quinta-feira, 27 de março de 2008

Iraque - Combates alastram à cidade de Hilla

Os combates entre tropas iraquianas e as milícias xiitas do Exército de Mehdi alastraram, esta quinta-feira, à cidade de Hilla, a Sul de Bagdad. Também na capital e noutras cidades de maioria xiita prossegue a guerra entre os rebeldes e o exército.
O principal foco do conflito, Bassorá, tem cerca de dois milhões e 600 mil habitantes, mas as ruas estão desertas há vários dias. Lojas e escolas continuam fechadas.
Até agora, os combates já provocaram pelo menos 70 mortos e centenas de pessoas ficaram feridas.
O Governo iraquiano já lançou um ultimato: as milícias têm até sábado para entregar as armas.
In TVI

Navio de guerra americano mata ambulante no Canal de Suez

Um egípcio morreu e outros dois ficaram feridos nesta segunda-feira por disparos de um navio de guerra americano que abriu fogo contra barcos de vendedores ambulantes que se aproximavam no canal de Suez, informaram fontes da segurança.
O navio, o Global Patriot, preparava-se para zarpar em direcção ao Mediterrâneo quando um grupo de mercadores se aproximou para tentar vender objectos.
Os ambulantes receberam ordem para parar mas, ao que parece, não entenderam e continuaram a aproximar-se.
O incidente provocou um imediato protesto dos vendedores que geralmente se aproximam dos navios que cruzam o canal de Suez, mas o movimento foi rapidamente reprimido para permitir o tráfego marítimo.
Segundo o site da Marinha americana, o MV Global Patriot é um navio cargueiro alugado da Global Container Lines.
In AFP

Brasil: Novas medidas para travar epidemia

As equipas de combate à epidemia de dengue que assola o Rio de Janeiro podem a partir de agora usar a força para entrar em imóveis fechados ou cujos proprietários não autorizarem o trabalho de pulverização de eventuais focos do mosquito transmissor. Um decreto do governador do estado fluminense, Sérgio Cabral Filho, concede a essas equipas o poder de entrar em todas as edificações, particulares, empresariais ou públicas, do Rio e, se for necessário, requisitar o apoio de uma força policial.
Pelo decreto, se o imóvel estiver vazio a equipa de combate à dengue deve deixar um aviso e repetir a acção horas depois. Na terceira tentativa, se ninguém responder a equipa fica autorizada a arrombar a porta e proceder à vistoria e, se for o caso, desinfecção do local.Por outro lado, se o imóvel estiver ocupado mas a entrada da equipa for negada ou houver qualquer atitude agressiva, os agentes de combate à dengue deverão chamar a polícia, que forçará a entrada.
Além disso, estão previstas multas, que vão do equivalente a 769 euros a 79 mil euros para proprietários de residências e empresas que não obedecerem imediatamente à notificação para efectuar a limpeza de potenciais focos do mosquito Aedes Aegypti.
Por outro lado, se o imóvel estiver ocupado mas a entrada da equipa for negada ou houver qualquer atitude agressiva, os agentes de combate à dengue deverão chamar a polícia, que forçará a entrada.
Além disso, estão previstas multas, que vão do equivalente a 769 euros a 79 mil euros para proprietários de residências e empresas que não obedecerem imediatamente à notificação para efectuar a limpeza de potenciais focos do mosquito Aedes Aegypti.
REDUÇÃO DE VERBAS
Entretanto, números ontem divulgados pela imprensa dão conta de que, mais que as fortes chuvas ou o calor, é o desinvestimento das autoridades que está na origem desta grave epidemia, a qual já matou 50 pessoas em todo o estado do Rio de Janeiro.O governo municipal, liderado por César Maia, reduziu a verba para prevenção de epidemias do equivalente a 18,53 milhões de euros em 2003 para apenas 9,19 milhões investidos em 2006. O governo municipal recusou-se a fornecer números relativos a 2007 e 2008 mas sabe-se que as verbas foram ainda menores que as de 2006.
No caso do governo do estado, liderado desde o ano passado por Sérgio Cabral Filho, as verbas para prevenção de epidemias têm sido reduzidas desde 2004. Só de 2007 para 2008, a redução foi de 48,6%.
E das verbas contempladas no orçamento do estado para combate à dengue neste ano, o governo tinha aplicado, até ao passado dia 24 de Março, apenas 3,5% do montante previsto, enquanto a epidemia alastrava e as pessoas morriam.
SAIBA MAIS
2a 7 dias é o período que leva uma pessoa contaminada pelo vírus da dengue a desenvolver a doença. Há duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica.
a 7 dias é o período que leva uma pessoa contaminada pelo vírus da dengue a desenvolver a doença. Há duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica.5000 casos de dengue foram registados neste ano no estado do Ceará. Mas o vírus era menos letal e só se registou uma morte
casos de dengue foram registados neste ano no estado do Ceará. Mas o vírus era menos letal e só se registou uma morte
ORIGEM
O mosquito Aedes Aegypti, que provoca a dengue, tem origem africana. Chegou ao Brasil nos navios com escravos.
HEMORRÁGICA
Quando uma pessoa que já teve dengue clássica se contamina pela segunda vez com um outro tipo de vírus pode desenvolver a dengue hemorrágica. Há quatro tipos de vírus da dengue.
In Correio da Manhã

