sábado, 27 de junho de 2009

Motas, jipes e ambulâncias entre 50 veículos militares antigos reunidos em Oeiras



Cerca de 50 veículos participaram hoje no terceiro encontro nacional de veículos antigos, juntando, em Oeiras, motas da Segunda Guerra Mundial, jipes que participaram na Guerra Colonial e ambulâncias que estiveram presentes na primeira Guerra do Iraque.

Coreia do Norte ameaça derrubar aviões do Japão

O Governo da Coreia do Norte ameaçou neste sábado (27) derrubar qualquer avião japonês que sobrevoar seu território, informou a agência norte-coreana "KCNA". A advertência foi feita após a detecção de voos espiões ao longo desta semana.
O Exército norte-coreano disse à "KCNA" que "um E-767 (avião espião fabricado pela Boeing) efectuou um voo sobre as águas de Wonsan até as águas a leste de Musudanri, depois de ter descolado de sua base no Japão às 8h30 do dia 25 de Junho".
A Coreia do Norte afirmou que não vai tolerar espionagem aérea no país e que vai disparar "sem piedade contra qualquer avião que entrar em seu território, mesmo que seja um só milímetro". As regiões supostamente sobrevoadas pelo avião espião do Japão ficam no Mar do Leste (ou Mar do Japão), onde certas áreas foram proibidas à navegação até 10 de Julho em virtude de manobras militares da Coreia do Norte. Em Musudanri, localidade que fica próxima a uma das regiões sobrevoadas pelo Japão, fica o principal centro de lançamento de mísseis do regime comunista.
globo.com

Voo 447 - Buscas terminadas

As equipas de resgate brasileiras anunciaram hoje o encerramento dos trabalhos de busca das vítimas e dos destroços do voo 447 da Air France, que caiu no Atlântico no passado dia 01 de Junho.
Num total foram resgatados 51 corpos e mais de 600 peças pertencentes ao aparelho.
A Marinha francesa continua as buscas para tentar encontrar as caixas-negras do avião, que poderão revelar a verdadeira causa do acidente.
CorreioManhã

sexta-feira, 26 de junho de 2009

China: Seis traficantes executados

Seis pessoas foram executadas na China por tráfico de droga. De acordo com a legislação chinesa, o transporte, fabrico ou posse de mais de um quilo de droga é punido com um mínimo de 7 anos de prisão e em alguns casos, pode conduzir à pena de morte.
in:Correidamanha

Defesa - Levantamento de rancho em protesto

Milhares de militares recusaram ontem almoçar nas messes em protesto contra aquilo consideram ser a “degradação” da carreira militar e prometeram endurecer as acções. Em causa está a passagem à reversa compulsiva de dezenas de sargentos, as “distorções” no sistema retributivo, a ausência de enquadramento legal das missões no estrangeiro e o novo Regulamento de Disciplina Militar (RDM).
Numa iniciativa promovida pela Associação Nacional de Sargentos (ANS), intitulada ‘Operação Carcaça’, milhares de militares por todo o País, segundo avançou a associação, almoçaram ontem fora das messes para uma “jornada de luta e reflexão”. “É vergonhoso o que está a acontecer [nas Forças Armadas].
Militares arriscaram a sua vida em missões no estrangeiro sem enquadramento legal, dezenas estão a ser empurrados para a reserva compulsiva, temos militares mais jovens a ganhar mais do que os militares antigos. Isto é vergonhoso”, afirmou ao CM, António Lima Coelho, presidente da ANS.
Contactado pelo CM, o Ministério da Defesa recusou comentar o protesto, enquanto os Ramos
afirmaram que o mesmo “não teve expressão nenhuma”.
O novo Regulamento de Disciplina Militar é outra das preocupações: “Querem calar as vozes incómodas. Só isso explica as penas aplicadas aos militares na reserva e na reforma”, afirmou Lima Coelho, que voltou a apelar ao Presidente para não promulgar o diploma.
O dirigente associativo criticou ainda o Governo por não ouvir as associações militares em assuntos tão importantes como as carreiras militares e o sistema retributivo. “Os diplomas estão a ser feitos no segredo dos gabinetes, ao arrepio das associações sócio-profissionais.
Apenas exigimos que se respeite as leis”. E deixou um aviso: “Este foi o sentir do pulsar da nossa massa associativa. Se o Governo mantiver este caminho, vamos endurecer as acções de protesto.” Na próxima semana, vão decorrer várias reuniões entre as associações militares para analisar a situação e agendar novos protestos.
In:Correidamanha

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Voo 447 - Identificados cadáveres do piloto e de um comissário

Foram identificados os corpos do piloto e de um comissário de bordo do voo 447 da Air France nas autópsias às vítimas encontradas no mar, revelou esta quinta-feira um porta-voz da Air France.
Embora as causas do acidente do A330 da Air France ainda não tenham sido determinadas, o Gabinete de Inquéritos e Análises (BEA), a entidade francesa responsável pelo inquérito, indicou “incoerências” das velocidades verificadas pelas sondas.
Os investigadores prosseguem as buscas das caixas negras no Atlântico.
CorreioManhã

