sábado, 23 de maio de 2009

Vaivém Atlantis volta a falhar aterragem

A vaivém espacial Atlantis voltou a abortar a aterragem devido ao mau tempo no Cabo Canaveral, na Florida, prevendo agora a aterragem para amanhã.
Este é já o segundo adiamento da aterragem do vaivém Atlantis devido ao mau tempo.
Na sexta-feira, a NASA decidiu adiar o regresso a casa dos sete astronautas pelo facto de as pistas de aterragem se encontrarem molhadas.
A NASA desistiu também de fazer aterrar a Atlantis na base californiana de Edwards, onde as condições meteorológicas são favoráveis, uma vez que a sua deslocação posterior para o Cabo canaveral, a bordo de um Boeing 747 tem um custo estimado de dois milhões de dólares.
In: CorreioManhã

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Fragata Bartolomeu Dias, da Marinha Portuguesa, chega a Lisboa

Angola - Acusados de feitiçaria são enterrados vivos

Idosos acusados de feitiçaria estão a ser “enterrados vivos” na província angolana da Lunda-Norte, denunciou ontem o bispo D. José Imbamba.
Em declarações à Agência Lusa, o prelado afirmou que o número de casos envolvendo estas práticas não é ainda “alarmante”, mas não deixa de ser “muito preocupante”, adiantando mesmo que “em alguns casos” os idosos acusados de práticas de bruxaria acabam por ser enterrados “com os cadáveres daqueles a quem acusam de ter morto por feitiço”.
D. José Imbamba referiu que o “último caso ocorreu há 15 dias, mas que, graças à intervenção de um grupo de catequistas, o idoso, que já se encontrava preso e a caminho do cemitério, foi salvo”. In: CorreioManhã

Indonésia - Queda de avião mata 97


Um avião militar indonésio com 112 passageiros despenhou-se esta madrugada provocando pelo menos 97 mortes.
O avião Hercules C-130 estava numa missão de treino de rotina quando se despenhou perto de uma base aérea no Leste da Ilha de Java, destruindo quatro casas na aldeia de Galpak antes de resvalar para um arrozal.
De acordo com as autoridades militares indonésias, pelo menos 97 pessoas morreram e as restantes ficaram feridas.
Recorde-se que em Abril, também na Indonésia, um fokker teve um acidente no hangar do aeroporto que provocou a morte dos seus 24 passageiros e tripulantes.
In: CorreioManhã

terça-feira, 19 de maio de 2009

Paraquedista britânico sobrevive a queda livre de 1.800 metros

Um britânico sobreviveu a uma queda livre de cerca de 1,8 mil metros sem para quedas aberto na Rússia.
James Boole estava a filmar um colega para um documentário de TV e disse que deveria ter recebido um sinal dele, no ar, para abrir o seu próprio para quedas. A mensagem, contudo, veio dois segundos mais tarde.
Boole caiu sobre rochas cobertas de neve e fracturou espinha e costelas.
"Pensei na minha mulher e na minha filha", afirmou. "Eu realmente achei que ia morrer, (tive) um incrível sentimento de tristeza e pensei como aquilo era injusto."
Boole, que já realizou 2.500 saltos de para quedas, está em casa a recuperar do acidente.
In: globo.com

Índia testa míssil com capacidade nuclear

Uma fonte do ministério da Defesa da Índia anunciou que o Exército testou com êxito, esta terça-feira, o míssil terra-terra Agni-II, com capacidade nuclear, capaz de atingir alvos até 3.000 quilómetros de distância.
O míssil Agni II, com 16 toneladas de peso, tem capacidade para transportar uma carga de mil quilos, podendo atingir alvos a mais de 2.000 quilómetros, distância que pode ser aumentada até 3.000 quilómetros se a carga for reduzida.
O teste foi realizado na ilha de Wheeler, no distrito de Bhadrak, na costa leste da Índia, sendo que o novo míssil destina-se a fornecer apoio logístico aos militares. O Paquistão, país vizinho e rival da Índia, também tem realizado uma série de testes com mísseis com capacidade nuclear.
in: CorreioManhã

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Rússia prepara central nuclear flutuante

Começaram esta segunda-feira as obras da construção da primeira central nuclear flutuante do mundo, situada nos Estaleiro do Báltico de São Petersburgo (Rússia), segundo fontes da empresa construtora citadas pela agência noticiosa Ria-Novosti.
Em Fevereiro de 2008 a Corporação Industrial Unificada e o consórcio Eneratom assinaram o contrato de construção do gerador flutuante para centrais nucleares de pequena potência.
Segundo especialistas, as centrais nucleares flutuantes serão utilizadas sobretudo em zonas onde haja falta de energia eléctrica e nos projectos que requerem fornecimento autónomo e ininterrupto de electricidade na ausência de infra-estrutura eléctrica desenvolvida.
In: Correiodamanha

Brasil: Raio mata crianças

Um raio matou ontem quatro crianças, que brincavam junto a um campo de futebol na pequena cidade de Tracunhaém, no estado brasileiro de Pernambuco. As crianças chegaram a ser transportadas com vida para hospitais da região, mas acabaram por não resistir aos ferimentos.
In: Correiodamanhã

domingo, 17 de maio de 2009

Sri Lanka - Guerrilha decide depor armas

Os Tigres da Libertação Tamil anunciaram este domingo o depor de armas de forma a acabar com os combates com o Exército cingalês. Horas antes, as tropas do Sri Lanka já tinham anunciado o resgate de todos os civis que a guerrilha mantinha como reféns e reivindicado a vitória na guerra civil que atinge o país há cerca de 25 anos.
Num comunicado colocado na página da Internet ‘TamilNet’, a guerrilha anuncia: “Só nos resta uma opção: eliminar a última débil desculpa do inimigo para matar o nosso povo. Decidimos calar as nossas armas”.
Segundo o chefe das relações internacionais do Tigres da Libertação Tamil, nas últimas 24horas foram mortos três mil civis tamiles e outros 25 mil ficaram feridos.
“É o nosso povo que está a morrer por causa das bombas, dos ataques, das doenças e da fome. Não podemos permitir que sofram mais”, lê-se na nota.
Ao princípio da manhã, o exército do Sri Lanka assegurou que tinha resgatado nos últios dias os mais de 50 mil civis que a guerrilha Tamil mantinha como reféns no nordeste da ilha.
Num comunicado emitido pelo Ministério da Defesa, o porta-voz militar, Udaya Manayakkara, informou ainda que os Tigres da Libertação Tamil estavam confinados a um território inferior a um quilómetro quadrado, na zona de Vellaimullaivaikkal, no distrito de Mullaitivu.
Segundo as Nações Unidas, entre 20 e Janeiro e 07 de Maio foram motos 7 mil civis e feridos 16.700.
CorreioManhã

Trofa - Gang ataca ouro de metralhadoras

Cada um dos cinco assaltantes levava a sua metralhadora e, mal o casal de comerciantes meteu um pé na rua, à porta da churrasqueira da Trofa onde almoça aos sábados a seguir à feira, foram disparadas rajadas de tiros para o ar. O grupo encapuzado e com armas de guerra traçou o alvo ao pormenor: em menos de um minuto, agrediu o homem e roubou-lhe a carrinha onde estavam quatro malas com artigos em ouro. "Estamos em estado de choque", foi a única frase que as vítimas conseguiram dizer ontem ao CM. ASSALTO PAR E PASSO
- Cinco homens encapuzados e cada um com a sua metralhadora surpreenderam o casal de comerciantes à saída de uma churrasqueira. Um dos assaltantes disparou uma rajada de tiros para o ar
- Depois de a mulher entregar as chaves da carrinha aos assaltantes, estes entraram para o veículo e arrancaram pela EN 104 com as quatro malas carregadas de ouro. Um jipe do gang segue atrás
- A quatro quilómetros do local da emboscada, o carro das vítimas pára: foi accionado o sistema de imobilização à distância através de GPS. Os assaltantes passam para o jipe e fogem com o ouro.

BERETTA MODELO DE 1972
Tipo de tiro: Tiro a tiro ou rajada
Capacidade: Carregador de 32 munições calibre 9mm
Peso sem carregador: 3 kg
Velocidade de tiro: 50 a 60 tirospor minuto
Alcance: 200 m