sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Paquistão: Ataque suicida mata 25 pessoas

Pelo menos 25 pessoas morreram esta sext5a-feira após a explosão de um carro-bomba em Astarzai, no noroeste do Paquistão.
O grupo Lashkar-e-Jhangvi al Almi já assumiu a responsabilidade do ataque suicida.
O carro explodiu perto de um hotel, na zona do mercado que se encontrava lotado. De acordo com as autoridades, muitas pessoas ficaram feridas e o número de mortos pode subir.
A maioria das vítimas é membro da minoria muçulmana xiita da região e a polícia acredita que o atentado tenha sido motivado por disputas sectárias.
In:Correiodamanhã

Suicida mata seis italianos em Cabul

Um ataque suicida com um carro-bomba causou ontem a morte a seis militares italianos e a dez civis no centro da capital afegã, Cabul, a cidade onde está estacionado o contingente português naquele país e para onde deverão em breve partir mais 20 militares lusos.
O ataque, que ocorreu a escassas centenas de metros do Palácio Presidencial, numa zona onde ficam situadas as principais embaixadas, teve como alvo uma coluna militar do contingente italiano e foi levado a cabo por um terrorista suicida, que atirou um veículo cheio de explosivos contra os blindados italianos. A explosão foi violentíssima, tendo projectado um dos blindados a vários metros de distância.
Pelo menos seis dos dez membros da patrulha italiana morreram e três ficaram feridos. O ataque, reivindicado pela guerrilha taliban, matou ainda dez civis afegãos e feriu outros 52.
In:Correiodamanhã

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Iémen: Exército mata mais de 87 civis

Pelo menos 87 civis morreram e mais de 40 ficaram feridos na quarta-feira num ataque áero do exército iemenita sobre um campo improvisado de deslocados de guerra, na província de Omrane, localizada a 120 quilómetros da capital, Sana.
A informação que é avançada por várias agências internacionais, diz que entre as vítimas encontram-se mulheres e crianças e idosos que viviam em condições precárias no acampamento. In:Correiodamanha

Alemanha: 11 feridos em ataque a escola

Um ataque de um jovem de 19 anos com 'cocktails molotov' a um liceu de Ansbach (Baviera) deixou esta quinta-feira onze alunos feridos, três dos quais com gravidade. Os feridos foram transportados para hospitais da região e nenhum corre risco de vida.
O incidente ocorreu perto das 08h35 locais (07h35 de Lisboa), tendo o jovem conseguido entrar na escola com a ajuda de um machado.
O agressor, que frequentava o último ano da escola, sofreu graves queimaduras e foi transportado de helicóptero para um hospital, depois de ser detido pelas autoridades dez minutos a seguir ao incidente.
In:Correiodamanhã

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

NATO discute guerra em Lisboa

A análise da guerra no Afeganistão e o Novo Conceito Estratégico da NATO são os principais assuntos em cima da mesa na reunião do Comité Militar da Aliança Atlântica que decorrerá entre sexta-feira e domingo em Lisboa.
Numa altura em que o número de baixas entre as forças internacionais no Afeganistão não pára de aumentar e a guerrilha taliban continua a ganhar terreno apesar do reforço de tropas ordenado pelo presidente norte-americano, Barack Obama, o comandante da ISAF, general Stanley McChrystal, vem a Lisboa apresentar aos chefes do Estado-Maior dos 28 países da Aliança um relatório detalhado sobre o estado actual do conflito, esperando-se da sua parte um novo apelo para o envio de mais tropas.
Portugal, recorde-se, tem actualmente 143 militares destacados no Afeganistão, incluindo uma equipa médica, um destacamento de Transporte Aéreo, duas unidades de formação e uma unidade de apoio. No próximo mês deverão juntar-se-lhes 20 fuzileiros, que irão integrar a unidade de protecção dos militares lusos que estão a assessorar o Exército afegão.
Outro ponto alto do encontro será a troca de ideias sobre o Novo Conceito Estratégico da Aliança, o conjunto de directivas que pautará a orientação militar da NATO no futuro. O actual Conceito Estratégico data de 1999 e é considerado obsoleto por reflectir ainda uma mentalidade de pós-Guerra Fria. Os trabalhos foram lançados em Abril na Cimeira de Estrasburgo e deverão ser concluídos na próxima cimeira, agendada para o final de 2010 em Lisboa.
In:Correiodamanhã

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Afeganistão: Canadá não envia mais tropas

O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, fez saber esta terça-feira que, mesmo que o presidente norte-americano Barack Obama lhe dirija um pedido especial, não vai reforçar o contingente dos seus soldados no Afeganistão. Os dois líderes devem encontrar-se ainda esta semana, escreve a Lusa.
O porta-voz de Harper reiterou ainda que o Canadá retirará as suas tropas em 2011. Neste momento, o Canadá tem 2.500 soldados no terreno e já perdeu 130 homens na guerra contra os talibãs.
In:iol.pt

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Paquistão: Míssil mata quatro rebeldes

Um míssil norte-americano tirou a vida esta madrugada a quatro rebeldes, numa zona tribal do Paquistão. De acordo com informações locais, dois dos rebeldes serão estrangeiros e é prática comum a AL-Qaeda recrutar estrangeiros para integrarem a rede talibã.
In:Correiodamanhã

Israel: F16 cai

O filho do astronauta israelita que morreu há seis anos no desastre com o vaivém ‘Columbia’ faleceu ontem quando o F16 em que seguia caiu durante um voo de treino. Asaf Ramon, de 21 anos, era filho de Ilan Ramon, o primeiro e único astronauta israelita.
in:Correiodamanhã

Segurança: Novas Armas da PSP e GNR com novo problema técnico

O rearmamento da PSP e GNR parece estar ‘enguiçado’. Primeiro, as Glock 19 (modelo da nova pistola) foram distribuídas com patilha de segurança no lado direito da arma, ideal para a residual percentagem de atiradores canhotos. O Governo acordou com o fabricante a colocação de uma patilha extra que, agora, se constatou causar quedas do carregador em situações de tiro. O MAI já ordenou nova recolha das armas.
No total, 17 750 armas (8875 já entregues a cada uma das forças de segurança) estão, desde há poucas semanas, a ser alvo de nova reparação. Para não prejudicar a operacionalidade da PSP e GNR, o MAI decidiu que a reparação da anomalia teria de ser gradual. Assim, os operacionais estão a levar as suas Glock 19 às oficinas de armamento.
A reparação técnica é simples. "Em apenas cinco minutos retira-se o punho da arma e substitui-se por um novo, com apenas uma patilha de segurança, desta feita no lado esquerdo", diz fonte policial.
CorreioManhã

domingo, 13 de setembro de 2009

Incêndio em base militar russa faz cinco mortos

Cinco soldados morreram e outros sete ficaram feridos num incêndio que deflagrou hoje numa base militar na cidade russa de Tambov, a sudeste de Moscovo, informou o ministério da Defesa da Rússia.O fogo começou cerca das 10:00 locais, 06:00 de Lisboa, num edifício administrativo da base, indicou o coronel Oleg Yushkov, porta-voz região militar de Moscovo, precisando que os soldados morreram quando tentavam extinguir as chamas.Segundo um porta-voz do Ministério das Situações de Emergência particamente todas as unidades de bombeiros da capital estiveram envolvidas no combate ao fogo, acrescentando que na altura em que começou o incêndio havia 20 soldados na base."O departamento de fiscalização militar da região de Moscovo abriu uma investigação para determinar se o quartel cumpria as exigências de segurança contra incêndios", disse Yushkov.
JORNAL DA MADEIRA/LUSA