sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Brasil: Eleições motivam matança

A campanha eleitoral para as autárquicas brasileiras do próximo mês de Outubro vai ficar marcada para sempre por um brutal banho de sangue. Sete pessoas inocentes foram assassinadas no meio da rua na favela do Barbante, na zona Oeste do Rio de Janeiro, por milicianos que, de acordo com a polícia, usaram a matança para forçar os habitantes locais a votarem na candidata Carminha Jerominho, filha e sobrinha dos dois políticos acusados de comandarem o grupo paramilitar.
De acordo com o inspector Marcus Neves, que está à frente das investigações do frio assassínio das duas mulheres e dos cinco homens executados na favela, quem comandou a matança foi o irmão da candidata, o ex-polícia Luciano Guinâncio, filho do vereador Jerominho Guimarães e sobrinho do deputado Natalino Guimarães, ambos presos sob acusação de liderarem a milícia Liga da Justiça. Formada por polícias corruptos, a milícia domina pelo terror a região Oeste do Rio de Janeiro, obrigando os habitantes a pagarem taxa de protecção.
Os milicianos, cujo domínio na favela do Barbante e noutras ficou enfraquecido depois da prisão de Jerominho e de Natalino, desencadearam a matança disfarçados de traficantes de droga e fizeram espalhar a notícia de que narcotraficantes queriam invadir o local, para ‘mostrarem’ aos habitantes a necessidade de apoiarem a milícia que supostamente os protege e de votarem em Carminha para que os narcotraficantes não voltem.
APONTAMENTOS
MILÍCIA RICA

A milícia Liga da Justiça já chegou a facturar mais de um milhão de euros por mês.
CONTROLO DAS FAVELAS
A milícia é formada por ex-polícias corruptos e já controla 170 favelas no Rio de Janeiro.

Armas já «deram» quatro milhões de euros ao Estado

A procura crescente de armas para defesa pessoal permitiu ao Governo arrecadar mais de quatro milhões de euros com o imposto de uso e porte de arma, só no primeiro semestre deste ano.
De acordo com o jornal «Correio da Manhã», que esta sexta-feira avança com as contas, isto significa que as receitas pagas pelos detentores de armas de fogo quase duplicaram em relação a igual período do ano passado.
O número de licenças tem vindo a aumentar e, só nos últimos dois anos, foram compradas mais 92 mil armas. Fontes policiais confirmaram ao «Correio da Manhã» que, apesar das restrições da nova lei de 2006, há um aumento da procura de armas para defesa pessoal. Os números da PSP apontam para quase um milhão e meio de armas legais no País.
TVI

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Conflito na Geórgia - Blindados russos regressam a Gori

Os blindados russos regressaram esta quinta-feira de madrugada à cidade de Gori e ao porto de Poti, na Geórgia, de acordo com informação avançada por fontes oficiais e pelos meios de comunicação georgianos.
O chefe da Polícia da região de Gori, David Tabuzaze, declarou que durante a madrugada, um número indeterminado de blindados russos entrou novamente na cidade, situada a apenas 25 quilómetros da fronteira administrativa com a região separatista da Ossétia do Sul. Gori é uma cidade estratégica situada 70 quilómetros a noroeste de Tiblissi, encontrando-se sob controlo das forças russas desde há mais de uma semana.
Entretanto, a cadeia de televisão Imedi informou hoje que vários veículos blindados russos entraram também na base naval georgiana situada no porto de Poti. As tropas russas continuam também a dominar as cidades de Zugdidi e Senaki, no noroeste da Geórgia, bem como outras localidades menores.
ABKHÁZIA E OSSÉTIA DO SUL PEDEM RECONHECIMENTO DE INDEPENDÊNCIA
As regiões georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia, sob protecção do exército russo, devem pedir hoje solenemente à Rússia e à comunidade internacional para serem reconhecidas como Estados independentes.
Ontem, o presidente separatista da Abkházia, Serguei Bagapch, fez um apelo à Rússia e ao Mundo, aprovado pelo Parlamento, para reconhecer a independência da república.
OSCE CONHECIA DATA DE ATAQUE GEORGIANO
A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) sabia da data do ataque da Geórgia contra a região separatista da Ossétia do Sul, mas não preveniu as forças de manutenção da paz russas, acusou esta quinta-feira o vice-chefe do Estado Maior General russo, Anatoli Nogovitsin.
Numa conferência de Imprensa em Moscovo, o general anunciou que a Rússia não tenciona criar obstáculos ao acesso das organizações internacionais ao território do conflito controlado pelas tropas russas, sublinhando que todas as viagens devem ser previamente acordadas com as autoridades russas.
O general russo reconheceu que as tropas enviadas por Moscovo impediram ontem observadores internacionais de entrar na cidade georgiana de Gori.
MISSÃO DA OSCE INSTALADA ATÉ SEGUNDA-FEIRA
Hoje também, ficou a saber-se que a missão de observadores militares da OSCE estará instalada na Geórgia até à próxima segunda-feira, segundo informação avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros finlandês, Alexander Stubb, cujo país preside actualmente à organização. O Conselho Permanente da OSCE decidiu enviar 20 observadores militares para a Geórgia após um acordo conseguido com Moscovo e Tblilissi. Nos termos deste acordo, a orgnaização pode destacar até 100 observadores militares não armados adicionais.
http://www.correiomanha.pt/

Afeganistão - Explosão mata três soldados polacos

Três soldados polacos perderam a vida e outro ficou gravemente ferido, vítimas da explosão de uma mina, ontem, na região Leste do Afeganistão, revelou esta quinta-feira o Exército polaco.
A explosão registou-se à passagem de um veículo militar onde os soldados seguiam em patrulha a cerca de 20 quilómetros da base de Ghazni. O ferido foi transportado de helicóptero para o hospital na base de Bagram.
Também hoje, uma fonte militar da coligação internacional liderada pelos EUA revelou que foram abatidos pelo menos 30 rebeldes taliban durante combates travados na província de Laghman, a nordeste da capital afegã, Cabul.
http://www.correiomanha.pt/

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Madrid: Mais de 140 mortos e 27 feridos graves

O número de mortes na sequência do acidente com um avião MD-82 (voo JKK 5022) da Spanair no aeroporto de Barajas, em Madrid, pode superar os 140, segundo acaba de avançar o jornal El Mundo.
O aparelho, com destino às Canárias, transportava 173 pessoas a bordo. Até ao momento apenas 28 foram retiradas com vida, embora se encontrem em estado crítico, tendo uma delas falecido a caminho do hospital, acrescenta a edição online do jornal.
Segundo as primeiras hipóteses, ter-se-á incendiado um dos motores esquerdos do avião, o que o impediu de descolar e provocou a sua saída da pista, incendiando-se e partindo-se em dois.
Diário Digital

Afeganistão - Corpos de soldados repatriados para França

Os corpos dos dez soldados franceses da força da NATO no Afeganistão que perderam a vida na passada segunda-feira na sequência de uma emboscada perpetrada por rebeldes taliban vão ser repatriados esta quarta-feira para França, anunciou o secretário de Estado da Defesa, Jean-Marie Bockel.
À chegada a Paris, está prevista uma homenagem nacional nos Invalides, monumento de memória aos militares mortos. Entretanto, o secretário de Estado e o Chefe do Estado-Maior do Exército francês, Elrick Irastorza, receberam hoje no aeroporto de Orly 11 dos 21 soldados que ficaram feridos nos combates.
Entretanto, esta quarta-feira o presidente francês, Nicolas Sarkozy, visitou em Cabul os militares franceses destacados no Afeganistão. O ataque sofrido pelas forças francesas na passada segunda-feira foi o mais sangrento desde o atentado ocorrido em Beirute em 1983, que matou 58 militares.
Correio da Manhã

Aljustrel - Assalto com explosivos a carrinha de valores

Uma carrinha de transporte de valores foi assaltada, na madrugada desta quarta-feira, na Auto-Estrada do Sul (A2), próximo de Aljustrel. O assalto foi levado a cabo por cinco pessoas armadas que utilizaram explosivos para arrombar as portas, adianta a Agência Lusa, que cita fontes da GNR. A viatura de transporte de valores foi obrigada a parar, após acção de três viaturas de alta cilindrada, quando circulava na A2, no sentido Norte-Sul, entre os nós de Beja e Aljustrel, cerca das 02:30, precisou a fonte da GNR. Os assaltantes, munidos de armas de fogo e que conseguiram fugir, utilizaram explosivos para arrombar a porta da carrinha e roubar o dinheiro, adiantou a GNR, sem quantificar o valor furtado.
O assalto obrigou ao corte da via mais à esquerda da A2, que às 07:45 ainda se mantinha, para que a Polícia Judiciária pudesse investigar o caso.
TVI