sábado, 22 de setembro de 2007

Acordou na própria autópsia


Venezuelano foi dado como morto num acidente de viação. Acordou na morgue quando lhe cortavam a cara.
«A notícia da minha morte é manifestamente exagerada». A frase do escritor norte-americano Mark Twain ao deparar-se com uma notícia do «New York Journal» que o dava como morto, bem podia ter sido repetida por Carlos Camejo.
Mas a história deste venezuelano é bem mais macabra. Após ter sido declarado morto na sequência de um acidente de viação, este homem de 33 anos só acordou na morgue, no preciso momento em que os médicos legistas lhe faziam uma incisão na cara, noticia a Reuters.
Nesse preciso momento verificaram que o cadáver sangrava. A versão do autopsiado é bem mais dolorosa.
«Acordei porque as dores eram insuportáveis», contou Camejo ao jornal local «El Universal».
Perante o insólito, os médicos trataram imediatamente de suturar o corte.
Quando a mulher de Carlos entrou na morgue, supostamente para identificar o corpo, deparou-se com o marido a circular pelos corredores.
Apesar de as entidades de saúde não se pronunciarem sobre o caso, a vítima exibe a ordem para a realização da própria autópsia.


In: PortugalDiário

Grande parada militar é realizada em Teerão


TEERÃo, 22 Set 2007 (AFP) - As Forças Armadas iranianas realizaram neste sábado em Teerão uma grande parada militar, no momento em que cresce a pressão internacional contra o programa nuclear da República Islâmica. "O Irão é uma potência influente na região e internacionalmente, e o mundo deve saber que esta potência sempre esteve a serviço da paz", declarou o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, antes do desfile, em ocasião do aniversário do início da guerra Irão-Iraque (1980-88)."A presença das forças ilegítimas na região é a causa de todas as divergências e ameaças", disse em referência aos Estados Unidos.Os Estados Unidos, cujas tropas invadiram o Iraque em 2003, acusam o Irão de apoiar a insurgência nesse país.No começo do desfile foram feitas exibições com três caças Saegheh, o novo avião de guerra iraniano que havia sido apresentado na quinta-feira.Em seguida, o Irão apresentou sua grande novidade: um novo míssil de longo alcance, denominado Ghadr, que segundo o regime, pode chegar a 1.800 quilômetros de distância.Um exemplar desse míssil foi exibido junto com um Shahab-3, cujo alcance é de 1.300 km, segundo o apresentador oficial da parada.
In:

EUA investigam contrabando de armas da Blackwater para o Iraque


WASHINGTON (Reuters) - Promotores federais investigam se a empresa de segurança norte-americana Blackwater transportou sem licença armas automáticas e equipamentos militares para o Iraque, divulgou um jornal neste sábado.
Dois ex-empregados da Blackwater declararam-se culpados de exportar armas ilegais num tribunal em Greenville, na Carolina do Norte, e estão cooperando com as investigações, publicou o The News & Observer of Raleigh, jornal da Carolina do Norte.
A Blackwater, com base na Carolina do Norte, emprega mil agentes de segurança na proteção da missão diplomática norte-americana no Iraque.
In:

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dois franceses e um italiano feridos em atentado


Dois franceses, um italiano e seis argelinos, dos quais cinco guardas nacionais, ficaram feridos num atentado bombista, perto de Lakhdaria, 122 quilómetros a leste de Argel, anunciaram esta sexta-feira fontes da segurança, noticia a Lusa.
Os três estrangeiros pertenciam a empresas que operam na Argélia e deslocavam-se em viaturas escoltadas pela guarda nacional, quando uma bomba de fraca potência explodiu à passagem da sua caravana, segundo as mesmas fontes.
O Ministério do Interior argelino adiantou já que todos os feridos se encontravam fora de perigo.
O atentado ocorreu um dia depois das declarações do número dois da Al-Qaeda, Ayman Al-Zawahiri, apoiando o ramo norte-africano da rede de Osama bin Laden e apelando para que sejam expulsos do Magrebe os franceses e espanhóis instalados nas antigas colónias do Norte de África.
In: PortugalDiário

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Haniyeh pede que milicianos parem seus ataques contra Israel


Gaza, 20 set (EFE).- O deposto primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Ismail Haniyeh, que mantém sua liderança na Faixa de Gaza, pediu que as facções da resistência parem seus ataques contra Israel, que nesta quarta-feira declarou esta zona como "território inimigo".Haniyeh fez estas declarações hoje durante uma reunião com os representantes dos Comitês Populares da Resistência e da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) e nesta quarta-feira com os da Jihad Islâmica, que costumam assumir a maioria dos lançamentos de foguetes Qassam contra localidades como Sderot.O pedido de Haniyeh, destituído pelo presidente da ANP, Mahmoud Abbas, em junho, quando seu movimento islâmico Hamas tomou à força o controle na Faixa de Gaza, "foi recebido com boa disposição", disseram pessoas próximas, "mas os milicianos querem saber antes qual será a resposta" israelense.Por causa dos ataques contra a população civil do sul israelense, o Gabinete de Segurança de Israel declarou o Hamas como "organização terrorista" e a Faixa de Gaza como "território inimigo", o que pode ter graves conseqüências para a população palestina, com a possível redução de serviços como a energia elétrica e combustíveis.Fontes policiais da cidade de Sderot, vizinha à Faixa de Gaza, informaram sobre o lançamento de quatro foguetes Qassam nesta madrugada, e que dois deles atingiram o centro da localidade, mas sem conseqüências.
In:

Bin Laden vai declarar guerra ao presidente paquistanês



DUBAI, 20 Set 2007 (AFP) - O líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, declarará "guerra" ao presidente Pervez Musharraf e ao Exército paquistanês em um novo vídeo que será divulgado em breve, anunciou um site islamita.
De acordo com o site Al-Ekhlass, utilizado habitualmente por grupos terroristas, entre eles o grupo de Bin Laden, "a Al-Qaeda declarará guerra ao tirano Pervez Musharraf e a seu Exército apóstata, por meio da voz do leão, xeque Osama bin Laden, que Deus o proteja".
A ameaça coincide com o anúncio feito nesta quinta-feira da data das eleições presidenciais no Paquistão, 6 de outubro (por voto indireto). Musharraf vai tentar a reeleição ainda como comandante da Forças Armadas, posto que prometeu abandonar em caso de vitória.
In:

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Líbano: CE «chocada» com atentado de Beirute


A União Europeia, Estados Unidos, ONU e vários governos europeus condenaram hoje o atentado que matou um deputado libanês da maioria anti-síria e pelo menos nove pessoas nos arredores de Beirute.
«A Comissão Europeia está profundamente chocada com o último ataque que ocorreu hoje em Beirute e que causou a morte do parlamentar Antoine Ghanem e de outras pessoas inocentes e feriu tantas outras», disse a comissária europeia para as Relações Externas, Benita Ferrero-Waldner, num comunicado.
«Trata-se de um acto desprezível que a Comissão condena nos termos mais firmes. Os nossos pensamentos vão para as famílias e amigos das vítimas», acrescenta o texto.
Para o executivo europeu, «estes ataques não devem em caso algum impedir a eleição de um novo presidente nem travar o processo de reformas no Líbano».
Leia o resto da notícia em:
Líbano: CE «chocada» com atentado de Beirute
In: DiárioDigital

Confrontos com tropas americanas matam 35 supostos rebeldes no Iraque


Bagdá, 19 set (EFE).- Trinta e cinco supostos rebeldes morreram hoje em enfrentamentos com tropas americanas e do Iraque na província de Diyala, ao nordeste de Bagdá, informaram fontes de segurança do país árabe.As fontes acrescentaram que 22 faleceram em combates nas proximidades da cidade de Al-Khales, a 15 quilômetros de Baquba, capital de Diyala.Os enfrentamentos ocorreram entre os insurgentes e uma patrulha conjunta americana e iraquiana que se dirigia à região para abrir um açude.Além disso, 13 supostos rebeldes foram mortos por uma força americano-iraquiana em operações realizadas em bairros da cidade de Al-Meqdadiya, também em Diyala.Nas duas operações foram detidos 18 homens suspeitos de pertencerem à resistência, concluíram as fontes, que reforçaram que o comando americano até o momento não informou sobre ambos os incidentes.Cerca de 16 mil soldados americanos e iraquianos participam há quase dois meses de uma ampla campanha de segurança contra a rede terrorista Al Qaeda e milícias radicais xiitas em Diyala, região próxima ao Irão.
In:

Nova lei orgânica da GNR aprovada

Foto: www.GNR.pt
O novo diploma sobre a lei orgânica da GNR foi esta quarta-feira aprovado pelo PS e PSD, com a abstenção do CDS-PP e os votos desfavoráveis das restantes bancadas, depois de o Presidente da República ter vetado a primeira versão.
Os deputados fizeram três importantes alterações ao documento original. A primeira, aprovada por unanimidade, elimina o número 2 do artigo 23º, que atribuía ao comandante da GNR o posto de General de quatro estrelas, equiparando-o aos chefes dos três ramos das Forças Armadas.
O artigo 19º deixa de permitir o acesso dos oficiais da GNR ao posto de General em condições diferentes das estabelecidas para os membros das Forças Armadas. PS, PSD e CDS-PP votaram favoravelmente esta alteração.
O terceiro ponto, sobre o artigo 53º, estabelece que a articulação entre a nova Unidade de Controlo Costeiro da GNR e a Autoridade Marítima Nacional seja definida por decreto regulamentar e não por portaria, como estava anteriormente previsto.
O anterior diploma, vetado por Cavaco Silva, tinha sido aprovado apenas com os votos favoráveis do PS e os votos contra de toda a oposição.
In: Correio da Manha

Exército turco bombardeou fronteira com Iraque


O exército turco bombardeou hoje com artilharia dois municípios da região autónoma do Curdistão iraquiano, na fronteira com a Turquia, noticiou a agência Aswat al-Iraq.
A agência, que cita a polícia de fronteiras, assegura que mais de 82 projécteis caíram nos municípios de Zakho e Emadiyah, na província curda de Dahuk.
O bombardeamento provocou pânico entre os habitantes das duas cidades atingidas.
Nos últimos meses, a tensão na fronteira entre a Turquia e o Iraque aumentou devido à presença neste país de membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), acusado por Ancara de acções terroristas em território turco.
A Turquia, que mobilizou milhares de soldados para a fronteira, ameaçou várias vezes lançar uma operação militar em grande escala, a menos que Bagdad consiga acabar com as actividades do PKK no respectivo território.
in: DiárioDigital

Israel:Hamas é «terrorista» e Gaza é «território inimigo»


O Gabinete de Assuntos Políticos e de Segurança de Israel declarou hoje oficialmente o movimento islâmico Hamas como uma «organização terrorista que tomou o controlo na Faixa de Gaza e a transformou num território inimigo».
Na sequência desta decisão, o gabinete decidiu impor à região «limitações de poder», o que significa que Israel reduzirá a cooperação com Gaza, segundo informações de fontes do Gabinete citadas pela rádio pública.
Israel pode reduzir «ao mínimo» o fornecimento de electricidade, combustíveis e outros serviços ou mercadorias que vende ao território, que tem uma dimensão de 360 quilómetros quadrados e é habitado por 1,5 milhões de pessoas.
A proposta de declarar Gaza um território inimigo partiu do ministro da Defesa israelita, Ehud Barak, para poder justificar as sanções colectivas do ponto de vista da lei internacional.
O debate no Gabinete sobre a imposição de restrições dos serviços começou na semana passada, na sequência de ataques de milicianos palestinianos de Gaza contra a população civil de localidades no sul de Israel.
In: Diário digital

A resposta náo demorou por parte do Hamas.
Leia a resposta em:
Hamas considera sanções de Israel a Gaza declaração de guerra

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Iraque: ONU pede ajuda


As Nações Unidas pediram esta terça-feira um «esforço enorme» à comunidade internacional para responder às necessidades sanitárias e alimentares dos 2,2 milhões de refugiados iraquianos, escreve a Lusa.
Várias agências da ONU, entre as quais a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançaram um apelo para a doação de 84,8 milhões de dólares (61,5 milhões de euros) a favor daqueles iraquianos, na maioria refugiados na Síria e na Jordânia.
«As necessidades sanitárias dos refugiados iraquianos não devem ser esquecidas», assinalam os organismos da ONU num comunicado comum, salientando que «muitos deles sobreviveram à violência e têm graves problemas de saúde».
«Centenas de amputados precisam de próteses e milhares de vítimas de cancro ou com ferimentos necessitam de um tratamento especializado», sublinharam as organizações.
Os fundos pedidos à comunidade internacional devem permitir aliviar os orçamentos dos dois principais países de acolhimento.
A Jordânia afirma que a presença daqueles refugiados custa anualmente cerca de mil milhões de dólares ao país.
As Nações Unidas desejam também poder continuar os programas de vacinação das crianças e fazer face aos riscos de má nutrição.

MAIS:


In: PortugalDiário

UE/Presidência: Nome de coordenador da luta anti-terrorista anunciado "muito em breve", MAI português


Bruxelas, 18 Set (Lusa) - O nome do novo coordenador da luta anti-terrorista na União Europeia será anunciado "muito em breve", depois de os 27 terem acordado o perfil, mandato e responsabilidades, disse hoje em Bruxelas o ministro da Administração Interna.
"Os Ministros do Interior chegaram a um acordo quanto ao perfil, quanto ao mandato e quanto às responsabilidades do novo coordenador da luta anti-terrorista na UE", disse Rui Pereira no início de uma reunião dos ministros do Interior dos 27 presidida pelo titular português.
O responsável português tenciona falar hoje com o Alto Representante para a Política Externa Europeia, Javier Solana, que por sua vez deverá "muito em breve, certamente nos próximos dias, anunciar o nome do novo coordenador.
Rui Pereira escusou-se a revelar detalhes sobre o perfil, mandato e responsabilidades do novo coordenador, cargo criado logo a seguir aos atentados de Madrid que causaram 191 mortos a 11 de Março de 2004.
O holandês Gijs de Vries, o primeiro coordenador da UE para a luta contra o terrorismo, abandonou as suas funções em Março passado no termo do seu mandato, "por razões pessoais".
O coordenador antiterrorista da UE verifica, nomeadamente, a aplicação do plano de acção contra o terrorismo aprovado pela UE em 2004 e conduz o diálogo com terceiros países sobre as questões do terrorismo.
Durante o seu mandato Gijs de Vries teve de pôr em marcha uma nova estratégia da UE na luta contra o terrorismo, marcada por um aumento da cooperação entre os serviços da polícia, segurança e inteligência.
Nestes três anos, aumentou-se a cooperação entre os serviços de segurança e as polícias europeias.
Além disso, fortaleceu-se a legislação comunitária com novas normas para acabar com o financiamento do terrorismo ou para aumentar a protecção dos passaportes contra o roubo através da introdução de dados biométricos.
FPB In:Lua/Expresso

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Portugal em alerta contra terrorismo


Nunca como hoje houve tantos procedimentos que permitem um combate mais estruturado ao terrorismo, tanto a nível europeu como em Portugal”. A frase é de Paulo Gomes, secretário-geral adjunto do Gabinete Coordenador de Segurança, o organismo que gere as ligações entre as forças de segurança portuguesas.O Gabinete tem assento na Unidade de Coordenação Antiterrorismo (UTAC), um organismo criado em 2003 para promover a partilha de informações entre as forças de segurança sobre ameaças contra o País.Uma ameaça que Paulo Gomes qualifica como reduzida, apesar de Portugal presidir actualmente à União Europeia: “O facto de o País nunca ter sido referido nas mensagens da al-Qaeda e outros grupos islamitas radicais é sinal de que o País não é um alvo prioritário. O que não quer dizer que não nos preparemos para todas as eventualidades. A UTAC congrega elementos da PJ, GNR, PSP, SEF, Serviços de Informação e Segurança (SIS) e Serviços de Informações Estratégicas de Defesa (SIED). As reuniões de partilha de informação – que incluem os dados enviados para Portugal por forças de segurança estrangeiras sobre movimentações de grupos terroristas – acontecem todas as semanas, uma regularidade que pode ser encurtada em caso de crise.Paulo Gomes explica como funciona a coordenação das forças de segurança quando se realizam acontecimentos de impacto internacional em solo português: “Sempre que existe um evento em Portugal que acarrete o risco de um eventual atentado, o SIS faz uma avaliação do nível de ameaça que esse acontecimento possa trazer para Portugal. É analisado não só o risco que o próprio evento acarreta como também o nível de ameaça para as personalidades que vão estar presentes.
Leia mais em:
Portugal em alerta contra terrorismo
In: Correio da Manha

