sábado, 16 de maio de 2009

Ataque com mísseis mata no Paquistão

Pelo menos 12 pessoas morreram este sábado na sequência de um ataque com mísseis, aparentemente norte-americanos, no noroeste do Paquistão.
fonte das forças de segurança paquistanesas revelarou que vários mísseis foram lançados sobre uma escola islâmica e um veículo próximo na cidade de Mir Ali, na zona tribal do Norte Waziristão, considerada um bastião dos talibãs e militantes da organização terrorista al-Qaeda.
Entre as vítimas mortais encontram-se, pelo menos, dois rebeldes.
Segundo outras fontes das forças de segurança, os mísseis, lançados a partir de um drone aparentemente norte-americano, destruíram um prédio onde se encontravam rebeldes, no norte do Waziristão.
Fonte: Correiodamanhã
Drode: Avião não tripulado com capacidade de transporte e lançamento de misseis.

Brasil alerta para doenças em resultado de fortes chuvas


O último balanço da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, adianta que as fortes chuvas e cheias já provocaram 40 mortes em oito estados e afectaram 1.223.085 pessoas em 380 municípios de 13 estados: Alagoas, Baía, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas, Pará e Santa Catarina.
Em algumas cidades, faltam abrigos, alimentos, remédios e roupas, mas a atenção das autoridades também está voltada para a saúde da população atingida.

Gripe A H1N1: Número de casos no mundo aumenta para 8451 - OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a contagem de perto de mil novos casos de gripe A H1N1, o que eleva para 8451 o número de pessoas afectadas em todo o mundo, distribuídas por 36 países.
Segundo a agência francesa AFP, também o número de mortos aumentou para 72, depois de terem sido registados 65 falecimentos até sexta-feira.
Os Estado Unidos são o país com o maior número de casos, seguido do México, local de origem do novo vírus, mas a lista hoje divulgada inclui também, pela primeira vez, o Perú e o Equador.
Jornal de Notícias

Aos 60 anos, veterano do Vietname morre numa explosão na Guerra do Iraque

Major Hutchison foi o mais velho militar dos EUA a morrer no confronto.
Natural de Scottsdale, Arizona, o militar de 60 anos, veterano da Guerra do Vietname, morreu vítima de uma explosão no Iraque, segundo as Forças Armadas. Ele tornou-se assim o mais velho militar americano a morrer no conflito. Hutchison realistou-se logo após os ataques do 11 de Setembro, contra a vontade de sua mulher. (Foto: AP)
In: globo.com

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tropas no Médio Oriente servem para "afirmar Portugal no mundo"

A opinião foi expressa, em declarações à Agência Lusa, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, que hoje visitou o aquartelamento das forças portuguesas ao serviço das Nações Unidas para o Sul do Líbano, a UNIFIL.
“A participação nesta missão reforça e legitima a posição e a posição que Portugal assume no seio da União Europeia (UE) tendo em vista o objectivo de estabilização da região (…) é uma missão muito importante que Portugal tem nesta região, que está no centro das preocupações da vida política internacional”, disse.
A mais de quatro mil quilómetros de Lisboa, mas a apenas 861 quilómetros de Bagdade - como informam placas informativas das distâncias, colocadas à entrada do aquartelamento “Ubique Camp” -, o chefe da diplomacia portuguesa considerou que os 141 militares que compõem o contingente português no Médio Oriente servem para “cumprir Portugal”.
Destak

GNR e PSP receberam oito mil armas

O Ministro da Administração Interna (MAI) anunciou esta sexta-feira que entregou no primeiro trimestre do ano oito mil armas à PSP e à GNR, no âmbito da Lei de Programação das Forças de Segurança.
Em comunicado, o Ministério tutelado por Rui Pereira adiantou que, entre 2007 e 2011, vão ser distribuídas 42 mil pistolas Glock e 19 mil de calibre 9 milímetros entre a GNR e a PSP.
Às oito mil armas entregues às duas forças de segurança no primeiro trimestre de 2009 somam-se as 9.750 já distribuídas ao longo de 2007.
CorreioManhã

Nova gripe já contaminou 7.520 pessoas em 34 países, segundo a OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reportou no seu relatório desta sexta-feira (15) que a nova gripe do vírus A (H1N1) já contaminou 7.220 pessoas em 34 países. Só nos Estados Unidos, são 4.298 casos em 47 estados. Segundo a agência da ONU, há 65 mortes.
VEJA A COBERTURA COMPLETA DA GRIPE
O México, país em que surgiu a epidemia, retornou 2.446 casos, com 60 mortes. No Canadá, são 449 casos e uma morte. A Costa Rica tem 8 casos e uma morte.
Também confirmaram casos, mas sem mortes, os seguintes países: Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), Bélgica (1), Brasil (8), China (4), Colômbia (10), Cuba (3), Dinamarca (1), El Salvador (4), Finlândia (2), França (14), Alemanha (12), Guatemala (3), Irlanda (1), Israel (7), Itália (9), Japão (4), Holanda (3), Nova Zelândia (7), Noruega (2), Panamá (40), Polónia (1), Portugal (1), Coreia do Sul (3), Espanha (100), Suécia (2), Suíça (1), Tailândia (2), e Reino Unido (71).
In: globo.com

EUA e Coreia capturam 17 piratas

Contratorpedeiros norte-americanos e sul-coreanos capturaram 17 alegados piratas que atacaram e tentaram sequestrar um barco egípcio em frente das costas do Iémen, informaram quinta-feira fontes da Marinha norte-americana.
Contratorpedeiros norte-americanos e sul-coreanos capturaram 17 alegados piratas que atacaram e tentaram sequestrar um barco egípcio em frente das costas do Iémen, informaram quinta-feira fontes da Marinha norte-americana.
Fonte: Destak

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Nova gripe já tem quase 6.500 casos, diz Organização Mundial da Saúde

O número de casos da nova gripe pelo mundo atinge 6.497 em 33 países, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (14) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Vinte e quatro horas antes, havia 5.728 casos.
O México, país em que surgiu a epidemia, retornou 2.446 casos, com 60 mortes. Os EUA têm 3.352 casos confirmados em laboratório, com três mortes. No Canadá, são 389 casos e uma morte. A Costa Rica tem 8 casos e uma morte.
Também confirmaram casos, mas sem mortes, os seguintes países: Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), Brasil (8), China (4), Colômbia (7), Cuba (1), Dinamarca (1), El Salvador (4), Finlândia (2), França (14), Alemanha (12), Guatemala (3), Irlanda (1), Israel (7), Itália (9), Japão (4), Holanda (3), Nova Zelândia (7), Noruega (2), Panamá (29), Polónia (1), Portugal (1), Coreia do Sul (3), Espanha (100), Suécia (2), Suíça (1), Tailândia (2), e Reino Unido (71).
In:globo.com

Nigéria - Grupo armado afirma ter sequestrado 15 estrangeiros

O Movimento de Emancipação do Delta do Níger (Mend), principal guerrilha do sul da Nigéria, anunciou nesta quinta-feira (14) que um "grupo afiliado" capturou 15 tripulantes estrangeiros de um barco, nesta área petrolífera do oeste da África.
"O Mend confirma que um grupo afiliado capturou o 'MV Spirit' ontem (quarta-feira) no estado do Delta e sequestrou 15 tripulantes estrangeiros", afirma o grupo num comunicado, sem informar a nacionalidade dos reféns.
O movimento guerrilheiro, que reivindicou ataques na quarta-feira contra duas bases militares no delta do Níger, já havia advertido para um aumento da violência, depois de denunciar que o Exército atacou dois de seus campos.
O Mend, que reivindica regularmente há três anos ataques, sabotagens e sequestros, afirma actuar em nome da população do delta e a favor de uma distribuição melhor dos recursos obtidos com a exploração do petróleo.

In: globo.com

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Brasil - Militares ajudam vítimas das cheias

Uma ponte aérea da Força Aérea brasileira está em acção, com aviões militares de carga e de passageiros a transportarem mantimentos e outros bens para as centenas de milhar de pessoas afectadas pelas cheias que assolam os estados do Nordeste e Norte do Brasil.
Os aviões partem sem cessar de várias cidades, nomeadamente de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belém, levando colchões, água potável, alimentos, remédios e também voluntários, principalmente para os estados do Maranhão e do Piauí, no Nordeste, os dois mais devastados.
Nas aeronaves, entre as quais os grandes cargueiros C130 Hércules, vão também botes, coletes salva-vidas, equipamentos de mergulho e ferramentas hidráulicas para serem usadas pelas equipas de socorro locais e voluntárias de outros estados. Só de São Paulo foram transportados para a capital maranhense, São Luís, 35 bombeiros especializados em tragédias naturais, tendo outros, igualmente voluntários, sido levados para o Piauí.
Até agora as cheias no Brasil já afectaram mais de 900 mil pessoas, deixando um rasto de pelo menos 44 mortos e cerca de 350 milhões de euros em prejuízos.
CorreioManhã

terça-feira, 12 de maio de 2009

Vaivém Atlantis sofreu danos na fuselagem

O vaivém espacial Atlantis sofreu danos na fuselagem durante a descolagem de segunda-feira, indicou esta terça-feira a Agência Espacial Norte-americana (NASA).
Os astronautas detectaram vários danos ao longo de uma secção de cerca de 45 centímetros do lado direito da nave, no local da junção da asa direita com a fuselagem.
Segundo a NASA, os danos terão sido provocados pelos detritos oriundos do tanque de combustível e não deverão ser graves, mas serão analisados mais detalhadamente.
A Atlantis partiu numa missão difícil que visa proceder a reparações no telescópio Hubble.
O vaivém Endeavour encontra-se de prevenção caso seja necessário resgatar os astronautas.
In: Diário Digital

Carro-bomba mata 8 no Iraque

Pelo menos oito pessoas morreram e 17 ficaram feridas vítimas da explosão de um carro-bomba nesta terça-feira (12) na cidade de Kirkuk, 250 quilômetros ao norte de Bagdá, informaram fontes policiais. As fontes disseram que o veículo, dirigido por um suicida, foi lançado contra uma patrulha militar numa estrada do sul da cidade.
As mesmas fontes tinham afirmado antes que o carro estava estacionado quando foi detonado.Cinco das vítimas fatais são militares, enquanto outras três são civis que estavam nas proximidades. Este ataque aconteceu horas depois de outra explosão semelhante, também no sul de Kirkuk, matou duas pessoas e feriu outras dez, segundo as fontes.
globo.com

Mísseis norte-americanos matam no Paquistão

Pelo menos sete combatentes muçulmanos morreram no noroeste do Paquistão na sequência de dois mísseis disparados por um avião não-pilotado norte-americano, perto da fronteira afegã, revelaram fontes do exército paquistanês.
“Um aparelho não pilotado alvejou um conjunto de casas onde combatentes muçulmanos costumam abrigar-se antes de atravessar a fronteira ou de regressar ao Afeganistão e oito foram mortos”, relatou à AFP um oficial das forças de segurança que pediu o anonimato.
Segundo um outro responsável militar paquistanês, foram disparados dois mísseis por um aparelho não pilotado, tendo sete ou oito combatentes muçulmanos sido mortos, “estrangeiros e talibãs paquistaneses”.
CorreioManhã

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Gripe A - Número de casos da nova gripe sobe a 4.694, diz Organização Mundial da Saúde

O número de casos da nova gripe A (H1N1) pelo mundo atingia 4.694 às 6h GMT desta segunda-feira (11), em 30 países, segundo a Organização Mundial da Saúde. O número de mortos chega a 53.
O México, país em que começou a epidemia, havia reportado 1.626 casos confirmados em laboratório, com 48 mortes. Os EUA tinham 2.532 casos, com três mortes. No Canadá, há 284 casos, com uma morte. A Costa Rica tem oito casos, com uma morte.
Os seguintes países também confirmaram casos, mas sem mortes: Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), Brasil (8), China (1), Hong Kong (1), Colômbia (3), Dinamarca (1), El Salvador (4), França (13), Alemanha (11), Guatemala (1), Irlanda (1), Israel (7), Itália (9), Japão (4), Holanda (3), Nova Zelândia (7), Noruega (2), Panamá (15), Polónia (1), Portugal (1), Coreia do Sul (3), Espanha (95), Suécia (2), Suíça (1) e Reino Unido (47).
Tire suas dúvidas sobre a doença


China
A China confirmou nesta segunda-feira (11) o primeiro caso da gripe causada pelo vírus influenza A (H1N1). Segundo autoridades de saúde, a vítima é um estudante de 30 anos que recentemente chegou de uma viagem aos Estados Unidos, num voo da Northwest Airlines com escala em Tóquio. Ele foi internado com febre ao chegar à cidade de Chengdu, no sudoeste do país.
A chegada da doença à China continental preocupa as autoridades sanitárias, uma vez que o país é o mais populoso do mundo.
globo.com

Ataque suicida mata 8 no Paquistão

Pelo menos seis civis e dois membros das forças de segurança morreram nesta segunda-feira (11) num ataque suicida num posto de controle no Noroeste do Paquistão. Várias pessoas ficaram feridas. O suicida, que estava num carro, detonou a carga explosiva que levava em frente a um posto de controle das forças da guarda de fronteiras situado nos arredores da localidade de Darra Adam Khel, próximo a Peshawar, capital da Província da Fronteira do Noroeste.
globo.com

Sri Lanka - Mais de 100 crianças mortas

"Um banho de sangue". É assim que um porta-voz da ONU classificou a morte de mais de 100 crianças entre os civis tamil que perderam a vida nos bombardeamentos das forças do exército do Sri Lanka. 'A morte de civis, entre os quais 100 crianças, demonstra que houve um banho de sangue', afirmou Gordon Weiss.
Os Tigres de Libertação Tamil anunciaram no seu site que morreram mais de dois mil civis inocentes nas últimas 24 horas pelo Exército.
Apesar do número de mortos não ser exacto, o médico V. Schanmugaraja, que trabalha na zona nordeste do país, onde se concentram os Tigres Tamil, referiu que o número de mortos pode chegar aos 400, enquanto os feridos rondam os mil. As estimativas da ONU apontam para a morte de mais de 6.500 civis e ferimentos noutros 14.000 na ofensiva militar do Exército do Sri Lanka, desde o fim de Janeiro e até Abril. Há ainda cerca de 200 mil pessoas deslocadas, que fugiram dos combates.
CorreioManhã

domingo, 10 de maio de 2009

Paquistão anuncia morte de 200 talibãs

O exército do Paquistão anunciou este domingo a morte de 180 a 200 alegados combatentes talibãs, nas últimas 24 horas, em diferentes locais do vale de Swat e Shanglas, no noroeste do país.
Aquela região tem em curso, desde há duas semanas, uma ofensiva militar em larga escala, para a qual foram destacados milhares de soldados, apoiados por meios aéreos, com a missão «de eliminar» os combatentes islamitas, que, na altura, já estavam a cerca de 100 quilómetros da capital do Paquistão, Islamabad.
Este domingo, as autoridades paquistanesas levantaram, temporariamente, o recolher obrigatório no vale, para permitir a cerca de 100 mil civis fugir dos violentos combates e bombardeamentos.
In: Diário Digital

Brasil - Dois homens assaltam quartel em Brasília

Numa acção que surpreendeu pela extrema ousadia e durante a qual até um general chegou a ficar refém dos criminosos, dois homens vestindo fatos sob os quais escondiam armas entraram no quartel-general de Brasília e roubaram uma dependência bancária.
Os assaltantes entraram sem qualquer problema naquele que deveria ser um dos edifícios mais protegidos do Brasil. Usavam crachás de visitantes e declararam que precisavam de ir ao banco. Não foram revistados, nem tiveram o seu caminho interceptado ou questionado, chegando à agência bancária com a facilidade de quem parecia conhecer o percurso. Ao chegarem ao banco, dominaram o único funcionário e trataram de recolher o dinheiro que estava no cofre. Foi então que entrou na sala um general. Também aqui não houve qualquer hesitação: o militar foi rapidamente dominado, amarrado com fita adesiva e trancado numa sala com o bancário.
Depois de limparem o cofre, os dois assaltantes partiram tranquilamente do local sem que alguma das 32 câmaras de segurança, várias desactivadas por falta de manutenção, tivesse registado as imagens.
Cerca de cinco minutos depois da saída dos ladrões, o funcionário bancário e o general conseguiram soltar-se e dar o alarme, o que deu início a uma verdadeira operação de guerra, tendo o enorme edifício sido trancado e cercado por dezenas de soldados do Exército e polícias.
CorreioManhã