sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Força dos EUA no mundo irá decair, diz inteligência EUA

A força económica, militar e política dos Estados Unidos no mundo deve decair nas próximas duas décadas, indica um relatório de agências de inteligência norte-americanas hoje divulgado.
O relatório foi produzido pela National Intelligence Council (NIC), entidade que coordena o trabalho de todas as agências de inteligência do país.
O texto também afirma que a actual crise financeira é o começo de uma grande mudança na economia global, com transferência de lucros do Ocidente para o Oriente e enfraquecimento do dólar.
A divulgação do documento da NIC coincide com a transição do governo de George W. Bush para o presidente eleito, Barack Obama, nos EUA.
«Os próximos 20 anos de transição para um novo sistema estão cheios de riscos», refere o relatório Global Trends 2025 (Tendências Mundiais 2025).
O relatório é elaborado de quatro em quatro anos, sempre coincidindo com a posse de um novo presidente norte-americano. O documento prevê que até 2025 o mundo pode tornar-se um lugar mais perigoso, com menos acesso das populações à comida e água.
CONTINUA ...
Diário Digital

Lisboa - Protecção Civil testa resposta a sismo

A Protecção Civil vai testar, a partir desta sexta-feira e até domingo, a resposta das autoridades a um possível terramoto em Lisboa. Para este exercício, vão ser evacuados diversos edifícios, como o Centro Comercial Colombo, o Metro de Telheiras, assim como várias empresas e universidades.
A simulação conta ainda com incêndios e quedas de viaturas no Tejo e a falha das comunicações.
Os exercícios vão também obrigar a condicionamentos de trânsito em algumas zonas da cidade, como o Campo Grande, a rua Maria Pia ou, no sábado, a zona do Campo das Cebolas. Além de Lisboa, os simulacros vão ainda ser feitos em Santarém e Setúbal.
TVI

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Bombista ataca base da NATO no Afeganistão

Um carro com um bombista suicida atacou uma base da NATO no Leste do Afeganistão, provocando algumas baixas, segundo o porta-voz da força da NATO.“Temos baixas, mas não sabemos quantas”, disse o porta-voz, referindo-se à Força Internacional de Assistência e Segurança da NATO.O bombista fez-se explodir junto ao portão da base, disse um responsável distrital afegão da província de Khost.

Incêndio deflagra em aeroporto de Berlim

Um incêndio de grande dimensão deflagrou, esta quinta-feira, no Aeroporto de Tegel, em Berlim, na Alemanha.
Por causa do fumo que dificulta as aterragens, as autoridades foram obrigadas a desviar os voos para outro aeroporto da capital alemã.
As chamas surgiram na zona militar de Tegel. Para já ainda não se conhece a origem do fogo. A polícia alemã diz que não há vidas em perigo.
O Aeroporto de Tegel é o maior de Berlim.
TVI

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Míssil atribuído aos EUA destrói casa e mata seis em região tribal do Paquistão

Moradores observam o que restou de uma casa atingida por um míssil supostamente americano nesta quarta-feira (19) na vila de Indi Khel, próximo da cidade paquistanesa de Bannu. Seis pessoas morreram, duas delas combatentes ilegais, segundo uma fonte do Exército do Paquistão. O comando militar nos EUA não confirma nem desmente a autoria do ataque. A área atingida, numa região tribal próximo à fronteira com o Afeganistão, é local de actuação de militantes ligados ao Talibã e à al-Qaeda.
globo.com

Ataques de piratas somalis incontroláveis

Os ataques perpetrados por piratas somalis que infestam as águas do Golfo de Aden tornaram-se "incontroláveis", advertiu esta quarta-feira o Gabinete Marítimo Internacional (BMI), que já registou 95 ataques na região desde o início do ano, que resultaram na captura de 36 navios, entre os quais o superpetroleiro saudita ‘Sirius Star’, sequestrado no passado fim-de-semana.
"A situação observada estas últimas semanas faz ressaltar um aumento anormal dos actos de violência e das apreensões de navios, apesar do reforço da segurança na região", assinalou Natal Choong, director do Centro de observação da pirataria do BMI, com sede em Kuala Lumpur, acrescentando que “na ausência de dissuasão, devido aos poucos riscos e com a perspectiva de lucros elevados para os piratas, os ataques vão continuar".
De acordo com este responsável do BMI, “a situação é já incontrolável”, pelo que apela aos Estados Unidos da América e à comunidade internacional que actuem no sentido de “fazer cessar esta ameaça".
O sequestro, no passado fim-de-semana, do superpetroleiro ‘Sirius Star’, com 318 toneladas e uma carga avaliada em mais de 100 milhões de dólares, é a operação mais ousada dos piratas somalis, constituindo um desafio para a força marítima internacional que deve proteger o tráfego comercial na região.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Venezuela - Milhares de pessoas assassinadas

Pelo menos 8.400 pessoas foram assassinadas na Venezuela durante os fins-de-semana no período compreendido entre Janeiro e 15 de Novembro de 2008, segundo dados divulgados esta terça-feira por uma organização de Direitos Humanos.
Os dados tornados públicos indicam que os Estados mais perigosos são o Distrito Capital (Caracas e localidades vizinhas), Carabobo, Lara, Bolívar e Zúlia, zona onde residem muitos emigrantes portugueses.
A maioria dos assassínios decorre da resistência das vítimas aos assaltantes ou de situações relacionadas com assaltos à mão armada.
CorreioManhã

Talibã ameaçam a capital francesa

Os Talibã ameaçam levar a cabo acções contra Paris, se os franceses não retiraram as tropas do Afeganistão. As ameaças foram feitas num vídeo difundido na segunda-feira pela cadeia de televisão árabe al Arabiya.
Os Talibã reivindicaram ainda a operação que provocou a morte de 10 soldados franceses no dia 18 de Agosto, perto de Cabul. A al Arabiya não indicou nem quando nem como chegou o vídeo.
Um chefe militar Talibã, identificado com Faroug, diz que os franceses vão «ouvir a resposta Talibã em Paris» casos as tropas franceses não se retirem do Afeganistão.
A França destacou 2600 militares para o Afeganistão integrados na Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da NATO.
TVI

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Iraque - Atentado provoca pelo menos 15 mortos

Pelo menos quinze pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na explosão de um carro-bomba em Bagdad. A violência não parece abrandar no Iraque. Nos últimos dias sucedem-se atentados que continuam a ceifar vidas.
Este domingo, um bombista suicida fez explodir um carro armadilhado causando 15 mortos, sete dos quais polícias. O alvo foi um posto de controlo policial numa estrada em Diiala, uma província a Norte de Bagdad, onde os operacionais da Al Qaida continuam activos.
O ataque acontece no mesmo dia em que o Governo iraquiano aprovou o acordo de permanência das forças norte-americanas no país. Todas a tropas internacionais terão de abandonar as cidades e vilas, até 30 de Junho de 2009 e deixar definitivamente o país antes de 30 de Dezembro de 2011. Uma decisão já saudada pela Casa Branca.
TVI

Detido chefe do aparelho militar da ETA

Mikel Garikoitz Aspiazu Rubina, conhecido como "Txeroki", considerado o responsável máximo pelo aparelho militar da ETA, foi detido na companhia de uma mulher pela Polícia francesa durante uma operação policial desencadeada em Cauterets, uma localidade na região dos Altos Pirinéus, no sudoeste da França.
De acordo com informações reveladas na imprensa espanhola, a operação policial, realizada durante a madrugada desta segunda-feira, foi coordenada desde Paris com informação prestada pelas autoridades espanholas. Na altura da detenção, "Txeroki" e a sua acompanhante estavam a dormir e encontravam-se armados.
As autoridades atribuem a Mikel Garikoitz Aspiazu Rubina a responsabilidade pelo atentado da ETA no aeroporto de Barajas, em Dezembro de 2006, no qual morreram dois cidadãos equatorianos, sendo igualmente suspeito dos homicídios de dois guardas espanhóis em Capbreton, no sudoeste de França, em Dezembro de 2007, quando efectuavam uma missão secreta.

EUA: Pela primeira vez na história do Exército americano - Mulher general de quatro estrelas

A primeira mulher general de quatro estrelas, a mais alta patente militar do Exército norte-americano, foi empossada numa cerimónia no Pentágono. Ann E. Dunwoody, de 55 anos, vai assumir em Fort Belvior a chefia do Comando da Logística, que tem a seu cargo os equipamentos e o armamento.
"As portas continuam a abrir-se para os homens e mulheres de uniforme", comentou Ann a propósito do carácter histórico da sua nomeação. Nascida em 1953 em Nova Iorque, no seio de uma família com tradições militares, Ann iniciou a carreira há 33 anos em Fort Sill, tendo-se tornado na primeira mulher comandante de um batalhão, na 82ª Divisão Aerotransportada. Licenciada em Educação Física, especializou-se em Logística no Exército e esteve destacada na Arábia Saudita durante a Guerra do Golfo.
As Forças Armadas norte-americanas têm 57 mulheres no activo (e 47 na reserva) com a patente de general ou almirante, das quais cinco são tenentes-generais ou vice-almirantes, o equivalente na Marinha às três estrelas do Exército. General de quatro estrelas é a mais alta patente na hierarquia militar dos Estados Unidos da América.