sexta-feira, 10 de agosto de 2007

HUMOR

Onde há Galo...Galinha vai atrás

Do Convento...para o Ciberespáço

Militares portugueses partem para o Afeganistão na Segunda-Feira

Um grupo de 50 militares parte segunda-feira do aeroporto de Figo Maduro para o Afeganistão, num avião C-130, onde integrará a Força de Reacção Rápida da Força Internacional de Assistência e Segurança.


O grupo, que inclui tropas pára-quedistas e de apoio aos serviços e uma equipa de controlo aéreo táctico da Força Aérea, são o primeiro grupo de um contigente de 150 efectivos do Exército e sete da Força Aérea que ficará seis meses no Afeganistão.

O segundo grupo deverá partir no final do mês a bordo de um avião civil fretado para o efeito.
In: Correia da Manhã

O ComandoMotard deseja as maiores felicidades a este grupo de camaradas no cumprimento da missão.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Teste Drive

Mais uma tarde bem passada na companhia de amigos no nosso Moto Clube de Lisboa, com a colaboração da BMW, que nos cedeu graciosamente, alguns modelos da marca, para efectuarmos um teste drive.

Atenção hás zonas costeiras Portuguesas

Esta notícia recebi de um amigo por email


Praias portuguesas estão a ganhar novos clientes.
Estes "pequenos" animais (o da foto media só 1,80m e pesava
80kg) andam muito perto da costa portuguesa. Têm sido avistados entre
Sesimbra e Peniche.
Dizem os "entendidos" que a conjugação do progressivo
aquecimento das nossas águas com a escassez de alimento, leva estes
Bichinhos a aproximarem-se cada vez mais da costa. O exemplar da foto foi capturado a menos de 10mt da praia
de S.Lourenço-Ericeira.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Recordar é viver

Andava eu a mexer nuns documentos guardados há já alguns anos, quando me deparei, com a minha primeira caderneta escolar.
Senti um turbilhão de emoções como se estivesse a reviver aquele dia longinquo em que entrei pela primeira vez, de mão dada ao meu pai, naquela que seria a primeira responsável pela minha formação académica e humana. As Oficinas de S. José.






Clique nas imagens para aumentar

Não resisti a partilhar convosco a minha velhinha caderneta.

Lisboa: PSP detém «aceleras» que faziam corrida na cidade


O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa deteve terça-feira, quatro pessoas que «decidiram» realizar uma «corrida» pelas ruas de Lisboa, tendo um deles atingido os 234 quilómetros/hora, sendo detidos na ponte Vasco da Gama, 11 quilómetros depois.
«Detectámos no Túnel do Grilo quatro indivíduos que estavam a fazer uma corrida, que só soubemos depois, tendo sida iniciada a perseguição dos mesmos, sendo que dois desistiram entretanto, até conseguirmos interceptá-los a meio da ponte Vasco da Gama», explicou à Lusa, Paula Monteiro, Subcomissária do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa.
«Seguimos os indivíduos por um percurso de cerca de 11 quilómetros, sendo que os dois interceptados no tabuleiro da ponte Vasco da Gama chegaram a atingir 234 e 207 quilómetros/hora», disse.
A acção de fiscalização decorreu entre as 00:00 e as 05:00 de terça-feira pelas principais artérias da cidade de Lisboa, utilizando vários veículos descaracterizados e equipados com o sistema «Provida 2000».

O sistema «Provida 2000» é um equipamento utilizado nas viaturas «à paisana» da PSP e consiste num equipamento de vídeo e gravação das infracções, permitindo ao agente a visualização em tempo real dentro das próprias viaturas.
Durante a acção de fiscalização foram registadas ainda várias infracções, 32 por excesso de velocidade, oito por falta de inspecção periódica, três por falta de seguro de responsabilidade civil, três veículos apreendidos por alteração de características, 38 infracções de vários tipos como falta de cinto, falta de luzes, uso de telemóveis, manobras perigosas, entre outros.
Segundo Paula Monteiro, «a maioria das infracções por excesso de velocidade» resultaram em contra-ordenações «graves e muito graves».
Diário Digital / Lusa

Golfinhos em missão militar

Mamíferos marinhos treinados para detectar intrusos em base naval


A segurança precisa de ser reforçada na base naval de Kitsap-Bangor, em Washington, porto para vários submarinos, barcos e laboratórios e que pode ser alvo de ataque para nadadores terroristas e mergulhadores, afirmou fonte da marinha americana. A notícia foi avançada pela CNN.
O plano da marinha seria enviar cerca de 30 leões marinhos da Califórnia e golfinhos-nariz-garrafa do atlântico, que fazem parte do plano náutico para mamíferos, para vigiar a zona.
«Estes animais possuem capacidades para fazer o que precisa ser feito neste tipo de missão», assegura Tom Lapuzza, porta-voz do plano náutico para mamíferos.
«Devido às óptimas habilidades sonoras que possuem, os golfinhos são muito eficientes a patrulhar por mergulhadores e nadadores. Quando detectam uma pessoa na água largam uma bóia como forma de aviso à equipa da marinha, a informar o local exacto onde esta poderá encontrar um mergulhador suspeito», explicou o responsável.
Os golfinhos também são treinados para detectar minas submarinas, como já o fizeram na base iraquiana de Umm Qasr, em 2003. A última vez que estes animais foram usados operacionalmente foi em San Diego, em 1996, quando vigiaram a baía local durante uma convenção Repúblicana.
Activistas estão contra


A marinha americana já quis enviar golfinhos para o norte do país, em 1989, confirmou o porta-voz do plano náutico para mamíferos, mas um juiz e vários activistas dos direitos dos animais ficaram preocupados acerca dos efeitos que as águas geladas iriam surtir nos animais.
Se forem enviados para Washington, os golfinhos serão colocados em recintos apertados e irão vigiar a costa apenas por períodos de duas horas.
Uma biológa marinha, e porta-voz de uma associação que defende tratamentos éticos para os animais, Stephanie Boyles, afirmou que os mamíferos marinhos não garantem um sistema de defesa seguro e que não podem ser mantidos em cercas fechadas.
«Os americanos merecem a melhor defesa possível e este não é o melhor método», rematou a bióloga ao acrescentar que «os golfinhos se distraem facilmente em mar aberto e não percebem as consequências do que pode suceder se não levarem a missão adiante», assegurou.
A marinha americana tem estado a treinar mamíferos marinhos desde os anos 60 e detém actualmente cerca de 100 golfinhos e leões marinhos. A maior parte destes animais encontra-se em San Diego mas cerca de 20 estão deportados na base naval submarina de Kings Bay, na Georgia.
In: Portgal Diário

Defesa: Sargentos denunciam erros nos cartões - Milhares de militares sem acesso а saúde

Milhares de militares estão sem acesso ao sistema de saúde. O alerta foi lançado ontem pela Associação Nacional de Sargentos (ANS), que denunciou o facto de os cartões do novo sistema de Assisténcia na Doença dos Militares das Forças Armadas (ADM) estarem a ser entregues com erros, deixando muitos militares sem o cartão que lhes permitiria aceder а rede de cuidados médicos.


“Foram emitidos cartões com gralhas e cerca de 3 a 4 mil cartões foram devolvidos por correio por terem moradas incorrectas. É uma trapalhada”, afirmou ao CM David Pereira, vice-presidente da ANS.
Com o fim do prazo dos cartões provisórios (30 de Junho), segundo adiantou a ANS, muitos militares ficaram sem qualquer documento que lhes permita o acesso ao único sistema de saúde das Forças Armadas. O Ministério da Defesa garante, no entanto, que “todos os cartões onde foram detectados erros foram substituídos de imediato”. Mas reconhece, por outro lado, que o processo “sofreu problemas”.
Aliás, o próprio Instituto de Acção Social das Forзas Armadas (IASFA), responsável pelo financiamento do sistema, reconhece, numa nota publicada no seu site, a existência de erros nos cartões. Por exemplo: dados desactualizados, ausência dos postos dos beneficiários e a emissão de cartões para pessoas falecidas.
Ler mais em: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=253133&idselect=90&idCanal=90&p=200

Helicóptero americano abre fogo em Bagdad

Um helicóptero do Exército norte-americano disparou esta quarta-feira sobre um bairro xiita da capital iraquiana, Bagdad, causando a morte a pelo menos 30 militantes suspeitos de envolvimento no transporte desde o Irão de engenhos explosivos para serem usados em atentados bombistas, revelou uma fonte militar dos EUA.