Soldado da NATO morto no Afeganistão

Um soldado dinamarquês da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) destacada no Afeganistão foi morto em combate com guerrilheiros talibãs no sul do país. Do combate, ocorrido quarta-feira, resultou também um ferido. De acordo com uma fonte da ISAF, os soldados dinamarqueses estavam em patrulha no distrito de Gereshk, na província de Helmand, quando foram atacados pelos talibãs. Com mais esta morte, aumentou para 33 o número de baixas registadas desde o início do ano 2008 entre os efectivos da ISAF.A Dinamarca enviou para o Afeganistão 550 soldados, integrados numa força total de 70 mil militares estrangeiros, 162 dos quais são portugueses.
In Correio da Manhã

Ucrânia: Acidente com helicóptero Militar

Um acidente com um helicóptero militar ucraniano, que se despenhou no Mar Negro, causou esta quinta-feira a morte a 12 pessoas, revelou o serviço da guarda fronteiriça da Ucrânia, acrescentando que um dos ocupantes do aparelho sobreviveu, apesar de gravemente ferido.Entre as vítimas mortais do acidente, 11 são membros da guarda fronteiriça e um é civil. Na altura da queda, o helicóptero transportava duas toneladas de carga para a construção de um posto fronteiriço na ilha de Zmein, próxima de Odessa.
In Correio da Manhã

Visita De S. Exa. O Presidente Da Assembleia Da República Aa Afeganistão

Decorreu no dia 17 de Março de 2008, a primeira visita de S. Exa. o Presidente da Assembleia da República (PAR), Dr. Jaime Gama, às forças nacionais destacadas em Cabul, no Afeganistão.
Nesta visita, S. Exa. o PAR acompanhado pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional e pelo Chefe do Estado-Maior do Exército e pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, contactaram com os militares estacionados em Cabul, onde, após serem prestadas as honras militares devidas pelos militares da Força Nacional Destacada (FND), participaram num almoço-convívio. Foi apresentada detalhadamente a situação no teatro de operações pelo comandante da FND, o tenente-coronel Carlos Bartolomeu, seguindo-se uma visita à exposição estática do material utilizado no teatro de operações pelo contingente nacional e a assinatura do livro de honra da unidade.
Ainda no âmbito desta visita, S. Exa. o PAR deslocou-se ao Quartel-General da ISAF (International Security Assistence Force) onde teve um encontro com o comandante da ISAF, General Dan McNeill.
O contingente português é composto por um efectivo de 149 militares (114 da Companhia de Manobra - 1ª Companhia de Comandos, 11 do Comando e Secção de Comado e 24 do Destacamento de Apoio de Serviços), e por uma equipa de controladores aéreos avançados da Força Aérea (Tactical Air Control Party – TACP), com 7 elementos.
A presença militar portuguesa no Afeganistão conta ainda com 10 militares do Exército colocados nos Quartéis-Generais. A Força Nacional Destacada foi rendida em Fevereiro de 2008, estando previsto o fim da missão no mês de Agosto de 2008.
In: FND Afeganistão