sexta-feira, 9 de abril de 2010

Irão faz alerta aos EUA no dia nuclear nacional

Ahmad Khatami, aliado incondicional de Ahmadinejad, disse que Washington se meterá num «atoleiro» se atacar o Irão. Washington actualmente tenta aprovar um novo pacote de sanções ao Irão na ONU, mas não descarta uma acção militar para impedir que o país desenvolva armas nucleares, intenção que Teerão afirma não ter.
«Se a América tomar uma atitude louca, os seus interesses serão ameaçados por aliados do Irão em redor do globo», disse Khatami, que é membro da poderosa Assembleia de Especialistas, um órgão consultivo do regime islâmico, em preces na Universidade de Teerão.
Não ficou claro a quais aliados Khatami se referia, mas Israel e os EUA acusam o Irão de financiar grupos militantes islâmicos como o Hamas e o Hezbollah, além de grupos armados no Iraque.
Na quinta-feira, um comandante militar do Irão disse que tropas dos EUA estacionadas no Oriente Médio seriam alvo de retaliações em caso de bombardeio norte-americano ao país.
In:Diáridigital

Helicóptero dos EUA cai no Afeganistão e mata 4 pessoas

Três soldados norte-americanos e um civil morreram após a queda de um helicóptero dos Estados Unidos na noite desta quinta-feira (8) no sul do Afeganistão, informou a Otan às agências internacionais de notícias nesta sexta (9).
As circunstâncias da queda ainda não foram esclarecidas.
O helicóptero Bell V-22 Osprey, da Força Aérea dos EUA, caiu na província de Zabul. Segundo a OTAN, há ainda militares feridos, mas o número não foi divulgado.
In:Globo

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Al-Qaeda ameaça Mundial da África do Sul

O campeonato mundial de futebol, que terá início a 11 de Junho e se realizará na África do Sul, é o próximo alvo anunciado pela organização fundamentalista islâmica, Al Qaeda. Em comunicado, a rede terrorista ameaça claramente as selecções de Inglaterra e dos Estados Unidos.
‘Quão fantástico seria poder ver a partida dos Estados Unidos contra a Inglaterra ser transmitida em directo, num estádio cheio de espectadores quando o som de uma explosão retumba nas bancadas, todo o estádio fica de pernas para o ar e o número de cadáveres às dezenas e centenas, se Alá quiser’, afirma o comunicado que se encontra num número recente da revista online da 'Jihad', Mushtaqun Lel Jannah.
A partida referida será disputada no dia 12 de Junho.
Do mesmo modo, ‘todos os países que fazem parte da campanha das cruzadas sionistas contra o Islão’ encontram-se entre os alvos, o que significa que as selecções de França, Itália e Alemanha também estão sob ameaça.
Fonte:Correiodamanha

Irão promete retaliar se houver ataque dos EUA

General Hassan Firouzabadi

O Irão responderá a um ataque militar dos Estados Unidos atingindo tropas norte-americanas estacionadas no Médio Oriente, advertiu hoje chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas iraniano, Hassan Firouzabadi.
«Se a América apresentar uma grave ameaça e tomar qualquer medida contra o Irão, nenhum dos soldados americanos que estiverem actualmente na região regressará aos Estados Unidos com vida», disse Firouzabadi, segundo a agência semi-oficial de notícias Fars.
Estas declarações intensificaram a retórica hostil na semana em que o presidente dos EUA, Barack Obama, excluiu o Irão da nova política que restringe o uso de armas nucleares por parte dos Estados Unidos.
Obama está a insistir para que os membros do Conselho de Segurança da ONU apoiem novas sanções nas próximas semanas para pressionar o Irão a travar o respectivo programa nuclear, que o Ocidente receia que leve à produção de armas nucleares.
Teerão já enviou alertas repetidos a Israel - que sugeriu possíveis ataques militares contra as actividades nucleares do Irão -, afirmando que responderia militarmente a qualquer agressão.
Fonte:Diáriodigital

Exército dos EUA apela a Metallica e Offspring para irritar os talibãns

O exército americano está a usar heavy metal e punk rock para combater os talibãns no Afeganistão. Nas suas incursões em vilarejos rurais no sudeste do país, os soldados dirigem um veículo blindado equipado com auto falantes poderosos, que emitem sons capazes de serem ouvidos num raio de 2 km.
De acordo com um oficial do exército dos EUA, o repertório é escolhido a dedo para irritar os militantes. "Os talibãns odeiam essa música", disse à agência France Presse o sargento destacado especialmente para as "psy ops", ou operações psicológicas, na província de Helmand.
"Alguns locais reclamam, mas é uma forma de fazê-los escolher [um lado na guerra]. E também ajuda a motivar os soldados americanos", disse, depois de uma ronda de várias horas com o veículo em que tocou músicas de bandas como Metallica, The Offspring e Thin Lizzy.
In:Globo

quarta-feira, 7 de abril de 2010

GNR - regresso de 182 elementos de Timor Leste

Foi uma recepção bastante emotiva a que tiveram hoje os 137 elementos da GNR, 44 da PSP e um do SEF que regressaram de uma missão de seis meses em Timor-Leste. Amigos e familiares não quiseram perder a oportunidade de matar saudades logo no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, onde aterrou, pelas 09h00 da manhã desta quarta-feira, o Boeing 767 fretado para trazer o contingente.
O oitavo contingente do Subagrupamento Bravo está integrado na missão das Nações Unidas em Timor-Leste, a qual se destina a garantir a manutenção da paz e a formação de agentes das forças e serviços de segurança daquele país.
Fonte:Correiodamanha

terça-feira, 6 de abril de 2010

Tropas dos EUA matam jornalistas da Reuters no Iraque


Estas imagens foram captadas a 12 de Junho de 2007, mas só agora foram divulgadas.

