sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Afeganistão: Explosão mata soldados britânicos

Dois soldados britânicos morreram na quinta-feira vítimas de uma explosão, no Afeganistão, de acordo com informação anunciada esta sexta-feira o Ministério da Defesa britânico.
Os dois soldados morreram após uma explosão durante uma patrulha a pé, de rotina, sem ligação com as operações de segurança relacionadas com as eleições, a decorrer no país.
Com estas mortes só para 206 o número de vítimas mortais entre os militares britânicos no Afeganistão desde 2001.
In:Correiodamanhã

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CIA usou mercenários para tentar matar elementos da Al-Qaeda

A Agência Central de Inteligência dos EUA, a CIA, contratou os serviços da empresa de segurança privada Blackwater - que mudou o nome recentemente para Xe Services - para um programa de assassinato de dirigentes da Al-Qaeda, mantido sem o conhecimento do Congresso norte-americano.
A notícia é avançada pelo jornal nova-iorquino «New York Times» que adianta que este plano não resultou a captura ou morte de qualquer suspeito de pertencer à rede terrorista, responsável pelos ataques de 11 de Setembro de 2001, apesar de terem sido pagos vários milhões de dólares pelo serviços.
www.iol.pt

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Campanha chocante de prevenção rodoviária no País de Gales


A polícia de Gwent (País de Gales) fez um vídeo chocante para chamar a atenção dos jovens para o perigo de conduzir e falar ao telemóvel.
O vídeo realizado por Peter Watkins-Hughes retrata com grande crueza um acidente provocado por um automóvel conduzido por uma de três raparigas que se distraem ao mandar mensagens por telemóvel.
A campanha chocou os telespectadores pela crueldade das imagens, que mostram, ao pormenor, as consequências de choques em cadeia provocados pela utilização do telemóvel.
CorreioManhã

Bagdad: Série de atentados matam 75 e ferem 310

Pelo menos 75 pessoas morreram hoje e outras 295 ficaram feridas na maior série de atentados em Bagdad desde que, a 30 de Junho, o exército iraquiano assumiu a segurança da cidade.
Dois camiões-bomba explodiram em frente aos Ministérios dos Negócios Estrangeiros (MNE) e das Finanças, situados no centro da capital, enquanto uma terceira explosão ocorreu no sul de Bagdad e uma quarta foi registada em frente à Universidade de al-Mustansiriya.
A explosão frente ao MNE causou muitos danos no edifício e em vários estabelecimentos comerciais na área, afirmaram as fontes, acrescentando que esta explosão feriu 90 pessoas.
Este atentado, cometido perto da protegida Zona Verde, causou também danos no Parlamento iraquiano, que se situa naquele local que reúne vários edifícios governamentais e embaixadas.
O canal iraquiano Al Sharqiya precisou que várias bombas caíram dentro da Zona Verde, uma delas na casa da ministra do Ambiente, Narmin Othman, que causou apenas danos materiais.
Além disso, 50 veículos pegaram fogo e o conhecido hotel Al-Rashid também sofreu danos.
In:Diáriodigital

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Gripe A pode fechar esquadras da GNR e PSP

Os planos de contingência da PSP e da GNR contra a gripe A prevêem o encerramento de instalações policiais, caso se verifique um grande aumento de contágio nos efectivos. Na polícia, o CM sabe que a Direcção Nacional está a planear encerrar temporariamente esquadras, se pelo menos 20 por cento dos efectivos de uma esquadra estiverem com H1N1. Já a GNR aposta mais na prevenção, não descartando a decisão operacional que obrigue ao fecho de postos territoriais.
In:Correiodamanhã

Afeganistão: Palácio presidencial alvo de mísseis

Pelo menos dois mísseis atingiram esta terça-feira os arredores do palácio presidencial de Cabul, sem no entanto se terem registado vítimas.
Ainda esta terça-feira, na capital afegã, um atentado bombista, provavelmente perpetrado por um bombista suicida, causou a morte a pelo menos cinco pessoas e feriu outras 30.
De acordo com fontes policiais, um candidato às eleições regionais foi ontem assassinado numa emboscada no norte do país, elevando para quatro o número de candidatos assassinados.
Os ataques acontecem dois dias antes das segundas eleições presidenciais e regionais no Afeganistão desde a queda do regime taliban, em 2001, consideradas de alto risco. Os rebeldes já apelaram ao boicote e dizem matar que for votar.
In:Correiodamanhã

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Valentino Rossi: 'É difícil ser mais rápido do que eu. No máximo dá para ser igual'


O italiano Valentino Rossi acredita que o excesso de vontade de Jorge Lorenzo, seu companheiro de equipe, pode ter sido crucial para o fracasso do colega na República Checa. O espanhol cometeu o erro que fez ele sair da disputa logo depois de ter ultrapassado Rossi, quando tentava impedir uma manobra do italiano para retomar a primeira posição. E, na declaração, nada de falsa modéstia para o italiano:
- Com certeza o Lorenzo estava um pouco ansioso demais para me vencer. Eu tenho um significado forte para os outros pilotos, estou no topo há muito tempo e me vencer significaria tirar a coroa de número 1 da minha cabeça. Com minha forma e a competência da Yamaha neste momento, é difícil ser mais rápido do que eu. No máximo você pode ser tão rápido quanto – disse o líder do campeonato à “Gazetta dello Sport”.
globo.com

Camião-bomba explode perto de central de polícia na Rússia

Um homem-bomba detonou um camião com explosivos numa sede da polícia na região russa da Inguchétia nesta segunda-feira, deixando pelo menos 19 mortos e outras 68 pessoas feridas.
A explosão foi a última de uma série de ataques contra a polícia e políticos na região russa, de maioria muçulmana, no norte do Cáucaso que, segundo as autoridades, seria de autoria de insurgentes islâmicos contrários ao controle do Kremlin.
in:Globo.com

domingo, 16 de agosto de 2009

Rússia: Aviões militares colidem em pleno voo

Dois aviões militares colidiram este domingo em pleno voo, durante exercícios de acrobacia, perto de Moscovo, provocando a morte a um dos pilotos e fazendo vários feridos.
Após a colisão, um dos aparelhos caiu sobre uma casa, provocando um incêndio.
De acordo com a imprensa do país, cinco pessoas sofreram queimaduras graves, incluindo uma mulher com 60 por cento do corpo queimado.
CorreioManhã

Gripe A: 1294 casos em Portugal

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 84 casos confirmados de infecção pelo vírus H1N1, subindo assim para 1294 o número de doentes com gripe A em Portugal desde Maio.
Dos casos hoje confirmados laboratorialmente, 44 são do sexo masculino e 40 do sexo feminino, sendo que as idades variam entre os 2 e os 84 anos.
Actualmente, estão hospitalizadas 17 pessoas, três das quais em estado considerado grave.
CorreioManhã

Pyongyang ameaçou Coreia do Sul e EUA com represálias

A Coreia do Norte ameaçou a Coreia do Sul e os Estados Unidos de represálias com as suas armas «nucleares», caso se sinta visada durante as operações militares que começam segunda-feira, segundo um comunicado publicado domingo pela agência oficial norte-coreana KCNA.
«Se os imperialistas norte-americanos e a banda (do presidente da Coreia do Sul) Lee Myung-Bak ameaçar a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) com as suas armas nucleares, vamos agir em represália com armas nucleares», declarou um porta-voz militar norte-americano citado pela KCNA.
«Se nos ameaçarem com mísseis, reagiremos com os nossos mísseis«, acrescentou o porta-voz, denunciando »exercícios para uma guerra nuclear«.
Diário Digital / Lusa