sábado, 5 de abril de 2008

Iraque ordena cessar prisões para permitir que rebeldes entreguem armas

O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al Maliki, ordenou nesta sexta-feira, pela terceira vez em menos de duas semanas, que cessem as detenções e revistas de suspeitos "para dar-lhes a oportunidade que se rendam e entreguem as armas", informou a televisão pública.
"O primeiro-ministro ordenou parar as buscas e perseguições em todo o país para dar aos arrependidos uma nova oportunidade", disse num comunicado oficial.
"Quem responder positivamente será garantida a sua segurança, mas quem voltar a pegar em armas será castigado", diz o comunicado.
Em entrevista colectiva em Bagdá, Maliki ressaltou que as forças de segurança iraquianas demonstraram ser capazes de realizar a sua missão sem a ajuda das forças americanas.
"Começamos em Basorá e agora devemos estender as operações a todas as partes do Iraque. Temos de dar uma lição a esses criminosos para que se dêem conta de que devem actuar sob a lei. Portanto, continuaremos a persegui-los por todo o Iraque", disse Maliki.
In FolhaOnline

Canadá já perdeu 82 soldados no Afeganistão

Oitenta e dois militares canadianos já perderam a vida no Afeganistão.
A última vítima foi o soldado Terry John Street, morto na sexta-feira, informou o Ministério da Defesa do Canadá.
“O soldado Terry John Street perdeu a vida quando o seu veículo foi alvo do que se suspeita ser um engenho explosivo artesanal”, revelou o Exército em comunicado, acrescentando que o atentado teve lugar às 18h15 locais no distrito de Panjwayi, quando a unidade de Terry John Street realizava uma operação.
In Correio da Manhã

Piratas na posse de veleiro de luxo

Piratas apoderaram-se, ontem, de um grande veleiro de luxo francês, o Ponant, que cruzava os mares sem passageiros ao largo da Somália, uma zona considerada perigosa, e retêem a bordo três dezenas de tripulantes.
O Ponant "foi vítima de uma acto de pirataria no início da tarde quando navagava entre a Somália e o Iémen", declarou o capitão de mar e guerra Christophe Prazuck, do estado-maior das Forças Armadas em Paris.
"Tanto quanto sabemos, nenhum tiro foi disparado", disse, precisando que o veleiro "navegava sem passageiros a bordo".
O ministro da Defesa francês, Hervé Morin, indicou que "haverá 32 tripulantes, na grande maioria franceses, e provavelmente também pessoas de nacionalidade ucraniana".
O navio voltava das Seychelles sem passageiros e dirigia-se para o Mediterrâneo quando foi atacado no Golfo de Aden, indicou, por seu lado, o armador do barco, a companhia CMA-CGM.

Comandos Alemães treinam colegas Líbios

Comandos especiais da polícia e do exército alemães deram instrução a polícias da Líbia nas horas vagas, a troco de elevados honorários, e vão ser alvo de procedimentos disciplinares, revelou ontem o jornal "Westfalen Blatt".
O ministro do Interior da Renânia Westfália, Ingo Wolf, já fez uma queixa-crime contra os referidos polícias e considerou o seu comportamento "inaceitável". Wolf confirmou, entretanto, que pelo menos oito polícias renanos, membros dos SondereinsatzKommanden (Comandos Especiais de Intervenção) de Bielefeld, Colónia e Essen estão envolvidos no caso.
O ministro já accionou processos disciplinares contra os agentes, por violação de segredos profissionais e do dever de segredo em missão das forças de segurança. Os processos serão conduzidos pelo Ministério Público de Dusseldorf, foi também anunciado.
A polícia judiciária renana teve os primeiros indícios do envolvimento de polícias na instrução de colegas líbios há 10 meses, encarregando a polícia de Dusseldorf de investigar. Segundo o "Westfalen Blatt", além de polícias do SEK, participaram também membros do GSG 9, grupos de operações especiais do exército, de várias zonas do país na instrução de polícias líbios.
Um porta-voz do Ministério da Defesa confirmou já que foi aberto um processo disciplinar a um militar suspeito de ter participado na referida acção e que o soldado em questão está actualmente suspenso.
In http://jn.sapo.pt/

TIMOR - Xanana Gusmão dá ordem para disparar sobre Gastão Salsinha

"Chegou a hora" de capturar Gastão Salsinha
O primeiro-ministro timorense diz que já chega, Gastão Salsinha tem que ser capturado seja a que preço for. As ordens são para disparar contra o ex-tenente que a 11 de Fevereiro liderou a emboscada à coluna onde seguia Xanana Gusmão.
“Agora já há ordem para disparar”, declarou o primeiro-ministro timorense.
“Decidimos que chegou a hora e a partir de dia 9 as forças conjuntas vão começar a operação”, afirmou Xanana Gusmão. “Não vai haver mais tolerância. Tem que se dizer à população que já acabou a brincadeira. O Salsinha tem de se render ou expor-se a combate”, acrescentou.
Com a morte de Alfredo Reinado no atentado, a 11 de Fevereiro, ao Presidente da República de Timor, José Ramos-Horta, Gastão Salsinha passou a liderar o grupo de fugitivos que, há quase dois meses, se tem movimentado nas áreas montanhosas de Ermera e Bobonaro (Oeste).
“Vamos por de sobreaviso a população da área, que não deve sair de casa nos dias da operação. Se saírem e forem vistos a fugir das forças, vão ser alvejados”, revelou o chefe do Governo timorense.
Os comandante da operação “Halibur” de captura a Salsinha deslocaram-se, hoje, a Maubisse (Oeste), para participar numa cerimónia religiosa e aproveitaram a ocasião “para explicar aos muitos jovens presentes a estratégias das autoridades”.
Para amanhã está marcado um encontro entre os comandantes da operação “Halibur” no terreno e o primeiro-ministro timorense.
In rtp.pt

Texas - 52 raparigas resgatadas de seita polígama

Cinquenta e duas raparigas, 18 das quais suspeitas de terem sido abusadas sexualmente, foram resgatadas pelas autoridades norte-americanas de um complexo, no Texas, de uma seita religiosa que promove a poligamia. As investigações tiveram início depois de uma adolescente de 16 anos ter denunciado que sofreu abusos sexuais e psicológicos naquela colónia.
As raparigas libertadas têm idades compreendidas entre os seis meses e os 17 anos e eram mantidas isoladas do mundo exterior num rancho perto de Eldourado, pertencente à Igreja Fundamentalista dos Santos dos Últimos Dias.
As 18 raparigas que terão sido sexualmente abusadas estão sob a custódia das autoridades, enquanto que as restantes foram transportadas para centros de acolhimento.
A colónia em causa foi fundada pelo líder de uma seita mormon, Warren Jeffs, há cerca de quatro anos.
Jeffs, que figura na lista das pessoas mais procuradas pelo FBI, acusado de arranjar casamentos entre menores e homens maiores e casados, foi condenado o ano passado a dez anos de prisão por forçar uma jovem de 14 anos a casar com o seu primo de 19 anos, tendo sido ainda acusado de ser cúmplice de violação. O líder religioso aguarda ainda julgamento, no Arizona, por quatro acusações de incesto e conduta sexual com uma menor.

Venezuela: Polícias transportavam droga em carros policiais

Oficiais da Guarda Nacional (polícia militar) confirmaram, hoje, a detenção de seis pessoas, dois deles polícias, na localidade de Barcelona (400 quilómetros a Leste de Caracas), que transportavam quase 700 quilogramas de cocaína de alta pureza, em veículos policiais.
Segundo a Guarda Nacional, os veículos, ambos da marca Toyota, estavam identificados com autocolantes do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Crimalísticas (CICPC, antiga Polícia Técnica Judiciária) que usavam matrícula daquele organismo policial.
Os veículos foram interceptados por uma patrulha da Unidade de Segurança Urbana, na localidade de El Viñedo tendo sido confiscadas uma sub-metralhadora HK, modelo MP5K, calibre 9 milímetros e uma pistola Pietro Beretta, com 9 milímetros de calibre.
Segundo fontes não oficiais, um dos polícias detidos desempenhava funções no Grupo Anti-Extorsão e Sequestro da delegação do CICPC no Estado de Táchira (800 quilómetros a Sudoeste de Caracas) e o outro na Brigada de Homicídios da mesma localidade.
CONTINUA ...

sexta-feira, 4 de abril de 2008

NATO e Rússia entendem-se sobre desarmamento na Europa

Os 26 membros da Aliança Atlântica (NATO) e a Rússia deixaram hoje pela primeira vez patente a vontade de ultrapassar meses de divergências sobre o tratado das Forças Convencionais na Europa (FCE) e reduzir os arsenais não nucleares.
Na sequência da reunião NATO-Rússia que decorreu hoje em Bucareste - no último dia da cimeira da organização - e depois de ouvir os argumentos do Presidente Vladimir Putin, a chanceler alemã, Angela Merkel convidou os 26 a chegar a entendimento sobre o FCE (1990).
A dignitária democrata-cristã classificou a Rússia de «parceira» e sublinhou o imperativo de se «acabar com mal-entendidos e reservas».
«A NATO não está contra alguém e muito menos contra a Rússia», frisou.
O Tratado FCE, subscrito no final da Guerra-Fria e modificado em 1999, é considerado a pedra angular do desarmamento e segurança no Velho Continente.
A sua sobrevivência está em causa desde que Moscovo decidiu, em Dezembro, suspender unilateralmente a participação devido à intenção norte-americana de instalar valências do sistema anti-míssil (NMD) na Europa de Leste.
Putin, satisfeito com o desenrolar dos trabalhos, reconheceu que ficou «com a impressão de ter sido efectivamente escutado».
CONTINUA ...
In Diário Digital

Tibete: Polícia chinesa dispara contra manifestantes

A polícia chinesa abriu fogo contra manifestantes numa região do sudoeste com maioria de população tibetana, acusada de «rebelião» pelas autoridades, noticiou hoje a agência Nova China.
Os recontros entre a polícia e os manifestantes deixaram ferido com gravidade pelo menos um funcionário governamental local, adiantou a mesma fonte.
As hostilidades começaram quinta-feira à noite no exterior do complexo governamental da Prefeitura Autónoma de Garze, situada no topo das montanhas de Sichuan, fronteiriças com o Tibete.
A agência oficial chinesa garantiu que o funcionário governamental foi «atacado» e «ferido com gravidade», mas não adiantou pormenores.
Em Garze, no fim do mês passado, manifestantes atacaram a polícia à pedrada e com armas brancas, matando um dos agentes.
A vaga de violência está enquadrada nos protestos anti-governamentais que começaram há cerca de um mês em Lassa.
In Diário Digital

