sábado, 5 de abril de 2008

Comandos Alemães treinam colegas Líbios

Comandos especiais da polícia e do exército alemães deram instrução a polícias da Líbia nas horas vagas, a troco de elevados honorários, e vão ser alvo de procedimentos disciplinares, revelou ontem o jornal "Westfalen Blatt".
O ministro do Interior da Renânia Westfália, Ingo Wolf, já fez uma queixa-crime contra os referidos polícias e considerou o seu comportamento "inaceitável". Wolf confirmou, entretanto, que pelo menos oito polícias renanos, membros dos SondereinsatzKommanden (Comandos Especiais de Intervenção) de Bielefeld, Colónia e Essen estão envolvidos no caso.
O ministro já accionou processos disciplinares contra os agentes, por violação de segredos profissionais e do dever de segredo em missão das forças de segurança. Os processos serão conduzidos pelo Ministério Público de Dusseldorf, foi também anunciado.
A polícia judiciária renana teve os primeiros indícios do envolvimento de polícias na instrução de colegas líbios há 10 meses, encarregando a polícia de Dusseldorf de investigar. Segundo o "Westfalen Blatt", além de polícias do SEK, participaram também membros do GSG 9, grupos de operações especiais do exército, de várias zonas do país na instrução de polícias líbios.
Um porta-voz do Ministério da Defesa confirmou já que foi aberto um processo disciplinar a um militar suspeito de ter participado na referida acção e que o soldado em questão está actualmente suspenso.
In http://jn.sapo.pt/

Sem comentários: