segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Irão: Testado com êxito novo avião copiado do F-5 dos EUA

O Irão anunciou hoje ter testado com êxito um novo avião de combate fabricado localmente a partir de planos do F-5 norte-americano, como retaliação à venda milionária norte-americana de armamento aos países amigos do Médio Oriente.
«Azrakhsh» (Clarão) é o nome do caça-bombardeiro que fez o voo inaugural no decurso de uma cerimónia em Isfahan (centro) presidida pelo ministro da Defesa, general Mustafá Muhammad Najar, acompanhado por responsáveis militares, precisou a agência IRNA.


«Numa altura em que os Estados Unidos vendem armas aos aliados regionais, o Irão faz grandes progressos no sentido de ser auto-suficiente», declarou o ministro.
O fabrico deste aparelho decalcado do F-5 foi revelado em Setembro de 2006 por fontes militares iranianas.
Anteriormente, o Irão desenvolveu o avião de combate «Saegheh» (Trovão) a partir do F-18 norte-americano.
As esquadrilhas iranianas contam com numerosos aparelhos norte-americanos herdados do regime do Shah Reza Palhevi, que caiu em 1979.
A ânsia iraniana pela auto-suficiência militar é justificada pelo embargo norte-americano e pelas sanções internacionais de que o país é alvo.
Washington deu a conhecer a semana passada um «pacote» de ajuda, nomeadamente militar, de 13.000 milhões de dólares (9.400 milhões de euros) ao Egipto, 22.000 milhões (15.900 milhões de euros) à Arábia Saudita e 30.000 milhões (21.700 milhões de euros) a Israel, como medida cautelar contra o regime dos ayatollahs.
São ainda beneficiados com esta medida cautelar extensiva à Síria, ao Hezbollah libanês e à Al-Qaeda os parceiros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein e Omã.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: