sábado, 28 de março de 2009

Paquistão - Ataque contra terminal de transportes

Um grupo de indivíduos suspeitos de serem combatentes extremistas dispararam este sábado de madrugada rockets contra um terminal de transportes no Noroeste do Paquistão, utilizado para abastecer soldados da NATO que actuam no Afeganistão.
De acordo com a polícia local, pelo menos 12 contentores foram destruidos durante o ataque ao terminal Farhad, de Peshawar, capital da Província da Fronteira Noroeste.
Segundo um oficial da polícia local, Zahur Khan, os guardas ainda abriram fogo contra os atacantes, mas eles conseguiram fugir.O ataque de hoje em Peshawar ocorre menos de um dia depois de um bombista suicida se ter feito explodir numa mesquita da zona de Khyber, matando 57 pessoas e ferindo muitas mais, de acordo com os último balanço das autoridades.
CorreioManhã

quarta-feira, 25 de março de 2009

Bomba mata civis no Afeganistão

A explosão de uma bomba colocada numa estrada destruiu, esta quarta-feira, uma camioneta que transportava civis, causando sete mortos e nove feridos em Sabari, na província oriental de Khost, no Afeganistão.
De acordo com uma fonte policial local, a deflagração ocorreu quando a camioneta passava numa estrada também utilizada por tropas estrangeiras e afegãs. As autoridades atribuem o atentado bombista aos rebeldes taliban.
CorreioManhã

Brasil - Turistas sob fogo no Rio de Janeiro

Os habitantes de cinco dos mais conhecidos bairros do Rio de Janeiro e milhares de turistas estrangeiros estiveram sob fogo cruzado durante três intermináveis dias, enquanto bandos rivais de traficantes de droga se enfrentavam a tiro e com a polícia. Pelo menos seis alegados traficantes morreram, 12 foram presos e ficaram feridos um número ainda não determinado de criminosos e também de pessoas inocentes. Escolas, lojas e hotéis foram total ou parcialmente encerrados.
O tiroteio começou no final da noite de sábado, quando dezenas de narcotraficantes da favela da Rocinha, na Gávea, armados com pistolas, metralhadora e granadas, invadiram uma favela rival, conhecida como Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana (bairro onde se localiza a maior parte dos hotéis turísticos do Rio), para tentarem dominar o comércio de droga local. Durante a madrugada e dia de domingo intensos tiroteios foram ouvidos no local e centenas de balas atingiram prédios em Copacabana, Botafogo, Jardim Botânico, Lagoa e Humaitá.
O dia mais crítico, no entanto, foi segunda-feira, quando os invasores, frustada a tentativa de ocupação da favela, tentaram sair da Ladeira dos Tabajaras e foram recebidos à bala pela polícia, que os esperava na rua Santa Clara, uma das mais movimentadas de Copacabana.
Ao longo do dia sucederam-se novos confrontos armados, que se estenderam por diversos bairros, deixando completamente apavoradas milhares de pessoas.
CorreioManhã

terça-feira, 24 de março de 2009

Londres vai preparar 60 mil para combater terrorismo

O Reino Unido vai preparar mais de 60 mil trabalhadores de diversas áreas para fazer frente à ameaça terrorista, seguindo uma nova e extensa estratégia do governo divulgada esta terça-feira.
Segundo a ministra do Interior britânica, Jacqui Smith, «uma ampla gama de pessoas tem que estar preparada, a fim de manter a vigilância diante de uma ameaça de ataque». «As pessoas devem saber o que fazer neste caso».
A nova estratégia vem a público poucos dias antes da cimeira do G20, que começa no próximo dia 2 em Londres. A nova estratégia é considerada a mais exaustiva elaborada até agora pelo governo do Reino Unido para combater a ameaça terrorista.
«Não acho que enfrentar o terrorismo seja algo possível de fazer unicamente com a polícia e as agências de segurança, apesar de o fazerem de maneira brilhante», disse Smith.
De acordo com a nova estratégia, intitulada «Contest 2», a rede terrorista Al Qaeda deve fragmentar-se diante da pressão e dos esforços internacionais, «mas ainda é capaz de conduzir ataques terroristas significativos».
Diário Digital

França paga indemnizações a vítimas

O Governo francês vai pagar uma primeira indemnização de 10 milhões de euros às pessoas afectadas pelos ensaios nucleares realizados entre 1960 e 1996 no Sahara argelino e na Polinésia francesa, anunciou o ministro da Defesa, Hervé Morin.
De acordo com o governante, será constituída uma comissão independente, integrada por médicos e presidida por um magistrado, que se encarregará de estudar caso por caso as situações de 150 mil trabalhadores civis e militares lesados.
CorreioManhã

segunda-feira, 23 de março de 2009

Avião despistou-se em Istambul

Um avião de passageiros ucraniano saiu esta segunda-feira da pista ao aterrar no aeroporto internacional de Istambul, sem causar feridos, no último de quatro acidentes ocorridos nas últimas horas em diferentes países.
Segundo a cadeia de televisão CNN-Turk, a roda da frente do Tupolev atolou-se na lama no final da pista, mas não provocou danos no avião nem nos passageiros e tripulantes.
Nas últimas horas já tinham sido relatados outros 3 acidentes de aviação. Nos Estados Unidos, um avião que levava a bordo 17 pessoas despenhou-se num cemitério em Butte, Montana, vitimando todos os seus ocupantes. Em Tóquio, um avião de carga da empresa de transportes norte-americana Fed Ex despenhou-se ao aterrar no aeroporto de Narita. Neste aparelho viajavam apenas piloto e co-piloto, que acabaram por perder a vida. Um outro avião teve de efectuar uma aterragem de emergência na ilha de Batam, a oeste da Indonésia, devido a uma falha no motor, mas não se registaram feridos.
CorreioManhã