segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ETA falha matança no País Basco

A ETA, organização terrorista basca, voltou ontem a atacar, ao tentar provocar um massacre com a explosão de um carro armadilhado perto de um esquadra em Ondarroa, no País Basco. O atentado acabou por provocar 11 feridos, entre os quais três polícias. Horas antes, outro atentado, reivindicado pela ETA, visou um banco em Vitória.
"Não há dúvida de que os terroristas tentaram provocar um massacre, matar o maior número de pessoas possível", afirmou Javier Balza, um oficial basco, sobre o atentado em Ondarroa, que ocorreu cerca das 04h30 locais (menos uma hora em Lisboa). Ao contrário do que é habitual, não houve qualquer aviso prévio, pelo que as autoridades não tiveram tempo de proceder à evacuação da rua onde se situa a esquadra visada pela explosão. Balza adiantou ainda que os bombistas atiraram dois cocktails molotov antes do atentado no intuito de atrair polícias ao exterior da esquadra junto à qual explodiu pouco depois um carro armadilhado com 100 kg de explosivos.
Horas antes, uma outra explosão tinha ocorrido à porta da sede da Caja Vital, em Vitória. Neste caso houve um alerta que permitiu às autoridades o isolamento da zona.
"A polícia foi alertada através de um telefonema feito em nome da ETA", explicou Javier Balza. Este oficial basco adiantou ainda que os estragos materiais foram avultados. Estes dois atentados ocorrem no culminar de uma semana em que foi decretada a ilegalização das formações nacionalistas Partido Comunista das Terras Bascas (PCTV) e Acção Nacionalista Basca (ANV).
http://www.correiomanha.pt/

Sem comentários: