domingo, 5 de agosto de 2007

Iraque: Capturados 80 presumíveis membros da Al-Qaida

Mais de 80 presumíveis membros da organização terrorista Al-Qaida foram capturados durante uma campanha militar iraquiana na cidade de Samarra, a norte de Bagdad, informou hoje o Exército norte-americano em comunicado.


Os «terroristas» foram detidos durante os seis dias em que decorreu a operação, levada a cabo com o apoio das tropas norte-americanas e que hoje ficou concluída, refere o comunicado.
Segundo a nota do exército norte-americano, entre os detidos estão algumas pessoas envolvidas em diversos ataques contra as forças da coligação e iraquianas e contra habitantes da zona.
Também se suspeita que entre os detidos se encontrem elementos que tenham estado envolvidos no atentado que destruiu parte do importante mausoléu xiita de Samarra em Fevereiro do ano passado.
O anúncio destas detenções surge um dia depois de fontes da segurança da província de Salahedin, a que pertence Samarra, terem revelado a captura de Talal Salham al Bazi, líder da Al-Qaida em Samarra.
Segundo as fontes, Bazi, antigo oficial da polícia, substituiu no cargo Haizam al Sabea, conhecido como «Haizam al Badri», que morreu na última quarta-feira durante um bombardeamento aéreo norte-americano a uma aldeia a sul de Samarra.
Tanto o governo iraquiano como as tropas norte-americanas responsabilizam Badri pelo atentado contra o mausoléu xiita de Samarra, que desencadeou a violência entre xiitas e sunitas.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: