sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Bijagós utilizado como depósito dos narcotraficantes

O ministro da Justiça da Guiné-Bissau, Mamadu Djalo Pires, disse hoje que a maior fragilidade do país no combate ao narcotráfico é no arquipélago dos Bijagós, utilizado como depósito de droga pelos traficantes antes de chegarem ao continente.
«A maior fragilidade que nós temos é nas ilhas, muitas delas desabitadas, mas ainda assim os narcotraficantes utilizam-nas como depósito e depois transportam (a droga) para o continente», afirmou o ministro da Justiça guineense, em declarações à Agência Lusa.
«Por outro lado, mesmo naquelas que são habitadas a presença do Estado é fraca, ou em alguns casos inexistente«, salientou.
Diário Digital / Lusa

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Unidade de elite alemã participou no ataque em Kunduz

A unidade de elite do Exército alemão KSK teve uma participação decisiva no polémico bombardeamento nos arredores da localidade afegã de Kunduz, que causou cerca de 142 mortes, na maioria civis.
Assim revela hoje o jornal Bild, que baseia a sua notícia em informações secretas e fontes do Exército alemão, que escondeu até agora da opinião pública a participação directa de forças alemãs na operação.
O jornal afirma que o protocolo secreto da acção da KSK não foi incluído no relatório de investigação do bombardeamento realizado pela NATO.
No relatório realizado pelo destacamento militar alemão em Kunduz citado pelo Bild, destaca-se que não existem informações sobre se a decisão do ataque foi tomada pelo comandante da base, coronel Georg Klein, ou «se foi preparada ou tomada por outra instância».
O Bild revela também que toda a operação foi dirigida do posto de comando da unidade secreta Taskforce 47 (TF47), na qual metade dos seus membros são soldados de elite da KSK.
In:Diariodigital

Rússia volta a falhar teste de míssil intercontinental

O teste de um míssil intercontinental Bulava resultou num novo fracasso devido a uma falha técnica, anunciou esta quinta-feira o ministério da Defesa russo.
«As duas primeiras fases do foguete funcionaram normalmente, mas aconteceu uma falha técnica na trajectória durante a terceira etapa», afirma um comunicado oficial.
«Segundo os dados do serviço de controle, o motor da terceira fase não funcionou correctamente», completa o texto.
Desde 2005 foram realizados 12 testes de mísseis e oito deles resultaram em fracasso, o último deles a 15 de Julho, segundo as agências de notícias russas.
Com alcance de 8.000 quilómetros, o Bulava (SS-NX-30 na classificação da NATO) pode transportar 10 ogivas nucleares. Será instalado nos submarinos nucleares de quarta geração que estão a ser construídos.
In:Diariodigital

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Avião transporte militar europeu faz primeiro voo 6.ª feira

O primeiro avião de transporte militar de grande capacidade produzido pelo consórcio europeu Airbus (A400M), projecto com três anos de atraso em relação ao prazo inicial previsto, vai voar pela primeira vez na sexta-feira, em Sevilha, Espanha.
De acordo com um porta-voz do consórcio, «o primeiro voo está previsto para as 10h locais, no sul de Espanha», existindo no entanto uma ressalva, que depende da aceitação dos testes efectuados em terra ou das condições meteorológicas.
A empresa divulga que já recebeu 192 encomendas deste aparelho, contando fornecer 27 aviões à Espanha, 60 à Alemanha, 50 à França, a Grã-Bretanha conta adquirir 25, a Turquia pretende 10, a Bélgica e o Luxemburgo encomendaram oito e a África do Sul e a Malásia os restantes aparelhos. O projecto deste avião militar envolve vários países pertencentes à NATO, com a fabricação dos componentes em diversas empresas espalhadas pela Europa, e utiliza pela primeira vez na sua construção tecnologia de fibras de composto de carbono reforçadas com ligas plásticas (CFRP), de acordo com o construtor.
In:Diariodigital

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Iraque: Ataques em cadeia causam 127 mortos

Cinco atentados à bomba, que ocorreram quase em simultâneo na madrugada desta terça-feira, provocaram um cenário sangrento na capital iraquiana, Bagdad. O último balanço das autoridades dá conta de 127 mortos e 448 feridos.
As explosões de cinco viaturas armadilhas ocorreram em vários pontos da cidade.
A primeira bomba teve como alvo o Ministério do Interior, no centro da cidade, a segunda o Parque de Zawraa e a terceira numa universidade.
O Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais foi outro edifício governamental atingindo. A última explosão ocorreu no bairro periférico de Al Dura.
O governo iraquiano já se pronunciou e acusa a al-Qaeda e o proscrito partido Baaz (de Saddam Hussein) pela responsabilidade destes atentados, já considerados os mais sangrentos dos últimos meses.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ataque suicida mata 7 no Paquistão

Bombeiros paquistanese tentam controlar incêndios em local de ataque suicida em Peshawar nesta segunda-feira (7). Um homem explodiu-se próximo a um tribunal, deixando ao menos sete mortos e ferindo dezenas de pessoas. Ninguém assumiu o ataque, que as autoridades atribuem ao Talibã. (Foto: AFP)
In:Globo.com

domingo, 6 de dezembro de 2009

Afeganistão: 12 talibans mortos em ataque

Doze presumíveis talibans foram mortos este domingo na sequência de bombardeamentos aéreos levados a cabo pelas forças internacionais no Afeganistão.
A informação foi avançada pelo Ministério da Defesa do país que informou em comunicado que os ataques ocorreram nas regiões de Jaghato e Laghman.
Entretanto, também a NATO anunciou ter detido um líder taliban durante um assalto a um reduto de insurrectos na província Kandahar.
Recorde-se que no Afeganistão estão destacados cem mil soldados, 68 mil dos quais norte-americanos, estando prevista a chegada de um reforço de 30 mil militares dos EUA.
In:Correiodamanha