domingo, 17 de maio de 2009

Sri Lanka - Guerrilha decide depor armas

Os Tigres da Libertação Tamil anunciaram este domingo o depor de armas de forma a acabar com os combates com o Exército cingalês. Horas antes, as tropas do Sri Lanka já tinham anunciado o resgate de todos os civis que a guerrilha mantinha como reféns e reivindicado a vitória na guerra civil que atinge o país há cerca de 25 anos.
Num comunicado colocado na página da Internet ‘TamilNet’, a guerrilha anuncia: “Só nos resta uma opção: eliminar a última débil desculpa do inimigo para matar o nosso povo. Decidimos calar as nossas armas”.
Segundo o chefe das relações internacionais do Tigres da Libertação Tamil, nas últimas 24horas foram mortos três mil civis tamiles e outros 25 mil ficaram feridos.
“É o nosso povo que está a morrer por causa das bombas, dos ataques, das doenças e da fome. Não podemos permitir que sofram mais”, lê-se na nota.
Ao princípio da manhã, o exército do Sri Lanka assegurou que tinha resgatado nos últios dias os mais de 50 mil civis que a guerrilha Tamil mantinha como reféns no nordeste da ilha.
Num comunicado emitido pelo Ministério da Defesa, o porta-voz militar, Udaya Manayakkara, informou ainda que os Tigres da Libertação Tamil estavam confinados a um território inferior a um quilómetro quadrado, na zona de Vellaimullaivaikkal, no distrito de Mullaitivu.
Segundo as Nações Unidas, entre 20 e Janeiro e 07 de Maio foram motos 7 mil civis e feridos 16.700.
CorreioManhã

Sem comentários: