sábado, 4 de agosto de 2007

14ª Concentração de Góis


(clique na imagem para aumentar)
CONSELHOS / DICAS
Aqueles que chegarem a Góis antes de dia 16 (quinta-feira) podem ficar no recinto da concentração seguindo as indicações da organização relativamente ao local de acampamento e à posterior inscrição.
Existirão zonas distintas de acampamento: ou só para tendas (ficando as motos em parque separado), ou motos e tendas. No Parque do Cerejal continua a ser totalmente proibido acampar.
A Protecção Civil não permitirá o campismo selvagem, nem a venda ambulante, fora dos locais previstos para tal.
Todo o recinto da concentração será vedado, incluindo a área da feira, esplanadas e espectáculos, apenas sendo permitido o acesso aos participantes inscritos e a quem pague bilhete/público.
Atendendo ao previsto aumento de participantes existem mais sanitários e chuveiros à disposição nas diferentes zonas do recinto.
O trânsito dentro da vila de Góis sofrerá grandes constrangimentos, durante todo o evento, sendo aconselhável que as deslocações sejam feitas a pé.
O Góis Moto Clube apela ao respeito pela população de Góis, devendo os motociclistas ter o maior cuidado na circulação dentro da vila, evitando os “burn-outs”, “rateres” e “cavalinhos” dentro e fora do recinto da concentração.
O Góis Moto Clube declina a responsabilidade por danos materiais ou físicos que ocorram durante a concentração e reserva o direito da não aceitação de inscrições.

GÓIS MOTOROCK 2007
14ª edição do evento musical da Concentração de Góis, considerado pela imprensa como uma excelente alternativa aos festivais de rock de verão. Divididas por 2 palcos, as propostas de 2007 abrangem as mais variadas vertentes musicais. Se no palco secundário actuam bandas em fase de lançamento, já no palco SAGRES poderemos apreciar nomes bem reconhecidos, desde o espectacular som dos STONE, QUEM É O BOB, BUNNY RANCH, UHF, IRIS & Orquestra Ensemble Petrov, acabando nos grandes êxitos dos XUTOS & PONTAPÉS.
O Góis MotoRock tem no seu livro de honra nomes como Zézé Fernandes, Porquinhos da Ilda, Luis Portugal, Ena Pá 2000, Ornatos Violeta, Tambú, Quinta do Bill, Blasted Mechanism, Escorzo, Queen Tribute, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Íris, João Pedro Pais, Banda Eva, Jorge Palma, Da Weasel, Kussondolola, Boss AC, Clã, Gift, Paulo Gonzo entre muitos outros.

7º BIKE SHOW
A decorrer durante a tarde de sábado 18, nas extraordinárias sombras do Parque do Cerejal, esta espectacular mostra em concurso de motos transformadas e pintadas, que se dividem nas mais diversas categorias, tem a prestimosa colaboração dos Aço na Estrada.

9º ENCONTRO MINI-HONDAS
Mais uma edição deste carismático encontro, apoiado desde a primeira hora pela Honda Portugal, onde as pequenas motos são as vedetas. O encontro decorre no sábado dia 18, a partir das 9,30h e a inscrição, no valor de 10 €, inclui o almoço, 1 brinde, 1 T-shirt alusiva e entrada para os espectáculos do dia.

3º ENCONTRO VESPA
Pela terceira vez o Góis Moto Clube promove uma reunião dos característicos e prestigiados modelos Vespa, que decorrerá no sábado dia 18, com encontro marcado para as 9,30h, sendo o preço da inscrição de 10 € e inclui o almoço, 1 brinde, 1 T-shirt alusiva e entrada para os espectáculos do dia.

TENDA ELECTRÓNICA
Antes e depois das actuações no grande palco, a tenda electrónica garante a animação pela noite dentro, com excelentes disk-jokeys e muitas surpresas.

DESPORTOS E ANIMAÇÃO RADICAL
Variados e excitantes divertimentos radicais, com a apresentação de uma emocionante novidade.

FEIRA
A extensa e tradicional feira onde é possível encontrar de tudo, desde as farturas aos fatos de cabedal, as novidades do sector motociclistico e as representações de clubes.

TASQUINHAS
Vários restaurantes com extensas esplanadas onde se pode apreciar a boa e variada cozinha beirã.

WORKSHOPS
Esta novidade aparece na forma de passatempos e concursos de pintura para várias categorias.