Dois responsáveis máximos da ETA detidos em Paris

Na madrugada de quarta-feira foram detidos na localidade de Chareton-le-Pont, nos arredores de Paris, duas pessoas que entretanto foram identificadas como sendo dois responsáveis máximos de informação da ETA.
Os detidos, Javier Arruabarrena Carlos, 37 anos, e Ohiane Garmendia Marín, de 32 anos de idade, não estavam armados, mas usavam documentação falsa.
Durante a operação policial foram apreendidos computadores e vários materiais informáticos que estão a ser investigados pelas autoridades.
Javier Arruabarrena, que se encontrava fugido, foi condenado em Outubro de 2008 a uma pena de cinco anos de prisão por ter sido responsável, entre outros crimes, da colocação de um carro armadilhado contra uma patrulha da Guardia Civil, em Bilbao, que não chegou a explodir, e por fazer parte dos grupos de reserva da ETA.
Oihane Garmendia era uma das terroristas mais procuradas, uma vez que já tinha sido julgada e condenada por rebeldia em França, em Junho de 2007, e condenada a quatro anos de prisão por recrutar activistas para a ETA, em 2002.
In:Correiodamanha

Boeing: Aterragem de emergência

Um avião da Delta Air Lines aterrou de emergência em Ontário, no Canadá, após o comandante ter sido forçado a desligar um dos motores, devido a avaria. O aparelho, um Boeing 757, com 190 pessoas a bordo, efectuava a ligação entre Atlanta, nos EUA, e Ontário. A aeronave aterrou sem qualquer problema.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Soldados alemães morrem no Afeganistão

O ministério da Defesa da Alemanha anunciou que três soldados alemães morreram esta terça-feira no norte do Afeganistão, perto de Kundus, na sequência de uma emboscada perpetrada por rebeldes taliban.
Os três soldados, em missão de patrulha, tentaram escapar ao ataque inimigo, mas o veículo blindado em que seguiam acabou por cair numa vala cheia de água, sendo que dois deles tiveram morte imediata, noticiou a imprensa alemã. De acordo com uma fonte militar, o terceiro militar morreu já a caminho do hospital.
O ministro da Defesa, Franz Josef Jung, garantiu que irá fazer o possível para esclarecer, juntamente com as autoridades afegãs, as circunstâncias deste “cobarde ataque”.
In:Correiodamanha

terça-feira, 23 de junho de 2009

Afeganistão: Tropas britânicas lançam gigantesca ofensiva

As tropas britânicas lançaram na província de Helmand, reduto talibã no sul do Afeganistão, «uma das maiores operações aéreas dos tempos modernos», afirmou hoje o comando militar da NATO.
Segundo um comunicado da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), missão militar comandada pela Aliança Atlântica, cerca de 500 soldados participam no «maciço ataque aéreo».
As tropas norte-americanas, que actuam paralelamente à Isaf, participam nos ataques. Desde sexta-feira, cerca de 350 soldados britânicos, apoiados por 13 helicópteros de combate e aviões não tripulados, enfrentam talibãs no distrito de Babaji, a norte da capital de Helmand.
Muitos deles combatem com artilharia pesada, enquanto outros são peritos em explosivos improvisados, uma das armas mais usadas pelos talibãs, juntamente com os lança-granadas e as armas automáticas.
No total, 500 militares das tropas internacionais participam na ofensiva, que, segundo a NATO, já recuperou o controlo de vários pontos estratégicos de Babaji, apesar dos ataques talibãs.
in DiárioDigital

Voo 447 - Autoridades francesas desmentem que caixa-preta tenha sido detectada

O Escritório de Investigação e Análise (BEA) da França, encarregado de investigar o acidente com o voo 447 da Air France, desmentiu a informação do site do jornal "Le Monde" de que a Marinha francesa havia detectado um "sinal muito fraco" das caixas-pretas do Airbus que caiu no Atlântico.
Segundo um comunicado do BEA, até o momento não foi possível confirmar nenhum sinal emitido pelos dispositivos. A nota diz ainda que todos os ruídos detectados são analisados para que não haja qualquer dúvida e que toda informação será divulgada assim que verificada.
In:Globo.com

Airbus entrega primeiro avião A320 fabricado na China

A fabricante de aviões europeia Airbus entregou nesta terça-feira (23) em Tianjin, perto de Pequim, o primeiro de seus aviões A320 produzido na China, na sua única fábrica fora da Europa. O avião entrará em actividade na quarta-feira.
Numa cerimonia para mais de 1.000 convidados, o avião foi entregue ao proprietário, a Dragon Aviation Leasing, e à companhia regional que vai explorar a aeronave, Sichuan Airlines.
In:Globo.com

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Al-Qaeda: Armas nucleares contra EUA

A organização terrorista Al-Qaeda pretende capturar armamento nuclear do Paquistão e usá-lo para lançar um ataque contra os EUA, anunciou o “número três” da rede liderada por Osama bin Laden, Mustafa Abul Yazid, numa entrevista publicada na página da internet do canal televisivo 'Al-Jazeera'.
O líder terrorista, de origem egípcia, assegurou que “se Deus quiser, o armamento nuclear paquistanês não cairá nas mãos dos norte-americanos'. 'Os muçulmanos capturarão essas armas e vão usá-las contra os norte-americanos”, ameaçou, acrescentando que “o exército paquistanês será derrotado, o que significará o seu fim no Paquistão”.
In:Correiodamanha