quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

NATO e afegãos preparam ofensiva contra os Taliban

Forças da NATO e do Exército afegão estão a preparar a maior ofensiva conjunta contra os Taliban desde que começou a guerra no Afeganistão, informaram hoje numa conferência de imprensa responsáveis da Aliança Atlântica e do governo de Cabul . O lançamento da Operação Moshtarak, que deverá decorrer em Marja, foi confirmada também pelo Pentágono.
Não é habitual a NATO anunciar as suas ofensivas, mas julga-se que o anúncio público foi feito para permitir aos Taliban evacuarem os civis.
Refira-se que Marja converteu-se, nos últimos meses, num bastião taliban, estimando-se que estarão na cidade cerca de mil rebeldes.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Irão testa foguete para transporte de satélite

Os satélites iranianos Navid, Tolo e Mesbah-2 (da esquerda para a direita) são mostrados em Teerã nesta quarta-feira (3). (Foto: AFP)

O Irão testou nesta quarta-feira (3) um foguete de fabricação própria capaz de transportar satélites, disse a imprensa local, uma notícia que pode aumentar a preocupação de governos ocidentais que temem o desenvolvimento de armas nucleares na República Islâmica.
A tecnologia balística de longo alcance desses foguetes poderia ser adaptada para receber ogivas nucleares, embora Teerão negue repetidamente ter tal intenção.
In:Globo

Bomba mata 4 estrangeiros e 3 crianças no noroeste do Paquistão

Quatro estrangeiros que trabalhavam na ajuda humanitária e três crianças paquistanesas foram mortos por uma bomba na quarta-feira (3), perto de uma escola no noroeste do Paquistão, informaram policias e autoridades.
"Eles estavam num carro com alguns jornalistas paquistaneses quando ocorreu a explosão. O telhado de uma escola desabou. Algumas (pessoas) podem estar presas (nos destroços)", disse à Reuters por telefone Naikullah Khan, um policia da região.
A polícia informou que 45 pessoas ficaram feridas na explosão.
In:Globo

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Afeganistão: Atentado faz um morto e seis feridos

Islamabad - Um atentado contra uma caravana militar espanhola esta segunda-feira, fez um morto e seis feridos na localidade de Sang Ates, no Afeganistão.
O atentado aconteceu na localidade de Sang Ates, a norte de Qala e Naw, quando o veículo no qual estavam os militares espanhóis passou por uma mina.
O militar que morreu, John Felipe Romero Meneses, de 21 anos, é de origem colombiana. Os militares escoltavam um comboio do Programa Mundial de Alimentos (PAM), agência das Nações Unidas responsável pela ajuda alimentar.
Desde 2002 já morreram 91 militares espanhóis no Afeganistão. Espanha está presente no Afeganistão desde 2002 e os militares repartem-se entre Herat, Qala-i-Naw e Cabul.
In:Jornaldigital

Israel pune oficiais por uso de fósforo branco durante ofensiva em Gaza

(Bomba de fósforo branco)
O Exército israelita submeteu dois oficiais a punição disciplinar por terem autorizado a utilização de fósforo branco no bombardeio de um bairro residencial na cidade de Gaza, há um ano.
Segundo o documento enviado à ONU pelo Exército israelita, um general de brigada e um comandante de divisão sofreram punição disciplinar por terem "arriscado vidas humanas" quando autorizaram a utilização de armamentos com fósforo branco para bombardear o bairro de Tel El Hawa, no dia 15 de Janeiro de 2009, durante a ofensiva israelita à Faixa de Gaza.
Esta é a primeira vez que Israel admite a utilização de fósforo branco, armamento proibido pelas leis internacionais, contra civis na Faixa de Gaza.
In:Globo

Militantes queimam camião-tanque da Otan no Paquistão

Bombeiros paquistaneses tentam controlar incêndio em camião-tanque que levava combustível para forças da Otan no vizinho Afeganistão nesta segunda-feira (1) em Peshawar. Os ataques de militantes ligados aos Talibãs a veículos das tropas ocidentais são cada vez mais comuns na região. (Foto: AP)

domingo, 31 de janeiro de 2010

EUA aceleram instalação de misseis no Golfo Pérsico

O governo dos EUA está acelerando a instalação de defesas no Golfo Pérsico sob o argumento de possíveis ataques iranianos com mísseis, informou o "New York Times" neste domingo (31).
A operação consiste em posicionar barcos de guerra especializados diante das costas iranianas e sistemas anti mísseis em pelo menos quatro países do Golfo - Qatar, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Kuwait-, afirmou o "Times", citando chefes militares e governamentais.
Omã também foi consultado, mas até agora não autorizaram a instalação de mísseis Patriot.
Segundo as fontes, a disposição destes e outros países árabes de aceita as defesas militares americanos reflecte o crescente temor na região em relação às ambições do Irão e suas possibilidades.
In:Globo