Entretanto, um médico do hospital do bairro de Sadr City informou ter recebido uma dezena de corpos, entre os quais várias mulheres e crianças, enquanto uma outra fonte do hospital Imam Ali referiu que ali chegaram outros três cadáveres.
Um porta-voz do Exército norte-americano, o tenente-coronel Christopher Garver refutou a informação que dá conta da existência de vítimas civis. “Havia mulheres e crianças na área quando lançámos a operação, mas nenhum foi morto no ataque aéreo", garantiu.
Após terem morto dois militantes, logo no início da operação, as forças norte-americanas, apoiadas por soldados iraquianos, detectaram “um grupo significativo de homens armados”, apoiados por um veículo, prontos a atacar as forças da coligação.
Face a esta ameaça, foi pedido apoio aéreo e encurralado o veículo usado pelos terroristas, 30 dos quais acabaram por ser abatidos, revela o tenente-coronel Christopher Garver.
In: Correio da Manhã

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Talibãs atacam base dos EUA no Afeganistão

Forças afegãs e da coligação entraram em confronto com mais de 75 talibãs que tentaram tomar de assalto a base norte-americana de Anaconda, no centro do Afeganição, anunciou esta terça-feira, a coligação internacional através de comunicado.


O comunicado divulgado refere que as forças de segurança, “repeliram mais de 75 combatentes inimigos que tentavam tomar a base de Anaconda”, localizada na província de Uruzgan, acabando por morrer 24 rebeldes talibãs.
De acordo com as forças da coligação, quatro meninas afegãs, entre os 2 e 12 anos, sofreram ferimentos ligeiros devido aos disparos de foguetes dos talibãs, tal como dois soldados afegãos. A coligação indicou a utilização de disparos de artilharia contra os atacantes e convocou, “apoio aéreo para destruir os combatentes inimigos”.
In:

Geórgia denuncia violação de espaço aéreo por caças russos

A Geórgia queixou-se hoje de que dois caças russos violaram o espaço aéreo do país e dispararam um missíl que não explodiu, mas a acusação já foi negada pela Rússia.


O porta-voz do Ministério do Interior da Geórgia, Shota Ustiashvili disse que a intrusão ocorreu segunda-feira à noite, quando os jactos violaram o espaço aéreo na região de Gori e dispararam um missíl que não chegou a explodir junto à cidade de Shavshvebi.
Ustiashvili disse que tinha inspeccionado pessoalmente o missíl, que aterrou nos subúrbios da cidade, a cerca de 25 metros de uma zona habitada,
As relações entre as duas ex-nações soviéticas permanecem tensas, e responsáveis da Geórgia têm denunciado frequentes violações do seu espaço aéreo por aviões russos.
Moscovo está descontente com os planos da Geórgia de aderir à NATO, enquanto Tiblisi acusa a Rússsia de dar suporte a militantes separatistas.
In:Diário Digital / Lusa

Líbano: militares portugueses em estado de alerta

Os militares portugueses em missão na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL) estão em estado de alerta para o primeiro aniversário do fim da invasão israelita do país dos cedros no passado Verão, que se assinala no dia 14.


O tenente-coronel José Rodrigues dos Santos, comandante dos 141 soldados da Unidade de Engenharia-2 estacionada na base de Ubique, em Shamaa, no sector oeste do sul do Líbano, declarou no terreno à Agência Lusa que «o nível de alerta é médio alto (amarelo-laranja), com medidas adicionais no nível vermelho para movimentos no exterior do aquartelamento».
O estado de prevenção teve início a 24 de Julho, quando uma viatura armadilhada estacionada à beira da estrada e accionada por controlo remoto explodiu matando seis soldados (três espanhóis e outros tantos voluntários colombianos) e ferindo mais dois além de destruir os blindados em que seguiam.
Anteriormente, a 16 de Junho, um engenho explosivo com temporizador colocado na berma da estrada deflagrou à passagem de duas viaturas da Polícia Militar de uma unidade da Tanzânia, mas não fez feridos.


O tenente-coronel Rodrigues dos Santos insistiu em que a FINUL - onde Portugal tem 146 efectivos - é um alvo dos terroristas, segundo confissões obtidas em interrogatório a combatentes (mujaidines) capturados pelo exército libanês no campo de refugiados de Nahr el-Bared (norte, na zona de Tripoli).
Os confrontos entre terroristas do grupo Fatah a-Islam, apoiados por mujaidines, e o exército libanês começaram no campo de refugiados palestinianos de Nahr el-Bared a 20 de Maio e já mataram mais de 200 pessoas, das quais 133 soldados libaneses, provocando 31.000 refugiaddos.
Tendo em conta a data crítica do primeiro aniversário do fim da invasão israelita do sul do Líbano - entre 12 de Julho e 14 de Agosto de 2006, com um saldo de mais de 1.200 mortos -, ao que acresce a «ameaça» decorrente da escolha parlamentar do novo Presidente da República a 27 de Setembro, o comandante da unidade portuguesa admitiu o prolongamento do estado de prevenção pelo menos até ao Outono, tudo dependendo do modo como decorrer o processo eleitoral e das ordens do chefe da FINUL, o general italiano Cláudio Graziano.

Texto: José Meirelles da Agência Lusa In: Portugal diário

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Nas Supersport: Sofuoglu Campeão


Broc Parkes (Yamaha YZF-R6) ganhou a sua primeira corrida desta temporada (colocou-se em quinto lugar do campeonato) perseguido à distância por Kenan Sofuoglu (Honda CBR600RR), que ao terminar em segundo lugar sagrou-se campeão pois a vantagem pontual de 80 pontos pô-lo a salvo de qualquer ataque da concorrência, nomeadamente de Fabien Foret (Kawasaki ZX-6R) que é segundo, a três corridas do final do campeonato.

Em terceiro lugar ficou Massimo Rocolli (Yamaha YZF-R6), que, mesmo em cima da linha de meta, ultrapassou um muito aguerrido Robbin Harms (Honda CBR 600 RR).
Miguel Praia (Honda CBR 600 RR) - ao contrário do seu companheiro de equipa, Simone Sanna que desistiu à décima primeira volta - terminou a corrida no vigésimo primeiro lugar da tabela.

Texto: Rogério Carmo In: Motociclismo.pt

CAMPEONATO WSBK: Toseland majestoso

Em Brands Hatch, num fim-de-semana sem chuva, James Toseland (Honda CBR 1000 RR), líder do campeonato Mundial de Superbikes, ganhou, para gáudio dos 140.000 espectadores que visitaram o circuito, as duas mangas desta edição, conseguindo assim uma confortável vantagem sobre os outros eventuais candidatos ao título.


Na primeira corrida, Toseland liderou desde a terceira volta até ao final, sendo que após a queda de Troy Bayliss à quinta volta, deixou de ter qualquer concorrência, fazendo uma corrida solitária até à linha de meta, onde chegou cerca de 1,5 segundos antes de Troy Corser, que foi segundo classificado. Beneficiando das quedas de Bayliss e do seu colega de equipa Yukio Kagayama, Max Biaggi terminou a corrida em terceiro lugar.

Na segunda manga, Toseland teve que esperar mais tempo para ocupar a liderança da corrida, já que teve que perseguir e ultrapassar Haga e Corser, conseguindo ainda assim cortar a meta com 1,6 segundos de avanço sobre Haga, que foi segundo, resultado que o colocou também no segundo lugar do Campeonato, ultrapassando Max Biaggi, que na segunda corrida terminou em oitavo lugar depois de uma penalização de “passagem pela boxe” devido a falsa partida. Troy Corser foi novamente ao pódio celebrar, desta vez, o terceiro lugar.

Texto: Rogério Carmo in: Motociclismo.pt

Iraque: EUA desconhecem destino de 190 mil armas AK-47

O governo dos EUA perdeu o rasto a 190 mil espingardas automáticas AK-47 e pistolas destinadas às forças de segurança do Iraque, parte das quais poderia estar nas mãos dos rebeldes, avança o jornal The Washington Post citando funcionários da administração norte-americana.


Um relatório do gabinete de auditoria do Governo dos EUA enviado ao Congresso revela que o Departamento de Defesa não dispõe de um processo eficaz de controlo da documentação relacionada com a compra deste armamento.
De acordo com a mesma fonte, o Departamento de Defesa assegura continua a investigar o caso, mas reconhece que é preciso melhorar os procedimentos. Responsáveis militares ouvidos no âmbito do inquérito do gabinete de auditoria entre Março de 2006 e Julho de 2007 crêem que o descontrolo pode ser explicado pela falta de pessoal falta de normas e de um registo central.
O mesmo relatório nota que, desde 2003, os Estados Unidos destinaram 19,2 mil milhões de dólares para a criação das forças de segurança iraquianas, dos quais 2,8 mil milhões destinados à compra de material de transporte e equipamento.

In:

Embaixadas americanas são alvo terrorista

Al-Qaeda produz vídeo ameaçando provocar atentados em várias partes do mundo
Embaixadas americanas e zonas de acção diplomática norte-americana são alvo para ataques terroristas, segundo afirmou o californiano, Adam Yahiye Gadahn, convertido ao Islão, agora conhecido como Azzam o Americano, escreve a CNN.


«Vamos continuar a procurar-vos tanto dentro do país como no estrangeiro», disse Adam Yahiye Gadahn no último filme produzido pela al-Qaeda.
No filme, que tem cerca de uma hora com a forma de um documentário, o autor faz ameaças explícitas aos Estados Unidos, apontando para alvos como embaixadas e consulados norte-americanos em todo o mundo.
Ler mais em: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=840356&div_id=291

Irão: Testado com êxito novo avião copiado do F-5 dos EUA

O Irão anunciou hoje ter testado com êxito um novo avião de combate fabricado localmente a partir de planos do F-5 norte-americano, como retaliação à venda milionária norte-americana de armamento aos países amigos do Médio Oriente.
«Azrakhsh» (Clarão) é o nome do caça-bombardeiro que fez o voo inaugural no decurso de uma cerimónia em Isfahan (centro) presidida pelo ministro da Defesa, general Mustafá Muhammad Najar, acompanhado por responsáveis militares, precisou a agência IRNA.


«Numa altura em que os Estados Unidos vendem armas aos aliados regionais, o Irão faz grandes progressos no sentido de ser auto-suficiente», declarou o ministro.
O fabrico deste aparelho decalcado do F-5 foi revelado em Setembro de 2006 por fontes militares iranianas.
Anteriormente, o Irão desenvolveu o avião de combate «Saegheh» (Trovão) a partir do F-18 norte-americano.
As esquadrilhas iranianas contam com numerosos aparelhos norte-americanos herdados do regime do Shah Reza Palhevi, que caiu em 1979.
A ânsia iraniana pela auto-suficiência militar é justificada pelo embargo norte-americano e pelas sanções internacionais de que o país é alvo.
Washington deu a conhecer a semana passada um «pacote» de ajuda, nomeadamente militar, de 13.000 milhões de dólares (9.400 milhões de euros) ao Egipto, 22.000 milhões (15.900 milhões de euros) à Arábia Saudita e 30.000 milhões (21.700 milhões de euros) a Israel, como medida cautelar contra o regime dos ayatollahs.
São ainda beneficiados com esta medida cautelar extensiva à Síria, ao Hezbollah libanês e à Al-Qaeda os parceiros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein e Omã.
Diário Digital / Lusa

domingo, 5 de agosto de 2007

INEM: Uso de motas permite chegar mais rápido

O uso de motas em situações de emergência médica permite socorrer mais rapidamente as vítimas, principalmente em zonas com congestionamento de trânsito, conclui um estudo realizado a partir de um projecto-piloto do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).


O estudo, publicado na última edição do American Journal of Emergency Medicine, analisou a capacidade de resposta de motas na emergência médica pré-hospitalar a partir da experiência de médicos do INEM no Porto, salientando que a rapidez da resposta na emergência médica é um factor importante para determinar o prognóstico da vítima, mas o tempo de chegada é muitas vezes condicionado pelo trânsito.

Miguel Soares de Oliveira, um dos autores, explicou que este estudo «sugere à comunidade científica mundial que este pode ser um meio para usar em locais onde existe congestionamento de trânsito, especialmente quando a situação é emergente e é necessário um meio que se desloque o mais rápido possível, sendo também uma forma de gerir melhor os recursos disponíveis».

Ler mais em: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=289074

Iraque: Capturados 80 presumíveis membros da Al-Qaida

Mais de 80 presumíveis membros da organização terrorista Al-Qaida foram capturados durante uma campanha militar iraquiana na cidade de Samarra, a norte de Bagdad, informou hoje o Exército norte-americano em comunicado.


Os «terroristas» foram detidos durante os seis dias em que decorreu a operação, levada a cabo com o apoio das tropas norte-americanas e que hoje ficou concluída, refere o comunicado.
Segundo a nota do exército norte-americano, entre os detidos estão algumas pessoas envolvidas em diversos ataques contra as forças da coligação e iraquianas e contra habitantes da zona.
Também se suspeita que entre os detidos se encontrem elementos que tenham estado envolvidos no atentado que destruiu parte do importante mausoléu xiita de Samarra em Fevereiro do ano passado.
O anúncio destas detenções surge um dia depois de fontes da segurança da província de Salahedin, a que pertence Samarra, terem revelado a captura de Talal Salham al Bazi, líder da Al-Qaida em Samarra.
Segundo as fontes, Bazi, antigo oficial da polícia, substituiu no cargo Haizam al Sabea, conhecido como «Haizam al Badri», que morreu na última quarta-feira durante um bombardeamento aéreo norte-americano a uma aldeia a sul de Samarra.
Tanto o governo iraquiano como as tropas norte-americanas responsabilizam Badri pelo atentado contra o mausoléu xiita de Samarra, que desencadeou a violência entre xiitas e sunitas.
Diário Digital / Lusa