sábado, 13 de junho de 2009

Voo 447 - Marinha diz que seis corpos estão a bordo de navio francês

O comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Edison Lawrence, afirmou, que seis corpos de possíveis vítimas do voo 447 da Air France estão a bordo de um navio francês. As vítimas, porém, serão consideradas apenas quando passarem para navios brasileiros. Por enquanto, o número oficial de corpos recolhidos permanece em 44.
Clique aqui e Veja fotos dos destroços
globo.com

Voo 447 - Forças Armadas exibem os destroços do A 330


Desde que as operações de buscas foram iniciadas, os navios envolvidos na operação percorreram o equivalente a 25.490 mil quilómetros. O que significa três vezes a extensão da costa brasileira. Isolados num Hangar da Aeronáutica estão os destroços que já chegaram ao Recife. São pedaços da fuselagem do avião, máscaras de oxigénio, cintos de segurança, travesseiros de bordo. Ao todo, 37 peças. A parte maior da fuselagem recolhida pelas equipes de resgate, o estabilizador vertical, onde fica o leme, só deve desembarcar no domingo. Todo esse material será encaminhado às autoridades francesas que investigam a queda do Airbus.
globo.com

Incêndio atinge depósito de combustível na Indonésia


Bombeiros combatem incêndio no principal depósito de combustível da ilha de Sulawesi, na Indonésia, neste sábado (13). As causas do fogo ainda são desconhecidas. (Foto: AP)

Brasil: Tiroteio mata sete

Um tiroteio entre traficantes de droga e a polícia, no complexo de favelas da Maré, Rio de Janeiro, fez ontem sete mortos, dois dos quais agentes. Horas depois, registou-se novo confronto noutra favela, mas sem vítimas.
CorreioManhã

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Avarias em Airbus forçam aterragens

Pouco mais de uma semana após a queda de um Airbus A330 da Air France com 228 pessoas a bordo, falhas diversas em cinco outros Airbus forçaram nos últimos três dias quatro aterragens de emergência e impediram uma descolagem. Ninguém se feriu, mas centenas de pessoas estiveram em perigo.
O caso mais grave ocorreu ontem com um A330 da australiana Jetstar, igual ao que se despenhou no mar no passado dia 31. O aparelho, que ia do Japão para a Austrália com 203 pessoas a bordo, aterrou de emergência na ilha de Guam, Pacífico, devido a um incêndio na cabina de pilotagem. Ontem também, um A320 da russa Aeroflot, que fazia um voo doméstico com 122 ocupantes, fez uma aterragem forçada em Novosibirsk, Sibéria, ao surgir uma rachadura no pára-brisas.
Recorde-se que quarta-feira um A340 da escandinava Iberworld que ia para Oslo com 180 pessoas a bordo foi forçado a voltar a Las Palmas, nas ilhas Canárias, 15 minutos após a descolagem, devido ao incêndio num motor. Avaria idêntica forçou a aterragem em Moscovo de um Airbus da Air China que ia de Milão para Pequim levando 155 pessoas. Na madrugada de ontem, o A340 que deveria levar para casa a selecção de futebol da Argentina não conseguiu descolar de Quito, Equador, devido a falha técnica.
Um porta-voz da Airbus afirmou tratar-se de casos isolados sem relação com a tragédia da Air France. No local onde ela ocorreu foram ontem avistados mais corpos, mas o mau tempo retardou o resgate no mar, de onde já foram retirados 41 cadáveres. O comando das buscas adiantou que se não for possível recuperar mais corpos os trabalhos cessam dia 19.
in:CorreioManhã

Faltam 120 pilotos na Força Aérea

A Força Aérea Portuguesa continua a perder pilotos para a aviação civil. Só nos últimos três anos, 77 profissionais abandonaram aquele ramo das Forças Armadas, que actualmente enfrenta um défice de 120 pilotos. O Presidente da República considerou preocupante a situação e lançou um alerta: "Já tem havido carência de pilotos para operações de apoio no mar."
Cavaco Silva deixou o aviso numa visita à Base Aérea de Sintra, em Maio, após o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Luís Araújo, lhe ter confidenciado que "a TAP é como uma segunda Força Aérea no que diz respeito à captação de pilotos e que a SATA uma terceira".
Em média, a Força Aérea perde dez pilotos por ano, que procuraram carreiras na aviação civil, que tem remunerações mais elevadas. Entre 2006 e 2008, 77 pilotos deixaram aquele ramo, tendo 29 pedido o abate ao quadro permanente, segundo dados da Força Aérea. Só em 2007, 17 pilotos pediram para sair do quadro permanente.
Com um total de 313 pilotos, a Força Aérea só tem à sua disposição 272 profissionais, sendo que este número ainda inclui pilotos em formação. No total, a Força Aérea precisa ainda de cerca de 120 profissionais para pilotar as mais de 140 aeronaves que possui.
Em resposta ao apelo do Presidente da República, o ministro da Defesa, Severiano Teixeira, garantiu que o novo estatuto de remunerações dos militares trará uma solução para evitar a saída de mais pilotos da Força Aérea.
In:CorreioManhã

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Airbus da selecção argentina em apuros

A selecção argentina de futebol passou por problemas no regresso a casa, após a a derrota frente ao Equador na última madrugada. O Airbus que transportava a equipa alvi-celeste teve um problema num dos motores e teve de regressar de imediato à capital equatoriana, Quito.
O avião ainda chegou a levantar voo, mas o comandante da aeronave, apercebendo-se da falha num dos propulsores, decidiu regressar ao aeroporto de destino minutos depois de ter levantado voo.
CorreioManhã

Canadá: Novo susto com avião

Um Boeing 767-300 da American Airlines, com 206 pessoas a bordo, efectuou uma aterragem de emergência em Halifax, na Nova Escócia (Canadá), após ter sido detectado fogo num WC. O aparelho, que fazia a ligação entre Nova Iorque e Zurique, aterrou em segurança. Um avião de substituição assegurou o voo para a Suíça.
CorreioManhã

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Somália: Mais de 100 piratas detidos

A Marinha americana entregou esta quarta-feira mais 17 piratas ao governo do Quénia, o que eleva para 101 o número de indivíduos suspeitos de pirataria julgados ou a aguardar julgamento.
Os 17 homens que os norte-americanos entregaram ás autoridades quenianas foram detidos no dia 13 de Maio no Golfo de Aden quando tentaram capturar um navio comercial oriundo do Egipto.
Os suspeitos deverão aguardar julgamento na prisão de Malindi, localizada a 130 quilómetros norte de Mombaça uma vez que a cadeia desta cidade está superlotada.
De acordo com a Ecoterra Internacional, em 2009 os piratas conseguiram atacar 126 navios, dos quais 44 ataques foram ben sucedidos, resultando no sequestro das embarcações.
FRAGATA PORTUGUESA APOIA SOMALIS
A fragata portuguesa Corte-Real deverá entrar esta quarta-feira no porto de Mogadísio, na Somália, para escoltar dois navios que transportam bens alimentares destinados a um milhão de somalis.
A Corte-Real é um navio que integra a força da NATO e está destacada no golfo de Aden com a missão de combater a pirataria.
Entre hoje e amanhã o Grupo Internacional de Contacto sobre a Somália, composto por 35 nações, reúne em Roma, Itália, para debater a pirataria nas águas da Somália.
CorreioManhã

Espanha: Airbus A330 aterra de emergência

Um airbus A330 da compnahia Iber World teve de aterrar esta manhã de emergência com o reactor a arder na ilha espanhola Gran Canária.
Os problemas começaram após a descolagem em Las Palmas quando a tripulação percebeu que algo não estava bem até que o reactor se incendiou.
O avião transportava 180 passageiros noruegueses que saíram ilesos do acidente. De acordo com a imprensa norueguesa, os passageiros assustaram-se quando viram chamas e fogo a sair do motor do avião.
CorreioManhã

terça-feira, 9 de junho de 2009

Corpos de vítimas do acidente do voo 447 chegam a Noronha


Pelo menos oito corpos de vítimas do acidente do voo 447, da Air France, chegaram a Fernando de Noronha na manhã desta terça-feira (9). Eles foram transportados pelo helicóptero Blackhawk, que foi até a Fragata Constituição, que estava na região de buscas. A viagem durou duas horas.
In:globo.com

Mil polícias lançam bonés em São Bento

Mais de mil polícias, vestidos à civil, manifestaram-se ontem ao fim da tarde em Lisboa e, tal como prometido, largas dezenas de agentes lançaram os bonés da farda contra a residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento.
A exclusão dos polícias da Lei de Vínculos da Função Pública, a atribuição do subsídio de risco e a exigência de pré-aposentação aos 55 anos ou 36 de serviço são as principais reivindicações dos profissionais.
A concentração começou frente à Assembleia da República pouco depois das 18h30, mas, ao chegar junto à residência oficial de José Sócrates, os ânimos exaltaram-se, fazendo com que os profissionais lançassem os bonés da farda, que ficaram espalhados ao longo da Calçada da Estrela.
Paulo Rodrigues, presidente da ASPP/PSP anunciou no final do protesto uma nova jornada de luta, marcada para o próximo dia 30 deste mês.
"Porque o Governo tem tratado mal, não só a polícia, mas principalmente os cidadãos, já estamos a projectar uma nova acção que poderá levar à paralisação de alguns serviços da PSP", explicou sem dar mais pormenores.
In:CorreioManhã

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Voo 447: 17 corpos foram encontrados


In:globo.com

Lula diz que Brasil se esforçará para resgatar todas as vítimas do vôo 447


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou o seu programa de rádio semanal, o “Café com o presidente”, que foi para o ar na manhã desta segunda-feira (8), com uma mensagem para as pessoas que têm parentes desaparecidos após acidente com o voo 447 da Air France, no início da semana passada. Ele disse que o governo irá se empenhar em encontrar todas as vítimas.
In:globo.com

Exército israelita abate palestinianos

Soldados israelitas abateram esta segunda-feira quatro militantes palestinianos que tentavam entrar em território israelita a partir da Faixa de Gaza, revelaram fontes médicas e do movimento radical Hamas.
De acordo com estas mesmas fontes, os corpos dos quatro palestinianos, que dispararam sobre uma patrulha israelita junto ao posto fronteiriço de Karni, foram recuperados no local dos confrontos por equipas de socorristas palestinianos.
A rádio do Hamas informou que pelo menos uma dezena de militantes palestinianos, alguns a cavalo, estiveram envolvidos no ataque, o maior desde o final da ofensiva militar israelita na Faixa de Gaza, a 18 de Janeiro.
In:CorreioManhã

domingo, 7 de junho de 2009

Marinha e Aeronáutica divulgam imagens de destroços

Imagens de destroços do Airbus foram divulgadas na tarde deste domingo (7) pelos comandos da Marinha e Aeronáutica. Na manhã deste domingo, foram resgatados mais três corpos de ocupantes do Airbus da Air France que desapareceu na noite do último dia 31 no trajecto entre o Rio de Janeiro e Paris. No sábado (6), outros dois corpos haviam sido retirados do mar. Os cinco corpos estão sendo levados para Fernando de Noronha pela Fragata Constituição.
Destroços do Airbus recolhidos pela Marinha e Aeronáutica (Foto: Divulgação/ Marinha do Brasil)
Material localizado em alto-mar é recolhido pela equipe de buscas (Foto: Divulgação/ Marinha do Brasil)

Helicóptero das Forças Armadas faz o transporte do material recolhido em alto-mar (Foto: Divulgação/ Marinha do Brasil)

Gripe A - 63 novos casos na União Europeia

A União Europeia detectou 63 novos casos de gripe A H1N1, a maioria dos quais no Reino Unido, segundo dados do Centro Europeu de prevenção e Controlo de Doenças..
Na Holanda foram detectados quatro novos casos e na Bélgica um. Eleva-se assim para 1034 o número de afectados pela gripe A nos 27 estados-membros da União Europeia, Suíça, Liechtenstein, Islândia e Noruega.
Em Portugal foram detectados dois casos de gripe A. O último balanço da Organização Mundial de Saúde, na sexta-feira, apontava para a existência de 21.940 casos de gripe A em 69 países e 125 mortes.
In:Sábado

Força Aérea brasileira encontra parte da asa do Airbus

A Força Aérea brasileira localizou novos destroços do Airbus da Air France, como pedaços da asa e mais assentos, durante as buscas, para além dos dois corpos do sexo masculino já resgatados.
Para além dos dois corpos", cuja recuperação foi anunciada a meio do dia, vários destroços, entre os quais "assentos do avião, partes da asa (e) diversos outros objectos foram localizados", declarou o tenente-coronel da Força Aérea, Henry Munhoz.
No decorrer deste domingo as autoridades acreditam que vão encontrar novos destroços do Airbus A330.
In:CorreioManhã