Vídeo: al-Qaeda apela ao «extermínio colectivo»

Site islâmico divulga imagens destinadas a aterrorizar o Ocidente

Um site islâmico radical divulgou hoje um vídeo atribuído à organização al-Qaeda que apela para acções de «extermínio colectivo» destinadas a aterrorizar o Ocidente, segundo a cadeia de televisão Rai.
«É preciso elevar o terrorismo islâmico nos países do Ocidente e transformá-lo num fenómeno semelhante ao das catástrofes naturais», refere uma voz.
«Assim, devem perpetrar-se actos de extermínio colectivo (no Ocidente), para que as pessoas sintam que o seu bem-estar também lhes traz a morte e para criar, dessa forma, um equilíbrio dissuasor entre nós e eles».
O vídeo terá sido realizado no dia 12 de Setembro e difundido esta segunda-feira. É o terceiro vídeo da al-Qaeda por ocasião do sexto aniversário do atentado do 11 de Setembro.
Intitulado «A conquista de Nova Iorque e de Washington: razões e motivações», o vídeo termina com a assinatura «Al-Tanzim», nome supostamente derivado do nome da organização terrorista em árabe: «Tanzim al-Qaeda».
O vídeo apresenta uma «colagem» de imagens das torres gémeas do World Trade Center em chamas, após os atentados de 11 de Setembro de 2001, e de campos de treino.
O vídeo incluiu ainda excertos de anteriores mensagens do líder da rede, Osama bin Laden, e do seu «número dois», o médico egípcio Ayman al-Zawahiri.
Mais:
Al-Qaeda dá recompensa a quem matar cartoonista
Detidos três presumíveis membros da Al-Qaeda

In: Portugal Diario

domingo, 16 de setembro de 2007

Severiano Teixeira visita militares no Kosovo


O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, visita terça-feira os militares portugueses no Kosovo, estando agendados encontros com o presidente do território e o representante especial do secretário-geral da ONU para discutir a evolução da situação política e de segurança do território.
A visita do governante, que surge numa altura em que se discute o futuro estatuto do Kosovo, termina com um encontro com o chefe da equipa de Planeamento da União Europeia, Casper Klynge.
Antes de visitar os militares lusos, na segunda-feira, Severiano Teixeira encontra-se com o vice-primeiro-ministro sérvio, Bozidar Djelic, em Belgrado.
In: Correio da manha

Mega-protesto contra guerra no Iraque

Washington: Americanos não concordam com a presença no Médio Oriente.

Milhares de pessoas concentraram-se neste sábado em frente à Casa Branca para protestar contra a guerra no Iraque e pedir a destituição do presidente Bush. Pouco depois, marcharam em direcção ao Capitólio, sempre muito vigiados pela polícia e acompanhados, do outro lado da barricada, por apoiantes da presença no Iraque, informa o jornal El Pais.
«Hoje, milhares de pessoas respondem a Bush nas ruas de Washington e noutras cidades, para pedir o fim imediato da guerra no Iraque», referiu Brian Becker, coordenador da «Answer Coaoliton!». Segundo os meios de comunicação americanos esta foi a maior manifestação do ano.
Mais:
Iraque: Bush aceita retirada até ao Natal
EUA: só 5% confia na vitória de Bush no Iraque

In: Portugal Diário