sábado, 10 de outubro de 2009

Ataque talibã no Paquistão faz dez mortos

Um ataque talibã a um quartel-general no Paquistão fez pelo menos dez mortos.
Segundo a emissora ‘Dawn TV', o ataque ocorreu na cidade de Rawalpindi, quando cerca de sete homens com armas automáticas e fardados entraram no quartel e abriram fogo contra os guardas.
As tropas acabaram por matar os agressores, num confronto que terá durado cerca de hora e meia, mas fonte do Exército assumiu as baixas. Até ao momento, estima-se seis baixas entre os militares, além de quatro rebeldes.
O ataque surge num momento em que o Exército prepara uma ofensiva contra os militares talibãs paquistaneses.
In:Correiodamanhã

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Obama é o Nobel da Paz de 2009

O presidente dos EUA, Barack Obama, venceu o Prémio Nobel da Paz na edição 2009. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9), em Oslo, na Noruega, pelo comité do Nobel.
O prémio foi dado por conta dos apelos do presidente pelo desarmamento nuclear e por seu trabalho pela paz mundial.
in:Globo.com

Paquistão: 42 mortos em explosão

Pelo menos 42 pessoas morreram esta sexta-feira na sequência da explosão de um carro armadilhado m mercado movimentado em Peshawa, no nordeste do Paquistão.
De acordo com as autoridades locais há registo de duas dezenas de feridos. Esta explosão é o segundo ataque terrorista naquela cidade em apenas duas semanas.
In:Correidamanha

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Afeganistão: 12 mortos e mais de 80 feridos em atentado

Pelo menos 12 pessoas morreram e 83 ficaram feridas num ataque suicida esta quinta-feira junto à embaixada da Índia em Cabul. A explosão aconteceu ao início da manhã (horas locais) quando havia muito movimento da rua; as vítimas são essencialmente civis.
In:Correiodamanhã

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Afeganistão: Militar espanhol morto em atentado

Um militar espanhol morreu e cinco sofreram ferimentos ligeiros na sequência de um atentado contra as tropas espanholas no Afeganistão, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Defesa em Madrid.
O ataque ocorreu quando uma mina explodiu sob um dos veículos de uma coluna militar espanhola na zona de Siah Washan, província de Herat, onde se encontram as tropas espanholas.
No momento do atentado as vítimas realizavam uma patrulha de reconhecimento e segurança para desmantelar barreiras de controlo ilegais nessa zona.
In:Correiodamanhã

Polícia deprimido dá tiro na cabeça

Um agente da PSP do Comando da Guarda suicidou-se, no domingo à noite, com a arma de serviço. O agente principal Carlos Manuel Tomás, de 45 anos (há 21 na polícia), aproveitou a saída da mulher e da filha de 12 anos para dar um tiro na cabeça, em sua casa. Pouco passava das 21h00.
Com este sobe para dois o número de casos de suicídio na PSP em 2009. O primeiro foi em Portalegre há apenas três meses. Por sua vez, a GNR já conta com seis suicídios desde o início do ano.
Carlos Tomás foi encontrado pela mulher, que ainda chamou o INEM – que já nada pôde fazer para salvar o agente. Contou ter encontrado o marido "deitado na cama, com um tiro no lado direito da cabeça e sangue na face". A prestar serviço na PSP há 21 anos, o agente tinha regressado há dois meses, após um período de baixa médica de ano e meio por depressão.
In:Correiodamanhã

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Al-Qaeda usou bomba-supositório

(Abdullah al-Asiri)

Em Agosto, um terrorista da al-Qaeda fez-se explodir a poucos metros do príncipe saudita Mohammed bin Nayef, não o matando por pouco. Nas horas que antecederam o ataque, o terrorista tinha passado pelos apertados controlos de segurança e detectores de metais de vários aeroportos e do próprio palácio real, em Jeddah, sem que ninguém tivesse detectado os explosivos que trazia consigo – dentro do corpo.
"Embora não querendo ser alarmista, tenho de admitir que esta nova táctica é assustadora", afirmou recentemente o perito Richard Barrett, director do grupo da ONU responsável pela monitorização da al-Qaeda. Barrett falava das bombas-supositório, a nova arma de terror estreada pela rede terrorista de Osama bin Laden no atentado contra o príncipe Nayef.
Trata-se de pequenas cápsulas de explosivo plástico, munidas de um minidetonador activado por radio-frequência, que são introduzidas no recto de um bombista suicida, alojando-se no intestino, e que podem ser activadas com uma simples chamada de telemóvel. Como se trata de explosivos plásticos, são impossíveis de apanhar nos detectores de metais dos aeroportos e dos edifícios.
Foi o que aconteceu em Agosto, quando Abdullah al-Asiri, um dos terroristas mais procurados da Arábia Saudita, fingiu estar disposto a se entregar para chegar perto do príncipe Nayef, chefe de Segurança do país. Durante a audiência, Asiri alegou que podia convencer outros terroristas a se entregarem e pediu para falar com eles ao telemóvel, tendo o engenho sido activado nessa altura. Nayef escapou ileso, mas o ataque alertou as autoridades para esta nova e terrível arma terrorista que pode vir a ser usada, por exemplo, para fazer explodir bombas em aviões.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Atentado contra escritório da ONU no Paquistão deixa cinco mortos

Explosão ocorreu nesta segunda-feira, em Islamabad (Foto: Farooq Naeem/AFP)
Cinco funcionários da ONU morreram quando um homem-bomba vestido como militar detonou seus explosivos numa das sedes da organização em Islamabad, a capital do Paquistão, apesar do forte sistema de segurança do estabelecimento.
Aliado chave dos EUA na guerra contra o terrorismo, o Paquistão enfrenta uma onda de atentados cometidos por talibãs ligados à Al-Qaeda, que já deixou 2.150 mortos desde Julho de 2007.
In:Globo.com

domingo, 4 de outubro de 2009

MotoGP - Lorenzo conquista Estoril

O piloto espanhol da Yamaha Fiat dominou o fim-de-semana no Estoril e parece ter em Portugal a sua prova talismã, depois de no ano passado aqui ter conquistado a sua primeira vitória.
Depois de ter sido o mais rápido nos treinos e na sessão de classificação, Jorge Lorenzo fulminou a concorrência na corrida de hoje.
Arrancando da primeira posição da grelha, Lorenzo apostou tudo em manter essa posição até final e nem se pode dizer que a missão tenha sido difícil, já que esteve sempre no comando e logo nas primeiras voltas alcançou uma vantagem considerável, que lhe permitiu gerir melhor a corrida e evitar erros.
Até ao fim, Lorenzo não teve problemas de maior e a melhor notícia foi mesmo o quarto lugar de Valentino Rossi, líder do campeonato. O italiano saiu da segunda posição, mas Stoner primeiro e Pedrosa depois ultrapassaram o campeão do mundo, que nunca conseguiu reagir, como é seu hábito. Com este resultado, "Il Dottore" fica, pela primeira vez, fora de um pódio no Estoril.
Casey Stoner, regressado após três corridas de ausência, ficou, então, com o segundo lugar do pódio e Pedrosa ocupou a última posição.
Depois dos festejos no pódio, Lorenzo reconheceu que este “foi um fim-de-semana perfeito” e que a vitória resultou do factio de ter estado muito “confiante”.Quanto à luta com Valentino Rossi pelo título mundial, e agora que a distância para o campeão do mundo é de apenas 18 pontos, o jovem espanhol de 22 anos reconheceu que “é menos impossível, mas continua muito difícil”.
http://desporto.sapo.pt/

Afeganistão: Oito soldados americanos mortos

Pelo menos oito soldados norte-americanos, integrados na NATO e dois militares afegãos morreram este domingo na sequência de um ataque talibã na oriental do Nuristão, de acordo com informações veículadas pelas forças de segurança.Por outro lado, os talibã avançam com números distintos e dizem que no ataque morreram cerca de 40 soldados norte-americanos e 30 afegãos além de quatro rebeldes terem igualmente perdido a vida.
CorreioManhã