BASE S.JACNTO 1918 A 2008 - Única base usada pelos três ramos militares fez anos

A única base militar portuguesa usada pelos três ramos das Forças Armadas, que se situa próximo de Aveiro e onde o almirante Gago Coutinho prestou serviço, celebrou ontem 90 anos de existência.
A cerimónia do Dia da Unidade em São Jacinto, que acolhe agora o Regimento de Infantaria 10 (RI10), serviu também para assinalar o regresso da companhia de pára-quedistas que esteve até Fevereiro no Afeganistão - e para evocar a memória do soldado Sérgio Pedrosa, que morreu naquele país em 2007 e cujo nome figura, a partir de agora, na base do monumento existente à entrada da unidade, junto aos dos outros pára-quedistas mortos em serviço.
São Jacinto abriu portas a 1 de Abril de 1918, como base da aviação naval francesa. No âmbito da I Grande Guerra, Paris deslocou uma esquadrilha de oito hidroaviões para vigiar o movimento dos submarinos alemães no Atlântico, situação que se manteve até Dezembro do mesmo ano.
A base foi então entregue à Marinha portuguesa, transformando-se no "Centro de Aviação Naval de São Jacinto". Em 1925, surgiu ali a Escola de Aviação Naval Almirante Gago Coutinho, militar que ali prestou serviço e foi o autor (juntamente com Sacadura Cabral) da primeira travessia aérea do Atlântico Sul - viagem que ficou marcada também pelo uso do instrumento que inventou: o sextante.
Em 1952, as instalações de São Jacinto transferiram-se para a recém-criada Força Aérea Portuguesa (FAP), passando a designar-se "Base Aérea 5" e tendo como uma das suas funções principais a instrução de pilotagem. Quatro anos depois (1956) passou a chamar-se "Aeródromo Base 2" e, em 1957, adoptou o nome de "Base Aérea 7".
Em 1977, São Jacinto passou a chamar-se "Base Operacional de Tropas Pára-quedistas 2", uma vez que o espaço passou a ser partilhado pela com os bóinas verdes. "Aeródromo Militar 2" foi outra designação dada àquela infra-estrutura anos depois. A mudança para a tutela do Exército deu-se a 01 de Janeiro de 1994, com a transferência dos pára-quedistas para esse ramo.
Desde meados dos anos 1990 que São Jacinto tem sido a principal unidade a gerar forças para o estrangeiro: as primeiras tropas para a Bósnia e para Timor-Leste estavam ali aquarteladas.
In DN Online

Brasil: Epidemia de Dengue

Nada parece ser capaz de deter a epidemia de dengue no estado do Rio de Janeiro, que já matou pelo menos 67 pessoas. O último balanço oficial revela que na última semana mais 14 mil pessoas foram infectadas pelo vírus, passando o total para 57 mil casos, 36 647 dos quais só na cidade do Rio de Janeiro.
Estes novos números significam uma média de dois mil novos casos a cada dia – e isto apenas relativamente aos que são notificados. Funcionários de hospitais têm denunciado que com uma multidão para atender os médicos muitas vezes não preenchem o impresso de notificação. Outras medidas também não surtiram o efeito esperado. As tendas para atendimento de emergência a pacientes já diagnosticados com a doença funcionam precariamente por falta de pessoal. Criado para receber denúncias de focos da doença e dar informações preventivas aos cidadãos, o telefone do Disque-Dengue geralmente dá ocupado por falta de pessoas que atendam. Pediatras de outros estados devem começar a chegar ao Rio no domingo e o governador Sérgio Cabral Filho anunciou que estuda pedir ajuda a Cuba, país que tem grande experiência em saúde pública. O estado de São Paulo ofereceu 200 camas e a possibilidade de realização de milhares de exames de sangue na sua rede hospitalar.
Preocupadas com os seus cidadãos que visitam ou pretendem visitar o Rio, embaixadas como as de Portugal, Estados Unidos e França colocaram alertas sobre a doença nos seus sites na internet.
In Correio da Manhã

Apelo a manifestação antiamericana

O líder xiita Moqtada al-Sadr apelou ontem aos iraquianos para aderirem a uma grande manifestação antiamericana no próximo dia 9 em Najaf, data do quinto aniversário da queda de Bagdad.
Com as suas milícias (Exército de Mehid) envolvidas em violentos combates com as forças norte-americanas e iraquianas, Sadr apelou "a todos os iraquianos sunitas, xiitas, curdos e árabes" para " exprimirem a rejeição à ocupação".
In Correio da Manhã

Crime: Relatório de Segurança Interna

O Relatório de Segurança Interna de 2007, que aguarda aprovação na Assembleia da República, mostra que as participações de crimes relacionados com posse e tráfico de armas ilegais aumentaram 19,7 por cento em relação a 2006. No ano passado as autoridades policiais receberam 1441 participações destes crimes, mais 237 do que as verificadas no ano anterior.
O crescimento da criminalidade associada às armas ilegais pode ser explicado pela entrada em vigor da nova lei sobre uso e porte de armas, que trouxe novas limitações e uma maior exigência para a atribuição de licenças.
fonte da Direcção Nacional da PSP explicou ao CM que a subida das participações deste tipo de criminalidade se deve também ao reforço dos poderes das polícias para intervir: 'A nova lei confere às polícias a capacidade de fazer operações especiais de combate ao tráfico de armas. É possível, por exemplo, fazer buscas domiciliárias e a pessoas sem ser necessário o mandado do Ministério Público. Caso seja necessário fazer detenções o processo também é muito mais expedito.' Com mais operações na rua, os resultados apareceram. O general Leonel de Carvalho, secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança – a entidade responsável pela elaboração do Relatório de Segurança Interna – concorda com esta ideia: 'As alterações à lei das armas e a adopção de uma postura mais pró-activa das forças policiais ajudam a explicar a subida dos crimes de detenção e tráfico de armas.'
Leia mais em:

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Brasil: 11 mortos em tiroteio numa favela do Rio de Janeiro

Onze pessoas morreram hoje durante uma operação policial numa favela da zona Oeste do Rio de Janeiro, divulgou a versão electrónica da Folha de São Paulo.
Não foram divulgados ainda pormenores sobre a operação, que foi controlada pela Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil com a participação de várias delegacias especializadas.
A polícia também não informou se há moradores da favela ou polícias entre as vítimas do tiroteio.
In Diário Digital

Iraque: Bombista suicida mata 7 pessoas e fere 12 em Mossul

Um bombista suicida fez-se explodir junto a uma barreira militar, perto de Mossul, causando sete mortos e 12 feridos, disse hoje fonte militar iraquiana.
O Comando Militar dos Estados Unidos confirmou quarta-feira à noite o ataque mas deu um balanço de cinco mortos e 19 feridos.
A explosão ocorreu na área de Addyah, cerca de 30 quilómetros a oeste de Mossul, quando soldados iraquianos estavam a inspeccionar veículos.
Entre os mortos contam-se uma mulher e uma criança de 5 anos.
Mossul é considerado o último centro urbano importante iraquiano onde a Al Qaeda mantém uma presença substancial.

Tibete - Lhasa reaberta a turistas

A capital do Tibete, Lhasa, vai ser reaberta à visita de turistas estrangeiros a partir de 1 de Maio, anunciou esta quinta-feira as autoridades locais, depois de o acesso à cidade ter sido interdito a 14 de Março na sequência dos confrontos entre monges budistas, civis e as autoridades chinesas.
"O comité do Partidso do Tibete decidiu quarta-feira que Lhasa seria aberta aos turitas a partir de 1 de Maio, para turistas chineses e estrangeiros", declarou o responsável do Gabinete de Turismo de Lhasa.
O Tibete foi encerrado aos turistas na sequ~encia das violentas manifestações contra o poder chinês a 14 de Março e que se estenderam a regiões vizinhas. AS autoridades locais obrigaram a maioria dos estrangeiros a abandonar o Tibete, incluindo trabalhadores de organizações humanitárias e do sector do turismo.

Al Qaeda: Apela a ataques contra a ONU

O número dois da al-Qaeda, Ayman Al-Zawahri, apelou ontem aos muçulmanos para que ataquem os edifícios das Nações Unidas, por ser uma organização "inimiga do Islão." Assegurou ainda que bin Laden está bem de saúde.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Alemanha Oriental usava prostitutas como espiãs

A polícia secreta da antiga Alemanha Oriental, a Stasi, usava prostitutas para extrair segredos dos turistas ocidentais e membros do governo socialista, segundo um documentário exibido nesta terça-feira pelo canal de TV alemão MDR.
O programa intitulado "Sexo no Socialismo" mostrou documentos e relatos que provariam que a Stasi recrutava mulheres para a prostituição, apesar de a actividade ser oficialmente proibida na Alemanha socialista, punida com penas até cinco anos de prisão.
Um ex-oficial da polícia secreta da Alemanha Oriental disse, em entrevista ao programa, que as candidatas precisavam ter entre 20 e 30 anos de idade, ser solteiras, bonitas e ter "convicção patriótica".
Várias prostitutas teriam sido chantageadas e obrigadas a trabalhar para a Stasi para não irem para a cadeia.
Elas actuavam principalmente durante as duas feiras internacionais na cidade de Leipzig, quando centenas de turistas e homens de negócio do lado ocidental da Alemanha visitavam a cidade.
In FolhaOnline

Europa e América em rota de colisão

A cimeira anual da NATO que hoje arranca em Bucareste, na Roménia, deverá ficar marcada por um tenso braço-de-ferro entre os EUA e alguns dos seus parceiros europeus por causa do alargamento da Aliança. Bush, que participa na sua última cimeira da NATO, quer abrir desde já a porta à adesão da Ucrânia e da Geórgia, mas a França e a Alemanha estão contra.
O presidente norte-americano, que iniciou segunda-feira o seu périplo europeu na Ucrânia, assegurou em Kiev que pretende deixar 'bem clara' a posição dos EUA na cimeira da NATO. 'Ajudar a Ucrânia (e a Geórgia) a avançar para a adesãoà NATO é do interesse de todos os membros da Aliança e ajudará a reforçar a segurança e a liberdade nesta região e no Mundo', afirmou Bush.
A determinação de Bush em obter já em Bucareste um convite formal para a adesão da Ucrânia e da Geórgia ao chamado Plano de Acção para a Adesão, o primeiro passo para a entrada na aliança, esbarra na oposição firme não apenas da Rússia – que o considera uma ingerência na sua esfera de influência – mas também da Alemanha e da França, que temem hostilizar desnecessariamente Moscovo e lembram a ausência de estabilidade política em ambos os países.'Opomo-nosàentradada Geórgia e da Ucrânia porque pensamos que essa não é a resposta correcta para o equilíbrio de poder na Europa (...) e queremos discutir esse assunto com a Rússia', afirmou o primeiro-ministro francês, François Fillon.
O diferendo ameaça ensombrar os trabalhos da cimeira, que deverá discutir o crucial reforço do contingente da NATO no Afeganistão. A propósito, a França anunciou ontem que vai reforçar o seu contingente com 'algumas centenas' de homens.

Síria prepara-se para ataque israelita

O exército sírio elevou o nível de alerta e está a preparar-se para um possível ataque israelita, noticiou hoje o jornal El Kuds El Arabi.
O jornal, publicado em Londres e considerado importante no mundo árabe, cita fontes sírias que teriam afirmado que um provável ataque de Israel teria como alvo a Síria e o grupo xiita libanês Hizbollah.
De acordo com o jornal, o governo sírio tem acompanhado as últimas declarações de líderes israelitas e chegou à conclusão de que Israel estaria a preparando a opinião pública para uma guerra com a Síria.
O El Kuds El Arabi afirma também que a Síria estará a deslocar tropas e a realizar grandes exercícios militares, tendo também começado a mobilizar soldados da reserva «para se preparar para qualquer situação possível».
Segundo o site de notícias israelita Ynet, nas últimas semanas a Síria posicionou três divisões de artilharia e forças especiais perto da região libanesa de Bakaa, pois em caso de ataque as tropas israelitas poderiam invadir o território sírio passando pelo Líbano.
CONTINUA ...
In Diário Digital

Iraque: Morte de 8 elementos de milícia recrutada pelos EUA

Oito elementos de uma milícia recrutada pelo exército norte-americano para lutar contra a al-Qaida morreram na explosão de um engenho armadilhado, no centro-norte do Iraque, anunciaram hoje as forças dos Estados Unidos.
De acordo com um comunicado do exército norte-americano, a bomba explodiu quando os elementos da milícia a encontraram, terça-feira, à beira de uma estrada.
Na sequência da explosão, que ocorreu a cerca de 200 quilómetros a norte de Bagdad, outras três pessoas ficaram feridas.
Um pouco mais a norte, em Hawija (300 quilómetros a norte da capital), um bombista suicida que envergava um colete armadilhado tentou fazer-se explodir na altura em que cumprimentava o chefe local de uma outra milícia sunita que luta contra a al-Qaida.
O engenho não explodiu e o bombista suicida foi abatido.