ROTEIROS TURÍSTICOS
Distribuído com a inscrição, os roteiros turísticos são duas diferentes propostas de passeio pela região, percorrendo as suas melhores paisagens, a gastronomia, as tradições, o artesanato e a hospitalidade beirã.

PASSEIO / DESFILE
No Domingo, dia 19, pelas 10 h, decorre o habitual passeio, sempre em velocidade reduzida, que termina com desfile pelas ruas da vila de Góis, fazendo a despedida até ao ano seguinte.

RIO CEIRA
O rio Ceira que atravessa todo o recinto, com as suas sombras e os açudes, será sempre o ex-libris da Concentração de Góis. O vale do Ceira com as suas várias praias fluviais, as piscinas naturais da Lousã, o rio Alva na zona de Arganil, e a barragem de Santa Luzia na Pampilhosa da Serra são excelentes locais para refrescar.
In: Motociclismo.pt

Portugal «regozija-se» com envio capacetes azuis para Darfur

Portugal, que preside à União europeia este semestre, saudou hoje a resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a instalação de uma força híbrida da ONU/União africana no Darfour.


«Regozijamo-nos por esta decisão ter sido tomada pelas Nações Unidas. Ela era esperada há muito tempo», declarou a porta-voz da presidência portuguesa da UE, Clara Borja.
O Conselho de Segurança da ONU adoptou hoje a instalação de uma força da ONU/UA na província sudanesa do Darfour, teatro de um sangrento conflito entre o poder central e os movimentos rebeldes. Esta força híbrida da ONU/UA, baptizada Unamid, será constituída por cerca de 26 mil soldados e policias.
Interrogada sobre uma eventual participação da UE nesta força, a responsável portuguesa respondeu que de momento não estava decidida nenhuma participação ao nível europeu.
«Isso poderá ser eventualmente feito ao nível dos Estados membros», explicou.
Vários países europeus já manifestaram a sua disponibilidade para contribuir para esta futura força militar. A única excepção foi a Alemanha, cujo porta-voz governamental anunciou que para Berlim a prioridade é o Afeganistão e o Kosovo.
No entanto, o Alto Representante da UE para a política Externa, Javier Solana, disse hoje em Manila que a UE encarava a hipótese de contribuir para esta força internacional.
Diário Digital / Lusa

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

MOTO GP - Circuito do Estoril já com 30% dos bilhetes vendidos

A venda de bilhetes para o bwin.com Grande Prémio de Portugal está a decorrer a muito bom ritmo e deixa antever mais uma boa enchente no Circuito do Estoril, que pode mesmo rivalizar com o recorde de 70.000 espectadores a que se assistiu no ano passado.


A emocionante luta entre Casey Stoner e Valentino Rossi, imagem de marca desta temporada 2007 do Campeonato do Mundo, tem levado os fãs ao rubro em todos os traçados e no Estoril o cenário promete não ser diferente, não tivesse a venda de ingressos atingido já os 30%. O ritmo a que decorre a aquisição de bilhetes tem sido tão forte que a Bancada C (situada à saída da Curva 1 e que se pode revelar determinante para o desfecho da corrida) se encontra já esgotada, numa altura em que o bwin.com Grande Prémio de Portugal, está ainda a pouco mais de mês e meio de distância.
Como já vem sendo hábito, os bilhetes estão disponíveis no Circuito do Estoril (na loja junto à bilheteira sete dias por semana das 9h00 às 19h00), na Ticketline (www.ticketline.pt e 707 234 234), nas lojas FNAC, agências Abreu e, novidade nesta edição 2007 do GP de Portugal, nas lojas Worten.
À semelhança de outros anos, os bilhetes apresentam grande variedade de preços com os ingressos de três dias a variarem entre os 15 e os 100 euros, e os de Domingo a orçarem entre os 35 e os 90 euros. Como sempre, as crianças até aos 10 anos têm entrada gratuita para qualquer bancada, desde que devidamente acompanhadas por um adulto com bilhete válido. Da mesma forma, os jovens entre os 11 e os 14 anos pagam apenas 15 euros para os três dias de Grande Prémio, tendo acesso a todas as bancadas do traçado, excepção feita às bancadas A e B.

In:

terça-feira, 31 de julho de 2007

Moçambique: Cinco feridos em explosão de munições em Maputo

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas, incluindo quatro militares, quando um camião que transportava engenhos explosivos obsoletos explodiu hoje na Base Aérea de Maputo.


