adianta ainda que as tropas britânicas não entregarão às autoridades iraquianas a base instalada naquela cidade, que passará a ser ocupada por soldados norte-americanos.
CorreioManhã