sexta-feira, 8 de maio de 2009

Gripe suína - Gripe pode matar 75 mil pessoas em Portugal e infectar quase 3 milhões

Se não for criada uma vacina até ao Inverno, a gripe pode provocar "75 mil mortes" e infectar "dois ou três milhões" de pessoas em Portugal. Quem o afirma é Jorge Torgal, director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Pior: estas são "previsões optimistas."
Aquele professor catedrático recorda: "Espanha, aqui ao lado, onde quinta-feira havia 57 casos confirmados, dos quais quatro transmitidos no país, é uma fonte de preocupação, um risco grande" para Portugal.
Caso a epidemia se desenvolva, a sociedade portuguesa deve preparar-se logisticamente para uma alteração brutal do seu quotidiano. Jorge Torgal explica, para exemplificar, que "se há crianças que têm de estar em casa porque as escolas fecham, os pais não podem ir trabalhar". "As pessoas foram a correr comprar máscaras e Tamiflu, mas se houver uma epidemia provavelmente o mais razoável é não saírem de casa durante duas semanas", advertiu o professor, questionando quem terá mantimentos para tal.
In: ionline.pt

Casos de nova gripe no mundo somam 2.384, segundo OMS

O número de casos da nova gripe no mundo somam 2.384, segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira (8). Segundo a agência, 24 países registram doentes, sendo que a maioria dos casos ocorrem no México (1.112 confirmações) e EUA (896). Ao todo, 44 mortes foram registradas. No início da noite desta quinta-feira, o Ministério da Saúde confirmou quatro casos de nova gripe no Brasil.
Veja a cobertura completa da contaminação pelo vírus A (H1N1).
globo.com

Incêndios florestais ameaçam áreas povoadas na Califórnia

Bombeiros tentavam impedir na manhã desta sexta-feira (8) que os incêndios florestais atingissem áreas densamente povoadas no condado de Santa Bárbara, na Califórnia. Vizinhanças cheias de mansões pareciam "cidades fantasmas" tomadas pelo fumo.
A força crescente do fogo obrigou as autoridades a mandar mais 6 mil pessoas deixarem suas casas, segundo o xerife do condado, Bill Brown. Agora são mais de 18 mil evacuados. Os bombeiros disseram que as chamas atingiram estradas e continuavam se espalhando. Pelo menos 11 bombeiros ficaram feridos no combate ao fogo, entre queimados e intoxicados pelo fumo.
As autoridades providenciaram um segundo acampamento para acomodar 900 mil pessoas numa escola. Até o fim da quinta-feira, o fogo já havia atingido 2.739 ares de florestas. Os bombeiros temem que os ventos "sundowner" propaguem ainda mais as chamas.
globo.com

Marinha espanhola captura sete piratas

Um navio de guerra espanhol capturou sete alegados piratas que aparentemente preparavam um ataque contra um navio de comércio maltês, o Anny Petrakis, ao largo da costa da Somália.
O anúncio foi feito pelo governo espanhol, segundo o qual, ontem, os marinheiros espanhóis, do navio de guerra ‘Marques de la Ensenada’, graças a um helicóptero conseguiram subir a bordo do barco dos presumíveis piratas sem que estes oferecessem resistência.
Os marinheiros espanhóis apreenderam ainda duas armas e um lança-granadas.
Já na quarta-feira a Marinha espanhola tinha detido outros sete piratas.
Os 14 detidos devem agora ser presentes à justiça em Espanha.
CorreioManhã

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mau tempo mata no Brasil e na Colômbia

As cheias que nos últimos meses têm afectado o Brasil vitimaram pelo menos 29 pessoas e cerca de 700 mil pessoas do nordeste estão a ser afectadas por este flagelo.
Na cidade de Teresina, Estado do Piauí, o nível da água atingiu os 12 metros em alguns locais. Os barcos são agora o único meio de transporte. No Estado da Amazónia, algumas localidades tiveram de ser evacuadas por estarem totalmente submersas pela água.
O presidente do Brasil, Lula da Silva, deslocou-se às áreas mais atingidas, pedindo colaboração para ajudar os mais afectados. Este temporal é o pior dos últimos 20 anos e prevê-se que esta situação irá permanecer pelo menos por mais duas semanas.
Na Colômbia, o número de mortos é ainda maior: pelo menos 45 pessoas perderam a vida, 45 ficaram feridas e mais de cem mil foram afectadas, comunicou o Ministério do Interior deste país da América do Sul.
CorreioManhã

Afeganistão - Bombas dos EUA massacram civis

Um bombardeamento da aviação dos EUA matou dezenas de civis no Oeste do Afeganistão, naquele que poderá ter sido o maior massacre de civis desde a invasão norte-americana, em 2001. O ataque ocorreu segunda-feira mas só ontem foi divulgado, no dia em que o presidente afegão Hamid Karzai foi recebido pelo presidente Barack Obama na Casa Branca. Karzai considerou a matança "inaceitável".
Uma equipa da Cruz Vermelha Internacional que ontem de manhã visitou as duas aldeias atingidas pelo bombardeamento americano, na província de Farah, confirmou a morte de "dezenas de civis", mas não conseguiu avançar um número preciso, porque muitas das vítimas já tinham sido sepultadas em valas comuns e muitas outras continuavam soterradas nos escombros das casas atingidas.
CorreioManhã

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Portugal vai poder testar vírus da gripe A já esta semana

A maioria das 44 vítimas mortais da gripe A (H1N1) tinha entre 20 a 39 anos, revelaram esta quarta-feira as autoridades mexicanas, no mesmo dia em que se soube que Portugal conseguirá fazer o teste que detecta o vírus até final da semana.
Embora "ainda seja cedo e poucos os dados epidemiológicos da infecção pelo H1N1 no México", a maioria dos afectados parecem ser jovens adultos e aparentemente saudáveis, corroborou o pneumologista Filipe Froes, coordenador da Comissão de Infecciologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
Leia ainda:
Siga a cronologia da gripe suína
Dois portugueses de quarentena em Hong Kong
Gripe A "anula" missão de navio norte-americano
Três novas mortes no México aumentam para 29 as vítimas mortais da Gripe A
Jornal de Notícias

Número de casos da nova gripe passa de 1.500, diz agência da ONU

O número de casos da nova gripe A (H1N1) chegava a 1.516 às 6h GMT desta quarta-feira (6), em 23 países, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), com 30 mortes -29 no México, 1 nos EUA.
O México, país em que começou a epidemia, tinha 822 casos confirmados. Os EUA, 403. A morte de uma mulher norte-americana vitimada pelo vírus no Texas , anunciada pelas autoridades locais de saúde, ainda não foi acrescentada ao balanço da OMS.
Tire suas dúvidas sobre a doença
Leia também: Gripe obriga Brasil a rever produção de vacinas
Leia também: OMS vai mandar antiviral para 72 países
Além destes, os seguintes países tiveram casos confirmados, sem mortes: Áustria (1), Canadá (165), China (1), Hong Kong (1), Colômbia (1), Costa Rica (1), Dinamarca (1), El Salvador (2), França (4), Alemanha (9), Guatemala (1), Irlanda (1), Israel (4), Itália (5), Holanda (1), Nova Zelândia (6), Portugal (1), Coreia do Sul (2), Espanha (57), Suíça (1) e Reino Unido (27, sendo 2 na Escócia e 25 na Inglaterra).
globo.com

Geórgia - Manobras militares da NATO

As manobras militares da NATO começaram esta quarta-feira, como previsto, na Geórgia, um dia após um motim perto da capital, comunicou o Ministro da Defesa georgiano.
“Tudo se passa conforme o calendário previsto”, declarou o porta-voz do ministério, o coronel Guiorgui Kakiachvili.
Estas manobras militares devem prolongar-se durante cerca de um mês e contam com cerca de 1.100 soldados de uma dezena de países da Aliança e dos Estados da Parceria para a Paz da NATO, da qual a Geórgia faz parte.
A Rússia, que critica as manobras militares na Geórgia, foi acusada de envolvimento no motim militar de ontem perto da capital Tbilissi, que visava impedir as acções.
CorreioManhã

Angola - Crocodilos matam

Crocodilos já mataram pelo menos nove crianças nas últimas semanas no rio Keve, na província angolana do Kwanza Sul. Refira-se que, além das nove crianças, entre os 10 e os 16 anos, seis mulheres foram igualmente atacadas.
CorreioManhã

terça-feira, 5 de maio de 2009

Número de casos da nova gripe sobe a 1.124, diz Organização Mundial da Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira (5) um novo relatório sobre a expansão do vírus A (H1N1).
Até as 6h GMT, eram 1.124 casos confirmados em 21 países, e as mesmas 26 mortes, sendo 25 no México, país em que se originou a epidemia, e uma nos Estados Unidos. O último balanço, de 12 horas antes, indicava 1.085 casos.Segundo a OMS, o México, com 590 casos, EUA, com 286, e Canadá, com 140, são os países com mais pessoas afectadas pelo vírus. O índice na Espanha também surpreende, com 54 infectados.
Os outros países com casos são: Áustria (1), China (1), Hong Kong (1), Costa Rica (1), Colômbia (1), Dinamarca (1), El Salvador (2), França (4), Alemanha (8), Irlanda (1), Israel (4), Itália (2), Holanda (1), Nova Zelândia (6), Coreia do Sul (1), Portugal (1), Suíça (1) e Reino Unido (18, sendo 2 na Escócia e 16 na Inglaterra).
globo.com

Afeganistão - Dezenas de mortos em confrontos

Os violentos confrontos entre talibãs e forças de segurança afegãs que se desenrolam desde segunda-feira causaram a morte a pelo menos trinta rebeldes e civis no Afeganistão.
Segundo o governador da província de Farah, Rohul Amin, os confrontos começaram na segunda-feira naquela região do oeste, tendo as forças afegãs apelado às forças internacionais para lançar ataques aéreos.
Apesar do balanço de vítimas mortais continuar impreciso, sabe-se que os ataques provocaram a morte tanto de rebeldes como de civis.
CorreioManhã

Geórgia - Motim em base militar

Um batalhão de blindados amotinou-se esta terça-feira na base militar de Mujrovani a cerca de 30 quilómetros de Tbilissi, informou o ministro da Defesa georgiano, David Sikharulidze, acusando a Rússia de estar envolvida nos acontecimentos.
O ministro revelou que várias centenas de militares estão a desobedecer a ordens e que juntamente com eles há civis que não tem qualquer relação com o batalhão.
'Há altos responsáveis envolvidos. Isto foi organizado pela Rússia e visa, pelo menos, perturbar os exercícios da NATO na Geórgia', sublinhou o ministro, acrescentando que já foi formado um gabinete de crise e que representantes dos Ministérios do Interior e da Defesa encontram-se no local.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

História das epidemias

Epidemias, como a recente gripe suína , causam pânico, preocupação e mortes. Sempre foi assim, desde que o homem começou a conviver com as bactérias, as formas de vida mais antigas do planeta. As doenças têm formas variadas, e as mortes podem ser provocadas tanto por uma enfermidade antiga quanto por um novo vírus.
Praga de Atenas
No verão de 430 AC, uma epidemia assolou a cidade grega de Atenas. O historiador Tucidides, que sofreu ele próprio da doença, descreveu na época os sintomas como 'calores na cabeça, inflamação nos olhos, dores na garganta e na língua'. A epidemia ocorreu durante o começo da guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta, e afectou o exército ateniense. De 25% a 35% da população de Atenas morreu vítima da doença.
Peste dos Antónios
Uma grande epidemia começou em 165 e no ano seguinte atingiu Roma, durando 15 anos. O nome era uma alusão à família que governava o império na época. Cerca de um terço da população morreu. No auge da epidemia, eram registradas quase duas mil mortes diárias em Roma.
Em 180, o próprio imperador Marco Aurélio foi morto pela doença. O médico Cláudio Galeno descreveu na época a peste como tendo sintomas de febre, diarreia e erupções cutâneas.
Lepra na Europa medieval
Entre os anos 1000 e 1350, a lepra se desenvolveu na Europa. As vítimas sofriam lesões na pele, deformações e perda das extremidades. As pessoas eram isoladas e sofriam muito preconceito. Nessa época, muitos centros para leprosos foram criados, e a Igreja Católica controlava os doentes, sustentando que as lesões eram sinais de impureza religiosa. O doente identificado recebia uma cerimonia religiosa, a ‘missa dos leprosos’, em que ganhava trajes especiais e um instrumento sonoro para anunciar sua chegada a lugares públicos.
A peste negra
Pior epidemia da história da humanidade, a peste bubônica matou um terço da população europeia. Com início em 1347, a doença se espalhou rapidamente, seguindo as rotas marítimas.
Em 1348, a doença já havia atingido as áreas mais densas dos mundos cristão e muçulmano. A peste chegou num momento de crise agrária e fome. Por volta de 1350, toda a Europa central e ocidental tinha sido afectada. Após essa grande epidemia, a doença não desapareceu e continuou provocando surtos de tempos em tempos.
Os sintomas da peste bubônica são mal-estar, febre, dores no corpo e inchaços do tamanho de um ovo, conhecidos como bubões. A coloração azulada que dá o nome à doença, ocorre pela falta de oxigenação da pele, pela insuficiência pulmonar.
Ratos com pulgas contaminadas pelo bacilo foram um grande factor de disseminação da peste na época.
Suor inglês: a doença misteriosa
A cidade de Londres foi alvo de uma epidemia no século XV. As características da doença eram febre intensa e calafrios. Em poucas horas, o paciente podia ter convulsões, entrar em coma e morrer. De cada três pessoas que apresentavam o sintoma, uma morria. A doença teve grandes surtos e chegou a atingir boa parte da corte de Henrique VIII. Cidades perderam quase a metade da população.
O ultimo surto da doença, em 1529, atingiu outros países, como Holanda, Rússia e Alemanha. Depois de um quinto surto, em 1551, quando matou 900 pessoas nos primeiros dias, a doença desapareceu completamente e permanece como um mistério ate hoje.
Cólera na era das máquinas
Em 1817, a cólera começou a se espalhar por áreas da Índia, onde já era endémica. Alguns anos depois, atingiu o leste da Ásia e o Japão. Em 1820, Bangcoc, capital da Tailândia, reportou 30 mil mortes (numa população de 150 mil habitantes).
Dez anos mais tarde, em 1831, a doença chegou à Europa pela Inglaterra e atingiu os principais centros industriais e locais de moradia lotados, como cortiços. Durante a epidemia, quase 30 mil pessoas morreram no Reino Unido, a maioria pessoas pobres.
Gripe asiática
A doença atingiu a China nos anos de 1957 e 58 e chegou aos EUA matando mais de 70 mil pessoas. Diferente do tipo de vírus que causou a epidemia de 1918, esse era rapidamente identificado principalmente devido aos avanços da tecnologia médica. A Organização Mundial da Saúde estima que até 50% da população foi afectada, e a taxa de mortalidade era de uma pessoa a cada 4 mil. O numero de mortes no mundo passou de um milhão.
Gripe de Hong Kong
Nos anos de 1968 e 69, um outro tipo de gripe matou de 1 milhão a 3 milhões de pessoas - quase 34 mil só nos EUA e 30 mil na Inglaterra. Transmitida por aves, a doença matou em muito pouco tempo. Meio milhão de casos foram reportados em Hong Kong apenas nas duas primeiras semanas. A doença chegou nos EUA em Setembro de 1968, por meio de soldados vindos do Vietname. A vacina começou a ser fabricada dois meses após o surto.
Sars
A doença respiratória viral Sars (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave) foi detectada pela primeira vez em Fevereiro de 2003, na Ásia. Nos meses seguintes, se espalhou para mais de 12 países na América do Norte, na América do Sul, na Europa e na Ásia. A doença começa com uma febre alta e pode ter dores de cabeça, no corpo e mal-estar. A transmissão ocorre por contacto próximo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um total de 8.098 pessoas ficaram doentes no mundo, das quais 774 morreram. No mesmo ano a epidemia foi controlada.
globo.com

Portugal confirma 1º caso da nova gripe

Portugal confirmou nesta segunda-feira (4) seu primeiro caso da nova gripe, segundo a ministra da Saúde, Ana Jorge. Segundo a Ministra, a paciente esteve recentemente em férias no México e recupera-se bem. Não há outros casos suspeitos da doença no país, segundo a ministra.
Até as 6h GMT desta segunda-feira, a Organização Mundial da Saúde registrava 985 casos confirmados da doença, com 26 mortes .
O alerta pandêmico da OMS está no nível 5 de 6, o que significa que ainda há risco real de a doença se transformar em uma epidemia de alcance mundial, apesar de o México afirmar que a gripe está sob controle .
Leia também: Tire suas dúvidas sobre a doença
OMS pede aos países que não baixem a guarda Mexicanos estão mais relaxados diante da situação
Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), alertou contra a complacência por causa das boas notícias vindas do México. "Os vírus da gripe são muito imprevisíveis, muito enganosos... Não devemos ficar excessivamente confiantes. Não se deve dar ao (vírus) H1N1 a possibilidade de se misturar com outros vírus", disse ela.
globo.com

2,2 mil milhões perdidos em negócios militares

A execução dos projectos de investimento estrangeiro obtidos com a compra de equipamento militar para as Forças Armadas é um autêntico fiasco: a meio do prazo de aplicação dos contratos de contrapartidas desde 2002, os fornecedores só cumpriram ainda com 22 por cento da verba total prevista, de 2,9 mil milhões de euros. Em plena crise económica, mais de 40 empresas portuguesas correm sérios riscos de perder oportunidades de negócio no valor de 2,2 milhões. A situação é tão grave que a própria Comissão Permanente de Contrapartidas considera "já inexequível" o programa dos submarinos, onde está por cumprir 75 por cento do contrato.
CorreioManhã

domingo, 3 de maio de 2009

Telemóvel iPhone pode transformar-se em rastreador da gripe A

Um telemóvel poderá tornar-se numa útil ferramenta para evitar o contágio da gripe A (H1N1), graças a uma nova aplicação que informa os utilizadores da existência de casos na zona circundante.
A companhia norte-americana IntuApps, especialista em criar aplicações para o telefone móvel iPhone, está prestes a lançar o Flu Tracker, um programa que permite aos utilizadores deste telemóvel saber se há perto pessoas com gripe A.
Segundo a agência espanhola EFE, a aplicação, que será disponibilizada gratuitamente, mostra a localização do utilizador do IPhone no mapa e a existência de casos confirmados ou suspeitos de gripe A.
O Flu Tracker inclui ainda uma lista de sintomas da gripe, o nível de alerta da Organização Mundial de Saúde e as últimas notícias sobre o tema.
O programa ainda está dependente da aprovação por parte da Apple, criadora do iPhone, mas já está a despertar muito interesse na Internet.
Diário Digital

Brasil - Gripe H1N1: Número de casos suspeitos sobe para 14

O número de casos suspeitos de gripe H1N1 subiu para 14, no Brasil, e outros 37 casos estão a ser acompanhados em 15 estados, informaram fontes oficiais.
Desde o início da epidemia global, não houve confirmação oficial da presença do H1N1 no Brasil, facto que as autoridades consideram inevitável diante do grande número de países já afectados.
Nos últimos dois dias, o número de casos suspeitos duplicou, resultado da mudança no critério de classificação adoptado, salientou o Ministério da Saúde num comunicado.
sic

Gripe A - Portugal com «casos prováveis»

Portugal surge este domingo e pela primeira vez na lista de países com «casos prováveis» de gripe A (H1N1) elaborada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), refere a Lusa.
A situação da mulher portuguesa de 30 anos cujas análises poderão ser conhecidas ainda hoje é referenciado pelo ECDC como «provável de infecção».
Recorde-se que na sexta-feira, a ministra da Saúde, Ana Jorge, adiantou que um teste realizado pelo Instituto Ricardo Jorge tinha dado positivo para o vírus da gripe tipo A não sazonal, aguardando-se os resultados dos testes realizados nos laboratórios da Organização Mundial de Saúde em Londres.
O Centro Europeu referencia 14 casos prováveis de infecção na Europa.
IOL.pt

Fragata francesa captura 11 piratas ao largo do Quénia

A fragata francesa Nivôse capturou este domingo, ao largo do Quénia, 11 presumíveis piratas.
Os indivíduos foram detidos na posse de duas espingardas de assalto e de um lança-rockets.
Os suspeitos tentaram atacar a fragata tendo-a confundido com um navio mercante. Os piratas deslocavam-se em duas embarcações rápidas, ou skiffs, acompanhados por um barco mãe.
Diário Digital