sábado, 27 de setembro de 2008

Explosão de carro-bomba mata 17 pessoas na Síria

Bandeira síria é vista de vidro destruído por atentado em Damasco (Foto: Khaled al-Hariri/Reuters)
Um carro-bomba explodiu em Damasco, capital da Síria, neste sábado (27), matando 17 pessoas e ferindo outras 14, informou a rede de televisão estatal. A mídia local considerou o ataque o mais sangrento dos últimos dez anos. Segundo a emissora, o carro estava equipado com cerca de 200 kg de explosivos. O atentado ocorreu numa rua que conduz ao santuário Sit Zeinab, subúrbio no sul da cidade, e também serve de rota para o aeroporto internacional, o mais movimentado do país. A explosão destruíu prédios de apartamentos e carros.
Forças de segurança isolaram a área, porém, ainda não há informações sobre a autoria do atentado.
http://www.globo.com/

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Brasil - Traficantes de droga matam 15 pessoas

Uma disputa entre traficantes de droga levou ao assassínio de 15 pessoas no Brasil. O massacre aconteceu em Guaira, no estado do Paraná, mesmo junto à fronteira com o Paraguai.
Testemunhas dizem que os atiradores, que de deslocavam de barco, estavam à procura do líder de um bando. Este líder devia pouco mais de 1300 euros a um grupo de traficantes paraguaios.
Quando não encontraram o alvo, os criminosos abriram fogo sobre pessoas que estavam numa fazenda que pertence ao alegado traficante. Quinze pessoas morreram e oito ficaram feridas.
Os assassinos fugiram de barco para o Paraguai. Isto apesar da polícia ter mobilizado 200 agentes para os capturar.
TVI

PJ detém 5 pessoas por posse ilegal de armas

Uma troca de tiros na Falagueira levou a PSP e a Polícia Judiciária a cercarem o bairro da Amadora, esta quarta-feira de manhã. Na operação musculada das polícias, que durou cerca de duas horas, a PJ deteve cinco pessoas por posse ilegal de armas. Os detidos foram conduzidos para as instalações da Polícia Judiciária em Lisboa.
Na origem da operação da Polícia Judiciária esteve uma noite de confrontos entre moradores, em Junho. Os habitantes do bairro afirmam que os confrontos de Junho não foram tornados públicos porque entretanto as atenções se viraram para um outro bairro social, o Bairro da Quinta da Fonte.
TVI

Entre Ceuta e Marrocos - Reforçada segurança devido a ameaças da Al-Qaeda

O delegado do governo em Ceuta, José Fernández Chacón, informou sobre o nível de alerta e referiu-se à difusão de um vídeo, no qual o líder da Al-Qaida no Magrebe, Abu Musab Abdul Wadud, insta os muçulmanos do Norte de África a unir-se à guerra santa contra Espanha, França, Estados Unidos e os governos dos seus próprios países. Fernández Chacón sublinhou que Ceuta está num nível dois de alerta anti-terrorista e recordou que regularmente aparecem ameaças "que têm de ser analisadas e valorizadas". O representante governamental sublinhou que existem medidas de segurança adoptadas "que às vezes costumam ser incómodas para os cidadãos, sobretudo para a fluidez dos movimentos, tanto pelo porto como pela fronteira". A fronteira do Tarajal que separa Ceuta de Marrocos regista uma movimentação diária de mais de 30.000 pessoas e de mais de 2.500 veículos. O líder da Al-Qaida no Magrebe instou recentemente os muçulmanos do Norte de África a unirem-se a uma guerra santa contra Espanha, França e Estados Unidos numa alocução posta em foros "jihadistas" da Internet, segundo informações do Site Intelligence Group, uma empresa com sede nos arredores de Washington que se dedica procurar este tipo de mensagens.
SIC Online

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Acelerador de particulas mais potente do mundo avariou

(Clique na imagem para aumentar)
O acelerador de partículas mais potente do mundo avariou e não pode recomeçar a trabalhar antes da Primavera, anunciou hoje a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN).
"O tempo necessário para compreender as razões da avaria, excluindo o tempo da reparação, vai durar até ao Inverno, remetendo o reinício do acelerador para a Primavera de 2009", anunciou o CERN em comunicado.
O acelerador iniciou a 10 de Setembro uma investigação que procura simular os primeiros milésimos de segundo do Universo, para que os cientistas compreendam a formação do mesmo e custou até agora cerca de 40 milhões de euros.
Rádio e Televisão de Portugal

Poemas de Bin Laden publicados nos EUA

Um livro com poemas escritos por Osama Bin Laden, líder da organização terrorista Al-Qaeda e o inimigo ‘número um’ dos EUA, vai ser publicado na próxima semana por um professor de literatura árabe da Universidade da Califírnia, revelou a edição do jornal ‘Times Online’.
O académico Flagg Miller descobriu que Bin Laden recitava poemas da sua autoria em festas durante os anos 90, sendo que alguns desses momentos foram gravados em cassetes recuperadas no Afeganistão após os ataques de 11 de Setembro nos EUA.
As gravações acabaram por ser estudadas pelo professor de literatura árabe da Universidade da Califórnia, segundo o qual o líder da Al-Qaeda "é um poeta habilidoso, com boas rimas e métrica".
Flagg Miller, que ouviu as gravações pela primeira vez há quatro anos, quando estavam a ser analisadas pelo FBI, diz que elas mostram Bin Laden como um poeta que defendia uma "teologia radical" e escrevia versos com base numa tradição poética de guerra, com o intuito de despertar o interesse dos jovens.
http://www.correiomanha.pt/

Jerusalém - Um palestiniano lançou um automóvel contra um grupo de militares israelitas

Um palestiniano lançou um automóvel contra um grupo de militares israelitas em Jerusalém, na segunda-feira à noite. O ataque causou 19 feridos, 15 dos quais são soldados que estavam a realizar uma visita educativa. Dois feridos estão em estado grave.
O palestiniano foi abatido a tiro por um militar e por um polícia após o ataque. A casa do condutor do automóvel foi depois revistada, mas não se registaram detenções. Até agora, não há indicação de que o atacante fizesse parte de qualquer grupo extremista.
Em Julho, outros dois palestinianos atacaram israelitas usando máquinas retroescavadoras.
TVI

Finlândia - Tiroteio numa escola causa 9 mortos

Nove pessoas foram mortas num tiroteio numa escola da Finlândia. O incidente aconteceu esta terça-feira de manhã num estabelecimento de ensino a 250 KM de Helsínquia.
Um jovem de 22 anos entrou no recinto da escola e desatou aos tiros. A polícia diz que há nove mortos confirmados e vários feridos. O jovem já foi detido e também ficou ferido.
De acordo com a imprensa finlandesa, o rapaz de 22 anos terá colocado há três dias no «Youtube», quatro vídeos onde aparece armado com uma pistola.
Os vídeos vinham acompanhados com uma mensagem que dizia «A vida é dor e vocês vão lutar a sós numa guerra pessoal». A polícia finlandesa já está a analisar os vídeos.
O incidente deu-se esta terça-feira de manhã perto das 11:00, numa altura em que na escola estariam perto de 200 estudantes.
O estabelecimento de ensino fica situado na localidade de Kauhajôki, a norte da capital Helsínquia.
TVI

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ETA falha matança no País Basco

A ETA, organização terrorista basca, voltou ontem a atacar, ao tentar provocar um massacre com a explosão de um carro armadilhado perto de um esquadra em Ondarroa, no País Basco. O atentado acabou por provocar 11 feridos, entre os quais três polícias. Horas antes, outro atentado, reivindicado pela ETA, visou um banco em Vitória.
"Não há dúvida de que os terroristas tentaram provocar um massacre, matar o maior número de pessoas possível", afirmou Javier Balza, um oficial basco, sobre o atentado em Ondarroa, que ocorreu cerca das 04h30 locais (menos uma hora em Lisboa). Ao contrário do que é habitual, não houve qualquer aviso prévio, pelo que as autoridades não tiveram tempo de proceder à evacuação da rua onde se situa a esquadra visada pela explosão. Balza adiantou ainda que os bombistas atiraram dois cocktails molotov antes do atentado no intuito de atrair polícias ao exterior da esquadra junto à qual explodiu pouco depois um carro armadilhado com 100 kg de explosivos.
Horas antes, uma outra explosão tinha ocorrido à porta da sede da Caja Vital, em Vitória. Neste caso houve um alerta que permitiu às autoridades o isolamento da zona.
"A polícia foi alertada através de um telefonema feito em nome da ETA", explicou Javier Balza. Este oficial basco adiantou ainda que os estragos materiais foram avultados. Estes dois atentados ocorrem no culminar de uma semana em que foi decretada a ilegalização das formações nacionalistas Partido Comunista das Terras Bascas (PCTV) e Acção Nacionalista Basca (ANV).
http://www.correiomanha.pt/

Paquistão - Atentado terrorista causa pelo menos 53 mortos

Atentado terrorista de sábado no Paquistão provocou pelo menos 53 mortos e mais de 250 feridos.
Entre as vítimas mortais conta-se o Embaixador da República Checa em Islamabad. Este atentado é já considerado um dos mais graves de sempre no Paquistão e foi cometido por um suicida, provavelmente uma mulher, que fez detonar um camião frente a um hotel de luxo.
Este domingo de manhã, as equipas de salvamento percorriam o que resta do Hotel Marriott em busca de corpos ou até de possíveis sobreviventes.
O atentado de sábado deixou praticamente destruído um dos mais luxuosos hotéis da capital paquistanesa. Há ainda focos de incêndio activos e as autoridades afirmam que o edifício principal pode desabar de um momento para o outro.
O atentado foi levado a cabo por um suicida que fez detonar um camião carregado de explosivos em frente ao hotel, a uma hora em que os restaurantes e as imediações estavam cheios de gente. Pelos indícios recolhidos, a polícia diz tratar-se provavelmente de uma mulher estrangeira.
TVI