sábado, 19 de julho de 2008

Desaparecem mais de 700 portáteis do governo britânico

O Ministério da Defesa britânico confirmou, na sexta-feira, o roubo ou extravio de 747 computadores portáteis nos últimos quatro anos, quase o dobro do que havia reconhecido anteriormente.
Desde Janeiro, 26 dispositivos portáteis de memória, propriedade do mesmo departamento, alguns com informação classificada como secreta, foram roubados ou extraviados.
Dos 747 computadores desaparecidos, 658 foram roubados e 89 extraviados, e só foram recuperados 32, referiu o ministro da Defesa, Des Browne.
http://www.correiomanha.pt/

Brasil: Miúdo de 14 anos preso por 11 mortes

A polícia da cidade brasileira de Serra, no estado do Espírito Santo, deteve um miúdo de apenas 14 anos que, apesar da pouca idade, já tem um vasto e trágico currículo de crimes. Ele é acusado de ter assassinado pelo menos 11 pessoas em menos de dois anos.
Segundo a polícia de Serra, localidade da área metropolitana da cidade de Vitória, a capital do estado vizinho ao do Rio de Janeiro, o adolescente, cujo nome não foi divulgado, era uma espécie de ‘executor oficial’ de uma quadrilha de traficantes de droga que actua na região. O trabalho que lhe estava reservado era o de eliminar concorrentes e adversários e também punir com a morte traidores e credores da quadrilha.
Ainda segundo as autoridades policiais, o rapaz entrou para o bando aos 12 anos, vendendo droga na rua, mas a sua frieza e determinação fizeram-no subir rapidamente de posto na organização, atingindo o cargo de confiança de ‘matador’, escolha que não foi por acaso. Além da sua indiferença ao facto de tirar vidas, tinha muita facilidade em aproximar-se das suas vítimas, que jamais imaginariam que uma criança de 14 anos, aparentando ser ainda mais novo, representasse algum tipo de risco.
Além do mais, se fosse preso, como acabou por acontecer, o rapaz não ficaria muito tempo atrás das grades. Pela actual legislação brasileira, extremamente polémica perante os crimes cometidos por adolescentes, um criminoso menor de 18 anos, sejam quantos ou quais forem os crimes que comete, não vai para a prisão mas sim para uma casa correcional, onde não poderá ficar mais de três anos, prazo após o que é libertado e todas as condenações são apagadas do seu cadastro.

Polémica: Polícia proibida de disparar em perseguições

Os elementos das forças policiais não podem disparar durante as perseguições automóveis – a não ser que os próprios agentes estejam em risco ou que a vida de terceiros possa ser afectada pelo comportamento dos fugitivos.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Israel detém seis suspeitos de planear ataque contra Bush

Israel deteve seis suspeitos acusados de tentar organizar uma célula terrorista da Al Qaeda no país e de planear um ataque contra helicópteros usados durante a visita do presidente dos EUA, George W. Bush.
Os serviços secretos Shin Bet informaram que um dos suspeitos utilizou o seu telemóvel para fotografar um local em Jerusalém que foi usado, pela delegação de Bush, para uma aterragem.
O suspeito terá colocado perguntas em sites frequentados por membros da Al Qaeda, pedindo orientações sobre como derrubar os helicópteros, informou a agência em comunicado. Bush visitou Israel em Janeiro e em Maio.
O Shin Bet identificou quatro dos suspeitos como palestinianos a residir em Jerusalém Oriental (árabe) e outros dois como cidadãos árabes israelitas.
Segundo o site do jornal israelita Haaretz, os suspeitos têm entre 21 e 24 anos.
Segundo o Haaretz, esta é a segunda vez em um mês que os serviços de segurança prendem cidadãos israelitas por supostas ligações com a Al Qaeda.

