sábado, 29 de agosto de 2009

NATO quer mais tropas para treino

O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, instou ontem os países membros a reforçar os efectivos encarregues do treino das forças de segurança afegãs. Aquele responsável acrescentou que a Aliança Atlântica permanecerá no Afeganistão enquanto for necessário.
Rasmussen, que já este mês pediu um reforço do contingente militar em território afegão, não especificou o número exacto de tropas, preferindo aguardar por uma análise por parte do comandante das forças norte-americanas e da NATO no Afeganistão. "É prematuro apresentar números exactos. Aguardamos por uma análise do general Stanley McCrystal, do Exército dos EUA, e com base nisso calcularemos o número exacto de tropas", declarou Rasmussen em Ancara.
In:Correiodamanhã

Iraque: Atentado mata cinco polícias

Esta madrugada cinco polícias perderam a vida quando um camião armadilhado explodiu, em Hamad, a norte do Iraque.
In:Correiodamanhã

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

GRIPE A - Ministra desconhece que vacina já esteja disponível nalguns países europeus

A ministra da Saúde, Ana Jorge, disse hoje desconhecer que alguns países europeus já tenham recebido a vacina da gripe A, acrescentando que a empresa fornecedora garantiu que Portugal a teria disponível na mesma altura.
Órgãos de comunicação social noticiam hoje que a França e a Grã-Bretanha receberam quinta-feira as primeiras doses da vacina, mas ainda não estão no mercado, prevendo as autoridades de saúde daqueles países que a vacinação comece em finais de Setembro ou inícios de Outubro.
“Aquilo que tenho afirmado é que Portugal receberá as vacinas quando elas estiverem disponíveis para a Europa. Temos estado em contacto com a empresa que nos vai fornecer as vacinas, que é a mesma que também fornece a diferentes países, que assegurou que Portugal as terá na mesma altura”, declarou Ana Jorge, durante uma visita a Coimbra.
Ana Jorge disse desconhecer que a França e a Grã-Bretanha já têm as primeiras doses de vacina e sublinhou que tinha informações de que estas estariam apenas na posse das autoridades britânicas no final do mês de Setembro.
In:Destak

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Atentado no Paquistão faz pelo menos 20 mortos

Pelo menos 20 guardas fronteiriços paquistaneses morreram num atentado suicida junto da fronteira com o Afeganistão.
«Foi um ataque suicida e tanto quanto sabemos 20 polícias foram mortos», disse uma fonte governamental paquistanesa à agência Reuters.
Porém, uma fonte dos serviços de inteligência disse que este número seria de 22 polícias mortos, referindo que o rebentamento aconteceu quando os agentes se preparavam para interromper o jejum do Ramadão.
O posto fronteiriço de Torkham é o principal entre o Paquistão e o Afeganistão.
In:PortugalDiario

Afeganistão: 44 militares norte-americanos morreram em Agosto

Um militar norte-americano morreu esta quinta-feira, no Afeganistão, vítima de um ataque que envolveu a explosão de uma bomba e tiroteios. Esta morte eleva para 44 o número de óbitos de soldados americanos só no mês de Agosto, naquele país.
Numa altura em que mais de 60 mil militares norte-americanos se encontram no Afeganistão a combater a violência, os ataques bombistas multiplicam-se.
Por outro lado, vinte talibãns perderam a vida num confronto junto a um centro médico com as forças militares americanas e afegãs.
In:Correiodamanhã

Piratas somalis atacam helicóptero da Marinha dos EUA

Um grupo de piratas somalis abriu fogo com artilharia pesada contra um helicóptero da Marinha norte-americana que fazia uma patrulha nas águas da região, anunciou a 5ª Frota dos EUA, baseada no Bahrein. Este é o primeiro ataque directo dos piratas contra um helicóptero militar americano.
O helicóptero, um SH-60, estava a cerca de 3.000 metros de distância quando os piratas abriram fogo. A aeronave, contudo, não foi atingida e nenhum membro da tripulação do helicóptero do navio USS Chancellorsville foi afectado.
Os soldados norte-americanos também não responderam aos tiros procedentes do Win Far, um navio de bandeira taiwanesa capturado a 6 de Abril passado e que é utilizado como «barco mãe» pelos piratas, na cidade portuária de Hobyo, para lançar ataques nas costas somalis, informa o comunicado.
O tenente Nathan Christensen, porta-voz da Marinha dos EUA, afirmou que o ataque foi o primeiro do tipo contra uma aeronave americana - que conduz voos de vigilância diários na região onde os piratas costumam ancorar os navios capturados para aguardar resgate.
Christensen afirmou que quatro navios mercantes e mais de 105 tripulantes estão actualmente sob o poder dos piratas somalis próximo ao local onde está o Win Far.
In:DiárioDigital

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Brasil - Polícia e assassino nas horas vagas

A ligação de agentes das forças de segurança com o crime organizado no Rio de Janeiro foi ontem mais uma vez evidenciada, com a prisão de um polícia que trabalhava como segurança do governador do estado, Sérgio Cabral Filho. Emersom Meirelles foi preso sob a acusação de ser um assassino profissional a soldo de uma milícia que submete e explora pela força habitantes de uma região pobre na zona oeste do Rio.
De acordo com as autoridades, Emerson, que já estava a ser investigado em segredo por outros crimes de sangue, assassinou no passado sábado quatro pessoas em Guaratiba, agindo a mando de Alexander da Silva Monteiro, o ‘Popeye’, e de Francisco César Silva Oliveira, um ex-polícia conhecido como ‘Chico Bala’, que, aproveitando que os chefes de uma outra milícia que actua na região foram presos, decretaram guerra ao grupo rival e começaram a matar adversários para mostrar o seu poder.
Foi um sobrevivente da matança que reconheceu Emersom e o irmão dele, o também polícia Cleiton Meirelles. Apesar de atingido por uma bala na cabeça, o criminoso sobreviveu e aceitou denunciar os dois polícias em troca de protecção.
In:Correidamanhã

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Gaza: Raide israelita mata

Pelo menos três palestinianos morreram e um foi dado como desaparecido na passada segunda-feira na sequência de uma explosão de um raide israelita lançado contra dois túneis de contrabando que ligam a Faixa de Gaza ao Egipto.
O ataque foi uma resposta ao disparo de morteiros ocorrido no domingo e que deixou ferido um soldado.
Recorde-se que os túneis de Gaza para o Egipto são utilizados para contrabando de armas, mas também de bens essenciais e são uma forma de furar o bloqueio a que Israel sujeita a Faixa de Gaza.
In:Correiodamanha