sábado, 14 de novembro de 2009

Equipe da Swat iraquiana treina em Bagdá

)Equipe da Swat (Special Weapons and Tactics Team, time especial de armas e táticas) do Iraque faz exercício no Ministério do Interior (Foto: Reuters
Polícia especial treina em Bagdá (Foto: Reuters)

Líder talibã morto no Afeganistão

As forças norte-americanas e afegãs mataram na madrugada deste sábado um líder talibã da província de Herat, numa operação de assalto a uma residência, da qual resultou ainda a morte de três outros rebeldes e de uma mulher.
O assalto foi lançado contra a casa de mulá Ghermaiz, onde estão destacadas as tropas espanholas. Outro chefe talibã, o mulá Fateh Muhammad Zadaran, confirmou os cinco óbitos, mas afirmou que também houve baixas do lado das tropas da coligação, uma informação já desmentida pelo comandante da polícia local, o general Ikramuddin Yawar.
In:Correiodamanhã

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Explosões num depósito de armamento fizeram dois mortos na Rússia


A primeira explosão ocorreu quando se procedia à destruição de munições perto da cidade de Ulyanovsk, 800 quilómetros a Sudeste de Moscovo. Trinta e cinco trabalhadores que estavam desaparecidos foram encontrados sãos e salvos.

Afeganistão: Três soldados estrangeiros feridos

Pelo menos três soldados estrangeiros ficaram esta sexta-feira feridos na sequência de um atentado suicida perto da base militar norte-americana em Cabul. De acordo com as autoridades locais prevê-se que os feridos sejam norte-americanos embora ainda não esteja confirmado e outros três civis ficaram com ferimentos ligeiros.
In:Correiodamanhã

Polícia sem balas para treinar tiro

A PSP está a ficar sem munições para as novas pistolas Glock 19, que foram recentemente distribuídas por todo o efectivo daquela polícia e da GNR. A situação ainda não atinge a actividade operacional, mas coloca em risco a a formação dos polícias, que poderão ficar, a curto prazo, sem dar uso às recém-criadas carreiras de tiro – ao todo sete, inauguradas já este ano pelo ministro da Administração Interna.
In:Correiodamanhã

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Somália: Juiz que prendeu piratas assassinado a tiro

Pistoleiros não identificados assassinaram o juiz Mohamed Abdi Aware, responsável pela condenação de vários piratas somalis. Aware sofreu impactos de bala na cabeça e no peito quando deixava uma mesquita em Bossaso, cidade portuária de Puntland, região autónoma no norte da Somália.
Refira-se que essa região é a principal base de operações dos piratas, que semeiam o terror no Golfo de Áden, onde este ano já sequestraram 175 navios. Noutros pontos da costa africana levaram a cabo praticamente outros tantos sequestros desde Janeiro.
CorreioManhã

Encontrada cadela desaparecida em combate no Afeganistão

Sabi, uma cadela labrador preta de quatro anos, é um elemento vital das forças especiais australianas porque é ‘especialista’ na detecção de explosivos. Há 14 meses, foi dada como desaparecida em combate no Afeganistão.
Foi em Setembro do ano passado, durante um ataque à patrulha australiano-afegã na província de Uruzgan que desapareceu. Desolados, militares australianos destacados no Afeganistão procuraram-na durante meses, sem êxito. Um soldado norte-americano, que sabia que os seus camaradas tinham perdido a cadela, encontrou-a a vaguear na semana passada remota zona de Oruzgan e levou-a à base australiana de Tarin Kowt.
Não se sabe por onde andou durante este tempo nem como conseguiu fugir aos Taliban. A verdade é que esta é a sua segunda missão no Afeganistão e a experiência tê-la-á ajudado. Certo é que está em forma.
CorreioManhã

Coreia do Norte ameaça Coreia do Sul após confronto naval

A Coreia do Norte disse que a Coreia do Sul irá "pagar caro" por ter disparado na terça-feira contra um barco de patrulha norte-coreano, num incidente que agrava a tensão entre os dois países.
A ameaça, publicada no diário estatal "Rodong Sinmun", ocorre no meio de relatos de que funcionários de ambos os lados teriam se reunido recentemente para discutir uma possível cúpula entre seus líderes, mas sem chegar a um acordo.
A Coreia do Sul diz que uma incursão de um barco de patrulha norte-coreano em suas águas territoriais desencadeou o incidente, numa região fronteiriça onde houve dois confrontos letais na última década.
Desta vez não houve vítimas no lado sul-coreano, que teve um navio perfurado por disparos. O barco de patrulha da Coreia do Norte aparentemente ficou muito danificado.
As duas Coreias permanecem tecnicamente em guerra, já que o conflito travado entre 1950 e 1953 terminou apenas com um armistício, e não com um acordo de paz.
InGlobo.com

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Obama presta homenagem a militares no Dia dos Veteranos nos EUA

O presidente dos EUA, Barack Obama, caminha nesta quarta-feira (11) entre as campas dos militares mortos no Iraque e no Afeganistão no Cemitério Nacional de Arlington. O democrata participou das homenagens às vítimas militares no Dia dos Veteranos. Obama está prestes a decidir sobre o envio de mais tropas para reforçar o contingente americano no afegão. (Foto: AP)
globo.com

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Criador do AK-47 faz 90 anos

Moscovo, 10 nov (EFE).- Mikhail Kalashnikov, o criador da famosa arma AK-47, completa hoje 90 anos de idade, cheio de planos e satisfeito com sua invenção, a arma de fogo mais conhecida do mundo.
Consegui projectar um sistema capaz de se aperfeiçoar com o tempo", declarou à imprensa o engenheiro russo, inventor da arma utilizada pelos Exércitos de aproximadamente 50 países.

Coreias: Incidente naval

Navios de guerra da Coreia do Norte e da Coreia do Sul trocaram tiros esta madrugada junto à fronteira marítima entre os dois países, com ambas as partes a responsabilizarem a outra pelo incidente.
Segundo fonte oficial de Seul, os navios da guarda costeira sul-coreana abriram fogo quando um navio norte-coreano atravessou a fronteira. O navio norte-coreano respondeu ao fogo mas acabou por retirar após sofrer danos importantes.
Já as autoridades de Pyongyang garantem que o seu navio foi atacado sem qualquer tipo de provocação. Não há notícias de baixas de ambos os lados.
Esta não foi a primeira vez que navios dos dois países se enfrentaram naquela zona, embora a última escaramuça tivesse ocorrido em 2002. As duas Coreias, recorde-se, estão tecnicamente em guerra desde 1953.
InCorreiodamanhã

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Irão: Americanos acusados de espionagem

Três norte-americanos detidos em Setembro pela guarda fronteiriça iraniana junto à fronteira com o Iraque foram esta segunda-feira acusados de espionagem pelo regime de Teerão.
Shane Bauer, de 27 anos, Sarah Shroud, de 31, e Josh Fattal, de 27, terão atravessado inadvertidamente a fronteira durante uma caminhada no norte do Iraque. As autoridades de Teerão garantem, no entanto, que eles entraram no país para espiar e, após dois meses de investigações, decidiram agora acusá-los formalmente pelo crime de espionagem.
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, exigiu já a libertação dos três detidos, garantindo que eles não cometeram qualquer crime.
CorreioManhã

Companhia aérea extravia morto

O cadáver de um espanhol falecido em Maiorca e que deveria ter chegado a Jerez para ser velado pela família extraviou-se durante o voo. A família, que aguardava o corpo, ainda desconhece o seu paradeiro e está completamente destroçada. Ao que parece, o caixão não foi colocado no avião certo. Terá seguido num outro voo e, agora, o morto anda em parte incerta... A família anunciou já que vai apresentar queixa contra a Air Berlin.
CorreioManhã

Muro de Berlim caiu há 20 anos

A Alemanha comemora hoje com o derrube simbólico de um dominó gigante o 20.º aniversário da queda do Muro de Berlim, acontecimento que pôs fim à chamada Guerra Fria e alterou o xadrez político mundial.
Merkel, Gorbatchov e Walesa em passeio a pé
Antes do acto simbólico, Angela Merkel atravessará a pé, na companhia dos ex-Presidentes da URSS, Mikhail Gorbatchov e da Polónia, Lech Walesa, a ponte no antigo posto fronteiriço da Bornholmer Strasse, que há 20 anos foi o primeiro "rasgão" a abrir-se no Muro.
O ponto alto das festividades será, no entanto, o derrube do dominó gigante com uma extensão de cerca de 1,5 quilómetros. A primeira "pedra" será derrubada por Lech Walesa, para lembrar que foi na Polónia que se começou a rasgar a chamada Cortina de ferro, após a formação do sindicato independente Solidariedade pelos operários dos estaleiros navais de Gdansk, liderados pelo então electricista Walesa.
O Muro de Berlim, também conhecido no ocidente por Muro da Vergonha, começou a ser construído a 13 de Agosto de 1961 pelas autoridades comunistas da República Democrática Alemã (RDA), alegadamente para "pôr fim às provocações revanchistas" da Alemanha Federal e de Berlim-Oeste.
Tentativas de fuga causaram mais de 140 mortos
Na realidade, porém, o regime comunista pretendia travar o enorme fluxo migratório de leste-alemães para o ocidente, devido ao descontentamento da população da RDA pela falta de liberdades e penúria económica.
Desde o fim da II Guerra Mundial, em 1945, cerca de 3,5 milhões de alemães de leste rumaram a Ocidente, virando as costas às promessas igualitárias do partido comunista da RDA.
Mais de 140 pessoas, segundo recentes pesquisas oficiais, tiveram um destino mais trágico e pagaram com a vida, sob as balas dos guardas da fronteira leste-alemã, as tentativas de fuga da RDA rumo ao ocidente.
In:Expresso

MotoGP - Dani Pedrosa vence em casa

Dani Pedrosa (Honda) venceu pela segunda vez esta época, beneficiando do abandono do autor da pole, Casey Stoner (Ducati), que se ficou pela volta de formação. O piloto espanhol dominou a corrida por completo, terminando na frente de Valentino Rossi (Yamaha), que já tinha assegurado o título na corrida anterior, e Jorge Lorenzo, também em Yamaha.
In:Autosport

domingo, 8 de novembro de 2009

Paquistão: Doze mortos e 36 feridos num atentado suicida

Doze pessoas foram mortas e 36 feridas hoje em Peshawar (noroeste do Paquistão), num atentado reivindicado por islamistas, que visou um autarca local responsável por uma milícia anti-talibãs, anunciou a polícia.
O atentado com um automóvel armadilhado com explosivos foi perpetrado por um bombista suicida diante da residência de Abdul Malik, presidente da câmara municipal de uma comuna da região, que pereceu no ataque.
«O bombista chegou de automóvel e fez a viatura explodir no momento em que o presidente da câmara municipal recebia visitantes diante da sua casa, situada junto de um mercado de gado», declarou o chefe da administração local, Sahibzada Anis.
Diário Digital

EUA: General pede mais tropas para o AfeganistãoO general George Casey, Chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA, defendeu este domingo o envio de ma

O general George Casey, Chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA, defendeu este domingo o envio de mais tropas para o Afeganistão, pois só assim as forças da dos EUA e da NATO conseguirão derrotar a guerrilha Taliban.
"Acredito que temos que enviar mais tropas para o terreno para dar o general McChrystal (comandante do contingente multinacional) a possibilidade de enfrentar os Taliban e treinar ao mesmo tempo as forças de defesa afegãs", afirmou o general Casey em entrevista ao programa 'Meet The Press', da cadeia de televisão NBC.
Recorde-se que o general McChrystal pediu recentemente a Obama o envio de mais 40 mil soldados para o teatro de operações do Afeganistão. Obama deverá tomar uma decisão nas próximas semanas.
CorreioManhã