sexta-feira, 6 de março de 2009

Crise leva empresa britânica a lançar cama-cofre

Um fabricante de móveis da Grã-Bretanha lançou no mercado uma cama-cofre, destinada ao consumidor que, nesta época de crise, prefere guardar suas economias literalmente debaixo do colchão do que num banco.
"A confiança nos bancos atingiu o nível mais baixo e as pessoas parecem realmente preocupadas com a segurança de seu dinheiro", disse Robbie Feather, director da fabricante Feather & Black.
Ele admitiu que a ideia surgiu como "gozação". "Mas agora estamos confiantes que o produto vai atrair as pessoas que querem guardar dinheiro ou pertences valiosos num local seguro."
O cofre vem disfarçado na base da cama e inclui uma tranca e uma caixa. "Coberto com um lençol ou uma colcha, o cofre pode ficar escondido dos olhares dos predadores", afirmou a empresa.
A cama está disponível nos tamanhos solteiro, duplo e king size.
globo.com

Somália - Piratas semeiam terror em cruzeiro

Mais de 1300 turistas (1200 dos quais britânicos) que faziam um cruzeiro por vários países foram barbaramente atacados, ao largo da Somália, por piratas armados com lançadores de rockets e AK-47 (Kalashnikov). Somente a intervenção da Marinha norte-americana terá impedido um verdadeiro massacre contra os numerosos passageiros, na sua maioria idosos.
O navio ‘Balmoral’, de 43 mil toneladas, foi atacado, na passada terça-feira, quatro vezes pelos piratas somalis e forçado a desviar in extremis a rota para escapar aos seus perseguidores. Estes seguiam a bordo de duas pequenas embarcações nas extremamente perigosas águas da Somália, no Golfo de Áden. Saliente-se que os piratas apareceram repente, sem que ninguém desse pela sua aproximação, e cercaram o navio. "Muitos dos passageiros estavam em lágrimas e mortos de medo", declarou uma tripulante do cruzeiro. Refira-se que os tripulantes chegaram a empunhar ‘armas’ falsas de madeira, com o intuito de enganar os piratas e dissuadi-los.
"Tivemos de pedir ajuda à Marinha norte-americana", explicou a tripulante. Foi então que, graças à intervenção de um navio norte-americano que seguia o ‘Balmoral’, os piratas foram repelidos.
CorreioManhã

quinta-feira, 5 de março de 2009

Israel - Motorista lança escavadora contra carro da polícia e é morto em Jerusalém

O motorista de uma escavadora foi morto a tiros nesta quinta-feira (5) depois de ter investido o veículo contra um autocarro vazio e um carro de polícia numa rua movimentada de Jerusalém, segundo testemunha.
Dois policiais ficaram feridos pelo ataque.
Ainda não está claro se ele foi baleado por um taxista que estava no local ou pela própria polícia.
Confusão após ataque com escavadora em Jerusalém nesta quinta-feira (5).
Foi o terceiro ataque semelhante ocorrido na capital israelita nos últimos oito meses.
A polícia classificou o incidente como um "acto terrorista".
O incidente ocorreu na avenida Begin, um corredor que liga as partes norte e sul da cidade.
Segundo testemunhas, o agressor aparente trabalhava numa obra próxima.
Ninguém se responsabilizou ainda pelo ataque.
O ataque ocorreu depois de dois bombardeios israelitas à Faixa de Gaza matarem quatro militantes da Jihad Islâmica e ferirem outro. Também nesta quinta, foguetes lançados a partir de Gaza atingiram o sul de Israel, mas sem causar danos.
O movimento palestino Hamas comemorou o ataque, que classificou como uma "resposta natural" à demolição de casas palestinas na parte árabe de Jerusalém Oriental.

Afeganistão - Soldados canadianos mortos

Pelo menos três soldados canadianos morreram e dois ficaram feridos, na passada terça-feira, na sequência da explosão de uma bomba artesanal em território afegão.
As vítimas executavam operações de segurança no local quando o veículo em que seguiam foi atingido pela explosão de uma bomba artesanal, próximo da cidade de Kandahar.
Com estas vítimas mortais, subiu para 111 o número de soldados canadianos mortos nos conflitos no Afeganistão.
A Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF) já tinha comunicado a morte de três soldados, contudo sem precisar as suas nacionalidades.
A Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF) já tinha comunicado a morte de três soldados, contudo sem precisar as suas nacionalidades.
CorreioManhã

quarta-feira, 4 de março de 2009

Militares ao serviço da ONU em Timor-Leste chegaram a Portugal


Os elementos da GNR e da PSP que prestaram serviço na força das Nações Unidas em Timor chegaram esta manhã. Os militares e polícias portugueses cumpriram seis meses de missão em que, além das operações de segurança, participaram na formação da polícia timorense.

terça-feira, 3 de março de 2009

Prédio desaba na Alemanha

Bombeiros trabalham no local em que um prédio de vários andares desabou nesta terça-feira (3) na cidade alemã de Colônia, Uma pessoa ficou levemente ferida, e as autoridades temem que haja pessoas soterradas. (Foto: AFP
O prédio, segundo as autoridades, já abrigou os arquivos da histórica cidade. Os motivos do acidente ainda não foram confirmados, mas a imprensa local disse que ele poderia ter sido causado pelas obras de uma linha subterrânea de metro. (Foto: AFP)
globo.com

Brasil - Milícias controlam favelas do Rio

O poder das milícias, grupos formados por polícias, guardas prisionais e bombeiros corruptos que obrigam habitantes de bairros pobres a pagarem pela sua segurança, não pára de crescer no Rio de Janeiro. Segundo, a Secretaria de Segurança Pública carioca, esses grupos dominam hoje 20,6% das 968 favelas da cidade.
Em meados do ano passado, as milícias dominavam 150 favelas, mas, no final do ano, já controlavam 171. Actualmente controlam 200. Aproveitando brechas na legislação e morosidade da Justiça, as milícias têm aumentado também o poder político, elegendo até como vereadora Carminha Jerominho, sobrinha e filha de dois políticos presos.
Na semana passada, numa outra demonstração de força, um ex-polícia líder miliciano, preso numa penitenciária de alta segurança no Rio, fugiu tranquilamente a pé pela porta da frente e apareceu em vários vídeos na internet.
Entretanto, na madrugada de sexta-feira, tiroteios entre forças policiais e traficantes de droga em várias favelas causaram oito mortos, incluindo um polícia militar.

Guiné-Bissau - Nino Vieira começou a vida como militar

segunda-feira, 2 de março de 2009

GNR - Militares partem para Timor-Leste

Oitenta e quatro dos 140 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) que vão render o contigente que integra a missão da ONU em Timor-Leste partiram esta segunda-feira do aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa. As despedidas, como habitual, foram emocionantes, com muitas lágrimas, abraços e beijos à mistura.
O primeiro grupo de militares parte hoje, enquanto que os restantes têm partida marcada para o próximo dia 12.
Os 140 militares, que constituem o sétimo contingente do subagrupamento Bravo, vão permanecer em Timor-Leste seis meses, continuando a missão de ajuda 'à restauração da paz e ordem pública' e apoiando a Polícia Nacional timorense 'na sua reconstituiçao e treino'.
O sexto contingente da GNR que integra a missão da ONU em Timor-Leste (UNMIT) regressa a Portugal a 04 e 14 de Março. Antes, os militares vão ser homenageados pelo presidente timorense, José Ramos-Horta, com a medalha da solidariedade de Timor-Leste.
CorreioManhã

Argélia - 120 suspeitos de terrorismo mortos

Pelo menos 120 suspeitos de terrorismo, entre os quais, “importantes líderes”, foram mortos pelos serviços de segurança da Argélia desde 01 de Setembro em Argel 2008, de acordo com Noureddine Yazid Zerhouni, ministro do Interior argelino.
“Estes terroristas foram eliminados depois de um mês de Agosto marcado por atentados à bomba em Tizi-Ouzou, Dellys e Boumerdes”, afirmou Zerhouni, à margem de uma cerimónia de promoção de oficiais de polícias.
O ministro do Interior da Argélia acrescentou que, durante este período, “22 arrependidos” renderam-se aos serviços de segurança, “322 terroristas que, apesar de não estarem armados estavam directamente envolvidos nos atentados, foram presos e foram apreendidas 150 armas”.
CorreioManhã

Guiné-Bissau - 'Nino' Vieira foi assassinado

O presidente da Guiné-Bissau, ‘Nino’ Vieira, foi assassinado na madrugada desta segunda-feira, num atentado contra a sua casa, confirmou a Presidência da República. A capital guineense foi esta noite palco de explosões e tiros, um ataque não reivindicado que matou o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Tagmé Na Waié, e que pode estar ligado à morte do presidente guineense. A violência continuava na madrugada desta segunda-feira.
Segundo o relato e um jornalista da RTP em Bissau, a mulher do presidente, Isabel Vieira, que se encontrava em casa com o marido, escapou ilesa ao ataque, enquanto que o assessor de imprensa de 'Nino' Veira foi transportado para o hospital com um ferimento de bala no ombro.
A casa de ‘Nino’ Viera está parcialmente destruída e tem sido alvo de pilhagens, segundo a RTP1, que acrescenta que as pessoas começam a juntar-se nas ruas para chorar a morte do presidente.
O canal televisivo informa ainda que os militares mandaram cancelar as emissões da televisão nacional e de várias estações de rádio.
Explosões e tiros continuam a fazer-se sentir na manhã desta segunda-feira em vários locais da capital guineense.
O Governo português já reagiu à morte do presidente guineense, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros a condenar veemente o ataque contra a vida do presidente guineense. 'Portugal lamenta profundamente a morte do presidente 'Nino' Viera'', escreve em comunicado a tutela, que acrescenta que vai pedir uma reunião de urgência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que deverá ocorrer nas próximas semanas.
CorreioManhã

domingo, 1 de março de 2009

Colégio Militar comemora 206 anos

O Colégio Militar comemorou este domingo 206 anos de existência com um desfile de quatrocentos alunos na Avenida da Liberdade, em Lisboa.
Fundado em 1803, em Oeiras, o Colégio Militar ministra os cursos dos 2º e 3º ciclos dos Ensinos Básico e Secundário a filhos de militares e civis, em regime de internato e externato, assegurando também a sua formação militar de base.
Em média, 80 por cento dos alunos do Colégio Militar ingressam o Ensino Superior.
CorreioManhã

Paquistão: Rebeldes mortos

Pelo menos oito combatentes rebeldes morreram este domingo num ataque a um complexo paramilitar no noroeste do Paquistão.
Segundo um responsável dos serviços de segurança paquistaneses, 'dois mísseis disparados por um avião não tripulado provavelmente norte-americano atingiram um conjunto de edifícios em Sararogha, na zona tribal do Waziristão do Sul, e mataram pelo menos oito alegados rebeldes'.
Os protestos das autoridades paquistanesas não têm surtido efeito, já que nos últimos meses os EUA têm intensificado os seus ataques a alvos talibãs e da al-Qaeda no noroeste do país.