sábado, 21 de fevereiro de 2009

Nuclear Irão - EUA apelam à intervenção da comunidade internacional

(Planta de uma fábrica de energia nuclear)
Os Estados Unidos apelaram sexta-feira à comunidade internacional para que tome uma atitude urgente face ao programa nuclear do Irão.
A Casa Branca tomou esta atitude depois de a Agência Internacional de Energia Atómica ter concluído que os iranianos já produziram urânio enriquecido mais do que suficiente para fabricar uma arma atómica.
O organismo das Nações Unidas acusa o Irão de continuar a violar os compromissos internacionais nesta matéria e de ter escondido a verdadeira dimensão do programa de enriquecimento de urânio.
TVI

Líbano ataca Israel que responde com obuses

O Líbano atacou na manhã deste sábado Israel, lançando três projécteis a partir de Nakura. Um dos quais atingiu o norte do território israelita, na Galileia, provocando um ferido.
Apesar de nenhum grupo ter reivindicado o ataque, Israel já respondeu, lançando sete obuses de artilharia contra a região de Kraile , no sul do Líbano, indicaram fontes militares libanesas, que não referiram a existência de feridos ou mortos.
Este não é o primeiro ataque do género. Em Janeiro, ocorreram dois ataques semelhantes, a partir do território libanês, aos quais Israel respondeu com fogo de artilharia. Também no dia 14 de Janeiro, um grupo não identificado disparou seis foguetes contra Israel, embora só três tenham atingido o território.
CorreioManhã

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Afeganistão - EUA reforçam contingente com mais 17 mil soldados

Os Estados Unidos vão reforçar o contingente no Afeganistão com mais 17 mil soldados. A decisão foi anunciada terça-feira pela Casa Branca e foi depois confirmada pelo Presidente Barack Obama, durante uma entrevista a uma estação de televisão canadiana.
Este aumento de efectivos representa um acréscimo de mais de 40% face aos 38 mil militares que estão agora no Afeganistão.
A medida dá seguimento a uma promessa eleitoral do Presidente norte-americano, que sempre defendeu a retirada das tropas norte-americanas do Iraque e o reforço do efectivo estacionado no Afeganistão.
Barack Obama reconheceu que a situação militar se tem vindo a degradar e que só os meios militares não chegarão para a pacificar.
TVI

Em Gaza - Roubadas cinco toneladas de bombas israelitas

Cinco toneladas de bombas israelitas armazenadas na Faixa de Gaza, que estavam à guarda da polícia do Hamas, foram roubadas.
A revelação foi feita esta quarta-feira pelo porta-voz da ONU Richard Miron, que explicou que os explosivos estavam armazenados na Faixa de Gaza até a equipa das Nações Unidas os poder desactivar.
Miron acrescentou que a situação é “obviamente” perigosa que as bombas “precisam de ser postas em segurança”.
Por sua vez, um porta-voz dos militares israelitas Peter Lerner disse, em declarações à Associated Press, que os explosivos foram provavelmente roubados pelo Hamas, adiantando que Israel foi informado pelas Nações Unidas do desaparecimento do material.
Fontes do Hamas em Gaza disseram não ter conhecimento do assunto.
CorreioManhã

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Polícias vão sair à rua

Os profissionais das forças de segurança vão manifestar-se a 31 de Março, em Lisboa, contra a falta de condições de serviço e a «longa espera» pela revisão dos estatutos profissionais, anunciou a Comissão Coordenadora Permanente.
Em declarações à Lusa no final de uma reunião entre as estruturas associadas para analisar a actual situação do sector, o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) revelou que o actual descontentamento entre os membros das forças de segurança levou à marcação de uma manifestação.
«Agendámos uma manifestação nacional para o dia 31 de Março, pelas 17 horas, na Praça dos Restauradores», adiantou Jorge Alves.
A Comissão Coordenadora Permanente integra a Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), a Associação Sindical dos Profissionais da Policia (ASPP/PSP), a Associação Sócio-Profissional da Policia Marítima (ASPPM), o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF) e o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP).
TVI

Terra pode abrigar vida «alienígena», segundo cientista

A Terra pode abrigar várias formas de vida alienígena, completamente dissociadas dos seres vivos já conhecidos, segundo um cientista da Universidade do Arizona, nos EUA.
Numa apresentação durante a conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), em Chicago, o físico Paul Davies disse ainda que essas «vidas paralelas» podem estar escondidas em locais inóspitos, como desertos, lagos de sal, fontes hidrotermais e áreas com altas temperaturas e radiação solar.
Davies afirmou ainda que várias desses «seres estranhos» podem estar a viver entre nós, em formas que ainda não são conhecidas.
Paul Davies fez um apelo para que a comunidade científica lance uma «missão à Terra» para investigar em ambientes tidos como hostis em busca de sinais de bioactividade.
«Não precisamos de viajar para outros planetas para encontrar formas de vida estranhas. Podem estar aqui debaixo dos nossos narizes», disse.
CONTINUA ..
Diário Digital

Paquistão: Cinco mortos e 13 feridos em atentado

Cinco pessoas morreram e 13 ficaram feridas quando um carro-bomba explodiu hoje frente à casa de um vereador paquistanês crítico em relação aos islamitas no noroeste do Paquistão, indicou a polícia.
A bomba explodiu perto da residência de Fahim-ur-Rehman na localidade de Bazidjel, periferia de Peshawar. O vereador, que se encontrava em casa, saiu ileso do atentado.
As zonas tribais em torno de Peshawar são cenário de uma crescente violência desde que centenas de islamitas se refugiaram na região, depois de os talibãs terem sido expulsos no final de 2001 de Cabul por uma coligação militar dirigida pelos Estados Unidos.
Diário Digital

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Submarinos nucleares colidiram

Um submarino britânico e um submersível francês, ambos com propulsão nuclear, colidiram no início do mês no Oceano Atlântico.
A notícia é avançada esta segunda-feira pelo jornal britânico ‘The Sun’, segundo o qual o HMS Vanguard britânico e o Triomphant francês sofreram danos na sequência da colisão, mas não se verificaram avarias nas áreas nucleares dos submersíveis.
Os dois submarinos, que transportavam um total de 250 marinheiros e carregavam mísseis nucleares, terão colidido a 03 ou 04 de Fevereiro, indica o jornal britânico, acrescentando que estavam ambos submersos e em missões separadas.
Contactadas pelo ‘The Sun’, fontes da Marinha explicaram que as hipóteses de os dois submarinos se encontrarem na mesma rota são quase nulas, pois os barcos de guerra estão equipados com radares que detectam a presença dos submersíveis através de ondas sonoras. No entanto, a tecnologia anti-radar tem vindo a ser aperfeiçoada e, actualmente, está tão avançada que é possível que as embarcações não se tenham “visto”, dizem as mesmas fontes.
O HMS Vanguard, um dos quatro submarinos nucleares da Marinha britânica, foi rebocado para Faslane, na Escócia, para ser reparado.
CorreioManhã