A explosão ocorreu hoje de manhã quando uma equipa de militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) transportava 11 toneladas do material bélico obsoleto recolhido em diversos bairros de Maputo, afectados pela explosão do principal paiol do país, a 22 de Março último.
Além das cinco vítimas, a explosão, que destruiu um dos camiões que transportava seis toneladas do referido material para o distrito da Moamba, arredores de Maputo, atingiu também algumas casas nas imediações.
Após a explosão, os moradores de Mavalane, bairro onde está localizado o aeroporto internacional de Maputo, entraram em pânico devido aos estrondos que também se ouviram no centro da capital moçambicana.
O porta-voz das FADM, Joaquim Mataruca, disse que os cinco feridos foram transportados imediatamente para o Hospital Central de Maputo (HCM).
In: Diário Digital / Lusa

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Defesa: Portugal 48.º entre países com maior orçamento

Portugal está no 48.º lugar da lista mundial de países em matéria de orçamentos de defesa, segundo os dados publicados este ano pelo Centro para o Controlo de Armas e não Proliferação (EUA), que o Diário de Notícias consultou.


Segundo o diário, embora mantendo o mesmo orçamento -2,4 mil milhões de dólares - do ano anterior, Lisboa perdeu um lugar (para a República Checa) relativamente à lista que foi publicada por esta mesma organização no ano de 2006.
A tendência geral das despesas militares em Portugal - que, nas tabelas da NATO, inclui o orçamento da GNR - não registou, em termos globais, uma evolução significativa ao longo das últimas duas décadas. A reduzida taxa de utilização dos vultosos montantes inscritos nas leis de reequipamento militar contribuiu para isso.
In: Diário Digital

Talibãs ameçam matar reféns às 8h30

Afeganistão: novo prazo para negociar libertação dos 22 sul-coreanos
Os talibãs deram hoje um prazo até ao meio-dia de segunda-feira (08h30 em Lisboa) às autoridades afegãs para libertarem oito dos seus militantes cativos, ameaçando «matar alguns» dos 22 sul-coreanos seus reféns no Afeganistão.


«Se os governos afegão e sul-coreano não se se empenharem nesta questão, executaremos alguns dos reféns», declarou por telefone à AFP o porta-voz dos rebeldes fundamentalistas, Yussuf Ahmadi.
Os talibãs propuseram a troca de oito sul-coreanos pelo mesmo número de correligionários seus detidos em prisões afegãs, antes de serem iniciadas novas negociações sobre o destino dos restantes reféns.
No entanto, as autoridades de Cabul exigem que primeiro sejam libertadas as 16 mulheres reféns, antes de negociarem as exigências dos talibãs.
Os sul-coreanos, todos eles membros da Igreja Presbeteriana de Saem-Mul, foram raptados em 19 de Julho na província de Ghazni, a 140 quilómetros a sul de Cabul.
Um refém já foi executado
Um dos reféns, um missionário de 42 anos e chefe do grupo, foi executado a tiro na quarta-feira passada.
Os talibãs já tinham avisado hoje de manhã que não querem perder mais tempo em negociações sobre o destino destes reféns que continuam em seu poder no leste do Afeganistão.
17 reféns estão doentes
«Dezassete reféns estão doentes. Se algo lhes acontecer, os governos afegão e sul-coreano serão os únicos responsáveis por isso», acrescentou o porta-voz dos rebeldes.
In: Portugal diário

domingo, 29 de julho de 2007

Iraque: Forças dos EUA abateram oito membros da Al Qaeda

As forças dirigidas pelos Estados Unidos mataram oito presumíveis membros da Al-Qaeda e detiveram 22 outros numa série de operações realizadas este domingo no centro do Iraque, informou o comando do exército norte-americano.


A principal operação visava «um terrorista estrangeiro que serve de intermediário e é líder da Al Qaeda no Iraque» na cidade de Yussufiyah, a Sul de Bagdad, segundo um comunicado militar.
Homens armados abriram o fogo sobre os soldados da coligação, que pediram apoio da força aérea no decurso desta operação, em que foram mortos cinco presumíveis islamistas, tendo sido capturados outros sete.
Durante uma outra operação, a norte de Bagdad, homens armados abriram o fogo contra um avião norte-americano em patrulha, que replicou causando três mortos e um ferido, de acordo com a mesma fonte.
Soldados das forças terrestres detiveram seguidamente três outras pessoas.
Por último, onze suspeitos foram presos durante outras operações a sul de Bagdad e na província de Salaheddine (norte), onde os insurrectos sunitas são bastante activos.
In: Diário Digital / Lusa