sexta-feira, 4 de abril de 2008

Brasil: Epidemia de Dengue

Nada parece ser capaz de deter a epidemia de dengue no estado do Rio de Janeiro, que já matou pelo menos 67 pessoas. O último balanço oficial revela que na última semana mais 14 mil pessoas foram infectadas pelo vírus, passando o total para 57 mil casos, 36 647 dos quais só na cidade do Rio de Janeiro.
Estes novos números significam uma média de dois mil novos casos a cada dia – e isto apenas relativamente aos que são notificados. Funcionários de hospitais têm denunciado que com uma multidão para atender os médicos muitas vezes não preenchem o impresso de notificação. Outras medidas também não surtiram o efeito esperado. As tendas para atendimento de emergência a pacientes já diagnosticados com a doença funcionam precariamente por falta de pessoal. Criado para receber denúncias de focos da doença e dar informações preventivas aos cidadãos, o telefone do Disque-Dengue geralmente dá ocupado por falta de pessoas que atendam. Pediatras de outros estados devem começar a chegar ao Rio no domingo e o governador Sérgio Cabral Filho anunciou que estuda pedir ajuda a Cuba, país que tem grande experiência em saúde pública. O estado de São Paulo ofereceu 200 camas e a possibilidade de realização de milhares de exames de sangue na sua rede hospitalar.
Preocupadas com os seus cidadãos que visitam ou pretendem visitar o Rio, embaixadas como as de Portugal, Estados Unidos e França colocaram alertas sobre a doença nos seus sites na internet.
In Correio da Manhã

Sem comentários: