sábado, 4 de abril de 2009

Guerrilha taliban do Paquistão reinvidica ataque nos EUA


Foi reivindicado pelos taliban paquistaneses o ataque de sexta-feira a um centro de imigração no Estado de Nova Iorque. No ataque morreram 14 pessoas, entre as quais o atirador, um norte-americano de origem vietnamita que se terá suicidado.
RTP 1

Manifestantes incendeiam hotel em protesto contra NATO

Um grupo de manifestantes anti-globalização incendiou hoje um hotel situado nos arredores de Estrasburgo, França, coincidindo com o início da grande marcha contra a cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) realizada nessa cidade francesa.
O hotel em chamas, o Ibis Strasbourg Pont de l´Europe, encontra-se perto da ponte que separa Estrasburgo da cidade alemã de Kehl, onde os agentes de segurança mantêm bloqueados cerca de 10 mil manifestantes alemães que pretendiam unir-se à manifestação.
Ali, vários grupos de radicais, vestidos de preto e com o rosto coberto, destruíram um posto dos correios, uma farmácia e um posto de gasolina Elf. Incendiaram também o escritório de alfândegas do antigo posto fronteiriço.
Também houve confrontos com as forças policiais no Jardin des Deux Rives, a poucos metros de onde os chefes de Estado e de Governo da NATO tiraram esta manhã a foto oficial.
Até ao momento, 28 pessoas foram detidas, das quais seis foram colocadas à disposição judicial.
A manifestação conta com a participação dos líderes do Partido Comunista Francês e do Novo Partido Capitalista, Marie-Georges Buffet e Olivier Besançenot, respectivamente.
Diário Digital

Mau tempo pode ter adiado o lançamento do foguete da Coreia da Norte

Más condições do tempo podem ter forçado um atraso no polémico lançamento de um foguete de longo alcance na Coreia do Norte neste sábado (4), disseram fontes do governo.
Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul acreditam que o lançamento é desculpa para testar um míssil que viola as resoluções da ONU. Pyongyang, porém, afirma se tratar de um satélite de comunicações, parte de um programa espacial pacífico.
A Coreia do Norte havia informado que o lançamento ocorreria entre os dias 4 e 8 de Abril. Autoridades do governo relataram o atraso por meio da imprensa local.
Mais cedo, o Japão havia anunciado o aparente lançamento, mas afirmou logo em seguida que a informação estava incorrecta. O país mobilizou navios capazes de interceptar mísseis e prometeu abater eventuais destroços que possam cair sobre seu território.
Tóquio, Seul e Washington negam a intenção de abater o foguete propriamente dito, algo que a Coreia do Norte diz que encararia como um ato de guerra.
globo.com

segunda-feira, 30 de março de 2009

Alemanha condena militar dos EUA por assassinato de 4 prisioneiros no Iraque

O sargento norte-americano Joseph P. Mayo foi condenado nesta segunda-feira (30) a uma pena de prisão de no máximo 35 anos pelo assassinato de quatro prisioneiros no Iraque em 2007. Segundo a sentença de um tribunal marcial na cidade alemã de Vilseck, o sargento Mayo, de 27 anos, terá que passar pelo menos 10 anos na prisão antes de poder aspirar à liberdade condicional.
Mayo, que se declarou culpado de um dos assassinatos, afirmou no tribunal que os quatro prisioneiros, de mãos atadas e com os olhos vendados, foram executados com um tiro na cabeça e os corpos jogados num canal da capital iraquiana.
"Pensei que matar era o melhor para meus soldados", disse Mayo diante do tribunal.
Vários militares norte-americanos já foram julgados nos EUA e na Alemanha por crimes de guerra cometidos no Iraque desde a invasão do país, em 2003.
No total sete militares americanos estão envolvidos neste caso. Em Fevereiro, outro sargento foi condenado a prisão perpétua.
globo.com

Paquistão - Atentado contra academia da polícia

Uma academia da polícia paquistanesa em Lahore, no leste do país, foi esta segunda-feira alvo de um ataque, que provocou pelo menos 20 mortos e dezenas de feridos, segundo o último balanço avançado por autoridades hospitalares.
O Exército paquistanês e as forças paramilitares bloquearam a academia, ocupada por assaltantes com armas de fogo e granadas, no entanto, ainda não se sabe quem são e onde se encontra o grupo dos assaltantes.
O ataque ococrreu nas primeiras horas da manhã, quando cerca de dez atacantes abriram fogo e lançaram granadas contra a academia, que aloja 400 alunos.
CorreioManhã

domingo, 29 de março de 2009

Japão mobiliza mísseis para interceptar foguete norte-coreano

O exército japonês começou hoje a mobilizar as baterias antimísseis Patriot do centro do país em direcção a diversas localizações do nordeste, um preparativo para o iminente lançamento do foguete norte-coreano.
Os mísseis guiados começaram a ser transferidos para as províncias de Iwate e Akita, norte do Japão, por onde o foguete deve passar.
Segundo a agência japonesa Kyodo, os Patriot carregados com mísseis PAC-3 estarão prontos a partir de segunda-feira para apoiar os dois navios antimísseis Aegis que partiram no sábado em direcção ao Mar do Japão.
Os Patriot seriam os encarregados de interceptar o foguete norte-coreano ou partes do mesmo se estas forem consideradas uma ameaça e sempre e quando os navios Aegis não tiverem conseguido detê-las primeiro.
Na sexta-feira, o Governo japonês ordenou às Forças de Autodefesa que destruam o foguete caso partes do artefacto possam cair em território do país devido a uma falha.
A Coreia do Norte alega que lançará um satélite que colocará em órbita entre 4 e 8 de Abril.
A Coreia do Sul acredita que o lançamento ocorrerá entre 6 e 8 de Abril, devido às condições climatéricas.
Diário Digital

Afeganistão - UE estuda envio de força policial

A União Europeia está a avaliar a possibilidade de enviar para o Afeganistão uma missão da sua força europeia de polícia, Eurogendfor, para ajudar a treinar a polícia afegã. A proposta foi feita esta sexta-feira pela França, e Portugal poderá participar através da GNR, uma das polícias militares que compõem a Eurogendfor.
CorreioManhã