sábado, 21 de julho de 2007

Talibãs executam dois alemães

Afeganistão: grupo exige retirada de 3 mil militares germânicos. Angela Merkel já disse que tropas não vão deixar o país. Dezoito cidadãos sul-coreanos continuam nas mãos dos radicais religiosos
Os dois cidadãos alemães raptados esta semana no Afeganistão terão sido executados, afirmou um porta-voz dos rebeldes talibãs.


A primeira morte aconteceu às 8h30 (em Lisboa), depois de ter expirado o prazo dado pelo grupo para que as 3 mil tropas germânicas estacionadas no país retirassem do território.
Cerca de uma hora depois, segundo o porta-voz talibã Qari Yousuf Ahmadi, citado pela AFP, foi executado o segundo refém.
O grupo alega ter perpetrado este acto por não ter sido contactado pelo governo afegão no sentido de negociar a retirada das tropas.


As identidades dos dois cidadãos alemães não foram divulgadas. Presume-se que sejam ambos engenheiros, raptados há dois dias, a cerca de 100 quilómetros da capital Cabul.
Além destes dois homens, os talibãs também raptaram ainda 18 cidadãos sul-coreanos.
O governo afegão ainda não confirmou estas duas execuções e o Executivo alemão diz não ter recebido uma «confirmação independente». Porém, a chanceler germânica, Angela Merkel, já disse que os soldados do seu país não vão «abandonar» os afegãos.
In: Portugal

Planta pede água pelo telefone... quando está seca

Sensores colocados na terra medem a humidade e dão o alerta


Estudantes da Universidade de Nova Iorque criaram um sistema de sensores que, colocado no interior dos vasos das plantas, informa pelo telefone quando a planta está seca. O sistema chama-se Botanicalls.
Segundo noticia a BBC, a informação é transmitida ao dono através de uma voz gravada, em representação da planta.


Os sensores são colocados na terra e medem a humidade. Se o vaso estiver seco demais, um microchip colocado na planta acciona um dispositivo que faz a ligação para quem cuida dela.
Outra particularidade deste sistema é que a voz tem o sotaque do local de origem da planta. Ou seja, se é uma planta originária da Escócia, por exemplo, a voz tem um sotaque escocês. Mas há mais: no final a planta «telefona» para agradecer por ter sido regada.
In:PortugalDiário

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Pilotos: Aumento do tempo de serviço

O Governo aprovou ontem em Conselho de Ministros o decreto do ministro da Defesa, Severiano Teixeira, que aumenta o tempo mínimo de serviço efectivo na especialidade de piloto aviador da Forзa Aérea de oito para 12 anos.


A ideia é fazer face а “constante diminuição dos efectivos dos pilotos aviadores da Forзa Aérea, através do mecanismo do abate ao quadro, que é requerido imediatamente após o cumprimento do tempo mínimo de serviço efectivo”, segundo explica um comunicado de imprensa.
In:Correio da manhã

quinta-feira, 19 de julho de 2007

São Paulo: rapaz tenta pegar chave e fica preso em bueiro


Um homem ficou mais de meia hora com parte do corpo presa num bueiro quando tentava pegar as chaves de um carro que tinham caído acidentalmente no esgoto, na tarde desta quinta-feira, em Fernandópolis, interior de São Paulo.Para pegar as chaves, o soldador Silomar Freitas, 26 anos, ia receber R$ 10 da dona do carro, mas depois de enfiar a cabeça no bueiro, ficou entalado, não conseguiu sair e precisou do socorro do Corpo de Bombeiros.Os soldados tiveram de usar um equipamento de ar comprimido para quebrar o cimento da tampa do bueiro sem machucá-lo. Durante o tempo todo, Freitas ficou deitado sem camisa, de bruços no asfalto com temperatura de 30ºC e com cabeça inteira dentro do esgoto. A operação dos bombeiros interditou parte da rua Espírito Santo, no centro da cidade, e atraiu a atenção das pessoas que passavam pelo local. Depois de aproximadamente 40 minutos, os bombeiros conseguiram retirar o soldador sob aplausos de dezenas de curiosos que acompanharam a operação de perto.Com um gancho, os bombeiros conseguiram retirar as chaves. O soldador, que teve escoriações no rosto e na cabeça, foi levado ao pronto-socorro, enquanto a dona do carro, que não quis ser identificada, foi embora sem pagar os R$ 10 ao rapaz.

Uma aventura de Mini - Dois minis partiram do Porto rumo à Dinamarca

Os dois veículos Mini, ambos com quatro décadas, que esta quinta-feira partiram do Porto rumo à Dinamarca, levam consigo ferramentas e peças sobressalentes para fazer face à maior parte das avarias, disse à Lusa Marco Paulo, um dos pilotos.


«São veículos antigos, com quatro décadas que, apesar de revistos até ao pormenor, podem sofrer algum percalço durante esta longa viagem até à Dinamarca e volta, pelo que estamos preparados para qualquer imprevisto», acrescentou o piloto, que é um especialista, já que se dedica profissionalmente a restaurar este tipo de viaturas.

leia mais em: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=834522&div_id=291#

Explosão em campo de tiro mata militar

Tavira: guardas da GNR estavam a treinar. Um morto e quatro feridos


Uma explosão num campo de tiro em Tavira provocou esta quinta-feira, pelo menos, um morto e quatro feridos, dois dos quais graves, confirmou ao PortugalDiário à Lusa fonte da GNR.
O acidente ocorreu às 17:30, na sequência de uma explosão de pólvora durante um exercício da GNR que decorria no campo de tiro, adiantou a mesma fonte.


Uma fonte dos bombeiros voluntários de Tavira confirmou à Lusa o acidente, mas não revelou pormenores sobre as suas causas ou o número de vítimas. Ao que o PortugalDiário apurou os militares pertenciam à brigada de inactivação de explosivos.
In: PortugalDiário

O ComandoMotard envia as mais sentidas condolências aos famíliares do Militar (1ºSARG) falecido, e o desejo de rápidas melhoras aos outros Militares envolvidos neste triste acidente.

Douro Azul promove viagens de comboio histórico aos sábados

A operadora Douro Azul anunciou hoje a disponibilização, todos os sábados até Outubro, de viagens turísticas a quem quiser visitar de comboio histórico o vale do rio Douro e as vinhas património mundial da UNESCO.


Segundo fonte da empresa turística, a viagem no comboio histórico a vapor pela linha do Douro poderá ser complementada com um cruzeiro pelo rio, ao longo do percurso Régua-Pinhão-Tua-Régua.
O pacote disponibilizado pela Douro Azul tem início, todos os sábados, no Cais da Régua, às 11:30, com partida para o Pinhão, percurso durante o qual são servidos aperitivos e o almoço.
Às 14:00, realiza-se uma visita à Academia de Vinho, do Vintage House Hotel, e às 15:30, tem início a viagem em comboio a vapor, ao longo do rio Tua.
O passeio termina por volta das 18:00, com o regresso à Régua.


O programa tem um custo, por pessoa, de 99 euros, sendo gratuito até aos dois anos, e com 50 por cento de desconto para crianças entre os três e os 11 anos, desde que acompanhadas pelos pais.
As viagens de comboio histórico foram lançadas em 2000, numa parceria entre a Douro Azul e a CP - Caminhos de Ferro Portugueses, ano em que 990 passageiros viajaram pela Linha do Douro.
Entre 2001 e 2004, o número de passageiros no comboio histórico aumentou dos 3.862 para os 6.011 e, em 2005, registou-se um decréscimo para 5.558.
No ano passado, a CP abriu este serviço a outros operadores turísticos pelo que a Douro Azul contabilizou apenas 2.319 passageiros.
In:DiárioDigital
Faça férias cá dentro, e conheça uma das regiões mais bonitas entre tantas outras do nosso pequeno País à beira mar plantado.

Morte provocada por engenho artesanal - Soldados dos EUA morrem no Iraque

Dois soldados de nacionalidade norte-americana, morreram na passada terça-feira, vítimas da explosão de um engenho artesanal, a Oeste de Bagdad, de acordo com o comando militar norte-americano.


As duas vítimas seguiam em patrulha quando se deu a explosão. O comando militar não forneceu mais pormenores sobre o incidente.
Os últimos números avançados pela France Press, agência de notícias, dão conta de pelo menos 3.630 soldados ou efectivos militares norte-americanos mortos no Iraque desde a invasão, em Março de 2003.
In: Correio da manhã

Polícias e civis mortos - Ataques matam no Afeganistão

Pelo menos sete polícias e cinco civis morreram esta quarta-feira em diversos ataques perpetrados no Afeganistão, enquanto dois atentados suicidas resultaram na morte de três pessoas.


Segundo as autoridades afegãs, o primeiro atentado suicida foi contra uma coluna turca em Cabul, vitimando um civil.
Um segundo atentado protagonizado por um kamikaze disfarçado de polícia junto ao quartel-general da Polícia de Khost, a leste do Afeganistão, resultou na morte de dois civis e um agente policial.
Uma emboscada dos talibãs na auto-estrada que liga Cabul a Kandahr, no distrito de Shahr-e-Safa, província de Zaboul, vitimou mortalmente seis polícias.
Na província oriental de Paktia, dois engenheiros, um cidadão filipino e outro afegão, morreram num ataque rebelde que feriu ainda três guardas, de acordo com o chefe da Polícia local.
In: Correio da Manhã

Humor em duas rodas


Cuidado, veículo longo, é favor manter a distância.


Será qe é uma "vai 5" ???


Imaginem se ele cai o tamanho da omolete


Isto sim...é que é um espelho retrovisor!!!

CURIOSIDADES: Moto-táxi de bom gosto.



O serviço de moto-táxi ainda está em fase de regularização no Brazil, porém já funciona em Estados como a Bahia e Minas Gerais. Na capital francesa, assim como em outros países, o serviço já é regularizado. Os mais utilizados são scooters com mais de 500 cc, além das enormes Honda Gold Wing. Também na França, um grupo que prefere a pequena Yamaha Vino 125 cc decidiu customizá-las.

O modelo não é ideal para este tipo de uso, porém o charme foi realçado com a pintura em estilo de táxi americano. A colocação de um pára-brisa e a troca do banco completaram o visual do scooter que roda diariamente pelo belo cenário parisiense.

Triumph Sprint ST 1050i


A Triumph coloca à disposição dos amantes de duas rodas a nova Sprint ST 1050i. Uma moto moderna, confortável e dona de um óptimo desempenho. Só falta ser descoberta!

quarta-feira, 18 de julho de 2007

PS2 comprada no eBay trazia 65 mil euros

Jovem britânico havia dado apenas 95 libras pela consola. Polícia está a tentar encontrar o dono do dinheiro


Um jovem britânico de 16 anos comprou uma Playstation 2 (PS2) no sítio de leilões na Internet eBay por 95 libras (cerca de 141 euros), mas junto à consola de jogos estavam 65.400 euros em dinheiro. A polícia está agora a tentar encontrar o dono da quantia, noticia a BBC online.
Supostamente, a PS2 deveria ter chegada com dois jogos à casa do rapaz, que vive na localidade de Aylsham, Inglaterra. Mas, em vez disso, trazia algo muito mais valioso e que levou os seus pais a contactarem de imediato a polícia.


«Dizer que ele ficou surpreso é um pouco redutor. Ele estava chocado e assombrado», afirmou um porta-voz da polícia de Norfolk, explicando que «os pais ficaram preocupados sobre origem do dinheiro» e contactaram imediatamente as autoridades.
Um porta-voz do eBay afirmou que este tipo de casos é «de alguma forma invulgar» e disse que a empresa está disponível para colaborar com as autoridades para resolver este caso.
In: PortugugalDiário

Após sismo - Japão admite mais fugas radioactivas

As autoridades japonesas admitiram ontem que houve mais fugas radioactivas na central nuclear de Kashiwazaki após o violento sismo de segunda-feira.


Com efeito, éda fuga de água radioactiva, registou-se ainda a libertação de gases radioactivos de barris com resíduos nucleares que rebentaram na sequência do forte abalo, que causou a morte a pelo menos nove pessoas.


Fontes da central de Kashiwazaki adiantaram que cerca de 100 barris que continham resíduos nucleares de baixa toxicidade ficaram rachados na sequência do sismo de magnitude 6.8 na escala de Richter que atingiu na segunda-feira o Noroeste do Japão. Em consequência, foram emitidos para atmosfera pequenas quantidades de materiais radioactivos, incluindo cobalto-60 e crómio-51. Numa medida de prevenção, as autoridades mantêm encerrados todos os sete reactores da central, uma das maiores do Mundo em termos de capacidade de produzir energia.

As equipas de resgate prosseguiam ontem os trabalhos, admitindo haver ainda sobreviventes sob os escombros.
In: Correio da Manhã

MotoGP: Melandri terá pré-contrato com Ducati


O piloto italiano Marco Melandri terá assinado um pré-acordo com a Ducati, noticia esta terça-feira o jornal desportivo francês L`Equipe.
Melandri, de 25 anos, encontra-se actualmente na equipa Fortuna Honda.

O italiano, actual quinto classificado do Mundial, foi vice-campeão em 2005.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Passeios domingueiros


(clique na foto para aumentar)
Aqui estou eu, mais o meu amigo e camarada de armas Afonso, num dos nossos habituais passeios domingueiros, ao Cabo da Roca.

Volta a Portugal em cadeira de rodas


Viagem pretende ser um «grito de protesto» contra a «discriminação» dos deficientes
Um paraplégico vai ligar Viana do Castelo e Faro em cadeira de rodas, numa viagem que decorrerá de 01 a 21 de Agosto e que pretende ser um «grito de protesto» contra a «discriminação» dos deficientes em Portugal, noticia a Lusa.

«Estamos no Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades, mas falar de igualdade de oportunidades em Portugal é falar de uma grande treta. E é isso que eu quero denunciar com esta viagem», disse, à agência Lusa, José Lima, natural de Ponte de Lima mas residente em Viana do Castelo.

Ler mais em:http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=833055&div_id=291
O ComandoMotard está solidário com José Lima. Vivemos numa sociedade de hipócritas em que as pessoas ditas normais deveriam por os olhos em atitudes que por vezes são preciso ser tomadas, para fazer valer os seus direitos. NÃO É JUSTO.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

A idade do ferro (subentenda-se Moto)

O gosto pelas Motos não escolhe idades nem sexo. É uma paixão.


GRANDAS MALUCAS !!!

Decote faz parar autocarro

Camisa aberta de jovem leva motorista a temer pela segurança

O decote de uma passageira provocou a indignação de um motorista de autocarro e levou à interrupção da marcha. O insólito teve lugar numa cidade do interior da Alemanha. O motorista pediu à mulher que trocasse de lugar ou saísse do veículo, noticia a BBC.


O caso ocorreu na cidade de Lindau am Bodensee, no extremo sul do país. A passageira em causa é uma assistente de vendas, Deborah Moscone, de 20 anos e estava sentada num dos bancos da frente do autocarro e vestia uma camisa que deixava à mostra uma parte dos seios.

A imagem era bem visível no espelho retrovisor do motorista, o que levou o homem a parar o autocarro. O motorista terá dito à jovem que a visão o estava a incomodar e que ela colocava em risco a segurança dos passageiros.

A jovem ficou chocada com a posição do motorista e apresentou uma reclamação à companhia de transportes, no entanto, a empresa apoiou a decisão do motorista. Segundo o regulamento das empresas de transporte locais, em nenhuma circunstância os motoristas podem ser distraídos durante o exercício da função.

De acordo com o correspondente da BBC em Berlim, Steve Rosenberg, o comportamento do motorista reforça a reputação dos profissionais alemães, considerados bem treinados, altamente disciplinados e preocupados com a segurança.
In: Portugal Diário

Um assalto terminou aos abraços

EUA: jovem fez refém e pediu dinheiro. Mas, depois de lhe ter sido oferecido vinho, desistiu


Um jovem armado invadiu uma festa ao ar livre que se realizava numa casa de Washington, nos EUA, e fez uma adolescente refém. Mas o que parecia um caso de criminalidade violenta terminou com o assaltante a pedir abraços aos convidados.

De acordo com o jornal Washington Post, estavam seis pessoas num pátio a jantar quando um homem entrou e apontou de imediato a sua arma à cabeça de uma adolescente de 14 anos, exigindo o dinheiro de toda a gente, ameaçando disparar.

Leia mais em: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=833038&div_id=299

Grã-Bretanha:Cerca de 30 grupos terroristas planeiam atentados

O secretário de Estado britânico para a Segurança, Alan West, afirmou hoje que cerca de 30 de células terroristas estão a preparar atentados na Grã-Bretanha e que a polícia está actualmente a vigiar cerca de 4.000 pessoas.


«Os serviços de segurança e a polícia vigiam todos os dias mais de 200 grupos ou redes que, em diversos graus, ameaçam a nossa segurança», assegurou West numa entrevista à BBC.

«Há cerca de 30 que são vigiadas de perto, já que estão numa fase em que reúnem materiais e fazem coisas que poderiam levá-las, a curto prazo, a passar para a acção se assim decidirem», acrescentou.

Segundo o secretário de Estado, «isto significa que cerca de 2.000 pessoas são observadas mais ou menos de perto e que provavelmente outras 2.000 que lhes estão ligadas também».

In:DiarioDigital

domingo, 15 de julho de 2007

Vasco da Gama partiu para a Índia há 510 anos

Travessia começou em Belém e só acabou um ano depois


8 de Julho de 1497 é uma data histórica, pois foi nesse dia que as caravelas partiram de Belém em direcção à Índia. Entre os navegadores surgia uma figura única: Vasco da Gama, um visionário que ajudaria Portugal a figurar nas páginas da história mundial.
A expedição era composta pelas naus São Gabriel, São Rafael e Bérrio. E 510 anos depois continua a ser memorável a travessia, num trajecto nunca antes feito, que levou os barcos a passar o Cabo da Boa Esperança a 18 de Novembro e a chegar a Calecute a 20 de Maio do ano seguinte.
Ficou, então, estabelecida, a Rota do Cabo, que passou a unir, pelo percurso das naus, o Atlântico ao Índico.

VASCO DA GAMA



Biografia
Filho do alcaide-mor de Sines, Estêvão da Gama[2], o rei D. Manuel I (1495-1521) confiou-lhe o comando da frota que, em 8 de Julho de 1497, zarpou do Rio Tejo em demanda da Índia, com 150 homens entre marinheiros, soldados e religiosos, distribuídos por quatro pequenas embarcações:
São Gabriel, feita especialmente para esta viagem, comandada pelo próprio Vasco da Gama;
São Rafael, também feita especialmente para esta viagem, comandada por Paulo da Gama, irmão do capitão-mor;
Bérrio, rebatizada como São Miguel, mas que continuou a ser conhecida pelo seu nome original, sob o comando de Nicolau Coelho; e
uma naveta para transporte de mantimentos, sob o comando de Gonçalo Nunes, que foi queimada perto da baía de São Brás, na costa oriental africana.
Em 2 de Março de 1498, completando o contorno da costa africana, a armada aportou a Moçambique, depois de haver sofrido medonhos temporais e de Vasco da Gama ter sufocado, com mão de ferro, uma revolta da marinhagem.


O piloto que o sultão da Ilha de Moçambique lhe deu para o conduzir à Índia, foi secretamente incumbido de entregar os navios portugueses aos mouros em Mombaça. Um acaso fez descobrir a cilada e Vasco da Gama pôde continuar até Melinde, cujo rei lhe forneceu um piloto árabe, conhecedor do Oceano Índico.
Em 17 de Abril de 1498, avistou Calicute. Estava estabelecida a rota no Oceano Índico e descoberto o caminho marítimo para a Índia.
Vasco da Gama regressou a Lisboa no verão de 1499, um mês depois de seus companheiros, pois teve de enterrar o irmão mais velho (Paulo da Gama que adoecera e acabara por falecer na ilha Terceira, nos Açores.
D. Manuel I recompensou este glorioso feito, nomeando o navegador Almirante-mor das Índias e dando-lhe uma renda de trezentos mil réis anuais que passaria para os filhos que tivesse. Recebeu, conjuntamente com os irmãos, o título de Dom e duas vilas, em Sines e Vila Nova de Milfontes.
Voltaria mais duas vezes à Índia, de que foi governador e segundo vice-rei para lutar contra os abusos existentes que punham em causa a presença portuguesa na região. Vasco da Gama começa a actuar rigidamente e consegue impor a ordem, mas vem a morrer em Dezembro desse mesmo ano em Cochim, sendo os seus restos mortais trazidos para Portugal, mais concretamente para a Igreja de um convento carmelita, conhecido actualmente como Quinta do Carmo (propriedade privada).


A presença das ossadas na vila alentejana da Vidigueira, prende-se com o facto, de o Rei lhe ter atribuido o título de Conde de Vidigueira (a si e aos seus descendentes) em 1519. Aqui estiveram até 1880, data em que ocorreu a trasladação para o Mosteiro dos Jerónimos ficando ao lado do túmulo de Luís Vaz de Camões. Há quem defenda, porém que, os ossos de Vasco da Gama ainda se encontram naquela vila alentejana; Se é lenda ou não, não se sabe. Como testemunho da eventual trasladação das ossadas, em frente da estátua do navegador, temos a antiga Escola Primária Vasco da Gama, em Vidigueira (que serviu de moeda de troca para obterem permissão para efectuar a trasladação), onde se encontra instalado o Museu Municipal de Vidigueira.

Descendência
Da sua esposa, D. Catarina de Ataíde, teve cinco filhos: Francisco, Estêvão (governador da Índia) , Paulo, Cristóvão e Pedro. Alguns acompanharam-no e vieram a desempenhar cargos importantes no Oriente.
In: Wikipédia

Envelopes com dinheiro em casas de banho

Pacotes com dinheiro encontrados em casas de banho de todo o Japão


Envelopes com várias notas no valor de 10 mil ienes (equivalente a 56 euros) apareceram em casas de banho masculinas de repartições públicas em todo o Japão.

Segundo a agência Reuters, o caso está a gerar curiosidade no país, levando os japoneses a questionarem-se sobre o significado desta situação: alguém que quer ser solidário, ou uma forma de arte? São apenas algumas das explicações.


Desde o dia 9 de abril, cerca de 4 milhões de ienes (mais de 23 mil euros) foram encontrados em casas de banho masculinas de várias ilhas do Japão, sendo que a maioria estava em prédios de serviços do governo.

leia mais em :http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=832658&div_id=299

Nova proteína ajuda a combater sintomas de Parkinson


Cientistas finlandeses descobriram uma nova proteína que, segundo eles, pode ajudar a diminuir ou até reverter os sintomas do mal de Parkinson.
O Parkinson destrói as células nervosas do cérebro que produzem o químico dopamina, causando problemas de movimento e de equilíbrio.


Os pesquisadores descobriram uma molécula que pode prevenir a degeneração destes neurônios e ajudar na regeneração das células danificadas.

leia mais em: http://www.bbc.co.uk/

MOTO GP - primeira vitória do ano para Dani Pedrosa


O espanhol Dani Pedrosa obteve este domingo, na Alemanha, a sua primeira vitória da temporada no Mundial de Moto GP. Pedrosa obteve uns importantes 25 pontos e ascendeu ao terceiro lugar da geral, decorridas que estão dez provas. Nos restantes lugares do pódio ficaram Loris Capirossi (companheiro de Pedrosa na Repsol) e o actual campeão do mundo, Nicky Hayden.

O campeonato continua a ser liderado por Casey Stoner, que não foi além da quinta posição. A corrida ficou ainda marcada pela queda aparatosa de Valentino Rossi, logo à quinta volta, que obrigou ao abandono do antigo dominador desta categoria do motociclismo.

Classificação do GP Alemanha:

1º Dani Pedrosa (Honda)
2º Loris Capirossi (Honda)
3º Nicky Hayden (Honda)
4º Colin Edwards (Yamaha)
5º Casey Stoner (Ducati)
6º Marco Melandri (Honda)

In:PortugalDiário

Estado-Maior General das Forças Armadas

Em Portugal, o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) é o orgão militar superior da Nação e tem por atribuições o planeamento, a direcção e o controlo do emprego das Forças Armadas no cumprimento das missões e tarefas operacionais que a estas incumbem.


Estrutura
O EMGFA está integrado no Ministério da Defesa Nacional e compreende:

Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA),
Estado-Maior Coordenador Conjunto (EMCC),
Centro de Operações das Forças Armadas (COFAR),
Comandos Operacionais e Comandos-Chefes que se constituam na dependência do CEMGFA.

Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas
O CEMGFA tem como função o exercício do comando completo das Forças Armadas em estado de guerra e o seu comando operacional em tempo de paz. O CEMGFA é um oficial general de um dos três ramos das Forças Armadas nomeado pelo Presidente da República, sob proposta do governo.


Estado-Maior Coordenador Conjunto
O EMCC é o orgão de planeamento e de apoio à decisão do CEMGFA, chefiado por um oficial general Adjunto para o Planeamento, é constituído por:

Divisão de Planeamento Estratégico Militar (DIPLAEM),
Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação (DICSI),
Divisão de Recursos (DIREC),
Orgãos de Apoio Geral (OAG).

Centro de Operações das Forças Armadas
O COFAR é o orgão destinado a permitir ao CEMGFA o comando operacional das Forças Armadas, chefiado por um oficial general Adjunto para as Operações, é constituído por:

Divisão de Informações Militares (DIMIL),
Divisão de Operações (DIOP),
Centro de Operações Conjunto (COC).

Comandos Operacionais e Comandos-Chefes
Os Comandos Operacionais e Comandos-Chefes directamente dependentes do CEMGFA destinam-se a garantir o planeanento, treino e emprego operacional das forças que lhes forem atribuídas.

Em permanência existem os Comandos Operacionais dos Açores e da Madeira, responsáveis pelas forças dos três ramos das Forças Armadas que guarnecem respectivamente os arquipélagos das Açores e da Madeira.

Os Comandos-Chefes são constituídos para permitir a condução de operações militares em caso de guerra, sendo-lhes outorgada uma carta de comando que define as suas competências, forças e meios.


Na foto: General Lúis Vasco Valença Pinto CEMGFA

História
O EMGFA tem origem no Secretariado-Geral da Defesa Nacional (SGDN) criado em 1935, junto da Presidência do Conselho de Ministros, com a missão de apoio técnico ao chefe de governo em relação aos assuntos militares. Por essa altura, os dois ramos das Forças Armadas então existentes (Exército e Marinha) mantinham um comando totalmente separado das suas forças.

Em 1950 deu-se uma reestruturação na área da Defesa Nacional e das Forças Armadas, tendente a implementar um comando unificado dos vários ramos. Foi criado o cargo de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas com a função de assumir o comando operacional das Forças Armadas. Além de comandante das Forças Armadas, o CEMGFA passou a desempenhar o cargo de Secretário-Geral da Defesa Nacional. Ao mesmo tempo foi criado o cargo de Ministro da Defesa Nacional que passou a superintender directamente o SGDN e a coordenar a acção dos Ministros do Exército e da Marinha.

Em 1969 o SGDN foi transformado no Estado-Maior General das Forças Armadas, como orgão superior militar da nação, chefiado pelo CEMGFA.
In:http://pt.wikipedia.org/

Obrigada a ir trabalhar e a estar na cama dentro de um gabinete

Uma funcionária pública, Maria do Carmo Rocha, auxiliar de acção educativa na Escola Secundária Augusto Gomes, em Matosinhos, a quem foi diagnosticado quatro tumores foi obrigada a regressar ao trabalho, ou melhor, a permanecer esticada numa cama, durante um mês, dentro de um gabinete na própria escola. E tudo porque a junta médica a que foi submetida recusou-lhe prolongar a baixa, mesmo na altura em que praticamente acabara de ser operada e lhe ter sido extraído um tumor.

leia mais em: http://jn.sapo.pt/2007/07/15/nacional/obrigada_a_trabalhar_estar_cama_dent.html

Num País que se diz democrático estas situações são inadmissíveis, onde estão salvaguardados os direitos dos trabalhadores? até quando senhores governantes estas situações vão continuar a acontecer?

Cinquenta minis desfilaram no Porto


Cinquenta minis desfilaram pelas ruas do Porto, durante a tarde deste sábado, no âmbito da iniciativa «Meet the Mini», que visa homenagear este carro emblemático que tem conquistado adeptos ao longo de diversas gerações.


Os 50 minis que participaram na iniciativa, na sua maioria de proprietários e pertencentes a vários modelos e gerações, encontram-se em exposição no centro comercial nortenho, Doce Vita, desde o último sábado até ao próximo dia 22 de Julho, segundo a organização, que está a cargo do Dolce Vita, em colaboração com a Capricho Nacional.
In:PotugalDiário