Afeganistão - Mulher e rapaz detidos com explosivos junto à residência de um governador

Uma mulher e um rapaz de 13 anos foram detidos na quinta-feira quando tentavam introduzir-se na residência de um governador, no centro do Afeganistão, carregados de explosivos debaixo das roupas, suspeitos de serem bombistas suicidas, informaram autoridades.
SIC Online

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Brasil - Polícia mata refém em vez de raptor

Os brasileiros, que sempre desconfiaram das suas forças policiais, pela brutalidade e envolvimento com o submundo, neste momento estão apavorados, depois de a sucessão de erros graves ter custado a vida a vários inocentes. Uma semana depois de polícias do Rio de Janeiro terem morto a tiro um menino de três anos, João Roberto, ao confundirem o carro da mãe dele com o de criminosos, e 24 horas depois de polícias do estado do Paraná matarem a estudante Rafaeli Ramos Lima, de 21, a polícia carioca voltou a matar um inocente numa outra acção desastrosa.
Luís Carlos Soares da Costa, de 35 anos, administrador no parque gráfico do jornal ‘O Globo’, foi morto com três tiros quando estava a ser raptado no próprio carro, abordado por criminosos numa rua do Rio de Janeiro quando saía de uma academia de ginástica em direcção a casa. Uma patrulha policial percebeu a abordagem mas não que era um rapto e, pensando que o carro estava a ser roubado, perseguiu--o, atirando contra o motorista.
O criminoso ficou apenas ferido mas Luís Carlos foi atingido mortalmente.
No caso de Rafaeli, que morava em Porto Amazonas, noi nterior do Paraná, voltava de uma festa de formatura comum amigo quando a tragédia aconteceu. Um carro com vários polícias, que alegadamente esperavam a passagem de contrabandistas, saiu de uma rua a alta velocidade,comos faróis apagados e em contramão,provocando a colisão dos doisveículos.Dois políciassaíramdo carroedispararam sem cessar contra o da jovem estudante Rafaeli, que morreu atingida por uma bala na cabeça. O seu amigo, Diogo Soldi, também com 21 anos, conseguiu sobreviver às balas.
http://www.correiomanha.pt/

Supremo Tribunal de Justiça - Arma do único polícia desaparece misteriosamente

A arma de serviço do único agente da PSP destacado para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) desapareceu sem deixar rasto. A pistola, uma Walther de calibre 765, estava no cacifo do polícia em questão, em pleno edifício do Supremo, mas nem o facto de se estar em pleno bastião da Justiça impediu que alguém a retirasse indevidamente.
A quebra de segurança caiu mal na presidência do STJ, mas as consequências ter-se-ão ficado por aí: o processo-crime aberto na altura foi arquivado e não foi imputada qualquer responsabilidade disciplinar ao agente de 50 anos que perdeu o rasto à própria arma.
É o segundo caso do género a vir a público em dois dias, depois de esta quarta-feira ter sido noticiado o desaparecimento de armas da esquadra da Bela Vista, em Setúbal.
TVI

PSP diz que há 1,4 milhões de armas ilegais

Existem 1,4 milhões de armas ilegais em Portugal. De acordo com a PSP, que avança os números, a maior parte serão armas de caça não legalizadas, mas também metralhadoras soviéticas, muitas pistolas transformadas, além de armas de guerra importadas à margem da lei. A notícia é avançada, esta quinta-feira pelo jornal «Público».
O armamento soviético, proveniente dos mercados do leste da Europa, é cada vez mais comercializado. Também o mercado de armas transformadas é igualmente florescente.
A PSP já identificou os concelhos da Amadora, Oeiras e Almada como as zonas onde as armas são vendidas. No ano passado, a PSP apreendeu mais de 4 mil armas ilegais. Já GNR apreendeu cerca de duas armas por dia.
TVI

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Iraque - Governo e exército prestes a lançar ofensiva contra terroristas

