terça-feira, 25 de novembro de 2008

Brasil - Cheias fazem 65 mortos no Estado de Santa Catarina

As cheias que estão a atingir o Estado brasileiro de Santa Catarina desde sexta-feira já mataram 65 pessoas. Só na cidade de Blumenau, morreram 13 pessoas soterradas. Várias cidades do Estado estão isoladas.
Os deslizamentos de terras são uma das maiores ameaças para pessoas, habitações e infra-estruturas. Mais de 44 mil habitantes foram obrigados a deixar as casas. Quase 15 mil têm mesmo as habitações destruídas ou danificadas.
Pelo menos oito cidades estão isoladas pelas águas e pelos desabamentos. Dezenas de outras perderam o abastecimento de electricidade, águas e gás.
No sábado, foi declarado o estado de emergência em Santa Catarina.
TVI

Piratas capturam cargueiro iemenita

Piratas somalis capturaram um cargueiro iemenita no Golfo de Áden, anunciou esta terça-feira um responsável marítimo queniano.
De acordo com Andrew Mwangura, responsável da delegação leste-africana do Programa de Assistência aos Marinheiros, trata-se do 'MV Amani', que terá sido sequestrado na semana passada.
A comunidade internacional está a tentar combater a pirataria ao largo da costa da Somália, um fenómeno que está a perturbar uma das principais rotas comerciais do mundo. Os piratas somalis têm actualmente pelo menos 17 navios e mais de 250 tripulantes em seu poder.
CorreioManhã

Explosão causa 11 feridos em Portimão

Um incêndio seguido de explosão ocorrido numa oficina de motociclos no Algarve provocou esta terça-feira onze feridos, entre os quais oito bombeiros, dois elementos da PSP e um civil, revelou uma fonte dos bombeiros. Dois bombeiros ficaram feridos com gravidade, sendo que um já foi transferido para o Hospital de S. José, em Lisboa.
De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), o incêndio deflagrou por volta das 06h20 numa oficina de motociclos situada na zona das Quatro Estradas, entre Portimão e Alvor.
Segundo esta mesma fonte, os feridos, causados por uma explosão ocorrida quando combatiam as chamas, foram transportados para o Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão.
No local do sinistro encontram-se 72 elementos de cinco corporações de bombeiros (Portimão, Lagoa, Lagos, Albufeira e Silves), uma equipa do INEM, elementos da PSP, GNR e da Polícia Judiciária.
O sinistro deixou seis pessoas desalojadas, entre as quais duas crianças. A violência da explosão projectou uma porta da oficina a 40 metros de distância. A loja/oficina ocupa o rés-do-chão de um edifício com dois andares na Rua do Lumiar.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Agente da PSP ferido após tentativa de assalto

Um polícia ficou, esta segunda-feira, ferido numa troca de tiros com um indivíduo que tentou assaltar, sem sucesso, um taxista na Amadora. Uma fonte da PSP citada pela Agência Lusa contou que, durante a troca de tiros, o individuo que tentou assaltar um taxista, às 01:20 na praça de táxis da Amadora, também ficou ligeiramente ferido. «O taxista foi abordado por um homem que o tentou assaltar. Um outro taxista que viu a situação deu o alerta às autoridades que chegaram rapidamente ao local», contou a fonte. O indivíduo estava armado, tendo disparado contra a PSP, que por ripostou, atingindo o alegado assaltante num pé. Tanto o polícia como o alegado assaltante foram assistidos no Hospital Amadora-Sintra.
TVI

Guiné-Bissau - Ataque a Nino Vieira dirigido por fuzileiro da Marinha

O ataque da madrugada deste domingo à residência do presidente da Guiné-Bissau, Nino Vieira, terá sido dirigido pelo sargento N'Tcham Ialá, um fuzileiro da Marinha de Guerra Nacional. A informação é avançada pela Agência Lusa, que cita fontes militares.
O sargento em questão estava actualmente colocado no batalhão de Canchungo, no norte da Guiné-Bissau. As fontes citadas pela Lusa adiantam ainda que Ialá, que chegou a prestar serviço de guarda presidencial na residência de Nino Vieira, se encontra a monte.
O responsável pelas Forças Armadas da Guiné-Bissau, general Tagmé Na Waié, garantiu, entretanto, que a situação no país «está sob controlo» e que as Forças Armadas «estão subordinadas ao Presidente».
O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas guineenses afirmou ainda que cinco militares foram detidos «para os interrogatórios». Na Waié falava à saída da residência de Nino Vieira e disse ainda que «o Presidente está calmo e na sua residência».
TVI

Israel - Planos para atacar o Irão

Receando que a chegada de Barack Obama à presidência dos EUA implique uma aproximação a Teerão, a cúpula militar de Israel vai propor ao governo planos de contingência para fazer frente a um Irão com armas nucleares.
Alertando que Israel terá de enfrentar "quase só" as ameaças à sua sobrevivência, os militares defendem um plano de emergência para atacar o Irão caso outros países abandonem a luta.
O plano integra o relatório anual do Gabinete de Segurança Nacional e deverá ser apresentado em Dezembro ao governo, refere o jornal ‘Haaretz’.
No lado diplomático da proposta, os militares sugerem a cedência dos Montes Golan à Síria a fim de levar esse país a abandonar o apoio aos radicais palestinianos do Hamas e aos libaneses do Hezbollah. Os militares querem, ainda, impedir novas eleições palestinianas, mesmo que isso implique fazer frente aos EUA.
CorreioManhã