sábado, 1 de março de 2008

MAI garante reforço no combate aos crimes violentos

O ministro da Administração Interna disse hoje estar confiante que a Polícia Judiciária vai descubrir o autor do disparo que matou uma mulher em Sacavém e garantiu que o Governo está atento às novas formas de criminalidade violenta.
Sexta-feira ao fim da tarde, uma mulher entre 30 e 40 anos foi atingida por um tiro, tornando-se na quinta vítima de morte violenta numa semana no concelho de Loures.
Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia do Dia da Protecção Civil, que decorreu em Lisboa perto do Mosteiro dos Jerónimos, Rui Pereira aproveitou para manifestar o seu «profundo repúdio» por mais este crime, manifestando toda a sua confiança no trabalho da Polícia Judiciária para que consiga «trazer os responsáveis por este crime à justiça para serem punidos».
O ministro da Administração Interna aproveitou para garantir que «as forças de segurança portuguesas tudo estão a fazer em todos os domínios para evitar crimes desta natureza, por exemplo, em zonas onde se tem verificado um risco mais elevado» e garantiu que esse trabalho será reforçado.
«Estamos atentos à necessidade de criar programas de prevenção para fenómenos como o carjacking, que exigem respostas especiais...», disse.

Faixa de Gaza: 32 mortos e 75 feridos em incursão militar

Trinta e dois palestinianos, a maioria mulheres e crianças, morreram hoje de manhã durante uma incursão militar israelita no norte da Faixa de Gaza, segundo um novo balanço de fontes médicas citadas pela AFP.
As mesmas fontes adiantaram que a operação terrestre do exército israelita numa área próxima do campo de refugiados de Yabalia, no norte da Faixa de Gaza, provocaram ainda pelos menos 75 feridos, 15 dos quais em estado grave.
Com os sangrentos acontecimentos de hoje, um dos dias mais mortíferos dos últimos meses em território palestiniano, ascende a 65 o número de palestinianos mortos desde quarta-feira passada na ofensiva militar israelita na Faixa de Gaza, que também já causou 150 feridos.
Desde 2000 a violência entre israelitas e palestinianos já causaram a morte a 6.229 pessoas, a maior parte palestinianos.
Fonte:Diário Digital / Lusa

Hamas ameaça resposta aos ataques israelitas

A Faixa de Gaza protestou ontem contra três dias de raides israelitas .
Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se ontem em diversas localidades da Faixa de Gaza contra os raides israelitas que, desde quarta- -feira, já provocaram 33 mortos palestinianos. Contra estes ataques, os dirigentes do Hamas prometeram intensificar os bombardeamentos de Israel com rockets.Um dos responsáveis do movimento radical que controla Gaza afirmou que "160 mil israelitas estão sob a ameaça dos rockets da resistência". O chefe do Governo do Hamas, Ismail Haniyeh, declarou por seu turno que estava em curso uma verdadeira guerra lançada por Israel.
Entre as vítimas estão quatro crianças atingidas por estilhaços de um míssil, enquanto jogavam futebol, em Jabaliya; além de um bebé de seis meses e uma rapariga egípcia, de 13 anos, que estava do lado egípcio da fronteira e que foi atingida na cabeça por um tiro. Ontem, segundo o exército israelita, foram disparados 13 rockets contra Israel, a partir da Faixa de Gaza, e cinco atingiram Sderot.
Leia mais em:
Hamas ameaça resposta aos ataques israelitas
In:DN Online

Navio de guerra "USS Cole"

Washington anunciou que o navio de guerra 'USS Cole' tinha sido deslocado de Malta para o largo do Líbano, alegadamente pela inquietação gerada pela situação no país. O primeiro-ministro libanês, Fuad Siniora, afirmou que não pediu qualquer apoio naval e o Hezbollah disse que se trata de uma grave ingerência dos EUA.A decisão foi tomada, segundo os EUA, devido ao receio de um novo conflito entre o Exército israelita e as forças da organização libanesa radical Hezbollah.O Líbano continua a braços com uma crise política profunda entre a maioria, apoiada pelo Ocidente, e a oposição, apoiada pela Síria e pelo Irão. O envio do cruzador é também uma "manifestação de apoio à estabilidade regional", de acordo com os EUA.
Leia mais em:
Navio de guerra dos EUA gera nova polémica
In:JN Online