A tensão está a crescer no Iraque. O Governo e o exército estão prestes a lançar um ataque militar contra os grupos terroristas que actuam na região sunita a Norte de Bagdad.
Um ataque suicida provocou a morte de pelo menos 28 recrutas do exército iraquiano, esta terça-feira, na cidade de Baquba. Várias ambulâncias compareceram no local, logo após a explosão. Dezenas de corpos foram retirados já sem vida e muitos outros transportados para o hospital.
Dois bombistas suicidas fizeram-se explodir no interior do centro de recrutamento. As vítimas são na maior parte jovens que faziam fila para se alistarem. Um dos bombistas conduzia um carro-bomba e vestia um uniforme do exército. O outro trajava à civil e fez-se explodir logo depois. As explosões apanharam de surpresa centenas de jovens e causaram mais de 50 feridos. O balanço é ainda provisório, uma vez que há um elevado número de feridos graves.
Baquba é uma cidade multi-étnica, onde coexistem xiitas, sunitas e curdos. A cidade é um bastião da al Qaeda no Iraque e nos últimos meses tem sido palco dos mais sangrentos ataques suicidas contra civis e militares.
TVI

Líbano - Hezbollah entrega a Israel os cadáveres dos dois soldados israelitas sequestrados em 2006

Os cadáveres de Ehud Goldwasser e Eldad Regev, os soldados israelitas sequestrados pelo Hezbollah xiita em 2006 - cujo rapto originou o conflito ocorrido entre Israel e o Líbano no Verão desse ano -, foram hoje entregues pelo Partido de Deus libanês ao Comité Internacional da Cruz Vermelha, que os irá transportar para Israel.De acordo com o "El Mundo", os soldados foram transportados em caixões negros, cujas imagens foram captadas pela televisão Al-Manar, próxima do Hezbollah, a única autorizada a gravar o momento.Depois de os féretros terem sido entregues à Cruz Vermelha, Israel entregou - em contrapartida - os cinco prisioneiros libaneses ao mediador das Nações Unidas, o alemão Gerhard Conrad, avança a correspondente do diário espanhol no Médio Oriente.Começa desta maneira a troca de prisioneiros acordada entre o Governo israelita e a milícia xiita, que supunha a libertação de cinco milicianos do Hezbollah pelos dois soldados sequestrados em 2006.A recuperação dos dois militares desencadeou o conflito armado que durou cerca de um mês, no Verão de 2006, e que terminou com a vitória autoproclamada do Hezbollah e o fracasso de Israel. Apesar disso, o Líbano mergulhou desde essa altura numa profunda crise política, da qual ainda não conseguiu sair totalmente.As celebrações que se esperam hoje no Líbano, depois da libertação dos cinco prisioneiros, por contraste com o choro que varre Israel, após a entrega dos seus soldados dentro de caixões, indica que esta é a última vitória moral da milícia xiita sobre Telavive. As imagens dos soldados mortos foram recebidas entre soluços e choro em Kiriat Motzkin e Naharía, as localidades onde moram as famílias de Regev e Goldwasser.Foram precisos dois anos para um intercâmbio cujos antecedentes remontam a 12 de Julho de 2006, quando um comando do Hezbollah atravessou a fronteira para capturar dois soldados israelitas numa operação em que morreram outros oito militares.O xeque Hassan Nasrallah, líder do Partido de Deus, anunciou então que o objectivo era trocar os israelitas por prisioneiros árabes detidos em Israel. Telavive recusou-se a tal e lançou-se numa ofensiva desenhada, em teoria, para acabar com o Hezbollah, que matou 1200 libanses, a maior parte civis, e destruiu boa parte do país.De acordo com o "El Mundo", esta troca faz agora cair três mitos por terra: que Israel não negoceia com terroristas; que não troca vivos por mortos e que não troca prisioneiros por vítimas de crimes de sangue.
http://www.publico.clix.pt/

terça-feira, 15 de julho de 2008

Alemanha - Condenados à prisão por planear atentado

A Alemanha condenou esta sexta-feira, a penas entre sete anos e meio e 10 anos de prisão, três islamistas do movimento curdo iraquiano Ansar al-Islam, por pertencerem a uma organização terrorista estrangeira e tentativa de assassínio.
Os três iraquianos foram considerados culpados de terem planeado a 03 de Dezembro de 2004 um atentado numa filial do Deutsche Bank em Berlim contra o antigo primeiro-ministro iraquiano Iyad Allui, que na altura realizava uma visita ao país.
http://www.correiomanha.pt/

Iraque - Pelo menos 20 mortos em atentado suicida

Um duplo atentado suicida fez, esta terça-feira, pelo menos 20 mortos e 55 feridos no Iraque. As vítimas são recrutas do Exército iraquiano e o ataque deu-se na zona leste de Baquba, um bastião da Al-Qaeda. O alvo do ataque foi um centro de recrutamento do Exército iraquiano situado 10 quilómetros a leste de Baquba. A província de Diyala, onde se situa a cidade de Baquba tem sido cenário de vários atentados suicidas.
TVI

Polícias - MAI esqueceu-se de comprar coldres para as «Glock»

A PSP e a GNR têm, desde o ano passado, as novas pistolas «Glock», mas a tutela esqueceu-se de comprar os coldres e, por isso, as armas não estão a ser usadas. A notícia é avançada, esta terça-feira, pelo jornal «Diário de Notícias» (DN).
De acordo com o DN, só na última segunda-feira, o Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou o concurso para a aquisição de 32 a 50 mil coldres de cintura, destinados às pistolas «Glock».
A GNR já recebeu quase 9 mil pistolas e a PSP outras tantas. Para já, adoptaram-se soluções temporárias, como a adaptação de 300 coldres às novas pistolas e aquisição de outros 60 para as «Glock», destinadas ao treino policial dos oficiais, sargentos e praças.
TVI

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Irão ameaça inimigos

O presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, ameaçou “cortar as mãos” aos seus inimigos caso avancem para uma agressão militar ao seu país.
“Antes dos inimigos colocarem as mãos no gatilho, as forças armadas cortarão as suas mãos”, afirmou o presidente à agência oficial de notícias IRNA.
Ahmadinejad lançou o aviso um dia depois de uma autoridade importante do Irão ter ameaçado atacar 32 bases norte-americanas e o coração de Israel.
Os líderes ocidentais não excluem a hipótese de um ataque a centrais nucleares iranianas para impedir que o país aceda à arma nuclear. O Irão desmente que esteja a desenvolver esse projecto.
Ontem, o Ministério da Defesa Iraquiano revelou que a força aérea israelita tem realizado testes no seu espaço aéreo. De acordo com aquela fonte, os israelitas podem estar a treinar-se para um eventual ataque ao Irão.
Correio da Manhã

Avião Cessna aterra de emergência

Um avião Cessna C 172 foi obrigado a aterrar de emergência ontem à tarde junto à ETAR de Vilamoura, em Loulé.
A aterragem de emergência ocorreu pelas 1700 e não se registou nenhum dano material, nem feridos.
A GNR esteve no local até à remoção da aeronave. As causas do incidente não foram reveladas.

Afeganistão - EUA sofrem ataque mais mortífero da operação

Os Estados Unidos sofreram o ataque mais mortífero desde o início da operação da NATO no Afeganistão.
Nove soldados norte-americanos morreram e 15 ficaram feridos na sequência de um ataque numa base remota no Leste do país, na segunda-feira.
Um elevado número de combatentes talibã conseguiu infiltrar-se numa aldeia vizinha e começou por disparar contra a base a partir do local. O grupo avançou para um ataque directo à base e a acção deu lugar a um combate de horas, que terminou com a chegada de aviões de apoio.
O combate, descrito já pela força da NATO como extremamente violento, resultou na expulsão dos combatentes da base e na consequente morte de dezenas no bombardeamento aéreo que se seguiu.
TVI