sexta-feira, 4 de abril de 2008

BASE S.JACNTO 1918 A 2008 - Única base usada pelos três ramos militares fez anos

A única base militar portuguesa usada pelos três ramos das Forças Armadas, que se situa próximo de Aveiro e onde o almirante Gago Coutinho prestou serviço, celebrou ontem 90 anos de existência.
A cerimónia do Dia da Unidade em São Jacinto, que acolhe agora o Regimento de Infantaria 10 (RI10), serviu também para assinalar o regresso da companhia de pára-quedistas que esteve até Fevereiro no Afeganistão - e para evocar a memória do soldado Sérgio Pedrosa, que morreu naquele país em 2007 e cujo nome figura, a partir de agora, na base do monumento existente à entrada da unidade, junto aos dos outros pára-quedistas mortos em serviço.
São Jacinto abriu portas a 1 de Abril de 1918, como base da aviação naval francesa. No âmbito da I Grande Guerra, Paris deslocou uma esquadrilha de oito hidroaviões para vigiar o movimento dos submarinos alemães no Atlântico, situação que se manteve até Dezembro do mesmo ano.
A base foi então entregue à Marinha portuguesa, transformando-se no "Centro de Aviação Naval de São Jacinto". Em 1925, surgiu ali a Escola de Aviação Naval Almirante Gago Coutinho, militar que ali prestou serviço e foi o autor (juntamente com Sacadura Cabral) da primeira travessia aérea do Atlântico Sul - viagem que ficou marcada também pelo uso do instrumento que inventou: o sextante.
Em 1952, as instalações de São Jacinto transferiram-se para a recém-criada Força Aérea Portuguesa (FAP), passando a designar-se "Base Aérea 5" e tendo como uma das suas funções principais a instrução de pilotagem. Quatro anos depois (1956) passou a chamar-se "Aeródromo Base 2" e, em 1957, adoptou o nome de "Base Aérea 7".
Em 1977, São Jacinto passou a chamar-se "Base Operacional de Tropas Pára-quedistas 2", uma vez que o espaço passou a ser partilhado pela com os bóinas verdes. "Aeródromo Militar 2" foi outra designação dada àquela infra-estrutura anos depois. A mudança para a tutela do Exército deu-se a 01 de Janeiro de 1994, com a transferência dos pára-quedistas para esse ramo.
Desde meados dos anos 1990 que São Jacinto tem sido a principal unidade a gerar forças para o estrangeiro: as primeiras tropas para a Bósnia e para Timor-Leste estavam ali aquarteladas.
In DN Online

1 comentário:

Anónimo disse...

Bons tempos me vieram à memória ao ler este post.
Também eu prestei serviço militar nesta base enquanto oficial miliciano das tropas pare- quedistas.

Bons tempos e bons amigos ali deixei...
Hoje é-me impossivel estar la para festejar mais um dia da unidade pois vivo em genebra na suiça, mas, um dia que esteja por Portugal terei de matar saudades...