sábado, 25 de abril de 2009

Guerra civil no Sri Lanka matou 6.500 civis em três meses, diz ONU

(Refugiados chegam ao vilarejo de Putumatalan(Foto: Reuters))
Autoridades da Índia pressionaram o presidente do Sri Lanka para um imediato cessar-fogo no país asiático e a ONU reportou a morte de pelo menos 6.500 civis nos últimos três meses.
A preocupação com a segurança aumentou no país nas últimas semanas quando o governo apertou o cerco contra zonas dominadas pelos rebeldes, para tentar acabar com a guerra civil que dura há 25 anos no país.
O chefe do comando da zona de conflito, Shavendra Silva, disse que relatórios da inteligência indicam que líderes dos Tigres Tâmil (que lutam para estabelecer um governo autónomo para a sua etnia) continuam num pedaço de território mantido sob controle da guerrilha.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Iraque - Dezenas de mortos

O duplo atentado suicida cometido esta sexta-feira antes da hora da oração junto do mais importante santuário xiita de Bagdad fez pelo menos 55 mortos e 125b feridos.
Dois bombistas suicidas accionaram os explosivos que levavam consigo quase simultaneamente junto às duas entradas para o túmulo do imã Moussa al-Kazim, um dos 12 santos xiitas.
Entre as vítimas mortais, estão 25 peregrinos iranianos, que se dirigiam para a cidade santa de Kerbala.
CorreioManhã

México - Armas americanas fortalecem os cartéis de drogas de Juárez


globo.com

Paquistão - Paramilitares "controlam" talibãs

Mais de 100 paramilitares tomaram posição em alguns postos da polícia de Buner, capital ocupada há alguns dias pelos talibãs, segundo fontes oficiais.
“O governo da Província da Fronteira do Noroeste enviou dois pelotões de guardas de fronteira, que foram colocados em diferentes postos da polícia, para evitar qualquer ataque dos talibãs”, revelou um oficial da polícia do distrito, situado a cem quilómetros noroeste de Islamabad.
Os dois pelotões são compostos por 113 soldados e os talibãs continuam a patrulhar as ruas de Buner, revelou ainda a mesma fonte.
CorreioManhã

Brasil - Sobe para 30 mil o número de desabrigados nas enchentes do Maranhão


Subiu para 30 mil o número de desabrigados nas enchentes no Maranhão, onde chove há cerca de duas semanas. A situação é crítica nas cidades banhadas pelo Rio Mearim; nível da água continua a aumentar.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Camiões com combustível para a Nato são incendiados no Paquistão

Pelo menos seis camiões-cisterna com combustível foram destruídos nesta quinta-feira (23) num novo ataque de insurgentes contra um centro de provisões nas redondezas de Peshawar (norte do Paquistão). O combustível seria levado para as forças da Nato no vizinho Afeganistão, informou à agência de notícias Efe uma fonte policial.
O ataque aconteceu esta madrugada por volta das 3h30 locais, na região de Chakani, situada a 8 quilómetros de Peshawar, capital da província da Fronteira do Noroeste, disse a fonte, que pediu anonimato.
"Estes centros estão expostos a contínuos ataques dos talibãs. A segurança é fornecida por companhias privadas, mas é insuficiente", explicou o porta-voz policial.
Segundo alguns meios de comunicação paquistaneses, a acção insurgente causou perdas próximas a 600 mil litros de combustível.
O Paquistão é a principal via de provisão de mantimentos e combustível para abastecer as forças da Aliança Atlântica no Afeganistão.
globo.com

Alemanha - Julgamento de quatro terroristas

Começou ontem o julgamento daquele que é considerado como um dos maiores processos antiterrorismo na Alemanha. Os quatro presumíveis terroristas acusados de planear atentados bombistas, sobretudo contra instituições norte-americanas, compareceram perante o colectivo de juízes do Supremo Tribunal de Dusseldorf.
Os quatro indivíduos, que alegadamente são membros de uma célula da al-Qaeda, a Islamic Jihad Union, terão planeado atentados com explosivos de alta potência, a colocar em carros armadilhados. As bombas deveriam rebentar em várias cidades alemães, sobretudo junto a locais públicos frequentados por cidadãos norte--americanos, como bares, discotecas e aeroportos.
A intenção dos arguidos, segundo a Acusação, era a de matar o maior número possível de pessoas e fazer coincidir os atentados, que deveriam decorrer quase em simultâneo com a votação no Parlamento para prorrogar o mandato dos soldados alemães no Afeganistão, incluindo em missão da NATO.
CorreioManhã

terça-feira, 21 de abril de 2009

Confrontos no Sri Lanka fazem 1.600 mortos

No Sri Lanka, os mais recentes dados dão conta de 1.600 civis mortos nos confrontos para acabar com os Tigres Tamil. O grupo rebelde é acusado de utilizar milhares de pessoas como escudos humanos para resistir aos ataques das tropas governamentais.

Um soldado britânico escapou por milagre à morte, no Afeganistão

Uma bala passou-lhe a dois milímetros do crânio. Leon Wilson é já considerado o mais sortudo de todo o exército britânico.

Paquistão diz ter 10 mil terroristas estrangeiros no país

O ministro do Interior paquistanês, Rehman Malik, calculou hoje em 10 mil o número de terroristas estrangeiros no Paquistão e assegurou que estes estão a dar assistência e treino à insurreição talibã.
O ministro falava durante uma cerimónia no Gabinete Nacional de Polícia em Islamabad, segundo o canal de televisão privado Dawn TV.
Malik relatou que os insurrectos obtêm ajuda económica estrangeira e estão a utilizar emissoras de rádio ilegais para instigar os paquistaneses à violência.
Além disso, o responsável pela pasta de Interior assegurou que as autoridades apreenderam nos últimos meses grandes quantidades de moeda nacional afegã e de armamento procedente deste país vizinho.
Diário Digital

segunda-feira, 20 de abril de 2009

"Cérebro" do 11/9 submetido à simulação do afogamento 183 vezes

A CIA submeteu 183 vezes o "cérebro" dos atentados do 11 de Setembro, Khalid Cheikh Mohammed, à simulação do afogamento.
Segundo uma nota interna do Ministério da Justiça com data de 2005, divulgada esta segunda-feira pelo New York Times, um outro membro da Al-Qaida, Abou Zoubaydah, sofreu a mesma técnica por 83 vezes, revela a mesma nota.
A utilização da técnica da simulação de afogamento (waterboarding) durante os interrogatórios conduzidos pela central de espionagem norte-americana sobre estes dois detidos é mencionada no rodapé de uma nota secreta com data de 30 de Maio de 2005.
O método consiste em deitar água sobre a cara de um indivíduo imobilizado, com a cabeça para baixo, sob uma toalha encharcada, enchendo as vias respiratórias com água a fim de provocar a sensação de sufoco.
O paquistanês Khalid Cheikh Mohammed, considerado como o cérebro dos atentados do 11 de Setembro de 2001 e capturado no Paquistão em Março de 2003, foi submetido 183 vezes durante o mês em que foi detido a esta controversa técnica, segundo a nota do Departamento de Justiça.
Jornal de Notícias

Sri Lanka - Pelo menos 17 pessoas morrem num atentado suicida

Pelo menos 17 pessoas, entre elas mulheres e crianças, morreram em um atentado suicida nesta segunda-feira (20) no nordeste do Sri Lanka, segundo o Ministério de Defesa, que acusou a guerrilha tâmil pela acção.
"Um suicida dos LTTE (Tigres de Libertação da Pátria Tâmil) atacou esta manhã milhares de civis que tentam buscar refúgio com o Exército", informou a Defesa em comunicado que não disse o lugar exacto do atentado.
O suicida tentou semear a confusão entre os civis que tentam sair da área de combate, segundo disse à Agência Efe o porta-voz militar Udaya Nanayakkara, que assegurou que as tropas "resgataram" hoje 13 mil pessoas presas na zona.
O Exército assegurou que as tropas tinham conseguido romper uma barreira dos LTTE no povoado de Puthumathalan e que com isso abriram uma passagem de segurança para que os civis encurralados nas zonas de combate pudessem escapar.
globo.com

Jamaica - Homem armado sequestra avião

Um homem armado sequestrou domingo à noite um avião com 182 passageiros e membros da tripulação no aeroporto internacional Sangster em Montego Bay, na Jamaica.
Esta segunda-feira de manhã, o sequestrador libertou os últimos passageiros que mantinha reféns dentro do aparelho da companhia canadiana CanJet, que deveria fazer a ligação entre Montego Bay e Halifax, no Canadá.
Mantêm-se dentro do avião, um Boeing 737, os cinco membros da tripulação. Desconhecem-se ainda as exigências do sequestrador, identificado apenas como sendo um jamaicano de Montego Bay.
CorreioManhã

domingo, 19 de abril de 2009

Bombardeamento mata três no Paquistão

Três pessoas morreram este domingo na zona tribal do Paquistão num bombardeamento aéreo, provavelmente executado por aviões norte-americanos não tripulados.
Segundo fontes governamentais fontes, citadas pela televisão privada Geo TV, o ataque foi registado na delimitação tribal do Waziristão do Sul, na fronteira com o Afeganistão e feudo do chefe talibã paquistanês Baitulá Mehsud.
Quatro pessoas perderam a vida numa acção semelhante na mesma zona no início deste mês, ataque também atribuído à força aérea dos EUA
CorreioManhã