Sites vendem lugares em bunkers para «apocalipse» de 2012


O mundo vai acabar em 2012. É baseado nesta previsão do calendário Maia que alguns empreendedores nos EUA encontraram uma saída que promete inverter o «destino». Para eles, o fim é apenas o começo de um grande negócio.
Actualmente, lugares em bunkers, os chamados abrigos de sobrevivência, já estão a ser comercializadas por dezenas de milhares de dólares através da Internet.
Um dos exemplos é o site Terravivos, que vende ingressos para um moderno e luxuoso abrigo construído em Barstow, na Califórnia. Segundo os administradores do projecto, a ideia é criar uma nova Arca de Noé. Além de vagas para humanos, os empreendedores prometem, entre outras coisas, conservar amostras de ADN em refrigeradores colocados no bunker.
De olho na ampliação do negócio, a empresa já anunciou obras em outros 20 abrigos. Serão cerca de 4 mil vagas abertas até 2012.
Quem também aproveita o momento é Brian Camden, um dos sócios da Hardened Structures/Hardened Shelters, empresa especializada em construção de abrigos e fortalezas. Segundo Camden, a procura por abrigos aumentou consideravelmente por conta dos desastres naturais previstos para 2012.
Camden afirma que já construiu ou reconstruiu mais de mil abrigos nos EUA, e que actualmente investe em cerca de 100 novos projectos na área. A empresa cobra entre 3 a 5 mil dólares só para visitar um abrigo e fazer o orçamento. Actualmente, o preço de um pequeno bunker a ser construído no quintal de uma casa é de 36 mil dólares.
In:Diáriodigital

Iraque - Chega a 28 o número de mortos após explosões

Vinte e oito pessoas pessoas morreram e 75 ficaram feridas após seis potentes explosões simultâneas em edifícios residenciais localizados na região noroeste de Bagdá nesta terça-feira (6), informam fontes do Ministério do Interior.
Dois edifícios, um situado no bairro de Al Shola e o segundo em Yokuk, teriam desabados em consequência das explosões. Foram alvos também os bairros Al Shorta al Raba, Al Amel, e Al Salihiya. Ao menos sete prédios foram atingidos. As forças de segurança se deslocaram aos locais dos ataques e isolaram a região.
O número de mortos e de feridos foi atualizado, mas ainda não é preciso e pode aumentar, segundo as agências internacionais. Não está claro se as explosões foram controladas à distância ou detonadas por suicidas.
In:Globo

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Novo contingente da GNR partiu para Timor

Da base aérea de Figo Maduro partiram hoje 126 militares que vão render os efectivos do oitavo Sub-agrupamento Bravo integrados na força das Nações Unidas, também composto por 140 elementos da GNR.
Há uma semana, partiu para Díli um grupo avançado, com 14 elementos da GNR, para preparar a rendição dos militares no território timorense.
No grupo que hoje partiu, além dos 126 militares da GNR, foram também 39 elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP), um elemento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e uma civil timorense.
In:Lusa / SOL

Camiões da NATO incendiados por taliban

Oito camiões-cisterna vazios, que regressavam do Afeganistão, onde fornecem combustível às forças da NATO, foram esta segunda-feira incendiados por rebeldes taliban na zona Oeste do Paquistão.
"Eles lançaram 'cocktails Molotov' e 'rockets' contra camiões, dos quais oito ficaram destruídos", disse Shafeerullah Wazir, chefe de administração local.
Não há a registar qualquer vítima dado que os camiões estavam vazios na altura do ataque, garantiu Rehan Gul Khattak, outro responsável da administração de Khyber, que atribuiu os ataques a "talibans".
In:Correiodamanha

domingo, 4 de abril de 2010

Explosões de carros-bomba deixam mais de 30 mortos em Bagdá

Fumo cobre o céu de Bagdá depois de explosão. (Foto: Sabah Arar/AFP)
Pelo menos 32 pessoas morreram neste domingo (4) em Bagdá após três fortes explosões provocadas por carros-bomba, segundo a polícia iraquiana. O número de feridos passa de 100.
Dois dos atentados aconteceram no bairro de Al Mansur, no oeste da capital, e o outro em Al Salehiya, no centro da capital.
Um dos atentados do bairro de Al Mansur foi perpetrado numa região onde há embaixadas de países árabes e de outras nações, segundo a policia.
In:Globo