Agentes do Porto e de Lisboa vigiam-se uns aos outros

A tensão entre a Judiciária e o Ministério Público cresce de tom. A equipa constituída pelo procurador-geral para investigar a noite do Porto foi vigiada por agentes da PJ nortenha. E o ministro da Justiça vai ter de escolher entre Pinto Monteiro e Alípio Ribeiro. A Polícia Judiciária (PJ) do Porto tinha sob escuta e vigilância um suspeito que estava a colaborar com a equipa especial da magistrada Helena Fazenda, nomeada pelo procurador-geral da República (PGR) para investigar os crimes ocorridos naquela cidade.
Segundo o SOL apurou, quando os agentes da equipa especial receberam o suspeito em Lisboa, onde vinha prestar declarações, surpreenderam em flagrante colegas seus das equipas de vigilância, que o seguiam. Estes explicaram que tinham recebido ordens do Porto.
A equipa de Helena Fazenda participou tudo ao PGR. Para a magistrada, a situação era clara: a Judiciária do Porto estava a desenvolver actividades de investigação com o mesmo objecto, sem o seu conhecimento e desobedecendo às directivas do PGR.
Leia mais em:
Polícias brincam às escondidas
In:Sol

Brasil: Polícia apreende 600 quilos de mineral radioactivo

A Polícia Federal brasileira anunciou hoje a apreensão de 600 quilogramas de torite, um mineral radioactivo que pode ser usado na indústria nuclear e que é extraído ilegalmente de uma jazida no Norte do país.
Segundo explicou a Polícia, o carregamento foi apreendido durante uma incursão dos agentes no Rio Araguarí, no Estado de Amapá, que tem fronteira com a Guiana francesa.
"Um teste feito com um contador Geiger verificou o alto nível de radiação, o que leva a crer que se trata de torite", disse a Polícia Federal num comunicado de imprensa.
O minério estava em 20 sacos de 30 quilogramas cada um.
Hoje, foram cumpridos os mandados de captura emitidos por um juiz federal de Amapá e entre os detidos está um homem que guardava mais minério radioactivo e admitiu estar disposto a vendê-lo ao preço de 200 a 300 dólares o quilograma, acrescenta o comunicado.
A torite, como o urânio, é um mineral altamente radioactivo cuja exploração no Brasil é monopólio do Estado.
Em Junho de 2004, numa operação semelhante, foram apreendidos 18 sacos de minério de tório, também em Amapá.
Em 2006, foram também confiscados 600 quilogramas do minério nas cidades de Pedra Branca e de Porto Grande.
A torite contém 75 por cento de tório, 7,5 por cento de urânio e 10 por cento de óxido de chumbo.
O tório é usado para elaborar produtos de cerâmica e ligações de metais utilizados na indústria aeroespacial. Mas também se pode converter em combustível nuclear.
In:Expresso.pt

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Polícia sérvia abandona funções no Kosovo

A Polícia sérvia do Kosovo abandonou esta sexta-feira as suas funções, recusando servir a autoridade do novo Estado que não reconhece. Os 126 agentes pediram para ser colocados sob o comando da missão da ONU no novo país (Minuk).
"Os polícias sérvios pedem para estar sob o comando da Minuk e não do Serviço de polícia kosovar (KPS), como acontecia até agora", anunciou o porta-voz da polícia kosovar, Veton Elshani.
In:CorreiodaManhã

Kosovo: tumultos preocupam militares portugueses

A tensão política no Kosovo e o aumento do risco de tumultos são algumas das preocupações dos militares portugueses que esta sexta-feira receberam o estandarte para irem para os Balcãs em Março, noticia a Lusa.
«A situação está mais instável do que estava antes da declaração unilateral de independência», reconheceu o tenente-coronel Serra Pedro, que comanda o primeiro Batalhão de Infantaria Pára-quedista, que parte no próximo mês para o Kosovo.
Falando aos jornalistas no final da cerimónia de entrega do estandarte nacional ao batalhão que irá funcionar como reserva táctica das tropas da Nato na zona (Kfor), o militar português salientou que o «treino operacional não sofreu nenhuma alteração» até porque ele já inclui combate militar e controlo de tumultos.
«Estamos todos ansiosos para partir para a missão seja qual for a situação que vamos encontrar no local», mas a recente declaração de independência fez aumentar o nível de incerteza bem como as expectativas dos soldados, admitiu o responsável da força que irá substituir no terreno o segundo Batalhão da Brigada Ligeira de Intervenção.
«Toda a gente fala, ao seu nível, sobre o que se está a passar, mas está muito fresca a declaração de independência e penso que tudo é possível, quer um aumento da violência ou um desaparecimento total da violência», acrescentou Serra Pedro.
Dos 290 militares portugueses que vão ser enviados, dez são mulheres e esta força terá uma capacidade de prontidão muito grande, respondendo a qualquer ordem do comando da Nato.
Leia mais em:
Kosovo: tumultos preocupam militares portugueses

Notícias relacionadas:
Kosovo: dezenas de agentes sérvios desertam
Kosovo: posição dos EUA é «cínica»
In:PortugalDiário

Príncipe Harry vai ser retirado do Afeganistão

O príncipe Harry vai ser retirado do Afeganistão, onde está a combater há dez semanas, depois da violação do embargo sobre o seu destacamento por um site norte-americano, anunciou hoje o Ministério da Defesa britânico.
Harry, terceiro na ordem de sucessão ao trono de Inglaterra, é o primeiro membro da família real a ser enviado para a linha da frente num conflito desde que o tio, o príncipe André, combateu na Guerra das Malvinas/Falkland, em 1982.
A casa real tinha um acordo com os media britânicos e internacionais prevendo um embargo da informação até que Harry terminasse a missão no Afeganistão, de quatro meses, com o objectivo de proteger a sua segurança e a dos seus camaradas.
Como contrapartida, vários jornalistas puderam deslocar-se ao Afeganistão e ver o príncipe em acção.
Todavia, o site norte-americano Drudge Report divulgou a informação, obrigando o Ministério de Defesa britânico a confirmar a informação.
In:Diário Digital / Lusa

Rio Janeiro: 11 mortos em disputas entre traficantes e polícias

Pelo menos 11 pessoas foram hoje mortas, no Rio de Janeiro, em disputas entre traficantes rivais e polícias, divulgaram fontes oficiais.
Na primeira acção violenta, seis supostos criminosos que seguiam em três veículos morreram numa troca de tiros com polícias, na Zona Norte da cidade.
Segundo testemunhas, os bandidos da favela do Morro dos Macacos dirigiam-se ao Morro do Dezoito, também na Zona Norte, com o objectivo de invadir o local e expulsar uma facção rival.
Na deslocação entre os dois morros, foram interceptados por viaturas da polícia, de que resultou intenso tiroteio.
Na Linha Amarela, a principal via de ligação entre as zonas Norte e Oeste da cidade, um polícia foi morto com pelo menos 30 tiros, numa tentativa de assalto.
Natan Evaristo da Silva, que teria reagido à tentativa de assalto, trabalhava na equipa de segurança do Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.
In:DiárioDigital

Abkházia mobiliza forças armadas por recear invasão georgiana

O Presidente da Abkházia, Serguei Bagapch, anunciou hoje a mobilização parcial das forças armadas do território separatista da Geórgia, devido a receios de uma invasão militar georgiana.
«Isso deve-se aos receios de que os militares georgianos possam atravessar a fronteira«, justificou Bagapch, citado pelas agências russas.
Segundo disse, «a agudização da situação está ligada às últimas declarações do Presidente da Geórgia, Mikhail Saakachvili, que revelou a intenção de libertar o jornalista georgiano detido pelas forças da ordem da Abkházia e devido ao incidente na região de Galski, onde foi destruído à bomba um veículo do Ministério do Interior da província».
«A Geórgia está a concentrar tropas na fronteira e nós respondemos de forma análoga», acrescentou Bagapch.
Além disso, o general Anatoli Zaitsev, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Abkházia, anunciou que o comando militar decidiu, pelas mesmas razões, antecipar o início de manobras militares.
In:DiárioDigital

Termina ofensiva turca no Iraque

A ofensiva militar turca executada no norte do Iraque, desde o passado dia 21 de Fevereiro, contra os insurrectos curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), terminou ontem, quinta-feira.
O fim da ofensiva foi noticiado esta sexta-feira pela cadeia de televisão turca ‘NTV’, sem divulgar a fonte de informação.De acordo com o último balanço avançado quinta-feira pelo Estado turco, na vasta operação levada a cabo pelo exército turco, com auxilio de aviação, foram mortos 237 rebeldes.
Por seu turno, o último balanço apresentado no passada quarta-feira pelo PKK indica que pelo menos 108 soldados terão sido mortos, sem precisar o número de rebeldes abatidos.O fim da incursão no norte do Iraque é anunciada, depois de na passada terça-feira o governo iraquiano a ter condenado, qualificando a mesma como “unilateral e inaceitável”.O conflito curdo na Turquia já tirou a vida a 37 mil pessoas, desde a insurreição em 1984 dirigida pelo PKK, considerado como uma organização terrorista pela Turquia, União Europeia e Estados Unidos da América.
In:CorreiodaManhã

Atentado no Paquistão mata dezenas

Pelo menos 15 pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas esta sexta-feira num atentado suicida na localidade de Mingora, no noroeste do Paquistão.
Um homem fez-se explodir durante as exéquias de um responsável da Polícia, às quais assistiam centenas de pessoas, indicaram os serviços de segurança paquistaneses.
In:CorreiodaManha