sábado, 18 de agosto de 2007

BEM VINDOS A CASA CAMARADAS "COMANDOS"

Militares voltam com saudades


As saudades da família e o sentimento de "dever cumprido" eram ontem o que mais pesava na bagagem dos 34 militares portugueses que regressaram a Lisboa depois de seis meses de serviço no Afeganistão.
Apesar de a maior parte da companhia já conhecer a área de operações onde esteve estacionada, o segundo sargento Rui Silva confessou à Lusa que "as tarefas mais difíceis foram encontradas no Sul do país", onde os militares permaneceram durante um mês e meio, "muitas vezes debaixo de fogo". No entanto, Rui Silva, que falou à Lusa há seis meses, aquando da partida, faz hoje um balanço positivo e admitiu a possibilidade de voltar.
Quanto ao "peso das saudades dos familiares que espera encontrar no Algarve", o segundo sargento confessou que são superadas pelo espírito de grupo e de equipa, "o único possível para sobreviver num cenário de conflito".
Também o segundo sargento Luís Moreira não escondeu a alegria ao ver a "noiva", Mariana Pires, que o esperava ansiosa. É esse apoio da família "cá e lá" que dá força, confessou o militar, que agora só quer "descansar".


No próximo dia 28, a companhia de comandos portugueses, que está no Afeganistão desde Fevereiro, será rendida pela 22ª companhia do segundo batalhão de infantaria pára-quedista, reforçada com um grupo de apoio de 110 homens. Um primeiro grupo de 40 homens, de um total de 150, que rendeu os militares que hoje regressaram, partiu segunda-feira, incluindo o oficial que vai comandar o novo contingente, tenente-coronel pára-quedista David Correia.
A unidade portuguesa faz parte da Força de Reacção Rápida Integrada da OTAN e desempenhará funções de reserva táctica ao serviço da Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF) no Afeganistão, constituindo uma força móvel que poderá ser deslocada para zona de operações.
In:

Interpol emite ordem captura contra filha mais velha de Saddam

A Interpol emitiu uma ordem de busca e captura internacional contra a filha mais velha do ex-presidente do Iraque, Saddam Hussein, a pedido do Governo iraquiano, noticiou hoje a agência de notícias Aswat al-Iraq.


Raghad, 38 anos, foi acusada pelo actual Governo iraquiano de vários crimes, incluindo terrorismo, refere a agência, sem adiantar pormenores.
Em 2003, Raghad e a sua irmã Rana viajaram para Amã (Jordânia) fugindo da ocupação norte-americana do Iraque e foram recebidas pelo rei Abdullah II, na qualidade de hóspedes.
A filha mais velha de Saddam Hussein foi vista em público pela última vez um dia antes da execução do pai, a 30 de Dezembro de 2006, na ordem de advogados jordana, durante um protesto contra o enforcamento do ex-ditador.


Em Julho de 2006, o Governo iraquiano incluiu Raghad da lista das 40 pessoas mais procuradas do país e tentou obter várias vezes a sua extradição da Jordânia.
O Governo jordano, que se recusou a acatar repetidos os pedidos iraquianos, limitou-se a pedir às filhas de Hussein que evitem fazer declarações à imprensa e, especificamente, aos canais de televisão via satélite
In:

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

O Rei está vivo


30 anos depois: O mito continua
A morte de Elvis Aaron Presley deixou o mundo inteiro estupefacto. As manifestações de carinho não se fizeram esperar e as homenagens, ainda hoje, 30 anos depois do fatídico dia, continuam. Elvis, the Pelvis, está de volta e continua a dar que falar.

Afeganistão - Bombista mata governador de Kandahar e os seus três filhos

Um bombista suicida fez explodir a bomba que transportava junto da residência do governador da província de Kandahar, no sul do Afeganistão, matando o responsável e os seus três filhos.


«O bombista suicida accionou a carga explosiva que transportava no momento em que o governador e os três filhos saíam de casa», na cidade de Kandahar, capital da província com o mesmo nome.
«Os três tiveram morte imediata», adiantou Abdul Ghafar, um oficial da polícia presente no local.
Os governadores são nomeados pelo Presidente afegão, Hamid Karzai.
In:

Iraque:Polícia mata 15 homens armados em Al-Anbar e detém 71

A polícia iraquiana anunciou hoje a morte de 15 homens armados e a detenção de outros 71 numa operação de três dias na província de al-Anbar, no oeste do país, no mesmo dia em que deu conta da descoberta de mais 19 corpos com marcas de bala em Bagdad.
Entretanto, o exército norte-americano anunciou a morte de mais três soldados nas últimas 24 horas no Iraque. O 15 alegados insurrectos pertenciam à rede Al Qaeda no Iraque e tinham sido expulsos da capital de al-Anbar, Ramadi, 100 quilómetros a oeste de Bagdad.


As operações começaram terça-feira passada e prolongaram-se até quinta-feira.
A província, de maioria sunita, era um dos pontos fortes dos grupos rebeldes ligados à Al Qaeda até as tribos locais forçarem os insurrectos a mudarem-se para Diyala, no nordeste.
Entretanto, a polícia anunciou a descoberta de 19 corpos nas últimas 24 horas em diferentes pontos de Bagdad. As vítimas da violência sectária tinham sinais de tortura e marcas de bala na cabeça.
O exército dos EUA anunciou hoje que três soldados morreram nas últimas 24 horas no Iraque, ascendendo assim a 3.703 o número de soldados norte-americanos mortos no Iraque desde a invasão do país, em Março de 2003.
In:

Toni Elias regressa no GP República Checa



Toni Elias está de regresso à MotoGP no GP República Checa, que decorre em Brno no próximo domingo. O espanhol sofreu um acidente no GP Holanda no dia 30 de Junho.
«Estou feliz por regressar. Foram dois meses muito difíceis para mim», afirmou o espanhol, que admitiu no entanto não estar completamente recuperado.

Toni Elias perdeu três corridas durante a sua paragem.
In:

EUA: 99 soldados suicidaram-se em 2006

Um terço estava no Iraque e Afeganistão. É o pior ano desde 1980
Noventa e nove soldados das Forças Armadas norte-americanas suicidaram-se em 2006, ano que registou a mais alta taxa de suicídio desde 1980, revela um relatório oficial divulgado quinta-feira.


De acordo com o documento, citado pela agência noticiosa AP, um terço dos militares que se mataram estava em missões no Iraque e no Afeganistão.
Problemas legais ou financeiros, relações pessoais falhadas e «stress» foram algumas das motivações.
O relatório assinala ainda que, no mesmo ano, houve 948 tentativas de suicídio, acrescentando que na Guerra do Golfo, em 1991, mataram-se 102 soldados e, há dois anos, 88.
Dados preliminares dos primeiros seis meses de 2007 apontam para um aumento do suicídio entre as tropas destacadas em conflitos, apesar de uma diminuição no seio da instituição.
Face aos números, as Forças Armadas norte-americanas pretendem intensificar e criar novos programas de cuidados de saúde mental.
In: PDiário

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Insólito - Cabra come 10 mil euros do dono

Agricultor alemão deixou dinheiro em cima de uma mesa. Quando voltou, Steffi estava a mastigar a última nota de 100
Uma cabra de um agricultor alemão comeu 10 mil euros em notas de 100. Maior parte do dinheiro foi recuperado depois do animal ter sido submetido a uma operação cirúrgica.


O caso aconteceu perto da cidade de Rosenheim, quando Martin Radlberger, de 34 anos, viu desaparecer, entre os dentes da sua cabra Steffi, o dinheiro que tinha deixado em cima da mesa da cozinha, para comprar um tractor.
Um telefonema afastou-o da divisão da casa por momentos. Quando regressou, Steffi estava a mastigar a última das notas de 100 euros que tinha na mesa, disse Radlberger, citado pelo sítio na Internet Ananova.
«Eu sei que não deveria ter deixado o dinheiro em cima da mesa, mas eu saí apenas por cinco minutos para atender a um telefonema. Quando voltei, vi a minha cabra com a última nota na boca», contou o agricultor.
Martin Radlberger voltou de imediato ao telefone, mas desta vez para ligar para o veterinário, que conseguiu recuperar maior parte da maquia.
«Agora tenho quase todo o meu dinheiro de volta, e a Steffi aprendeu uma dura lição», explicou o agricultor.
Além das notas inutilizadas pelo aparelho digestivo do animal, Radlberger ficou ainda sem outras três notas de 100 euros, que o veterinário pôs de lado para pagar os custos da intervenção cirúrgica.
In: Portugal Diário

MotoGP: Capirossi troca Ducati pela Suzuki

O piloto italiano Loris Capirossi, actual oitavo classificado no Mundial de MotoGP, anunciou esta quinta-feira que vai representar a Suzuki na próxima temporada.



Capirossi encontrava-se na Ducati há cinco temporadas.

«Estou feliz pelos cinco anos que vivi na Ducati e ao longo dos quais ganhámos muitas corridas. Mas hoje, isso acabou para mim e vou agora lançar-me a um novo desafio», disse o piloto transalpino.

In:

Motard português conclui sábado odisseia de 35.000 km

O motociclista português que em Fevereiro iniciou em Buenos Aires uma aventura de 35 mil quilómetros no continente americano conclui sábado a sua odisseia em Nova Iorque, disse hoje o próprio.


Gonçalo Mata referiu à Agência Lusa que o término da aventura ocorrerá junto ao molhe 17 na ilha novaiorquina de Manhattan, cerca das 18:00 locais e adiantou que antes vai encontrar-se com portugueses radicados em Newark.
O motociclista contou que vai realizar os últimos quilómetros «acenando uma bandeira portuguesa e com honras de acompanhamento hospitaleiro de gente lusitana que por lá vive».
O engenheiro informático que deixou o emprego para realizar esta travessia de moto prevê regressar a Portugal em Setembro.
«O meu plano é enviar a moto para Madrid e de lá conduzir até Lisboa e depois Porto, talvez juntando uma caravana para me acompanhar nesses trajectos», disse Gonçalo Mata, que tripula uma BMW R1150GS.


Gonçalo confessou que o cansaço «já se faz sentir e as saudades apertam», tendo em conta que a aventura já dura desde Fevereiro.
«Mas, agora, já o mais difícil foi superado e a proximidade do fim vai renovando o ânimo», salientou.
A nota aziaga da sua aventura ocorreu em Abril, no Peru, quando foi assaltado por um grupo armado, ficando sem passaporte, documentos da moto e artigos pessoais no valor de três mil euros.
O assalto ocorreu numa bomba de gasolina de uma zona semi-desértica próxima do Vale Sagrado e foi protagonizado por dois dos três ocupantes de um «Tico» - um mini-táxi típico do Peru.
Depois deste incidente, o engenheiro informático começou a evitar as grandes cidades, por causa dos «índices de criminalidade preocupantes».
A opção pelos percursos rurais ter-lhe-á evitado mais problemas de segurança e «até a temida Colômbia se apresentou bem distante da [má] fama de que goza», conforme assegurou.
Nesta viagem de moto, iniciada a 01 de Fevereiro, o «motard» atravessou 15 países, numa rota que incluiu o longo deserto do Atacama, a Terra do Fogo ou as memórias das civilizações maya, inca e azteca.
Gonçalo Gil Mata, 30 anos, conduz moto desde os 16 e já utilizou este meio de transporte para viagens em países como o Brasil, Bolívia, Marrocos, Mauritânia ou Rússia, que nunca excederam um mês de duração.
In: Diário Digital/Lusa

O ComandoMotard dá os parabéns ao amigo Motard Gonçalo, por mais este feito, em duas rodas, em que levou ao longo dos duros 35.000 Km o nome de Portugal.

EUA poderão incluir Guarda Iraniana na lista de terroristas

A Guarda Revolucionária do Irão poderá ser considerada uma organização terrorista internacional pelos EUA, que pretendem congelar as finanças do grupo no estrangeiro.


A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, tomou a decisão de colocar a Guarda na lista dos terroristas, sendo a primeira vez que os EUA colocam as Forças Armadas de um estado soberano na lista de organizações terroristas.
A Guarda iraniana tem sido acusada de fornecer armamento e treino militar aos insurgentes islâmicos no Iraque e no Afeganistão, acusação que Teerão nega com veemência.
Analistas políticos iranianos afirmam que esta pressão funciona como uma pacificação para os membros do Governo Bush que desejam uma acção militar sobre o país, como retaliação sobre o seu desenvolvimento nuclear.
Um oficial americano, que desejou permanecer anónimo, afirmou que os EUA estão desejosos de seguir em frente com o plano mas que não têm ainda um prazo definido para a sua implementação.
O porta-voz do Departamento de Estado Sean McCormack afirmou que «não vai discutir acções que possam estar sob consideração».
In:

Banho de sangue no Iraque

Número de vítimas mortais, do triplo atentado, deve ultrapassar as 250


Os quatro atentados que atingiram a localidade de Nínive, norte do Iraque, contra a comunidade curda da minoria religiosa yezidiuma, terá causado mais de 250 vítimas mortais. A notícia é avançada pela AFP.
As equipes de busca ainda estão no local a retirar os destroços e a procurar sobreviventes entre os destroços.
Há ainda registo de, pelo menos, 350 feridos. Segundo as autoridades locais, este foi um dos ataques mais sangrentos desde a queda de Saddam Hussein.
De acordo com declarações de Dakhil Qassim Hassun à AFP, o prefeito de Sinjar (110 km ao oeste de Mossul), o número de mortos pode aumentar, porque há muitos feridos graves e mais corpos podem ser encontrados.
«Era como uma explosão nuclear. A segunda era ainda mais forte», declarou o capitão do Exército iraquiano, Jalal Mohammed, que acudiu com sua unidade à Al-Jataniya.
In: Portugal diário

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Afeganistão: NATO condecorou contingente português prestes a ser rendido

A NATO condecorou na semana passada o contingente militar português no Afeganistão, com o comandante da missão internacional na região a elogiar o trabalhos dos militares, anunciou hoje o Estado-Maior General das Forças Armadas.


O comandante da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), Dan McNeill, que presidiu no dia 017 de Agosto a uma parada que se realizou no aquartelamento onde estão os soldados portugueses, escrevu no livro de honra do contingente que a NATO tem "o máximo respeito e gratidão" pelo serviço prestado no Afeganistão pelos militares portugueses.
O contingente português recebeu assim a medalha militar da NATO, antes de se iniciar, na próxima semana, a sua rendição.
Os primeiros a chegar serão militares do Exército, incluindo uma companhia de manobra, com pára-quedistas e um destacamento de apoio.
O novo contingente, com 157 militares do exército, terá integrada uma equipa de controlo aéreo táctico com sete elementos da Força Aérea, e a rendição estará completa até ao fim do mês, segundo o Exército.
In: APN Lusa/fim

MotoGP: Rossi admite que título está «difícil»

Valentino Rossi, da Yamaha, admitiu esta terça-feira que o título do Mundial de MotoGP está «difícil». No próximo domingo há o GP Hungria, em Brno.


«Sabemos que o Mundial está difícil, mas no ano passado estávamos em piores condições e quase conseguimos», falou Rossi. No entanto o italiano mostrou o seu pessimismo devido a perfomance do líder do Mundial, Casey Stoner, «que está muito forte e não comete erros.

Rossi tem menos 44 pontos que Stoner.
In: Diário Digital

MotoGP: Alex de Angelis próximo da Honda-Gresini


Alex de Angelis deve assinar nos próximos dias com a Honda-Gresini, equipa do Campeonato do Mundo de MotoGP.
Actualmente com menos 20 pontos que o líder Jorge Lorenzo nas 250cc, De Angelis deverá ser o companheiro de equipa de Toni Elías, já que Marco Melandri vai representar a Ducati na próxima temporada.
In: Diário Digital

Afeganistão: Três soldados alemães da NATO mortos em atentado

Pelo menos três soldados alemães morreram hoje e uma outra pessoa ficou ferida na sequência da explosão de uma bomba artesanal à passagem de uma coluna militar na capital afegã, informou fonte da polícia.


O atentado ocorreu no bairro de Bagrami, na zona leste de Cabul, e atingiu um «veículo militar estrangeiro», informou o chefe do departamento de investigação da polícia local, Alishan Paktiawal.
Apesar de Paktiawal não o ter referido, um outro funcionário da polícial de Cabul, que pediu anonimato, garantiu que os mortos foram três soldados alemães da Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (ISAF).
O contingente alemão já tinha sido alvo de um importante ataque no passado dia 19 de Maio, no qual morreram três soldados em consequência de um atentado suicida registado no mercado público de Chaiferoshi, na província de Kunduz (norte do país).
No Afeganistão estão estacionados cerca de 3.000 soldados alemães às ordens da ISAF, que actua no país sob mandato da NATO.
Após a invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos e seus aliados, em 2001, os talibãs iniciaram uma campanha de resistência que teve em 2006 a sua expressão mais sangrenta, com cerca de 4.400 mortos, um milhar dos quais civis.
Este ano já morreram no país mais de 3.200 pessoas, sobretudo desde a chegada da Primavera.
In: Diário Digital/Lusa

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Iraque: triplo ataque suicida faz 175 mortos

Explosões deram-se perto de Mossul. Pelo menos 200 feridos


Pelo menos 175 pessoas morreram quando três bombistas suicidas fizeram explodir camiões com combustível numa localidade perto de Mossul, no norte do Iraque, avança a agência Reuters, que cita fontes militares daquele país.
De acordo com declarações recolhidas pela agência noticiosa junto de um comandante do exército, o triplo ataque aconteceu em diversos bairros da localidade de Kahtaniya e além das vítimas mortais fez ainda pelo menos 200 feridos.

Este é um dos piores atentados ocorridos no Irque desde o início do conflito.
In: Portugal diário

Aventura e salários levam militares a Cabul

Fossem civis e a bagagem era estranhamente escassa para quem se prepara para estar seis meses fora de casa e num país tão longínquo como o Afeganistão. Mas os 50 militares portugueses que ontem partiram de Figo Maduro sabem que vão encontrar uma missão difícil e com riscos e que não precisam de levar roupas civis, pois os poucos momentos de lazer serão passados no interior do aquartelamento.


O primeiro grupo vai demorar dois dias no ruidoso e desconfortável C-130 que os levará até Cabul, capital afegã de onde chegam notícias quase diárias de combates entre os rebeldes talibãs e as forças de segurança. O tenente-coronel pára-quedista David Correia, que vai comandar os militares que nos próximos seis meses cumprem missão no Afeganistão, explicou que os primeiros 15 dias serão de "integração com o contingente que está lá".
A rendição está prevista ainda para Agosto e o primeiro grupo que ontem partiu permitirá que "todo o conteúdo, contactos e toda a experiência acumulada da força que está lá nos seja transmitida para que possamos, aquando da chegada do grosso do grupo, a 28 deste mês, dar uma continuidade a nível das tarefas sem haver uma quebra significativa", refere o comandante.
Os militares portugueses - um total de 150 do Exército e sete da Força Aérea - vão integrar a Quick Reaction Force da ISAF. Trata-se de uma missão integrada na Força de Reacção Rápida da Força Internacional de Assistência e Segurança no Afeganistão. Portugal assegura ainda cinco militares no Estado-Maior do Quartel-General da ISAF.

Todos estes militares portugueses partem voluntários para esta missão e os rostos sorridentes no adeus aos familiares e amigos afastam-nos decididamente da imagem do soldado "obrigado" a ir combater.
As motivações individuais de cada um serão sempre difíceis de avaliar, mas David Correia pressente nos seus homens um gosto pela "aventura", em seu entender explicável para quem "tem um treino duro mas muito eficaz que os prepara para este tipo de missões". Outra das razões para não faltarem voluntários prende-se como o facto de os militares conseguirem ver o seu ordenado multiplicado por quatro ou cinco vezes o seu valor durante o tempo da missão, o que para um soldado que ganha cerca de 700 euros é particularmente significativo.
No discurso de despedida, o general Hernandez Jerónimo não escondeu os perigos e lembrou que "nos momentos difíceis é preciso costas com costas lutar". Desejou felicidades e boa sorte. E numa voz militar que soa sempre a ordem foi claro: "Quero voltar a cumprimentar-vos daqui a seis meses."
Texto: Eva Cabral In: Dn Online

Iraque: Camião armadilhado contra ponte

A explosão de um camião-bomba conduzido por um suicida causou, esta terça-feira, a morte a pelo menos uma dezena de pessoas e vários feridos numa ponte que liga a capital do Iraque, Bagdad, ao norte do país, revelou uma fonte das forças de segurança iraquianas.


O atentado bombista causou danos consideráveis na ponte sobre o rio Tigre situada perto da localidade de Taiji. Esta mesma infra-estrutura já sofrera um outro ataque ocorrido a 11 de Maio.
Nos últimos três meses, as pontes têm vindo a ser alvo de inúmeros ataques no Iraque perpetrados pelos rebeldes sunitas apoiados pela organização terrorista Al-Qaeda.

ATAQUE NA ZONA DE SADR CITY
Entretanto, também esta terça-feira, as forças norte-americanas lançaram uma operação militar no bairro xiita de Sadr City, em Bagdad, durante o qual foram mortas quatro pessoas e detidos oito suspeitos.

OFENSIVA NA PROVÍNCIA DE DIYALA
O Exército dos EUA anunciou também hoje ter lançado uma operação militar de grande envergadura na província de Diyala, a norte de Bagdad, contra rebeldes sunitas e elementos da Al-Qaeda, na qual estão envolvidos 16 mil soldados norte-americanos e iraquianos.
In: Correio da Manhã

Batalha de Aljubarrota - Batalha comemorada fora do campo militar

O Campo Militar de S. Jorge, onde há 622 anos foi travada a Batalha de Aljubarrota, está em obras. As comemorações oficiais decorrem hoje no Mosteiro da Batalha. Em Alcobaça, a data também estб a ser assinalada. Para o ano já estará em funcionamento o Centro Inter-pretativo, que dará a conhecer um dos mais importantes combates da Idade Média. Entretanto, os moradores reclamam pela demora das obras e receiam que o projecto ‘mate’ a aldeia, onde agora não se pode construir.


O Campo Militar de S. Jorge, onde há 622 anos se travou uma das raras batalhas campais da Idade Média, assemelha-se hoje a outro ‘campo de batalha’, devido аs obras em curso, que pretendem valorizar e dar a conhecer ao Mundo um dos acontecimentos mais decisivos da História de Portugal – a Batalha de Aljubarrota.

Por causa dos trabalhos, as comemorações oficiais realizam-se no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, a partir das 10h30 de hoje. No próximo ano será diferente, quando o Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota (CIBA) estiver a funcionar e se puderem visitar os locais onde os castelhanos sucumbiram аs mãos das tropas comandadas por Nuno Álvares Pereira.
Leia mais em: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=253877&idselect=9&idCanal=9&p=200

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Trânsito: GNR reforça patrulhamento nos próximos dias

A GNR inicia à meia-noite de hoje o reforço do patrulhamento das estradas com mais tráfego neste período de férias, operação que deverá prolongar até às 00:00 de sexta-feira, disse à Lusa um oficial da corporação.


«Vamos concentrar mais meios onde costuma haver mais tráfego» nesta altura do ano, disse o major Costa Lima.
A operação coincide com o feriado de 15 de Agosto, uma das alturas do ano com mais movimento nas estradas por coincidir com o regresso de férias de muitas pessoas e a ida de muitas outras.
O Algarve e os acessos à fronteira mais utilizados pelos emigrantes serão zonas a que os efectivos da GNR - Brigada de Trânsito e destacamentos territoriais - estarão particularmente atentos, apostando na prevenção e apoio à circulação, através da visibilidade das patrulhas.
Os militares vão estar particularmente atentos a condutores agressivos e a quem desrespeite as regras, nomeadamente não use cintos de segurança ou conduza com auscultadores ou telefone.
Diário Digital / Lusa

MOTO GP - Loris Capirossi, prefere mudar de marca a ficar em equipa satélite

Depois de se ter considerado traído pela marca que serve há cinco campeonatos, Capirossi, no seu décimo nono ano de participações em GP’s, vai mudar de marca, provavelmente para ocupar o lugar deixado em aberto por John Hopkins.


Apesar da Ducati ter deixado a porta aberta a Capirossi, depois da contratação de Marco Melandri para parceiro de Casey Stoner, este parece mais inclinado para assinar contrato com a Suzuki.
Chocado, não pelo facto de Marco Melandri ter sido contratado, mas pelo modo como o facto foi anunciado pela a imprensa, o seu manager, Carlo Pernat disse à Gazzeta dello Sport:
“O casamento podia ter acabado, mas havia melhores maneiras de tratar o assunto… Agora o Loris está apenas a olhar para o futuro. Estamos quase a assinar com uma equipa, e estamos apenas a rever os últimos detalhes do acordo. Há duas opções,Suzuki e Kawasaki – mas acredito que estamos mais perto de chegar a acordo com a primeira. Qualquer decisão apenas será anunciada durante o fim-de-semana de Brno. ”
A Loris Capirossi ainda foi dada uma terceira escolha, pelo Team Manager da Ducati em MotoGP, Lívio Suppo, que sugeriu a possibilidade de ele se mudar para a equipa satélite de Ducati gerida por Luis D’Antin (Promace D'Antin)que acolhe Alex Barros, mas Loris decidiu que seria melhor cortar definitivamente com a marca italiana.
Em declarações esta semana Loris afirmou:
“podiam ter sido mais transparentes! Eu não estava à espera daquela declaração da contratação do Melandri em Laguna Seca!... Sinto-me triste! A Ducati deu-me imenso, mas eu também dei muito à Ducati! A eles faltou-lhes a cortesia de me tratarem como um ser humano!”
Texto Rogério Carmo In Motociclimo.pt